Melhores Celulares Até 1500 Reais e Custo Benefício de 2024

Contar com o melhor celular até 1500 reais é uma forma de ter um aparelho completinho pagando um preço acessível e justo nos dias de hoje.

O celular ideal varia de pessoa para pessoa, principalmente pensando nas diversas atividades diárias que podem ser desenvolvidas com o uso de um aparelho básico. Os modelos nessa faixa de preço costumam ser celulares intermediários, mas que entregam um ótimo desempenho em várias situações.

Então, seja para trabalhar ou para usar o aparelho para acessar redes sociais e tirar boas fotos, a sua melhor escolha depende de uma boa análise. Avaliar ficha técnica de cada equipamento, bem como comparar as melhores opções pode te ajudar a encontrar o melhor aparelho para suas necessidades.

Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com o melhor celular até 1500 reais de 2024 e algumas outras opções que merecem atenção. Um aparelho celular intermediário pode te ajudar em várias tarefas e muitos aparelhos dessa faixa deixaram usuários boquiabertos com os recursos que entregam,

Ao longo desse texto, então, você confere uma análise completa de vários tipos de aparelhos e pode avaliar qual deles promete o melhor desempenho para o seu dia a dia. Com a proximidade da Black Friday é preciso ficar de olho e encontrar um ótimo candidato para a sua próxima compra. 

Não fique sem bateria

Celulares intermediários como o Moto G20 contam com boa autonomia de bateria, mas não é bom brincar com a sorte. Então, confira também a nossa lista com os melhores carregadores portáteis que você pode encontrar no mercado atualmente. 

Melhores Celulares até 1500 Reais de 2024

Na tabela abaixo você confere as melhores opções do mercado atual quando se fala em smartphone intermediário. Todos os modelos são excelentes escolhas quando se fala em atividades simples, mas você também vai encontrar aparelhos com design moderno e sofisticado, além de bom desempenho.

Ao lado de cada um dos modelos você confere algumas pequenas frases que resumem um pouco do funcionamento de cada aparelho. A ideia é permitir que você conheça um pouco dos recursos de cada equipamento, pois assim poderá encontrar celulares simples, com boa qualidade e eficiência.

Agora que você já sabe o que vem pela frente, confira abaixo a nossa lista com o melhor celular até 1500 reais de 2024 e algumas outras excelentes opções. 

Imagem Melhores Celulares Até 1500 Detalhes
Smartphone Xiaomi POCO M5s Melhor celular até 1500
Celular Xiaomi Redmi Note 12 128 GB/6 GB de RAM/Dual SIM/Telap e 13 MP - Cinza Ônix - Preto
Xiaomi Redmi Note 12 Melhor celular até 1500 custo benefício
Smartphone Motorola Moto G53 5G 128GB 4GB RAM Grafite
Motorola Moto G53 O melhor modelo intermediário
Smartphone Motorola Moto E22 4G 128GB 4GB RAM Preto
Motorola Moto E22 O modelo mais barato
Smartphone Moto G42 128GB 4GB RAM Azul
Motorola Moto G42 O modelo mais eficiente
Samsung Galaxy A14 128GB 5G Wi-Fi Tela 6.6'' Dual Chip 4GB RAM Câmera Tripla + Selfie 13MP Bateria de 5000mAh - Prata
Samsung Galaxy A14 5G O design mais bonito
Xiaomi Redmi Note 11 Graphite Gray 6GB Ram 128GB Rom
Xiaomi Redmi Note 11 O melhor para as redes sociais

Como você viu acima, várias marcas têm investido em equipamentos, de modo que uma análise de ficha técnica é ideal para entender como eles funcionam. Então, ao longo desse texto você vai poder conferir, também, algumas dicas de compra que podem ser úteis enquanto procura o melhor aparelho. 

1º – Smartphone Xiaomi POCO M5s

Melhor Escolha

Nossa equipe testou e o melhor celular de até R$ 1.500 que você vai encontrar no mercado é o Xiaomi POCO M5s. O aparelho possui um design mais retrô, com destaque para as câmeras que lembram as câmeras mais antigas.

Possui 128GB de memória e 4GB de RAM, bateria tipo power de 5000mAh e processador Octa-core 2GHz, com Android 12 MIUI 13, trazendo mais rapidez e experiência de navegação. 

Outro destaque do aparelho é para a qualidade das câmeras, onde a principal possui 64MB, enquanto as outras 3 câmeras traseiras possuem 8MP, 2MP, 2MP, com opções macro e profundidade, além da gravação de vídeo em 4K. A tela de 6,3 polegadas, com resolução 2400×1080 Full HD, garante uma melhor experiência na hora de assistir filmes, séries ou jogar jogos.

Quando comparado com outros modelos na mesma faixa de preço, o Smartphone Xiaomi POCO M5s sem dúvida é a melhor escolha.

Prós:

  • Ótimo espaço de armazenamento interno
  • Bateria que dura até 2 dias
  • Câmeras potentes e de qualidade
  • Gravação de vídeo em 4K
  • Processador Octa-core 2GHz
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Não tem suporte para 5G

2º – Xiaomi Redmi Note 12

Custo Benefício

Confira o preço →

Quando o assunto é custo x benefício, em nossos testes, o Xiaomi Redmi Note 12 leva a melhor. Com tela de 6,67 polegadas e 120 hz entregam uma ótima resolução. Seus 128GB de memória e 6GB de RAM, deixam o modelo mais potente, que garante uma ótima dinâmica.

Você pode utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo que ele não trava. A bateria é de 5000mAh e tem uma excelente duração de até 2 dias, com carregador super rápido.

A câmera também chama a atenção com 48MP na principal e outras duas câmeras com  8MP ultrawide e 2MP macro, respectivamente, que te permite tirar ótimas fotos e gravar vídeos Full HD de alta definição. Já a câmera frontal tem 13MP, que rende ótimas selfies. Tudo isso, com um visual bem clean e bonito.

Quando comparado com o Xiaomi POCO M5s, nossos especialistas viram que ele perde em relação à câmera e processador, que são um pouco inferiores ao modelo anterior. Se você não é uma pessoa fã de tirar fotos ou de jogar jogos, esse celular irá te atender perfeitamente.

Prós:

  • Mais eficiente com 6GB de RAM
  • Bateria potente, com rápido carregamento
  • Câmera principal de 48MP + 8MP ultrawide + 2MP macro e selfies de 13MP

Contras:

  • Não tem suporte para 5G
  • Não possui NFC para pagamentos por aproximação

3º – Motorola Moto G53

De todos os celulares que nossa equipe testou na lista, o modelo Motorola Moto G53 é o intermediário. Possui um ótimo valor de mercado e destaques bem interessantes que valem muito a pena.

Começando com as duas câmeras traseiras, sendo 50MB a câmera principal com Night Vision, que faz toda a diferença na hora de tirar fotos em ambientes com pouca luz, além da câmera macro de 2MP. Já a câmera frontal conta com 8MP. 

Assim como os demais aparelhos da lista, o Motorola Moto G53 também possui memória de 128GB e RAM de 4GB, o que traz um ótimo desempenho para o seu dia a dia. A bateria é de 5000mAh, que garante autonomia de até 2 dias. 

Por fim, o design é bem tradicional da marca Motorola, simples, mas elegante, com destaque para as câmeras.

Prós:

  • Ótimo espaço de armazenamento interno
  • Bateria que dura até 2 dias
  • Câmera principal de 50MP + 2MP macro e selfies de 8MP
  • Processador Octa-Core com conexão 5G
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Não possuí função Ultrawide

4º – Motorola Moto E22

Está em busca de um celular bom, mas não pode gastar muito? A melhor opção que nossos especialistas testaram, foi o Motorola Moto E22, que conta com câmera dupla traseira de 16MB + 2MP, gravação de vídeo em Full HD e câmera frontal de 5MP. Assim como a maioria dos modelos desta linha, também possui 128GB de memória e 4GB de RAM.

A bateria é um pouco inferior aos demais modelos, possui 4020mAh, mas tem boa autonomia carregando somente 1 vez ao dia. O design é simples, mas elegante. E possui o mesmo tamanho e resolução de tela do modelo anterior.

No geral é um ótimo aparelho pelo custo de mercado. Vale a pena!

Prós:

  • Ótimo espaço de armazenamento interno
  • Tela grande de 6,5 polegadas
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Bateria não dura mais que 1 dia
  • Não tem suporte para 5G

5º – Motorola Moto G42

O que chama a atenção do Motorola Moto G42 é sua eficiência operacional, que conta com o poderoso Snapdragon 680 Octa-core, que permite aceleração de mais de 20% para jogos mais pesados, streaming de vídeos e na utilização das câmeras.

Ótimo para aqueles que são multitarefas e vivem com diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo. 

Se você pensou que esse modelo é bom somente pelo processador, é aí que você se engana. De acordo com nossos especialistas, as 3 câmeras traseiras foram bem pensadas, com 50MP na câmera principal e Quad Pixel, 8MP na câmera de profundidade e 2MP de câmera macro.

Rendendo fotos de ótima qualidade. Para o momento selfie, você terá à disposição 16MP, que é uma ótima câmera frontal, quando comparado com outros modelos.

A bateria é melhor que a do modelo anterior, com 5000 mAh e até 2 dias de duração. Já a tela, possui 6,6 polegadas com uma boa resolução.

Prós:

  • Ótimo espaço de armazenamento interno
  • Tela grande de 6,6 polegadas
  • Câmera principal de 50MP Quad Pixel + 8MP profundidade + 2MP macro e selfies de 16MP
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Não tem suporte para 5G

6º – Samsung Galaxy A14 5G

Se você prefere um celular com um visual mais moderno e bonito, o Samsung Galaxy A14 é uma ótima escolha. O design é minimalista e possui 4 opções de cores: preto, verde lima, vermelho escuro e prata. A tela tem a tecnologia Infinity-V de 6.6 polegadas, que traz a sensação de tela infinita e uma ótima resolução. 

Segundo nossos especialistas, ele também possui um bom desempenho e hardware, com 128GB de memória, processador Octa-core com conexão 5G e em nossos testes, a bateria de 5000mAh durou até 2 dias, com carregamento super rápido.

Em relação às câmeras, este modelo possui 4, sendo 3 na parte traseira com 50MP na câmera principal, 2MP na câmera de profundidade e 2MP na câmera macro. E na parte da frente, 3MP na câmera selfie com modo retrato, que com certeza vão te render ótimas selfies.

Prós:

  • Design minimalista e moderno
  • Bateria que dura até 2 dias
  • Câmera principal de 50MP + 2MP profundidade + 2MP macro e selfies de 3MP
  • Processador Octa-Core com conexão 5G
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Não possuí função Ultrawide

7º – Xiaomi Redmi Note 11

Gosta de tirar boas fotos, editar vídeos e estar sempre conectado às redes sociais? Nossos especialistas encontraram um modelo perfeito para você, o Xiaomi Redmi Note 11. Ele possui 4 câmeras traseiras, sendo a principal de 50MB, e as demais com 8MP, 2MP e 2MP. Já a câmera frontal, garante ótimas selfies com 13MP, 10MB a mais que o modelo anterior. 

A memória interna de 128GB também é expansível de até 1TB, para você baixar diversos aplicativos e tirar muitas fotos. Seu processador é o Snapdragon 680 4G Qualcomm, que traz um ótimo custo benefício, quando aliado com a memória interna.

Sua tela é de 6,43 polegadas Full HD, oferecendo uma experiência para lá de diferente na hora de assistir filmes ou jogar jogos. 

No geral, o modelo Xiaomi Redmi Note 11 é perfeito para quem não abre mão de câmeras de qualidade e espaço de armazenamento para diversos apps.

Prós:

  • Muito espaço de armazenamento interno
  • Bateria que dura até 2 dias
  • Câmera principal de 50MP + 8MP + 2MP + 2MP e selfies de 13MP
  • Possui NFC para pagamentos por aproximação

Contras:

  • Não tem suporte para 5G
  • Gravação de vídeos somente em Full HD

Como escolher o melhor celular até 1500 reais?

Escolher o melhor aparelho não é fácil e você deve ter em mente que indicar o melhor celular até 1500 não é tão simples assim. Um aparelho intermediário, normalmente, conta com características que compensam umas as outras, de modo a conseguir um preço de referência mais baixo que outros.

Então, por isso mesmo, trouxemos aqui algumas dicas técnicas que podem te ajudar a entender como os celulares dessas marcas conseguem um preço padrão inferior sem perder a qualidade. Para isso é preciso entender a ficha técnica de cada modelo de smartphone e como cada parte dele funciona. 

Então, fique atento e não perca nenhuma informação importante. 

Armazenamento

Um dos primeiros pontos a serem analisados é a capacidade de armazenamento interna do seu equipamento, pois isso pode fazer diferença. Modelos com espaço de armazenamento nativo pequeno costumam apresentar dificuldades para lidar com a instalação de diversos apps.

Então, um modelo com ao menos 16GB de memória interna tende a ser útil, mas se puder escolher modelos com 32GB ou 64GB, prefira estes. Também, avalie a possibilidade de contar com espaço para cartão de memória que possibilite o aumento do espaço de armazenamento interno. 

Bateria

Aparelhos celulares básicos costumam ter na autonomia de bateria uma de suas principais características positivas. Assim, contar com um aparelho que consiga se manter em funcionamento por muito tempo após uma carga completa é algo que pode fazer a diferença na hora da sua escolha.

Baterias que contem com ao menos 3.000 mAh de potência tendem a ter uma boa durabilidade, mas existem diversas outras maiores. Então, quanto maior o número de mAh, maior tende a ser a capacidade de bateria para lidar com um uso mais intenso que os melhores celulares costumam induzir. 

Câmera

Mesmo em celulares com preço de referência nessa faixa você já é capaz de encontrar produtos com resolução de câmeras versáteis. Assim, as configurações de câmeras traseira e dianteira podem entregar qualidade alta para quem gosta de tirar boas fotos e gosta de ter vídeos com alta resolução. 

Assim, o ideal é que a câmera traseira conte com ao menos 13 megapixels de resolução, o que já faz dela uma ótima câmera, considerando o seu investimento. Além disso, uma câmera frontal com ao menos 8MP e sensores de câmera eficientes são outros pontos aos quais você precisa se atentar.

Processador

O processador é basicamente o coração do seu aparelho e precisa estar funcionando de maneira forte e com bastante afinco. Então, é preciso atenção ao analisar um smartphone com as inscrições de Mhz (mega hertz) e (gigahertz), pois isso define se você conta com um processador potente ou não.

Perceba que a unidade Ghz equivale a 1000 Mhz, de modo que aquela unidade é mais interessante para a sua escolha do que esta. De qualquer forma, a maneira mais simples de avaliar tecnicamente a potência do seu processador é verificar o número maior quando da comparação com outros modelos.

Perguntas frequentes

Aparelhos celulares na faixa de preço até 1500 podem ter bom desempenho?

Sim. A grande maioria dos celulares vendidos no país está nessa faixa de preço e, até mesmo para alguns jogos, modelos desse tipo podem ser úteis. 

É possível encontrar um aparelho com câmera de qualidade e alta resolução até 1500 reais?

Sim. No entanto, é bom ficar atento, pois para elevarem uma característica técnica as marcas costumam deixar outros recursos em níveis mais básicos. 

Por que um smartphone intermediário costuma ter autonomia de bateria superior a outros aparelhos?

Como a maioria das características dos modelos são mais básicas, há consequentemente um uso menor de bateria durante os processos. 

Caso eu escolha câmeras de alta qualidade, a quais outros pontos devo ficar atento?

Uma melhor qualidade gráfica resulta em arquivos maiores, então avalie bem a sua capacidade de armazenamento. 

Como lidar com um celular intermediário com memória interna insuficiente?

Avalie a possibilidade de utilizar um cartão de memória para expandir o espaço de armazenamento interno do seu aparelho. 

De olho nos acessórios

Acessórios como cabos, capa protetora e outros são sempre bem vindos para turbinar a sua experiência com o seu celular. Então, conheça a nossa lista com os melhores cabos USB tipo C, pois eles podem fazer a diferença no seu dia a dia. 

Qual o melhor celular até 1500?

Sabemos que não é nada fácil escolher o melhor modelo de celular, principalmente quando não é possível investir muito dinheiro. Mas nesse ranking você vai encontrar 7 opções avaliadas com base nas características técnicas e usabilidade no dia a dia. Vamos lá?

O primeiro lugar ficou para o modelo Xiaomi POCO M5s, que tem 64MB na câmera principal, e que também possui as funções macro, profundidade e vídeos em 4K. Esse modelo, possui 128GB de memória e 4GB de RAM, bastante espaço para fotos, vídeos e apps.

Em segundo lugar no pódio, temos o Xiaomi Redmi Note 12, que foi o melhor em custo e benefício. Ele também possui 128GB de memória e bateria de 5000mAh, com até 2 dias de duração. A câmera principal é um pouco inferior ao modelo anterior, com 48MP, mas possui ótima qualidade.

Na terceira posição, temos o modelo Motorola Moto G53 como intermediário. A câmera principal é um pouco melhor que o modelo da segunda posição, com 50MB e função Night Vision, mas ele acaba perdendo em relação às demais opções de câmera. A bateria também é turbo e possui memória de 128GB.

Em quarto lugar, vem o Motorola Moto E22 como opção mais barata. Ele perde um pouco, em relação aos modelos anteriores quando o assunto é qualidade de câmera e bateria. Sua câmera principal possui 16MB e a bateria dura 1 dia completo. Já em relação à memória, bate de frente com os demais modelos, com 128GB e 4GB de RAM. 

Seguindo nosso ranking, temos o Motorola Moto G42, com destaque para seu sistema operacional Snapdragon 680 Octa-core, que permite melhor eficiência na hora de jogar ou assistir filmes. A câmera principal também é ótima, com 50MP Quad Pixel e sua bateria também é turbo.

Em penúltimo lugar ficou com o Samsung Galaxy A14, que tem um design minimalista e possui 4 opções de cores. A tela tem tecnologia que dá a sensação de tela infinita e a qualidade das câmeras são ótimas. 

Finalizando a nossa lista de ótimos celular de até R$ 1500, temos o Xiaomi Redmi Note 11, com ótimas opções de câmera, 50MB na principal traseira e 13MP na câmera frontal. E também possui memória interna de 128GB, além da possibilidade adicional de até 1TB que o deixa com bastante espaço para apps e fotos. 

No geral, todas as opções possuem ótimos custo e benefício para modelos de até R$ 1500. Alguns trouxeram câmeras mais tecnológicas, outros investiram no seu processador e tela. Com certeza, algum modelo deste ranking vai atender suas necessidades.

Conclusão

Como você viu, não é difícil encontrar celulares intermediários com características interessantes para uso no dia a dia. As diversas opções existentes atualmente podem te ajudar nas tarefas mais simples e ser úteis tanto para passar o tempo e divertir-se quanto para trabalhar utilizando os aparelhos.

Seja o amplo espaço ou a capacidade de tirar ótimas fotos, a verdade é que cada um dos modelos conta com características ímpares. Na hora de decidir qual dos equipamentos é o melhor para o seu dia a dia, então, avalie quais são as suas necessidades e como os aparelhos podem atendê-las. 

Porém, para não incorrer em erros, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Armazenamento;
  • Bateria;
  • Câmera;
  • Processador. 

Com isso você vai conseguir encontrar uma ótima opção, independentemente daquilo que você deseja para o seu equipamento. Lembre-se que aparelhos mais básicos tendem a compensar quando uma de suas características se sobressai muito, por isso é importante avaliar o modelo como um todo.

Agora que você já conhece o melhor celular até 1500 e algumas outras ótimas opções, está na hora de começar a se mexer. Escolha uma das ótimas opções de altíssima qualidade e tenha momentos muito mais agradáveis utilizando seu smartphone. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário