Melhores Adaptadores Wi-fi e Custo Benefício de 2022

A presença do melhor adaptador Wi-fi no dia a dia pode ser um ponto extremamente relevante no uso de notebooks e computadores.

A grande maioria dos equipamentos possui placas wireless integradas para acessar a internet, mas há modelos que não. Por isso mesmo, a opção de adaptador de rede pode ser um diferencial para conseguir uma qualidade de conexão sem fio com mais eficiência e estabilidade no cotidiano.

Inclusive, um adaptador de porte médio pode oferecer poderosa tecnologia e permitir que você acesse as redes disponíveis de maneira fácil. Assim, conferir as redes sociais, trabalhar e se divertir fica muito mais fácil com o modelo ideal, capaz de entregar uma rede sem fio com velocidade ideal. 

Então, aqui você confere hoje o melhor adaptador Wi-fi disponível no mercado brasileiro e pode avaliar todas as possibilidades. A melhor opção, então, é avaliar cada um deles e entender os melhores truques para ter uma excelente experiência com esse produto de ótimo desempenho.

Então, para ajudar você a fazer a melhor escolha, ao longo desse texto você confere algumas dicas de compra que podem ser muito úteis. Existem diversos tipos de adaptadores no mercado, então, conhecer os produtos um pouco mais a fundo pode ajudar a ter uma conectividade flexível. 

Roteadores mesh

Quando o assunto é alta velocidade máxima de sinal, os roteadores Mesh são uns dos mais interessantes. Então, confira a lista com os melhores roteadores Mesh do mercado e avalie todas as possibilidades para o seu dia a dia eficiente. 

Melhores Adaptadores Wi-fi de 2022

Na tabela abaixo você confere os melhores modelos de adaptadores disponíveis no mercado atualmente. Assim, é possível avaliar as principais diferenças entre eles, tecnologia aplicada, bem como a maneira que cada adaptador externo pode ajudar na hora de ter melhores resultados. 

O acesso às redes sem fio fica muito mais fácil com equipamentos que seguem rígidos padrões de segurança, oferecem portabilidade e boa velocidade de transferência. Então, fique atento também à frase ao lado de cada modelo, que diz um pouco sobre como eles podem se destacar no mercado.

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com o melhor adaptador Wi-fi de 2022 e algumas opções interessantes. 

Imagem Adaptadores Wi-fi Detalhes
WAVLINK Adaptador WiFi USB 3.0, adaptador de rede sem fio AC1900Mbps para PC desktop, banda dupla 5G/1300Mbps + 2,4G/600Mbps com 4 antenas de alto ganho 3dBi, MU-MIMO, design magnético para Windows Mac OS
WAVLINK Melhor adaptador Wi-fi
Adaptador USB Wireless Intelbras Dual Band ACtion A1200 Branco
Intelbras Melhor adaptador Wi-fi custo benefício
Adaptador USB Wireless N 300Mbps, TP-Link, TL-WN821N
TP-Link ‎TL-WN821N O melhor modelo barato
D-Link Adaptador Wireless USB AC600 DWA-171, Preto
‎D-Link ‎DWA-171 O melhor modelo intermediário
TP-Link Archer T4U(US) ADAPTADOR USB WIRELESS DUAL BAND AC1300, PRETO
‎TP-LINK ‎ARCHER T4U O melhor modelo para o dia a dia
Dongle WiFi, adaptador WiFi de alta estabilidade e ampla compatibilidade USB 3.0 para laptop para PC para desktop
Dongle WiFi O modelo com maior estabilidade
yeacher Adaptador sem fio USB WiFi 1200 Mbps Lan USB Ethernet 2.4G 5G WiFi Placa de rede WiFi Dongle
Yeacher O modelo mais prático

Para aproveitar a cobertura wireless existente no ambiente e ter maior sensibilidade de recepção, todos os detalhes são importantes, das antenas de interação à potência. Então, abaixo você confere uma análise completa de cada um dos produtos e pode conseguir uma qualidade de conexão melhor. 

1º – WAVLINK

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor adaptador Wi-fi que você pode encontrar no mercado atualmente é a versão da Wavlink, com excelente qualidade. O modelo conta com quatro antenas externas, propiciando melhor distribuição de sinal, bem como é ideal para computadores sem placa de rede nativa. 

Além disso, o equipamento dual band oferece ótimos benefícios, com velocidade na medida para as tarefas do dia a dia. Assim as taxas de transferências são excelentes nas duas bandas e é possível contar com bom sinal de longo alcance, aproveitando a potência máxima oferecida pelo aparelho. 

Outro ponto interessante está no fato de o modelo contar com ganho de 3dbi, que pode ser muito útil, bem como com design magnético. Por fim, a velocidade de transferência pode chegar a 1300 Mbps, muito disso em razão da antena direcional que pode ajudar a ter melhor desempenho. 

Características do adaptador WAVLINK 

  • Padrão de conexão: ‎USB 3.0
  • Antena: Externa
  • Velocidade de conexão: 600 Mpbs em 2,4 GHz e 1300 Mbps em 5 GHz
  • Padrão de segurança: suporte WPA/WPA2, WPA-PSK/ WPA2-PSK

2º – Intelbras

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca preço acessível e qualidade de serviço, o modelo da Intelbras é o que oferece melhor custo benefício. Entre os adaptadores sem antena externa, o modelo se destaca com padrão de conexão USB, bem como tem banda dupla e é capaz de oferecer boa estabilidade. 

A entrada USB 2.0 também ajuda a ter melhores resultados e você pode dar adeus ao cabo de rede. Além disso, o equipamento funciona muito bem em computadores sem placa nativa de rede e tem tecnologia nova, oferecendo ótima taxa de transmissão em cada banda, sob medida para você.

Além disso, o modelo conta com ótima velocidade de transferência e pode oferecer boa intensidade de sinal com suas antenas internas. Para quem busca transferência de dados sem fio, esse adaptador de rede certamente pode oferecer ótimos resultados, com intenso alcance de sinal. 

Características do adaptador Intelbras

  • Padrão de conexão: USB 3.0
  • Antena: interna
  • Velocidade de conexão: 2.4 e 5ghz
  • Padrão de segurança: não especificado

3º – TP-Link ‎TL-WN821N

Para quem tem pouco dinheiro para gastar, o TP-Link ‎TL-WN821N é o adaptador wireless mais barato que você pode encontrar atualmente. Com esse adaptador de rede sem antenas é possível conseguir uma ótima taxa de transmissão, mesmo em modelos sem placa interna de rede.

Além disso, o modelo tem fácil criptografia de segurança e você não vai mais precisar de um cabo de rede para conectar seu computador. Ainda, o modelo da TP-Link é um dos modelos com antena interna, mas nem por isso tem menos potência ou entrega resultados que possam ser inferiores. 

Além de barato, o equipamento se destaca pela velocidade que pode chegar a 300mbps, bem como é um adaptador wireless bastante discreto. Por fim, destaque para a experiência de transmissão de dados incrível que você pode ter em seu equipamento desktop com esse aparelho barato.  

Características do adaptador TP-Link ‎TL-WN821N

  • Padrão de conexão: USB, IEEE 802.11n
  • Antena: interna
  • Velocidade de conexão:  300Mbps
  • Padrão de segurança: WPS

4º – D-Link ‎DWA-171ASIN

Para quem não tem dinheiro para investir nos modelos mais caros, mas também quer se afastar dos básicos, o D-Link ‎DWA-171 é a melhor opção. O modelo intermediário de adaptador wireless conta com antena interna, bem como tecnologia Wi-Fi 11AC, para maior velocidade.

Ainda, é importante lembrar que o modelo não é dual band, funcionando em 2GHZ e oferecendo 160mbps de velocidade de taxa de transferência. Além disso, conta com design compacto e pode ser instalado facilmente, de modo que você não precisará mais usar metros de cabo de rede. 

Por fim, é importante ressaltar que o equipamento usa padrão de conexão USB, que permite uma velocidade maior e uma instalação facilitada. Tudo isso faz com que o adaptador wireless entregue ótimos resultados e tenha um sinal de recepção eficiente quando estiver em conexão máxima. 

Características do adaptador D-Link ‎DWA-171ASIN

  • Padrão de conexão: ‎USB, Wi-Fi integrado
  • Antena: interna
  • Velocidade de conexão: 2GHz 160mbps
  • Padrão de segurança: não especificado

5º – TP-LINK ‎ARCHER T4U

Para quem busca um adaptador wireless para usar no dia a dia com tranquilidade, o TP-LINK ‎ARCHER T4U é uma das melhores opções. Entre as possíveis antenas, essa se destaca pela robustez, bem como a conexão dual band permite conexão HD para assistir filmes e séries. 

Além disso, destaque para a antena única que permite uma interação maior de sinal e que torna o modelo Wi-Fi Tp-Link uma ótima alternativa. Além disso, o uso da USB 3.0 é essencial para conseguir mais velocidade na transmissão de vídeos e oferecer melhores resultados. 

Por fim, a banda de 5GHZ oferece velocidade de até 867mbps, bem como seu computador desktop vai poder extrair o máximo de equipamento. Ainda, é possível utilizar cabo de extensão, para melhor posicionamento, o que pode ajudar até mesmo a ter uma taxa de transmissão mais eficiente. 

Características do adaptador TP-LINK ‎ARCHER T4U

  • Padrão de conexão: ‎802.11ac, USB, USB 3.0, USB 2.0
  • Antena: externa
  • Velocidade de conexão: 2.4GHz 400Mbps 5GHz do T4U de 867Mbps
  • Padrão de segurança: não especificado

6º – Dongle WiFi

Para quem busca uma conexão mais estável, o modelo Dongle WiFi pode oferecer ótimos resultados. Assim, com a utilização de padrão de conexão 802.11a e USB 3.0 é possível conseguir uma série de características que dão maior velocidade a transmissão de dados dual band.

Dessa maneira, os 867 mbps por segundo são extremamente úteis com 5Ghz e você ainda tem, entre outras das principais características, as duas antenas reguláveis. Assim é possível utilizar o seu adaptador wifi perfeito da maneira que quiser, direcionando as antenas para onde necessário.

Ainda, é preciso lembrar que o modelo tem alta compatibilidade com os mais diversos sistemas operacionais. Além disso, um modelo com antena direcional sempre tende a oferecer melhor potência e dar mais possibilidades ao uso em qualquer situação do seu dia a dia. 

Características do adaptador Dongle WiFi

  • Padrão de conexão: ‎802.11a
  • Antena: externa
  • Velocidade de conexão: 867 Mbps na banda WiFi de 5 GHz ou de até 300 Mbps na banda WiFi de 2,4 GHz
  • Padrão de segurança: não especificado

7º – Yeacher

Para quem busca um modelo realmente prático, o modelo da Yeacher entrega excelentes opções, sendo um modelo com antena direcional bastante moderno. Além disso, o modelo conta com suporte de função de detecção automática, bem como pode ajudar a reduzir a taxa automaticamente.

Além disso, destaque para a possibilidade de utilizar diversos padrões de conexão, bem como para o suporte para praticamente todos os padrões de segurança. Ainda, destaque para a taxa de transferência dual band que pode chegar a 866mbps e entrega resultados excelentes aos usuários.

Ainda, é importante dizer que o modelo pode ser armazenado em temperaturas baixas e conta com um design muito útil. Assim, essa portabilidade conveniente pode trazer diversos benefícios, mesmo em adaptadores com antenas que, na teoria, seriam um pouco mais difíceis de carregar. 

Características do adaptador Yeacher

  • Padrão de conexão: IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11ac.
  • Antena:  externa
  • Velocidade de conexão: 5GHz é de 866Mbps, de 300Mbps e 2,4GHz,
  • Padrão de segurança: Suporte WPA, mecanismo WPA2, suporte TKIP, AES, criptografia WEP

A opção dos repetidores

Para quem precisa cobrir uma grande área com sinal de internet, nem sempre apenas o roteador é suficiente. Então, confira a lista com os melhores repetidores de sinal wifi do mercado e veja como eles podem ser úteis no seu dia a dia. 

Como escolher o melhor adaptador Wi-fi ?

Com o avanço da tecnologia, escolher o melhor adaptador Wi-fi depende de vários fatores e, por isso, é preciso atenção. A verdade é que as redes disponíveis funcionam de maneira diferente e conseguir o melhor desempenho confiável do adaptador wi-fi pode fazer a diferença.

Assim, a seguir você confere algumas dicas que podem te ajudar a ter uma conexão rápida e eficiente. Assim, mesmo desktops sem placas wireless podem conseguir navegar na internet com esses produtos que oferecem padrões de segurança altos e tem alta velocidade. 

Então, fique de olho no guia de compras e não perca nenhuma informação importante. 

Padrão de conexão

O padrão de conexão da rede wireless pode ajudar a ter uma recepção de sinal em ambientes diferentes de forma boa. Outro ponto importante é avaliar os padrões de sinal do roteador e verificar se ele possui compatibilidade com os padrões do adaptador, o que ajuda a ter melhor velocidade.

Assim, o padrão USB 3.0 tem sido um dos mais procurados, assim como o IEEE 802.11ac. Por outro lado, o padrão IEEE.802.11N não costuma deixar o usuário na mão e pode oferecer uma conexão wireless de qualidade, além de contarem com uma faixa de preço inferior em muitos casos. 

Antena

Outro ponto interessante ao buscar um produto do tipo é escolher um modelo com antena visível e que possa fazer uma melhor captação de sinal. Isso porque, muitas vezes, o adaptador tende a permanecer instalado a uma boa distância do roteador, motivo pelo qual precisa de melhor recepção.

Ainda, para os modelos que ficam próximos ao roteador, utilizar uma antena interna pode ser uma opção esteticamente mais bonita. Por fim, é bom lembrar que as antenas omnidirecionais tem a seu favor o fato de conseguirem girar 360 graus, o que facilita o uso nos mais diversos ambientes. 

Velocidade de transmissão

Um adaptador com velocidade de transmissão ou frequência alta é tudo o que as pessoas procuram atualmente. Então, avalie bem as possibilidades, sempre lembrando que analisar o adaptador em comparação com o roteador pode ser muito útil para fazer a melhor escolha.

Assim, modelos que tem de 2.4 a 5GHZ tendem a ser interessantes, sendo que tendem a funcionar melhor com a frequência mais alta. Além disso, no mesmo sentido, a velocidade de transmissão tende a ser maior quando a frequência está alta e permite aos usuários mais opções. 

Padrão de segurança

A evolução dos equipamentos permite que novos padrões de segurança sejam inseridos em produtos de tecnologias mais novos. Então, caso muitas pessoas utilizem o seu ponto de internet, o ideal é optar por modelos que contenham padrões um pouco mais elevados de segurança.

Assim, os principais padrões são:

  • WEP;
  • WPA PSK;
  • WPA2 PSK.

Os dois padrões WPA são interessantes e podem ser muito úteis, no entanto, eles são mais fortes quando usam também o padrão AES. Assim, os modelos com padrão WPA PSK AES e WPA PSK2 AES são os mais interessantes. 

Perguntas Frequentes

Um modelo de adaptador com antena externa pode oferecer melhor recepção de sinal e desempenho que um com antena interna?

Sim. Principalmente quando o computador a ser utilizado estiver distante do roteador, o ideal é utilizar modelos com antenas. 

Modelos de adaptador com antenas são a melhor opção para PCs sem placa de rede wireless?

Sim, esse tipo de equipamento é destinado exatamente para aqueles que não têm como acessar a internet de forma comum. 

O melhor modelo de adaptador wireless de alto ganho vai oferecer a melhor velocidade de transferência de longo alcance?

Não necessariamente, pois é preciso avaliar a potência do roteador também, pois, de outro modo, a aquisição de um equipamento mais potente pode não ter uma função adequada. 

É possível utilizar um cabo de extensão em um adaptador de rede   ter ganho de sinal?

A utilização de um cabo de extensão é possível, no entanto é difícil dizer se isso pode ou não resultar em ganho de sinal. Ainda, com o aumento da distância, pode ocorrer exatamente o contrário nessa situação, diminuindo-se a qualidade do sinal. 

Quais as principais diferenças dos melhores produtos adaptador de rede dual band?

Com banda dupla um adaptador de sinal pode oferecer conexões para mais de um tipo de aparelho, o que tende a dar mais versatilidade ao uso no dia a dia. 

Qual o melhor adaptador Wi-fi ?

Apontar qual é o melhor adaptador Wi-fi  disponível no mercado não é uma tarefa fácil. Por isso mesmo, o ranking a seguir leva em consideração o que todos os modelos de adaptador de computador têm a oferecer, de modo a poder agradar a um maior número de usuários. 

Assim, em primeiro lugar ficou o adaptador Wavlink, aquele que reúne as melhores características técnicas. O modelo conta com antena com potência alta, no total de quatro direcionais, bem como vem com ganho de 3dbi, além de poder chegar a uma velocidade de transmissão de 1300mbps.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício do mercado, está o modelo da Intelbras. O modelo vem com entrada USB 2.0, conta com banda dupla de transmissão, vem com antena de painel interna e conta com um design muito bonito que permite ganho de sinal efetivo.

Completando o pódio, oTP-Link ‎TL-WN821N se destaca como o adaptador com melhor preço entre tantas opções. O equipamento vem com antena interna, usa padrão de conexão USB e IEEE 802.11n, vem com padrão de segurança WPS e ainda pode alcançar 300mbps de velocidade.

Na quarta posição, o D-Link ‎DWA-171 se destaca por ser um modelo intermediário capaz de entregar ótimos resultados. O modelo funciona com 2GHz, vem com velocidade de 160mbps, bem como usa padrão de conexão USB e conta com antena interna para seus melhores resultados.

No quinto lugar, o adaptador TP-LINK ‎ARCHER T4U é uma ótima alternativa para quem busca um modelo para o uso no dia a dia. O equipamento vem com USB 3.0, o que permite mais velocidade, além de ser dual band, contando com velocidade de transmissão que chega a 867mbps. 

Na sexta colocação, o destaque fica para a Dongle WiFi, umm marca de adaptador capaz de entregar excelente estabilidade aos usuários. O modelo vem com USB 3.o e conta com boa velocidade de transmissão, além de possuir alta compatibilidade com os mais diversos sistemas operacionais.

Na sétima posição, fechando a lista, vem o modelo da Yeacher, muito prático de usar e cheio de características positivas. O modelo vem com antenas externas, tem suporte para diversos sistemas operacionais e conta com padrões de conexão e segurança elevados para um melhor uso. 

Como você viu, os melhores adaptadores do mercado podem oferecer poderosa tecnologia aos usuários e um desempenho confiável. Além disso, funciona bem em desktops sem placas wireless, notebooks e outros equipamentos, sendo insuperável em termos de portabilidade e facilidade de uso.

Simplicidade também funciona

Agora que você vai ter um adaptador para conseguir acesso à internet com aqueles equipamentos que não conseguia antes, talvez seja hora de repensar a rede. Avalie a lista com os melhores roteadores wifi do mercado e veja como cada um deles pode oferecer ótimos resultados. 

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor adaptador Wi-fi do mercado atual e algumas opções bastante interessantes. Contar com os melhores roteadores só tem função se você puder utilizar os seus equipamentos na mesma medida de velocidade, aproveitando todos os modelos disponíveis.

Assim, esse tipo de produto é uma excelente opção para quem precisa de conexão de longo alcance em equipamentos menos preparados. Assim, os vários tipos de adaptadores são alternativa criativa e de alto desempenho, que podem transformar um ambiente. 

Mas para não errar na hora da escolha é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Padrão de conexão;
  • Antena;
  • Velocidade de transmissão;
  • Padrão de segurança.

Cada um desses pontos pode ser um diferencial e permitir que você use ao máximo o seu equipamento no dia a dia. Assim, com uma portabilidade conveniente, você pode conseguir conexão com velocidade sem fio com um modelo externo realmente eficiente. 

Então, agora que você já conhece o melhor adaptador Wi-fi do mercado e algumas outras opções, é hora de tomar uma decisão. Escolha agora mesmo qual equipamento é capaz de entregar os melhores resultados e passe a aproveitar ao máximo tudo o que os modelos disponíveis oferecem. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert
Vagner Neubert
Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário