Melhores Câmeras Fotográficas Profissionais e Custo Benefício de 2024

Contar com a melhor câmera fotográfica profissional do mercado pode te ajudar a capturar momentos e guardar memórias com muita qualidade.

Seja para quem atua profissionalmente ou para quem gosta de tirar fotos das famílias e amigos, uma câmera com boa resolução de imagem faz toda a diferença. Os modelos mais novos, ainda, oferecem tecnologia inovadora e permitem que você tenha resultados muito mais interessantes.

Boas câmeras fotográficas podem ser úteis em passeios ao ar livre, trilhas ou até mesmo para tirar as melhores fotos de um recém-nascido, por exemplo. Com recursos variados, cada câmera que você encontrar atualmente pode te ajudar a ter melhores fotografias que você imagina.

Então, pensando em facilitar a sua escolha, trouxemos aqui uma lista com a melhor câmera fotográfica profissional de 2024 e algumas outras opções. Assim, você vai poder conhecer as melhores câmeras disponíveis e verificar como cada equipamento pode ser útil no seu dia a dia. 

Câmeras profissionais podem trazer muito mais qualidade para o seu trabalho como fotógrafo e até mesmo para aquela fotografia despretensiosa que você tira da família. Alguns modelos ainda permitem gravação de vídeo, tudo com a melhor qualidade, então você vai ter diversas opções. 

Melhores Câmeras Fotográficas Profissionais de 2024

Na tabela abaixo você vai conferir algumas das melhores câmeras que o mercado tem a oferecer nos dias de hoje. Além disso, vai ver também uma ficha técnica dos melhores modelos, podendo, assim, conhecer melhor os detalhes de cada equipamento e os motivos da excelente qualidade.

Ao lado de cada modelo de câmera você vai ver também uma frase que define um pouco das qualidades mais interessantes de cada um dos equipamentos. A ideia é permitir que você entenda melhor como funciona uma câmera profissional e quais são os pontos que merecem total atenção. 

Então, diante disso, confira abaixo qual é a melhor câmera fotográfica profissional do mercado em 2024 e algumas outras opções. 

Imagem Câmeras Fotográficas Profissionais Detalhes
Câmera fotográfica EOS R6 e Lente 24-105 USM CANON
Canon EOS R6 Melhor câmera fotográfica profissional
Sony A7 MK IV Melhor câmera fotográfica profissional custo benefício
Câmera Canon SL3 DSLR com 24.1MP, 3', Gravação em Full HD - EF-S 18-55MM, Compacto
Canon SL3 DSLR Ótimas especificações
Câmera Digital Canon EOS REBEL T7+ S18-55 IS II BR
Canon EOS Rebel T7+S18-55-IS Controle por Wi-Fi
CANON 7535 Câmera Dslr Eos 6D Mark Ii com Lente 24-105 Mm, F/4L Ii
Canon 7535 DSLR EOS GD Modelo profissional
EOS Rebel T100 18-55mm f/3.5-5.6 IS II BR, Canon, T100 EF-S 18-, Preto
Canon EOS Rebel T100 Modelo intermediário
Sony Câmera Mirrorless Alpha A6400: Câmera Digital De Lente Compacta Aps-C Intercambiáveis ​​Com Foco Automático De Olho Em Tempo Real, Vídeo 4K, Tela Flip & 18-135Mm Lens E Mount Câmeras Compatíveis
Sony Alpha A6400 Ideal para eventos esportivos

Como você viu, entre as melhores câmeras profissionais do mercado existem várias com qualidade de imagem para você tirar fotos incríveis. Alta resolução para sua fotografia é apenas um dos pontos positivos que você verá, por isso mesmo, fique atento ao nosso review de cada um dos modelos. 

1º – Canon EOS R6

Melhor Escolha

Confira o preço →

A melhor das câmeras fotográficas profissionais é sem dúvida a Canon EOS R6. Pois, compreenda que nossos especialistas fizeram uma análise aprofundada nela e perceberam muitas vantagens.

De tal forma que a mesma tem um belo design e conta com uma estrutura muito bem elaborada. Enquanto que tem qualidade nos resultados, é versátil e permite diversos estilos diferentes em fotografias.

Nisso, saiba que ela é profissional e ajuda o usuário tendo adequação aos mais diversos formatos. Além disso, entenda que há um estabilizador (imagens) presente no produto.

Já a captura é feita com uma resolução de 20.1 Megapixels, permitindo inclusive uma sequência com 20 fotos. A proteção contra água e poeira está inclusa nela e as gravações dos vídeos ocorrem em 4K com 60 Fps.

Sendo que o formato Full HD com 120 Fps também pode ser utilizado. De fato, compreenda que a lente (objetiva) para zoom com 24 – 105 milímetros garante o equilíbrio necessário.

Ao passo que mantém o desempenho elevado, qualidade nas imagens e a portabilidade. E a lente é bastante flexível e possui agilidade, fazendo as mais diversas distâncias de foco.

Prós:

  • Faz a capturas de pelo menos 20 fotos (segundo);
  • Proteção contra água e poeira;
  • Imagens com muita nitidez;
  • Salva os arquivos de imagens em diversos formatos;
  • Lente robusta e com alta resistência.

Contras:

  • Pode ser difícil de usar devido a ter muitas funções.

2º – Sony A7 MK IV

Custo Benefício

Aos usuários que buscam custo-benefício, saiba que a Sony A7 MK IV é a câmera ideal. Visto que a mesma traz muitas funções diferentes e possibilita fazer vídeos com alta resolução.

Desse modo, compreenda que ela é uma mirrorless que consegue manter uma performance realmente impressionante. Com isso, saiba que em nossos testes detectamos uma captura de fotos e vídeos de alto nível.

Por certo, entenda que este modelo possui um tipo de sensor que tem 33 Megapixels de resolução. Além de trazer em sua fabricação um design que é considerado retroiluminado.

Fazendo com que as imagens capturas tenham mais clareza e níveis pequenos de ruídos. Aliás, entenda que as cores são realistas e bem vívidas nos resultados obtidos com a câmera.

Que em comparação às antecessoras demonstra ter sofrido várias evoluções. E mesmo em locais com iluminação ruim é possível conseguir boas fotos. As gravações são feitas em formato 4K e com 60 Fps.

Sendo que a lente com 28 – 70 milímetros tem desempenho adequado, gerando leveza. Por fim, saiba que a lente conta com estabilização (imagens) em modo Optical SteadyShot para capturar imagens sem ruídos e bem nítidas.

Prós:

  • Traz o sensor chamado de Full-Frame;
  • Muitas recursos em AF;
  • Ideal para os fotógrafos, criadores (conteúdo) e para cineastas;
  • Grava em vários formatos (JPEG, HEIF e RAW).

Contras:

  • A garantia é de 90 dias.

3º – Canon SL3 DSLR

Seguindo nosso ranking, testamos também o modelo Canon SL3 DSLR. Que apresenta ótimas especificações e mantém um ângulo ideal para visualização. Enquanto que o mesmo faz gravações em modo 4K usando a tecnologia chamada de Foco Dual Pixel AF.

Além disso, compreenda que a tela feita em LCD tem ângulo (variável) que grava os vídeos, faz selfies e imagens com ângulos diversificados. Tendo uma velocidade alta, fotos de qualidade e um design bonito.

Por certo, nos testes dos nossos especialistas notou-se que ela captura fotos nos mais diversos ambientes. Nesse sentido, entenda que tendo ou não uma iluminação elevada os resultados são bons do mesmo jeito.

O sensor nomeado de CMOS (APS-C) possui 24.1 Megapixels e o processador (DIGIC 8) é incrível. Entre as funções podemos destacar o modo 4K (vídeos), Filtro Criativo (Assistente) e o Time-Lapse.

Vale destacar que para os fotógrafos (vida selvagem) é possível conseguir resultados excelentes. Certamente, saiba que as imagens terão detalhes e nitidez em equilíbrio, facilitando as dimensões maiores.

Prós:

  • Tela feita em LCD possui articulação para vários ângulos;
  • Tecnologia chamada Dual Pixel CMOS AF é rápida e bastante precisa nos resultados;
  • Design bonito e com alguns diferenciais;
  • Vídeos em 4K.

Contras:

  • É um pouco robusta;
  • Pesada.

4º – Canon EOS Rebel T7+S18-55-IS

Outro dos modelos testados incluem a câmera profissional Canon EOS Rebel T7+S18-55-IS. Dessa forma, saiba que ela tem controle feito pela conexão Wi-Fi, gerando grande praticidade.

Além de trazer o carregamento via tecnologia USB, facilitando a tarefa. Assim, entenda que a precisão nas imagens e cores é evidente. E isso ficou provado nos testes e análises feitos pela nossa equipe.

Que percebeu que o produto é profissional e traz uma grande variedade de recursos mais avançados. Tendo uma redução para os ruídos e também um tipo de gerenciamento em energia usando a bateria.

As fotos ficam boas mesmo quando o ambiente possui iluminação mais baixa. E o sensor APS-C com 24.1 Megapixels é ideal para imagens com qualidade incrível.

Como resultado disso, você pode publicar as fotos em suas redes sociais sem dificuldades. O foco possui 9 pontos e são 3 cliques em cada segundo, devido ao foco presente em seu visor (óptico).

Vale ressaltar que as imagens em movimento podem ser feitas de modo adequado. E o bluetooth através do compartilhamento inteligente é uma alternativa frente a conexão Wi-Fi.

Ademais, saiba que o USB facilita ainda mais na hora de fazer a recarga do produto. Então, compreenda que o modelo é profissional e não deixa nada a desejar frente às câmeras concorrentes do mercado.

Prós:

  • Iluminação (periférica) possui correções;
  • Compatibilidade com lentes do tipo EF/EF-S ou as Flashes Speedlite (Canon);
  • Cena (Automática) Inteligente e o Estilo para Imagens Automáticas.

Contras:

  • Não possui muitos acessórios no pacote;
  • Fotógrafos mais experientes podem não gostar muito dela.

5º – Canon 7535 DSLR EOS GD

A melhor câmera fotográfica profissional que você vai encontrar no mercado atualmente é a câmera Canon 7535. O modelo do tipo DSLR  é de uma marca já reconhecida no país, que conta com ótima qualidade de fotos e é capaz de entregar resultados muito interessantes para você.

Com isso, entenda que nesta versão foi possível identificar que a câmera é realmente profissional. Visto que os nossos experts notaram que as fotos ficam muito bonitas e com cores realistas.

Entre os diversos recursos oferecidos você conta com zoom óptico de 4x, lente ef 24 – 105 mm f/4l is ii usm e o processador de imagem digic 7. Tudo isso vai fazer com que você tenha melhor ângulo de visão e consiga uma ótima opção de equipamento para o seu uso no dia a dia.

Além disso, as taxas de disparo de alta velocidade, com 6.5fps, vão permitir que você utilize vários modos de foto de qualidade. Ângulos configuráveis, tela de 3 polegadas e abertura de diafragma de 3.5mm também são outros pontos interessantes que podem te ajudar na hora de ter boas fotos.

Prós:

Contras:

  • É um pouco pesada.

6º – Canon EOS Rebel T100

Entre os modelos de marcas diversas que você vê por aqui, uma das melhores opções é a câmera digital da Eos Rebel T100. Afinal, compreenda que ela supera seus antecessores e foi muito bem nos testes realizados.

O modelo conta com disparo contínuo de 3.0 Fps, é uma das opções da marca Canon, conta com tela de LCD, 3 polegadas, conexão Wi-Fi e NFC e resolução de 1080p.

Além disso, a resolução da foto em 18mp é outro ponto positivo, assim, como a qualidade alta da imagem faz inveja a diversas outras câmeras. O modelo tem foco automático e diversos outros pontos de autofoco, além de lentes intercambiáveis, alta tecnologia e recursos extras dos mais interessantes.

O processador de imagem DIGIC 4+ vai te ajudar a ter melhor qualidade de fotografia e vídeo e você ainda tem diversos recursos de imagem para aproveitar o melhor do seu produto. O zoom óptico 5x é muito interessante e, considerando o preço, essa é uma das melhores câmeras do mercado atual.

Prós:

  • Intermediária;
  • Tela feita em LCD;
  • Tem a conexão Wi-Fi e o NFC;
  • Foco automático e o Autofoco;
  • Diversos extras.

Contras:

  • A resolução poderia ser maior.

7º – Sony Alpha A6400

A câmera fotográfica Sony A6400 é uma excelente opção, cheia de recursos, para quem busca fotografia de qualidade e vídeos eficientes. O modelo tem velocidade de disparo superior a diversos outros modelos de câmera e é ideal para fotografar eventos esportivos e outros do tipo com mais velocidade.

Essa é a melhor escolha para quem busca fotografia profissional de qualidade, disparo contínuo de 11 Fps, zoom de 7x e conexão bluetooth, wi-fi, USB, HDMI e NFC.

Entre os diversos tipos de câmeras, esse consegue oferecer o que você precisa na melhor linha de câmeras do mercado. Sendo realmente a opção ideal para os eventos esportivos. Dessa maneira, saiba que a equipe de testes verificou que os resultados são pertinentes.

É preciso ressaltar, ainda, o visor de LCD da câmera Mirrorless, com uma tela de muito bom gosto, capaz de entregar o que você precisa. Além disso, a gravação de vídeo fica muito mais fácil e você vai ter resultados superiores a qualquer câmera semiprofissional que poderia encontrar por aí. 

Cabo usb

Como você viu, o equipamento conta com conexão para cabo USB e outras, por isso você precisa ter equipamentos de qualidade para fazer a transmissão de dados do seu equipamento. Não deixe de conferir a nossa lista com o melhor cabo USB tipo C do mercado e diversas outras opções.

Prós:

  • Fotos e vídeos de qualidade;
  • Boa resolução nas lentes;
  • Ideal para os eventos esportivos;
  • Tela LCD competente.

Contras:

  • O sensor não é especificado.

Como escolher a melhor câmera fotográfica profissional?

Escolher um equipamento eletrônico nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando falamos em tecnologia. Com o passar do tempo, várias inovações são adicionadas aos produtos, de modo que encontrar a câmera ideal depende de conhecer um pouco do funcionamento.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de compra que vão te ajudar a escolher uma poderosa câmera, que lhe permitirá tirar fotos maravilhosas em qualquer tempo e lugar. Cada marca de câmera conta com um tipo de funcionamento, mas, basicamente, há dicas que servem para todas elas. 

Então, continue lendo para entender tudo. 

Espelhos

Quando você pensa em uma câmera, precisa ter em mente que algumas delas vão contar com espelhos que refletem a imagem e outras não. Então, basicamente, você precisa escolher entre dois tipos básicos de câmera: câmeras DSLR e câmeras Mirroless.

O tipo DSLR tem um conjunto de prisma e espelhos que funcionam refletindo a imagem e fazendo com que o equipamento tenha maior precisão. Já o modelo Mirrorless não vem com esse conjunto, em contrapartida você tem câmeras compactas, mas as configurações também são boas.

Os dois tipos podem oferecer configurações avançadas e o uso de lente diferente ou sensor maior. A grande diferença está mesmo na portabilidade. 

Sensor

O sensor é a parte do seu equipamento responsável por capturar a luz e, depois, fazer o processamento que leva a formação da imagem. Então, você precisa ficar atento ao número de píxels do seu sensor, pois é ele quem vai definir se você terá uma excelente câmera ou uma mediana.

Ainda, os modelos de sensor cropado tem tamanhos menores, com cerca de 22x15mm. Por outro lado, os modelos de sensor Full Frame contam com imagens de 36x24mm, com maior sensibilidade e possibilidade de captação ainda maior das imagens e paisagens. 

ISO

A sensibilidade que o sensor do seu equipamento tem à luz faz toda a diferença para ter imagens de qualidade. Então, equipamentos que contam com um número ISO menor tendem a precisar de mais luz para que você consiga ter imagens nítidas, principalmente em ambientes pouco iluminados.

Por outro lado, os modelos com ISO maior podem fazer com que sua foto fique um pouco granulada. Dessa maneira, o ideal é verificar algumas fotos produzidas pela câmera anteriormente, sabendo que os modelos profissionais costumam ter ISO entre 100 e 25.600, e muitos possibilitam expansão.

Resolução

Outro ponto ao qual você deve se atentar ao adquirir uma câmera profissional é a resolução de imagem que ele proporciona. A medição é feita em pixels, de modo que quanto mais megapixels o equipamento tiver de resolução, mais detalhes você vai conseguir ver na sua imagem.

As câmeras com sensores mais potentes, conhecidas como Full Frame, tendem a contar com uma resolução acima de 20MP, o que pode ser bastante útil. Então, fique atento para escolher a melhor câmera para o sue dia a dia, pois todas elas são cheias de detalhes. 

Celulares com câmera

Se você gosta da ideia de tirar fotos com o seu Smartphone, o ideal é procurar o equipamento correto. Então, não deixe de conferir a nossa lista com o celular com melhor câmera e algumas outras opções. 

Perguntas frequentes

Uma câmera profissional de qualidade precisa ter muitos recursos extras?

O principal ponto a ser analisado é a qualidade de imagem. Assim, marcas como Sony, Nikon e Canon costumam ser as mais interessantes e ainda contarem com bons recursos. 

Quais as melhores câmeras fotográficas para fotos em movimento com alta qualidade?

Se a ideia é tirar fotos em movimento, mais comuns, existem várias câmeras com boa velocidade de disparo (FPS). Por outro lado, se a ideia é optar por uma câmera de ação, os modelos Gopro tendem a ser mais indicados. 

O zoom de uma câmera fotográfica pode definir a qualidade da fotografia?

Sim, o ideal é optar por equipamentos que contem com zoom óptico e não apenas digital, da mesma maneira que a quantidade de vezes que aumenta a imagem também é importante. 

A melhor câmera digital pode ser uma escolha adequada para fotógrafos profissionais?

Câmeras digitais podem oferecer ótima qualidade de foco e gravação, então, não tenha medo de escolher um equipamento que você saiba que tem boa qualidade.

Vale a pena investir em câmeras profissionais de foco automático na gravação?

Sim, você pode não ter a melhor técnica, mas, se contar com a melhor câmera fotográfica profissional, com um foco automático, vai perceber que tudo pode ficar bem mais fácil. 

Qual a melhor câmera fotográfica profissional?

No ranking que preparamos em primeiro lugar ficou o modelo de câmera Canon EOS R6. De tal forma que ela faz 20 fotos por segundo, salva em diversos formatos e tem lentes resistentes e robustas.

Enquanto que a segunda da lista é a Sony A7 MK IV que detém um excelente custo-benefício. Além de contar com vários recursos e funções AF e sendo ótima para cineastas e criadores de conteúdo.

Por sua vez, a terceira do ranking é a Canon SL3 DSLR que conta com especificações adequadas. Tendo uma tela em LCD com vários ângulos e fazendo vídeos em formato 4K.

A quarta posição é da Canon EOS Rebel T7+S18-55-IS, mantendo o controle via conexão Wi-Fi. Dessa maneira, saiba que ela possui correções nas iluminações e tem várias funções disponíveis.

Em quinto ficou a Canon 7535 DSLR EOS GD que é um modelo altamente profissional. Visto que a mesma tem foco e autofoco, contém NFC (pagamentos) e conexão Wi-Fi.

Ademais, em sexto lugar temos a Canon EOS Rebel T100. Sendo a câmera intermediária mais completa da categoria. Uma vez que traz LCD em sua tela, lentes com boa resolução e vários extras.

Já a Sony Alpha A6400 é ideal para os eventos esportivos e faz ótimas fotos. Além de ter no conjunto lentes com boa resolução, tela em LCD e muitos outros recursos.

Conclusão

Você conheceu aqui a melhor câmera fotográfica profissional do mercado e algumas outras alternativas interessantes. Seja você um fotógrafo profissional ou um fotógrafo amador, certamente vai ter mais tranquilidade para tirar suas fotos e gravar seus vídeos. 

Lembre-se sempre que uma excelente opção de equipamento é aquela que pode server para lhe trazer soluções. Ou seja, a melhor opção não é aquela mais cara ou que pareça mais moderna, mas sim aquela que seja capaz de entregar melhores resultados para a sua realidade. 

Então, para fazer a escolha pelo modelo ideal é importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Espelhos;
  • Sensor;
  • ISO;
  • Resolução.

Você conheceu aqui alguns dos melhores equipamentos para quem procura fotografia de qualidade. Então, se você tem interesse em outros equipamentos eletrônicos, como a melhor caixa de som bluetooth do mercado, não deixe de conhecer a nossa lista. 

Assim você vai conseguir escolher a melhor câmera fotográfica profissional par ao seu dia a dia, sem correr riscos na hora de escolher. Existem diversos modelos de câmeras, então, certamente você vai encontrar aquele modelo ideal, capaz de resolver os seus problemas e trazer boas fotos. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário