Celulares com Melhor Câmera e Custo Benefício de 2024

Escolher o celular com melhor câmera do mercado em 2021 pode fazer a diferença para você ter fotos e vídeos de alta qualidade. 

As melhores câmeras do mercado oferecer sensor de profundidade, foco automático, inteligência artificial e diversos outros pontos. No entanto, para que você possa escolher um equipamento realmente eficiente e que proporcione ótimas fotos, é preciso ver o equipamento como um todo. 

 Em tempos de redes sociais, tanto a câmera traseira quanto a câmera dianteira do seu telefone celular precisam oferecer qualidade de resolução e desempenho. A captura dos detalhes faz toda a diferença para quem busca os melhores celulares e a tela pode trazer melhores resultados.

Pensando nisso, decidimos trazer aqui uma lista com o celular com melhor câmera de 2021 e outras opções. A ideia é permitir que você tenha mais conhecimento técnico sobre resolução, desempenho e outros pontos presentes nas melhores câmeras de celular do mercado atual. 

Então, para entender como um aparelho com melhor câmera pode ajudar a ver mais detalhes das suas imagens é preciso continuar lendo. Encontrar o celular com melhores câmeras não é fácil, mas com foco e atenção à qualidade, você vai ver na nossa análise completa uma grande variedade de recursos. 

Celulares com Melhor Câmera de 2021 

Na tabela abaixo você confere quais são os celulares com as melhores câmeras do mercado atual e pode entender melhor sobre a qualidade deles. Além disso, a variedade de recursos faz com que escolhamos um dele para citar como ponto forte do desempenho entre as melhores câmeras.

A melhor câmera pode contar com destaques como zoom óptico, desfoque de fundo, captura diferenciada ou sensor principal de mais qualidade. Mas cada um dos modelos conta com um item que se destaca na hora de tirar fotos e fazer com que a lente faça a sua mágica. 

Então considerando que as melhores câmeras estão presentas em diversão opções do mercado, confira agora os detalhes na nossa lista com os melhores celulares com melhor câmera de 2021.

Imagem Celulares Com Melhor Câmera Detalhes
Smartphone Motorola Edge 30 Ultra 5G 256GB 12GB RAM Black
Motorola Edge 30 Ultra 5G Celular com melhor câmera
Apple iPhone 14 Pro Max (128 GB) – Preto-espacial
Apple iPhone 14 Pro Max Celular com melhor câmera custo benefício
Apple iPhone 14 Pro (128 GB) – Dourado
Apple iPhone 14 Pro Ótimo desempenho
Samsung Galaxy S23 Ultra 5G 512GB Tela 6.8'' 12GB RAM IP68 Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 Câmera Quádrupla de até 200MP + Selfie 12MP - Preto
Samsung Galaxy S23 Ultra 5G Bateria durável
placeholder medium
Xiaomi 12T Pro Tela de qualidade
Smartphone Samsung Galaxy S22 Ultra, 256GB, 12GB RAM, Tela Infinita de 6.8', Frontal de 40MP Branco
Samsung Galaxy S22 Ultra Com caneta S Pen
Smartphone realme 10 Pro+ Memória 12+256GB Câm. 108MP Tela curva 6.7' Carregador rápido 67W 2 Chips
Realme 10 Pro Plus Som potente

Como você viu, encontrar celulares com as melhores câmeras, boa resolução, sensor principal de qualidade e outros detalhes não é tão difícil. Um aparelho com boa estabilização óptica e inteligência artificial pode te ajudar a ter os melhores resultados, com foco adequado e imagens bonitas.
Abaixo, então, você confere uma análise completa dos destaques que encontramos no mercado quando o assunto são as melhores câmeras. No nosso review focamos nas características técnicas dos aparelhos e nas opções mais interessantes, considerando design, hardware e eficiência para imagens.

1º – Motorola Edge 30 Ultra 5G

Melhor Escolha

31EJuaVRc8L
Confira o preço →

Nosso time de especialistas testou o modelo Motorola Edge 30 Ultra 5G. Desse modo, compreenda que o aparelho é o melhor da categoria em termos de câmeras.

Visto que as lentes escolhidas são do mais alto nível, tendo excelentes resoluções. Com isso, saiba que na principal temos 200 Megapixels, conseguindo efetuar capturas de luz.

O que faz com que os resultados apresentem muito mais nitidez e claridade. Sendo uma ótima alternativa para períodos noturnos ou em ambientes onde haja pouca luminosidade.

A ultrawide (secundária) capta imagens mais extensas e cenários maiores. Ao passo que conserva um padrão parecido com o da lente wide. Onde é possível se aproximar em pelo menos 4 vezes, o que ajuda em várias situações.

Além disso, ainda há a lente teleobjetiva (traseira) que tem 12 Megapixels. Que conta com sistema de zoom adequado para retratos e para compartilhar nas suas redes sociais.

Na frontal temos uma câmera com 60 MP que traz ótimas fotos mesmo no período da noite. Já que não há granulados na imagem e as cores são bem realistas.

Já as gravações são feitas em formato 8K, tendo diversas funções. Nesse sentido temos o Autofoco, Flash, Slow Motion, entre outras. Como resultado disso, saiba que este é um conjunto profissional de câmeras.

No restante do produto temos design em metal com placas feitas em vidro. Uma tela com 6.6 polegadas em Full HD Plus em Oled com 144 Hertz. E um poderoso desempenho com o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1.

Além dos 12 Gigabytes de RAM dos 256 GB que servem para armazenar fotos e vídeos. Para jogos ele é ótimo, só que pode esquentar após um certo período de tempo.

A bateria tem 4.610 mAh e traz grande autonomia em comparação ao iPhone 14 Pro Max e superando o Galaxy S22 Ultra.

Prós:

  • Excelente tela com 144 Hertz;
  • Desempenho incrível;
  • Rapidez nas recargas;
  • Bateria durável;
  • Câmeras de qualidade.

Contras:

  • Zoom (óptico) de 2 vezes;
  • Cores medianas.

2º – Apple iPhone 14 Pro Max

Custo Benefício

315eB2+GolL
Confira o preço →

O Apple iPhone 14 Pro Max é outro aparelho celular que foi testado por nossos experts. Dessa forma, compreenda que as câmeras inclusas são realmente muito competentes.

Uma vez que são 3 lentes traseiras com 48 MP + 12 MP + 12 MP. Ou seja, temos a grande-angular (principal), ultra-angular (secundária) e a teleobjetiva. Com isso, saiba que ficou evidente nos testes que a lente com 48 Megapixels consegue captar muito mais informações.

De tal forma que isso é feito pelo sensor quad-pixels e mesmo com pouca luz não haverá dificuldades. Sendo consideradas câmeras profissionais e que servem para os mais diversos tipos de ambientes.

Em comparação ao modelo anterior foram boas inovações, exceto na lente objetiva. Na ultrawide com 12 Megapixels há uma abertura maior e o sensor apresenta pixels maiores.

O que facilita na hora de fazer a captura das macros, melhorando a experiência nas imagens gigantes. Enquanto que a teleobjetiva conta com os mesmos 12 MP anteriores e vem com zoom em 3 vezes.

O resultado são imagens interessantes com cores, nitidez e contraste na medida certa. As selfies são captadas pela lente frontal de 12 MP que cumpre muito bem o seu papel.

Afinal, compreenda que há grande nitidez, saturação e as cores realistas ajudam bastante. Tendo inclusive desfoque e modo retrato como sendo dois dos pontos fortes desta câmera.

Prós:

  • Sonoridade excelente;
  • Bateria durável;
  • Câmeras de alto nível;
  • Desempenho elevado.

Contras:

  • Recarga demorada;
  • Preço alto.

Por certo, entenda que o design é enxuto e muito bem construído. Assim, a tela tem 6.7 polegadas em LTPO com 120 Hertz de atualização. Além de ter suporte de HDR10 e do Dolby Vision.

Decerto, saiba que nossos especialistas avaliaram o desempenho dele frente ao Samsung Galaxy S22. Ao passo que ele realmente é quase 40% mais rápido e supera vários concorrentes.

Devido ao hardware com processador A16 Bionic, 6 GB de RAM e com ótimo armazenamento. Sendo, portanto, uma escolha de alto nível e com indicação para quem busca qualidade no conjunto.

3º – Apple iPhone 14 Pro

Com configurações de ponta está incluso na lista o Apple iPhone 14 Pro. Que possui câmeras triplas na traseira e com uma lente principal de 48 Megapixels. De fato, saiba que testamos as lentes e percebemos que ele se parece muito com o iPhone 14 Pro Max.

Já que as imagens geradas tem alta qualidade, trazem poucos ruídos e suas cores são realistas. Mantendo os detalhes que podem aparecer nas sombras das imagens e com contraste adequado.

Enquanto que as outras câmeras contém 12 megapixels, sendo a ultrawide e a teleobjetiva. Nisso, saiba que há conservação de detalhes no zoom e isso acaba sendo um diferencial.

As bordas das fotos são boas e o modo noturno é ativado quando a luminosidade fica baixa. Só que a ultrawide é um pouco inferior que a principal para captar imagens noturnas, perdendo um pouco da nitidez.

Pelo menos na lente de selfies com 12 Megapixels temos cores com ótima saturação. Além de manter os detalhes e mesmo de noite os resultados são muito bons.

Prós:

  • Potência;
  • Desempenho veloz;
  • Câmeras excelentes;
  • Som de qualidade;
  • Bateria durável.

Contras:

  • Recarga demorada;
  • Preço elevado.

Vale destacar que na análise do nosso time de especialistas foram notados alguns pontos importantes. Uma vez que em comparação ao Pro Max, ele tem apenas 6.1 polegadas de tela com Super Retina XDR.

Mas a taxa de atualização em 120 Hertz é favorável para jogos e aplicativos. O desempenho é excelente por causa do processador A16 Bionic. Que carrega apps e games com rapidez e trabalha muito bem com o multitarefas.

Por certo, saiba que o hardware ainda consegue rodar com maestria diversos jogos. Em questão de software principal ele traz o iOS 16 que tem vários recursos e funções muito interessantes.

4º – Samsung Galaxy S23 Ultra 5G

Por sua vez, o aparelho celular Samsung Galaxy S23 Ultra 5G é outro destaque da categoria. Pois, compreenda que o mesmo traz uma bateria durável com 5.000 mAh, sendo o mesmo do anterior.

Porém, mediante as otimizações do equipamento, a autonomia supera o aparelho Galaxy S22 Ultra. Em sua tela temos 6.8 polegadas com Quad HD Plus e 120 Hertz na atualização.

Vale ressaltar que o display utilizado é econômico e isso ajuda na bateria. Agora nos testes feitos pelos especialistas as câmeras se demonstram muito competentes e contém essas resoluções:

  • 200 Megapixels (principal);
  • 10 MP (Teleobjetiva zoom);
  • 10 MP (Teleobjetiva);
  • 12 MP (Ultrawide);
  • Frontal com 12 MP.

Dessa maneira, entenda que o sensor da lente principal é incrível e tem alta precisão. E a inclusão de uma nova tecnologia ocasionou um maior nível nos detalhamentos das fotos.

Com isso, entenda que todas as câmeras possuem o modo noturno que otimiza as fotos em ambientes com pouca luz. Nisso, foi possível notar que a nitidez, o brilho e a qualidade são mantidos nos mais diversos cenários.

Um detalhe importante é que nesta versão, as bordas possuem mais detalhes. As selfies são feitas com a lente de 12 Megapixels, sendo que antes era uma câmera com 40 MP.

Entretanto, compreenda que a qualidade não mudou, só os locais mal iluminados é que atrapalham um pouco. Mas no geral as fotos são interessantes e ficam muito bonitas para as redes sociais.

Prós:

  • Tela bem construída e com brilho elevado;
  • Bateria durável;
  • Desempenho veloz;
  • Câmeras potentes;
  • S Pen para desenhar e escrever.

Contras:

  • Design não mudou muito nesta versão;
  • Recarga poderia ser otimizada.

Em termos de desempenho, saiba que nosso time de especialistas analisou o produto. E com isso notou-se que há uma performance mais elevada na versão, devido ao Snapdragon 8 Gen 2.

E os 12 Gigabytes de Memória RAM e os 1 Terabyte na capacidade de armazenamento completam o hardware. Sem dúvida, entenda que houve um grande avanço frente aos seus antecessores.

Só que os iPhones ainda se encontram num patamar acima do modelo em questão. Pelo menos nos jogos a fluidez é alta devido a inclusão da refrigeração térmica e da eficiência na energia.

5º – Xiaomi 12T Pro

O modelo de celular Xiaomi 12T Pro traz em sua composição câmeras de grande destaque. Afinal, compreenda que a lente principal conta com 200 megapixels de resolução.

Conseguindo realizar a captação de imagens tanto detalhadas como em bons níveis de nitidez. A parte traseira ainda chega com outras lentes, sendo a ultrawide com 8 MP e a de profundidade com 2 megapixels.

Assim, entenda que o objetivo da secundária é ampliar a faixa de captação dos cenários. Enquanto que o sensor para desfoque trabalha com o Modo Retrato para deixar as imagens ainda mais bonitas.

Desse modo, saiba que a evolução é evidente em comparação ao modelo anterior. Já que temos 200 MP na principal e na versão mais barata a lente inclusa é de 108 MP.

Um detalhe importante é que você pode fazer fotos diurnas e também noturnas com a wide. Porém, compreenda que a ultrawide já não é tão eficiente quanto a principal, devido a resolução mais baixa.

Já a macro e o desfoque são competentes e conseguem trabalhar bem em vários tipos de ambientes. Vale lembrar que as selfies são feitas com o uso da lente que tem 20 Megapixels.

Consequentemente, saiba que a mesma traz HDR e isso ajuda na hora de elaborar o contraste. O foco é afixado e mesmo com compreensão das fotos não há muita perda na nitidez.

Enquanto que o modo retrato é essencial e capta as imagens com a mesma qualidade do conjunto.

Outros detalhes do conjunto são:

  • Tela com 6.67 polegadas em Full HD;
  • Chipset Snapdragon 8 Plus Gen 1;
  • 8/12 GB na Memória RAM;
  • 256 GB de armazenamento;
  • GPU Adreno 730.

Prós:

  • Tela com 120 Hertz;
  • Sonoridade em estéreo;
  • Câmeras potentes;
  • Bateria durável.

Contras:

  • Desempenho mediano;
  • Poucas mudanças;
  • Lente de 200 MP razoável.

6º – Samsung Galaxy S22 Ultra

Outro modelo incluso na lista e que foi testado pelos especialistas em celulares é o Samsung Galaxy S22 Ultra. Dessa forma, saiba que ele tem como diferencial a caneta S Pen que integra o conjunto.

Além disso, compreenda que ele foi elaborado para ser um dos substitutos da linha Note. Onde a Samsung tem nesta versão um aparelho com 6.8 polegadas com 120 Hertz e resolução Quad HD Plus.

E a tecnologia chamada de Vision Booster foi inclusa para a regulação correta do contraste. O desempenho foi avaliado pelos nossos experts e mostrou que o Snapdragon 8 Gen 1 é equilibrado.

Fazendo com que o produto consiga lidar bem no multitarefas e na abertura de apps e games. Falando em jogos, ele roda vários títulos com qualidade e com a atualização não terá mais os problemas de aquecimento.

Já a bateria do aparelho com 5.000 mAh segue a linha do anterior, decaindo em 15%. Ou seja, a inclusão da caneta pode ter afetado um pouco no quesito. O hardware ainda conta com 12 Gigabytes na RAM e são 512 GB de armazenamento.

Em matéria de câmeras temos 108 MP na principal que tem foco automático e uma estabilização (óptica). Além de trazer outras 3 lentes que são as teleobjetivas com 10 Megapixels e a ultra angular com 12 MP.

No caso, entenda que o zoom óptico tem 3 vezes e 10 vezes respectivamente dependendo da câmera usada. Na frontal são 40 Megapixels, HDR (automático) e modo noturno.

Como resultado disso, as imagens são muito bonitas e com vários detalhes que valorizam o produto.

Prós:

  • A tela tem brilho elevado e cores realistas;
  • Câmeras bem estruturadas;
  • Desempenho;
  • Atualizações disponíveis;
  • S Pen.

Contras:

  • Som mediano;
  • Recarga demorada;
  • Bateria inferior aos concorrentes.

7º – Realme 10 Pro Plus

O Realme 10 Pro Plus também merece destaque nessa lista dos melhores celulares com melhor câmera em . Pois, compreenda que ele é um intermediário com boa tela, recarga rápida e bateria durável.

Desse modo, nas análises feitas pelos especialistas ficou evidente que as câmeras são ótimas. Visto que as mesmas chegam em formato triplo na traseira do aparelho e trazem essa resolução:

  • 108 MP + 8 MP + 2 MP.

Com isso, compreenda que o modelo da Realme traz na principal uma resolução elevada. Mas a estabilização foi retirada, o que acabou não sendo tão interessante.

Enquanto que a ultrawide tem 8 MP, conservado o do seu antecessor. Já a lente macro é mais básica com 2 MP. Embora haja uma perda na nitidez, o produto consegue gerar boas fotos.

Já o desempenho com o processador Dimensity 1080 (Media Tek) superou em alguns pontos o Redmi Note 12 Pro. O hardware ainda tem 8 GB de RAM e 256 GB para guardar arquivos e fotos.

Prós:

  • A tela em Amoled tem alto brilho;
  • Sonoridade mais potente;
  • Desempenho elevado;
  • Câmeras de qualidade;
  • Recargas mais rápidas.

Contras:

  • Não tem resistência a água;
  • Poderia ter melhor estabilização;
  • Selfies poderiam ser otimizadas.

Como escolher o melhor celular com melhor câmera?

Escolher o celular com melhor câmera vai muito além de avaliar apenas o preço, pois as opções são diversas, sendo impossível acompanhar todas as novidades. Assim, elementos como entrada de luz, lentes, aplicativo auxiliar, resolução, sensor principal e outros são alguns pontos a serem vistos. 

Como você viu, cada um dos modelos da nossa lista conta também com uma ficha técnica, mas para te ajudar a escolher bem, resolvemos trazer algumas dicas. A ideia é permitir que você conheça as melhores câmeras dos celulares, mas também tenha noção do desempenho do celular como um todo. 

Assim, continue lendo para saber mais. 

Qualidade da Câmera traseira

Se é o celular com melhor câmera que você procura, então este precisa ser o ponto central da sua análise. Para conseguir fotos e vídeos de qualidade é preciso ficar atento, principalmente, a quantidade de megapixels da resolução das imagens, o que ajuda para tirar uma fotografia ou fazer um vídeo. 

A câmera pode surgir como câmera dupla, câmera tripla e até mesmo câmera quádrupla. É preciso ficar de olho nessa condição dos aparelhos, pois a qualidade de imagem está diretamente ligada ao modo com os sensores funcionam e os outros elementos influenciam no resultado.

Lente frontal

Assim como a câmera principal e seus acessórios, o tipo de lente da câmera de selfie também precisa ter um bom desempenho, para que você tenha fotos e vídeos melhores, principalmente em tempos em que os detalhes não passam despercebidos nas redes sociais e a resolução da imagem é tão importante. 

A câmera frontal com mais de 12 megapixels já é considerada de bom tamanho e pode ser bastante útil em diversas situações. Com isso, já possível se preocupar menos com as condições de iluminação e outros pontos que podem influenciar nas fotos, o que deixa tudo mais confortável. 

Câmeras com recursos adicionais

A câmera não se resume à qualidade da imagem, ou melhor dizendo, o resultado tem ligação direta com os recursos adicionais existentes. Assim, verifique se o equipamento conta com recursos como:

  • Estabilização óptica;
  • Zoom óptico;
  • Câmera dupla;
  • Câmera tripla;
  • Câmera quádrupla;
  • Sensor de profundidade;
  • Câmera lenta;
  • Zoom digital;
  • Controle para fotos noturnas;
  • Lente teleobjetiva;
  • Estabilização de imagem;
  • Detecção de fase;
  • outros.

Estes são os principais pontos aos quais você precisa se atentar para ter um ótimo desempenho com o seu equipamento. No entanto, fazer um teste de câmera para ver os resultados pode ser importante, principalmente quando se compara aparelhos topo e celular de entrada, que são bem diferentes. 

Espaço para armazenamento de fotos e vídeos 

Quem busca um celular com as melhores câmeras precisa saber que uma fotografia de alta qualidade, ou vídeos com captura de áudio limpa, detalhes com cores mais bem delineadas, desempenho ágil e captura de imagem mais eficiente costumam ocupar bastante espaço de armazenamento.

Por isso mesmo, o ideal, se você escolher um equipamento com as câmeras principais de alto nível, é optar por um equipamento que ofereça mais espaço. No mercado nacional é possível encontrar diversas opções de câmeras de qualidade, então avalie bem o que o seu aparelho pode entregar. 

Perguntas frequentes

Qual o celular com melhor câmera do mercado?

Xiaomi Mi 11.

Qual aparelho oferece as melhores câmeras quando se fala em câmera dupla, câmera tripla e câmera quádrupla?

O Motorola Moto e 7 é o melhor com câmera dupla, o Xiaomi Mi 11 é o melhor com câmera tripla e o Galaxy S20 Ultra é o melhor com câmera quádrupla.

A qualidade das imagens das câmeras de celular influencia na faixa de preço dos aparelhos?

Sim, normalmente aparelhos com câmera melhor tendem a custar mais que modelos com câmera principal com menor resolução. 

Quais as opções de Smartphones com alta qualidade de imagem e baixo custo?

Galaxy S20 Ultra e Motorola Moto E7 são as melhores opções. 

Celular com câmera retrátil é melhor para fotos e vídeos?

No fim das contas, o que mais importa é a qualidade de resolução em megapixels da câmera, mas uma câmera flip pode te ajudar a ter mais facilidades. 

Qual o celular com a melhor câmera?

Conforme as análises dos especialistas, o melhor celular em câmeras é o Motorola Edge 30 Ultra 5G. Uma vez que ele tem excelentes configurações e suas lentes são de alto nível.

Enquanto que na segunda posição ficou o Apple iPhone 14 Pro Max. Que apresenta um custo benefício excelente e se mantém como um dos mais eficientes do mercado.

Já que suas câmeras com 48 MP + 12 MP + 12 MP e a frontal de 12 MP não deixam nada a desejar. Por certo, a terceira colocação é do modelo Apple iPhone 14 Pro que se parece com a versão mais cara da marca.

Sendo que ele tem ótimo desempenho devido ao hardware incluso no equipamento portátil. A quarta posição é do Samsung Galaxy S23 Ultra que tem bateria de 5.000 mAh, porém as otimizações aumentaram a autonomia.

Por sua vez, o celular Xiaomi 12T Pro tem uma tela de qualidade. De tal forma que ela conta com 6.67 polegadas em Full HD e traz vários recursos. Já o Samsung Galaxy S22 Ultra tem a S Pen no pacote.

E seu bom conjunto de software e de hardware permite com que ele obtenha ótimos resultados. Em sétimo, temos o Realme 10 Pro Plus que garante uma sonoridade potente e imersiva aos seus usuários.

Conclusão

Como você os melhores celulares com melhores câmeras do mercado oferecer recurso de câmera grande e capaz de atender diversos tipos de usuários. Para tirar ótimas selfies ou até mesmo fazer um ensaio com uma câmera profissional acoplada ao seu aparelho, é preciso estar sempre atento aos detalhes. 

Lente, sensor principal, tela, sensor de profundidade, preço e outros elementos são sempre importantes de serem analisados na hora de uma compra como essa. Porque os melhores smartphones com câmeras para ótimas fotos oferecem diversas características que precisam ser analisadas. 

Inclusive, para que você não cometa nenhum erro de avaliação, é muito interessante que que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • qualidade da câmera traseira;
  • lente frontal;
  • câmeras com recursos adicionais;
  • Espaço para armazenamento de fotos e vídeos.

Analisando estes pontos você certamente poderá contar com um equipamento eficiente, de alta qualidade e capaz de entregar os resultados que você espera. A câmera de selfies, as câmeras traseiras e outros elementos podem trazer muita qualidade para suas imagens e te ajudar a brilhar.

Assim, agora que você já conhece o celular com melhor câmera de 2021 e outras opções, está na hora de começar a capturar todas as imagens. As possibilidades de fotografar ficam muito maiores e você agora pode contar com um aparelho digno para gravação de vídeos e muita eficiência.

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário