Melhores Celulares Intermediários e Custo Benefício de 2022

O melhor celular intermediário pode entregar ótima qualidade e ser bastante útil no dia a dia, trazendo excelentes funcionalidades. 

Não é porque se trata de um celular acessível, com preço médio, que se pode pensar que ele não é capaz de atingir o melhor desempenho. A verdade é que muitos desses aparelhos tem excelente desempenho multitarefas, entregando bons resultados e se tornando ótima opção de compra.

Além disso, o mercado nacional conta com uma vasta quantidade de opções nessa categoria de intermediários. Isso quer dizer que você não precisa gastar muito e que não tem uma única opção, podendo escolher os melhores aparelhos com base em suas características técnicas. 

Pensando nisso, você confere aqui uma lista com o melhor celular intermediário de 2022 e algumas alternativas bastante interessantes. A ideia é que você possa encontrar um aparelho completo, com design elegante e desempenho compatível com o investimento que você fará na compra. 

Ao longo desse texto, ainda, você vai conferir algumas dicas que podem funcionar como critérios de escolha para a sua compra. A ideia é que você possa entender o funcionamento dos melhores smartphones intermediários e, assim, comparar as funções básicas que eles possuem. 

Para quem gosta de fotos

Para quem gosta de tirar fotos de alta qualidade ou contar com vídeos de alta resolução, temos uma dica. Confira a nossa lista com os celulares com melhor câmera do mercado e tenha resultados muito melhores nas suas imagens.

Melhores Celulares Intermediários de 2022

Na tabela abaixo você confere cada uma das alternativas entre os melhores celulares intermediários que o mercado nacional oferece. As empresas estão investindo pesado em celulares de entrada e, por isso mesmo, você vai perceber que existem muitas opções em uma faixa de preço intermediário.

Ao lado de cada um dos modelos você confere também uma informação que serve como destaque da ficha técnica do equipamento. Não é uma análise completa, ainda, mas um pequeno lembrete de que há determinados pontos que devem ser considerados positivamente na hora da sua avaliação. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira a nossa lista com o melhor celular intermediário de 2022 e algumas outras opções. 

Imagem Celulares Intermediários Detalhes
Huawei Nova 5T 128gb 8gb 48 Mpx 6.26' - Azul
Huawei Nova 5T Melhor celular intermediário
Smartphone Poco X3 PRO 256gb 8gb RAM – Phantom Black - Preto
Xiaomi Poco X3 PRO Melhor celular intermediário custo benefício
Smartphone Samsung Galaxy A12, Branco, Tela 6.5', 4G+Wi-Fi, Android 10, Câm Traseira 48+5+2+2MP, Frontal 8MP, 64GB
Samsung Galaxy A12 O modelo mais barato
Smartphone Gamer Black Shark 2 6gb Ram 128 Rom Snapdragon 855
Xiaomi Black Shark 2 O melhor intermediário gamer
Xiaomi Redmi Note 10S 128gb 6gb RAM
Xiaomi Redmi Note 10S O modelo mais vendido
Smartphone Motorola Moto G60s 128GB 6GB RAM Verde
Motorola Moto G60s O melhor para o dia a dia
Iphone 8 Plus 64gb Original Apple - De Vitrine! (Silver)
Iphone 8 Plus O melhor modelo com iOS

Como você viu, encontrar alta qualidade entre os melhores celulares intermediários não é uma tarefa difícil. Abaixo você pode conferir uma análise completa de cada um dos modelos e entender como a tecnologia pode ser aplicada a seu favor, em aparelhos completos e com ótimas características. 

1º – Huawei Nova 5T

Melhor Escolha

Confira o preço →

O Huawei Nova 5T é o aparelho intermediário que pode te entregar o melhor desempenho bruto por um preço oficial que é bastante baixo. O modelo tem um design muito bonito e uma análise completa de ficha técnica demonstra que certamente vale a pena verificar tudo o que ele tem a oferecer.

O modelo vem com câmera quádrupla, com câmera principal de 48 MP e sensor de profundidade de 2MP. Ainda, a câmera de selfies tem boa resolução, enquanto a tela de 6,3 polegadas com resolução alta ajuda na hora de observar foto e vídeo resultados de especificações de câmera poderosas. 

A autonomia de bateria dura várias horas, pois a capacidade de bateria é de 3750 mAh, com direito a carregamento rápido, comum dos aparelhos de última geração. Com ótima qualidade de imagem, cores excelentes e fluidez para usar os aplicativos, o modelo merece estar na lista com os melhores. 

Características do celular Huawei Nova 5T 

  • Bateria: 3750 mAh
  • Câmeras: 48 Mp + 16 Mp + 2 Mp + 2 Mp
  • Tela: 6,3 polegadas com resolução 2340 x 1080 412 ppi
  • Armazenamento: 128 GB

2º – Xiaomi Poco X3 PRO

Custo Benefício

Confira o preço →

O Xiaomi Poco X3 Pro vai muito além de uma bela tela e se destaca como o modelo intermediário que oferece o melhor custo benefício. O modelo vem com 256 GB de espaço de armazenamento, tem um design bonito e se destaca pela velocidade e capacidade de entregar ótimos resultados. 

As câmeras traseiras, quatro no total, entregam ótimos resultados, enquanto a lente frontal conta com resolução de 20 MP, uma ótima opção caso você tenha foco em câmeras. Além disso, a tela de 6.67 polegadas, com taxa de atualização de 120hz, permite um carregamento superior das suas imagens. 

A bateria potente, de última geração, permite carregamento turbo e passa em quaisquer testes de desempenho quando o assunto é autonomia. Com preço acessível, o modelo oferece boas câmeras, processador potente, tela de qualidade e resiste facilmente a uma análise de ficha técnica. 

Características do celular Xiaomi Poco X3 PRO

  • Bateria: 5160 mAh
  • Câmeras: 48Mp + 8Mp + 2Mp + 2Mp
  • Tela: 6.67 120hz
  • Armazenamento: 256 GB

3º – Samsung Galaxy A12

Quando se fala em celulares intermediários, a primeira coisa que vem na cabeça de muita gente é uma faixa de preço um pouco mais acessível. Assim, o Samsung Galaxy A12. O modelo mais barato não está na lista de melhores celulares por acaso e pode entregar excelente qualidade. 

O aparelho vem com uma tela de 6.5 polegadas com muitos Hz de taxa de atualização. A câmera frontal tem resolução de 8 MP e as câmeras traseiras são quatro, com sensor principal de 48 MP e sensor de profundidade de 2 MP, para melhor desempenho.

Uma análise completa do celular demonstra também que o armazenamento de 64 GB, o processador Octa core e outros pontos podem fazer dessa a sua melhor escolha. Para quem busca fluidez superior no uso dos seus aplicativos, essa pode ser uma das opções mais interessantes do mercado atual. 

Características do celular Samsung Galaxy A12

  • Bateria: 5.000 mAh
  • Câmeras: 48.0 MP + 5.0 MP + 2.0 MP + 2.0 MP
  • Tela: 6.5″ PLS TFT LCD Resolução: 720 x 1600 (HD+)
  • Armazenamento: 64 GB

4º – Xiaomi Black Shark 2

Para quem procura um bom celular gamer intermediário, o ótimo desempenho do Xiaomi Black shark 2 é capaz de surpreender. O aparelho vem com processador octa core, com 2.2 GHz de potência e ainda tem a possibilidade de reproduzir vídeos em 4 K, o que pode ser de bastante valia. 

A análise completa faz ressaltar o sensor principal de 48 MP nas câmeras e câmera frontal de 12 MP. A bateria de 4000 mAh pode oferecer ótimo desempenho e o carregamento é rápido, o que é ótimo para quem gosta de passar bastante tempo jogando com os amigos e aproveitando as funcionalidades. 

O modelo está entre os melhores smartphones intermediários ainda pelo sensor de impressão digital e ficha técnica. Entre os modelos de última geração, o Black Shark 2 está entre os modelos com melhor bateria, suportando os testes de autonomia, com câmeras versáteis e muito integradas. 

Características do celular Xiaomi Black Shark 2

  • Bateria: 4000 mAh
  • Câmeras: 48 Mp + 12 Mp
  • Tela: 6.39 1080 x 2340 pixel AMOLED
  • Armazenamento: 128 GB

5º – Xiaomi Redmi Note 10S

O Xiaomi Redmi Note 10S é o celular mais vendido atualmente e muito disso se deve a sua alta qualidade. Entre as principais características é possível destacar a bateria de 5000 mAh de capacidade e o armazenamento interno de 128 GB,  todos elementos que deixam o equipamento ainda melhor.

Ainda, as câmeras com sensor de profundidade entregam bons resultados. Você tem um sensor principal de 64 MP, uma lente macro de 8 MP em uma câmera tripla com outras opções e ainda pode aproveitar estabilização óptica e uma câmera poderosa na parte frontal, bastante eficiente. 

O processador Media Tek Helio G95O Octa-core tende a ser suficiente para entregar o desempenho que você precisa mesmo lidando com vários aplicativos. Além de câmeras competentes, o aparelho tem tudo para entregar exatamente o que você precisa, com muita qualidade e eficiência. 

Características do celular Xiaomi Redmi Note 10S

  • Bateria: 5000 mAh
  • Câmeras: 64MP+8MP+2MP+2MP
  • Tela: 6.43 polegadas FHD
  • Armazenamento: 128 GB

6º – Motorola Moto G60s

O melhor aparelho intermediário para você utilizar no dia a dia é o Motorola Moto G60S, um dos equipamentos mais completos. Você pode aproveitar desde uma bateria com ótima autonomia até a câmera com lente principal de 64 MP, para tirar todas as fotos e fazer os melhores vídeos que quiser. 

Os 6 Gb da memória RAM também ajudam na hora de impedir travamentos e lidar com vários aplicativos ao mesmo tempo. A câmera de selfies tem 16 MP de resolução, enquanto a tela conta com 6,7 polegadas com 120 hz de taxa de atualização.

Ainda, é preciso lembrar que o armazenamento interno, com 128 GB, é ideal para você guardar todos os seus arquivos. Da mesma maneira, o carregador Turbo power vai te permitir um carregamento mais rápido da bateria, de modo que o seu celular estará sempre disponível. 

Características do celular Motorola Moto G60s

  • Bateria: 5000mAh
  • Câmeras: Câmera Traseira: 64MP + 8MP + 5MP + 2MP Câmera Frontal: 16 MP
  • Tela: 6,7″ 396 ppi FHD+ (1080 X 2460) HDR10 / IPS / 120Hz – Max Vision
  • Armazenamento: 128GB

7º – Iphone 8 Plus

Muitas pessoas preferem conviver com celulares que usam o iOS como sistema operacional, por diversos motivos. Assim, o iPhone 8 Plus surge como um modelo intermediário bastante interessante para os que gostam dos produtos Apple e preferem utilizar o iOS no lugar do Android. 

O modelo vem com bateria de 2675 mAh, que vai te dar ótima autonomia e permitir que utilize os seus aplicativos sem parar. Da mesma forma, a tela de 5.5 polegadas é bastante interessante e dá um ar mais compacto ao aparelho, sem deixar de lado a ótima qualidade de resolução de imagem.

Ainda, é preciso lembrar que as câmeras frontal e traseira contam com resolução de 12 MP, o que vai garantir boas imagens com certa facilidade. Da mesma forma, o espaço para armazenamento interno, de 64 MB, é uma alternativa interessante para quem costuma ter vários arquivos e tirar muitas fotos. 

Características do celular Iphone 8 Plus

  • Bateria: 2675 mAh
  • Câmeras: 12 Mp + 12 Mp
  • Tela: ‎5.5 Polegadas
  • Armazenamento: 64 GB

Tenha mais som no seu ambiente

Contar com um som agradável no lugar onde você está, seja em casa outro lugar, é sempre muito bacana. Então, confira a nossa lista com os melhores amplificadores de som ambiente do mercado e tenha resultados muito mais interessantes.  

Como escolher o melhor celular intermediário?

Escolher o melhor celular intermediário para usar no cotidiano não é uma tarefa fácil, principalmente considerando as recorrentes inovações da tecnologia. Como tudo muda com frequência, o desempenho para apps pode ser diferente entre um e outro produto, por isso é preciso muita atenção.

Assim, agora você confere algumas dicas que podem servir como critérios de compra para sua aquisição. Entender o funcionamento do hardware para tarefas mais simples vai permitir que você compreenda o funcionamento dos aparelhos e, assim, faça a melhor escolha após uma análise completa.

Então, fique atento e não perca nenhuma informação importante. 

Bateria

Modelos de smartphones intermediários costumam ter maior autonomia de bateria, sem precisar de uma bateria gigantesca. Isso ocorre porque costuma-se fazer uso de um número menor de aplicativos, de modo que até mesmo o carregamento se torna mais fácil com uma bateria com boa potência. 

Contar com ao menos 3000 mAh de bateria pode garantir que você tenha um desempenho fluido, sem precisar se preocupar com cargas recorrentes. Modelos de geração mais nova, inclusive, conta com carregamento turbo ou carregamento por indução, o que ajuda e dá mais praticidade no uso. 

Câmeras

Muita gente conta com o celular para conseguir qualidade de imagem em fotos e vídeos e, por isso, precisa de câmeras completas. Mas avaliar câmeras de qualidade leva em consideração muitos pontos, de modo que é importante ficar atento na qualidade das câmeras ultrawide e sensor de profundidade. 

Assim, uma câmera principal com ao menos 13 MP de resolução pode lhe entregar cores vibrantes e brilho intenso nas imagens. Além disso, uma câmera de selfie faz bonito quando conta com resolução superior a 10 MP, podendo entregar uma imagem muito mais realista na hora da foto. 

Tela

Uma tela com tamanho razoável e alta taxa de atualização pode garantir imagens de alta qualidade par ao seu equipamento. Por isso mesmo, opte por modelos que contem com ao menos 6 polegadas de tamanho, o que pode te ajudar a ter melhores resultados com um aparelho intermediário.

Da mesma forma, a taxa de atualização é medida em Hz, de modo que, quanto maior for o número, melhor tende a ser o resultado. Principalmente para quem busca um aparelho para jogos, esse item pode garantir mais velocidade e competitividade durante a realização das partidas em geral. 

Armazenamento

Guardar seus arquivos pessoais, fotos e vídeos é algo que faz com que se lembre da necessidade de uma boa capacidade de armazenamento. Então, escolha aparelhos com espaço de armazenamento grande para que você possa guardar tudo o que precisa e instalar todos os apps necessários.

Assim, modelos com cerca de 32 GB de espaço para armazenamento já costumam ser bastante úteis. Caso você encontre modelos menores ou ache que isso é insuficiente, verifique se o modelo conta com espaço para cartão de memória, pois isso pode te ajudar a ter muito mais tranquilidade. 

Perguntas frequentes

A tecnologia aplicada à câmera dos aparelhos intermediários influencia na faixa de preço?

Sim. Os produtos que contam com melhores câmeras costumam ser mais caros, mas pode ocorrer de o fabricante fazer uma compensação e o aparelho ter outro elemento de hardware mais básico. 

Celulares intermediários premium com câmera traseira de qualidade podem ter preço acessível?

Sim, mas lembre-se sempre que os fabricantes costumam fazer uma compensação, então outra funcionalidade pode estar com hardware inferior.

O Huawei Nova 5T pode ser considerado entre os celulares intermediários?

Sim, mas, nesse caso, diante do preço, pode ser considerado um intermediário premium. 

Os melhores aparelhos celulares de última geração são sempre mais caros?

Não. As empresas costumam oferecer produtos em diversas faixas de preço, então é possível encontrar modelos intermediários até mesmo em lançamentos. 

Celulares com câmera quádrupla podem oferecer melhor imagem?

Sim, todo o conjunto de uma câmera quádrupla, com sensor principal, sensor de profundidade, câmera auxiliar e câmera macro é direcionado para que as imagens fiquem melhores.

Proteção extra

Um dos grandes medos que muita gente tem é o de investir em um equipamento eletrônico e, de repente, um acidente colocar tudo a perder. Então, confira a nossa lista com os melhores celulares à prova d’água do mercado e fique muito mais tranquilo.  

Qual o melhor celular intermediário?

Escolher o melhor celular intermediário entre equipamentos com ótimo desempenho não é uma tarefa que possa ser considerada fácil. Por isso mesmo, o nosso ranking levou em consideração a ficha técnica de cada um dos aparelhos e a forma com que eles podem auxiliar o maior número de usuários.

Assim, em primeiro lugar ficou o Huawei Nova 5T, o modelo que reúne as melhores características técnicas entre os intermediários. O modelo vem com bateria de 3750 mAh, conta com câmera principal de 48 MP. sensor de profundidade, tela de 6,3 polegadas com ótima resolução e muito mais.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício entre os modelos intermediários, o Xiaomi Poco X3 Pro merece destaque. O modelo vem com 256 GB de espaço de armazenamento interno, o maior da categoria, além de câmera com 48 MP, bateria duradoura e uma tela de 6.67 polegadas e 120 hz

Completando o pódio, o Samsung Galaxy A12 é o modelo intermediário mais barato que você pode encontrar no mercado nacional atualmente. O modelo vem com armazenamento de 64 GB,  processador octa core, câmera trase4ira de 48 MP,. bateria com ótima autonomia e tela de 6,5 polegadas. 

No quarto lugar, o destaque vai para o Xiaomi Black Shark 2 o melhor modelo gamer intermediário. O modelo vem com processador de 2,2 GHz, reproduz vídeos em 4K, conta com bateria dura e câmera de 48MP, além de oferecer 128 Gb de armazenamento interno para arquivos, jogos, fotos e vídeos.

Na quinta posição, o Xiaomi Redmi Note 10S é o equipamento preferido do publico e mais vendido atualmente. Além dos 128 Gb de memória interna, o modelo tem bateria de 5000 mAh, conta com lente pricipal de 64 MP, processador Helio G95O Octa-core e tela Full HD com 6.43 polegadas. 

No sexto lugar, o Motorola Moto G60S é uma excelente opção para você usar no dia a dia. O modelo conta com 128 Gb de espaço interno, vem com carregador turbo power, conta com câmera de 64 MP na parte traseira e câmera de selfies de 16 MP, além de uma taxa de atualização de 120 hz.

Completando a lista, o iPhone 8 Plus é um modelo intermediário que utiliza sistema iOS e pode ser querido por muitos. O modelo tem câmera de 12 MP, conta com bateria de 2675 mAH, conta com tela de 5.5 polegadas e oferece muita qualidade para os usuários no geral. 

Como você viu, entre os melhores celulares intermediários do mercado é possível encontrar o que há de melhor em tecnologia. Com ficha técnica invejável, cada um dos modelos traz fluidez para o uso e pode apresentar resultados positivos, o que auxilia na hora de usar o seu aparelho ao máximo.

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor celular intermediário de 2022 e algumas outras opções que podem ser interessantes. Assim, é possível ver que a categoria dos smartphones intermediários é capaz de entregar muita qualidade e produtos eficientes para serem utilizados nas mais diversas situações. 

A sua melhor opção, como você deve saber, não é exatamente aquela que custe mais caro ou que seja utilizada por um maior número de pessoas. A melhor opção é aquela que entrega os melhores resultados, de modo que você pode optar por um aparelho capaz de lhe entregar ótimas soluções.

Mas para não errar na hora da compra não se pode ter atenção apenas ao design. É muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Bateria;
  • Câmeras;
  • Tela;
  • Armazenamento.

Cada um desses pontos é crucial para que você tenha, desde um carregamento mais rápido, até uma maior qualidade de imagem. Por isso mesmo, o ideal é avaliar cada um dos pontos, para não cometer nenhum tipo de equívoco enquanto escolhe aquele aparelho que te acompanha daqui para frente. 

Agora que você já conhece o melhor celular intermediário de 2022 e algumas outras opções interessantes, não há mais motivos para perder tempo. Escolha agora mesmo uma alternativa que vai tornar o seu dia a dia mais dinâmico e tenha em mãos um intermediário de alta qualidade. 

Sobre o Autor

Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário