Melhores Gravadores de Áudio e Custo Benefício de 2024

Saber definir quais são os melhores gravadores de áudio fará muita diferença para o ambiente. Desse modo, são muitas as opções disponíveis que contam recursos adicionais e ferramentas de gravação. 

Assim, o aparelho eletrônico precisa apresentar um conjunto completo e isso inclui também um software de edição. Então é sobre isso que vamos falar no artigo que trará o ranking com os gravadores de alto nível para 2024.

Conte com um bom microfone dinâmico

O gravador de áudio pode contar com uma entrada de microfone. Com isso, é importante obter um desses dispositivos para uma ótima captação. Por isso, conheça quais são os melhores microfones dinâmicos do mercado.

Melhores Gravadores de Áudio de 2024

Os melhores gravadores de áudio trabalham com a gravação de voz e de outros sons do ambiente. Dessa maneira, compreenda que os modelos disponíveis utilizam um software de captura.

Além disso, os profissionais criativos e de marketing podem usar a ferramenta. Enquanto que até mesmo os instrumentos musicais podem ser gravados. Confira na tabela a seguir quais são as opções mais interessantes:

Imagem Gravadores de Áudio Detalhes
Tascam DR-40X Gravador portátil de quatro faixas e interface USB
Tascam DR-40X USB Melhor Gravador de Áudio
ZOOM H5 HANDY RECORDER
Zoom H5 4 Faixas Melhor Gravador de Áudio Custo Benefício
Zoom Gravador portátil H1n, microfones estéreo integrados, montável para câmera, grava em cartão SD, compacto, microfone USB, overdubbing, ditado, para gravação de música, áudio para vídeo e
Zoom H1N Vários extras
Zoom Gravador digital multipista H4N PRO, preto (H4nPro)
Zoom H4N Pro Ótimas configurações
Gravador de Voz Digital Sony Icd-px470 4gb Mp3
Sony LCD-PX470 Bom e barato
Gravador digital de áudio Zoom H5 com cápsula de microfone intercambiável
Zoom H5 Intercambiável Ambientes externos
Sony Gravador de voz digital ICD-PX240 4 GB
Sony LCD-PX240 Modelo compacto

Para que o gravador de áudio funcione conforme o esperado ele deve ter uma alta qualidade. Ao passo que o som pode ser mono ou estéreo, sendo modelado em um aplicativo de gravação (software).

Onde os programas podem avaliar a taxa de bits e outros dados fundamentais. Na hora da compra é preciso saber analisar os formatos, a qualidade, o tempo gasto na gravação e muitos outros fatores. Pensando nisso, vamos verificar cada ponto na sequência do artigo.

1º – Tascam DR-40X USB

Melhor Escolha

41HF29GMaJL
Confira o preço →

O gravador Tascam DR-40X USB é uma ótima opção de escolha devido ao equilíbrio entre custo-benefício. Sendo que o mesmo é um dos modelos mais bem avaliados do mercado e contém configurações de ponta.

Ao passo que em nossos testes foi possível detectar que há muita qualidade no produto. Visto que ele tem indicação para uso profissional, além de ser bastante sofisticado em seu design.

Servindo para os trabalhos considerados mais longos e difíceis. O design dele traz botões de operação, que são fáceis e práticos para se utilizar. Enquanto que o acessório é multifuncional, ajudando na elaboração de projetos.

Os microfones presentes nele são do tipo condensador e em estéreo (unidirecional). A fim de gravar nas mais diversas posições, sendo que as saídas tem compatibilidade para com computadores, iOS e MAC.

Outro detalhe é que ele possui um formato que tem 4 canais que são voltados a gravação dupla. E também a overdub e ainda temos a expansão via cartão de memória do tipo SD.

Nisso, entenda que o modelo é estéreo, vem com conexões P2 e USB e traz diversos recursos. Contudo, compreenda que não se trata de um equipamento mais leve e compacto, já que a estrutura é robusta.

Ao todo são pelo menos 900 horas de possibilidade de gravação de forma ininterrupta no aparelho. A fim de evitar preocupações ao usuário para que o resultado seja da mais alta qualidade.

Prós:

  • Custo-benefício;
  • 900 horas de gravação contínua;
  • Microfones condensadores unidirecionais;
  • Design sofisticado e com ótimo acabamento;
  • 4 canais para fazer gravação dupla.

Contras:

  • Preço alto, devido a ótima qualidade do produto.

2º – Zoom H5 4 Faixas

Custo Benefício

418oW2vBvUL
Confira o preço →

Voltado a gravação em ambientes externos temos o Zoom H5 4 Faixas. Desse modo, saiba que o produto foi testado por nossa equipe de especialistas em tecnologia.

Onde este é um gravador de áudio com recomendação para criar as gravações em multi-faixas. Além de podcasts, broadcasting e outros formatos similares a estes.

No caso, você pode inclusive elaborar newsgathering, ou seja, a coleta de notícias. Além disso, saiba que o modelo apresenta bom nível de custo-benefício e é ideal para gravações em áreas abertas.

Uma vez que o desempenho dele é realmente potente e isso traz uma versatilidade maior. Os microfones são duplos e do modo condensados unidirecionais, formando um ângulo em 90 graus.

Como resultado disso, entenda que temos uma captação otimizada, versão intercambiável e com escolha do microfone para cada cenário. Além de ter 4 fontes para o áudio, voltadas para os microfones e os instrumentos musicais.

A fim de proporcionar com que quaisquer usuários usem essas 4 faixas para gravações simultâneas. As entradas (áudio) são excelentes e tanto para entrada quanto para a saída.

Sendo que temos a USB, XLR/TRS e a SDHC, aceitando formatos MP3 e o WAV.  Vale destacar que as gravações podem ser feitas num período de ao menos 15 horas sem interrupções.

Prós:

  • Ideal para gravar em ambientes externos;
  • Custo-benefício;
  • 4 fontes de áudio (diferentes);
  • São 2 os microfones condensadores;
  • Desempenho potente e várias conexões inclusas.

Contras:

  • O acabamento feito em borracha pode ficar pegajoso com o tempo.

3º – Zoom H1N

Seguindo o ranking está incluso o gravador de áudio Zoom H1N. Dessa forma, compreenda que ele recebeu testes e análises por parte dos nossos experts em tecnologia.

Que gostaram das boas configurações presentes nesta versão, onde são muitos os extras inclusos no pacote. No caso, entenda que o mesmo é profissional e tem indicação principal para os profissionais que trabalham com áudio.

Além de servir para podcasters, gravações de sons e para fazer videomakers. Já que é um modelo com design portátil e prático, evitando dificuldades em realizar o seu manuseio.

Aliás, compreenda que você pode usar o gravador com as mãos ou com a ajuda de tripés. Assim, saiba que é possível fazer gravações com as 2 faixas do áudio disponíveis e com resolução alta.

Sendo que o microfone é integrado, há proteção ao microfone do tipo estéreo e ele vem com suporte ao MP3 e o WAV. Outro detalhe é que a bateria tem ótima autonomia e há um formato para gravações automáticas.

O armazenamento conta com 32 GB através do cartão de memória que é o SD. Decerto, entenda que são muitas as atualizações nele e o desempenho está muito acima da maioria dos concorrentes.

Há ainda as licenças para fazer download (gratuito) de softwares voltados a produção musical. E também para editores de áudio, o que acaba se tornando uma grande vantagem aos usuários do produto.

Prós:

  • Modelo de tipo estéreo;
  • Conexões P2 e USB disponíveis;
  • Faz até 10 horas de gravação sem interrupções;
  • Bateria durável e com boa autonomia;
  • 32 Gigabytes de armazenamento em cartão SD.

Contras:

  • Tem uma tela bem pequena;
  • Controle poderia ser maior.

4º – Zoom H4N Pro

A lista se inicia com um dos melhores gravadores de áudio que temos no mercado atual. De uso profissional sua principal vantagem é a configuração de alto nível.

Com isso, compreenda que nossos especialistas da equipe realizam análises completas no aparelho. A fim de detectar quais são os pontos fortes e fracos presentes nesta versão.

Tanto que o mesmo apresenta uma grande procura no setor e funciona com som estéreo. Além disso, ele tem microfone (integrado) X/Y e seus conectores captam o áudio da gravação.

Pois, há uma combinação com seus microfones externos e com os próprios fones de ouvido. Enquanto que temos o indicador de tempo que traz a taxa necessária para o usuário.

Isso ajuda na hora da sincronia correta com os vídeos e o suporte para formatos é bem amplo. De tal modo que ele tem uma vasta gama de recursos e possibilidades.

Sendo um dos melhores gravadores de áudio para os profissionais criativos. Criando uma interface intuitiva para uma ótima captação de áudio. No caso, você pode fazer até a expansão via cartão de memória SD.

Ao todo é possível criar arquivos de áudio com até 10 horas. Já que esse é o quanto o gravador consegue armazenar de forma contínua. Em termos de diferença para os concorrentes ele tem seus recursos extras.

Que incluem as funções conhecidas como Punch-in e o Overdubbing. Onde temos efeitos especiais de estúdio, limiter, eco, filtro de corte, entre outros. Assim, haverá uma grande versatilidade durante a utilização.

De tal forma que os profissionais vão ter ótimos resultados ao fazer a gravação contínua e simples. Ele é um dos melhores gravadores de áudio também nos formatos, pois aceita WAV e MP3.

Assim, o ambiente natural pode ser captado através do uso do aparelho eletrônico. Onde haverá a necessidade de uma entrada para microfone para otimizar o processo.

Seu tipo estéreo e dispositivos internos facilitam bastante e há conexão USB e P2. Na alimentação é preciso incluir 2 pilhas AA para que o funcionamento seja possível. Sem dúvida, esse é um dos modelos de gravador mais potentes para gravações de áudio.

Prós:

  • Modelo estéreo;
  • Traz uma grande variedade de recursos;
  • Vem com conexão P2 e USB;
  • Interface intuitiva de uso;
  • Alta potência para melhores resultados.

Contras:

  • É um modelo mais caro, porém com ótima qualidade.

5º – Sony LCD-PX470

Em custo benefício está o modelo Sony LCD-PX470 que possui um ótimo preço acessível. Uma vez que consegue aliar a qualidade de áudio com seu conjunto eficiente nas ferramentas de gravação utilizadas.

Com isso, saiba que fizemos testes no produto para definir quais são as reais vantagens apresentadas por ele. De tal forma que percebemos que mesmo sendo mais barato, o mesmo não deixa nada a desejar em comparação aos outros modelos.

Nisso, ele aparece como sendo um dos melhores gravadores de áudio digital e serve para várias categorias de profissionais. Nesse sentido, temos os youtubers, jornalistas e o blogueiros.

Desse modo, o mesmo serve para ambientes externos e é uma ótima opção por ser fácil de configurar. Seu manuseio simplificado ajuda na captação de áudio e o transporte é prático devido ao tamanho compacto.

O gravador de áudio em questão tem um modo que se chama em foco. Onde há um som estéreo panorâmico, além dos microfones condensadores. Sendo que os mesmos são internos e duplos, obtendo ótima sensibilidade.

Como resultado disso, o aparelho consegue gerar arquivos de áudio com vários detalhes. O que reforça o motivo pelo qual ele está no ranking dos melhores gravadores de áudio.

Suas ferramentas de gravação ainda contam com removedor de falhas e a adição de marcadores no áudio. O que deixa o fluxo de áudio muito mais eficaz e auxilia até mesmo nos aplicativos de gravação que possam ser utilizados.

Na memória interna do equipamento temos cerca de 4 Gigabytes. Contudo, você ainda pode fazer a expansão usando um cartão de memória do tipo SD. O que deixa a experiência ainda melhor.

Na gravação contínua além da alta qualidade são 59 horas disponíveis. E a velocidade de reprodução tem ótima taxa de bits. Aliás, saiba que temos ampla nitidez e uma eficiência em todos os componentes. Para trabalhar com os programas e softwares de edição que o usuário precisar. 

Prós:

  • Gravador do tipo estéreo;
  • Peso baixo, facilitando o transporte;
  • Vem com a entrada USB;
  • Aceita uma grande variedade de formatos de áudio;
  • Custo-benefício.

Contras:

  • Esta versão não conta com recursos;
  • Não traz a conexão P2.

6º – Zoom H5 Intercambiável

O Zoom H5 Randy Recorder aparece como sendo um gravador de áudio para ambientes externos. Pois, entenda que o produto é recheado de recursos e onde podemos criar gravações de multi-faixas, podcasts e até broadcasting.

Sua principal vantagem é trabalhar em locais abertos e de poder criar newsgathering (eletrônico). Com isso, ele foi incluso na lista dos melhores gravadores de áudio do mercado.

O nosso time de especialistas achou muito interessante o uso do produto em ambientes externos. Devido ao fato de que os resultados são ótimos e temos uma versão completa que supera muitos dos seus concorrentes diretos.

Afinal, saiba que este é um dos modelos de gravadores de áudio que consegue apresentar um desempenho incrível. Tanto que é versátil e trabalha muito bem como seus componentes.

Além disso, são 2 os seus microfones condensadores (unidirecionais) e o ângulo formado será de 90 graus. Sendo que é possível escolher o microfone estéreo devido as suas 4 fontes de áudio disponíveis.

Onde você pode utilizar microfones externos, internos ou mesmo os instrumentos musicais. Ademais, tudo isso faz dele um dos melhores gravadores de áudio com som do tipo estéreo.

Nas 4 faixas de captação de áudio, o usuário tem a opção de escolher aquela que mais lhe agrade. A saída de áudio é potente e existem 2 entradas de microfone para facilitar os procedimentos de gravação do áudio.

Assim, compreenda que o alto-falante embutido ajuda na gravação contínua de pelo menos 15 horas seguidas. E os formatos de arquivo possíveis incluem o MP3 e o WAV.

Usando 2 Pilhas AA, este é um dos modelos disponíveis que não deixa nada a desejar. Pois, até mesmo em suas conexões ele é bastante completo. Trazendo a USB, XLR/TRS e a SDHC. 

Prós:

  • Produto com conexões USB e XLR/TRS;
  • Aceita formatos de sons MP3 e WAV;
  • Ideal para uso em ambientes externos;
  • Conta com 2 microfones condensadores unidirecionais.

Contras:

  • Ausência de recursos extras;
  • Não tem a entrada P2.

7º – Sony LCD-PX240

Por sua vez, o Sony Gravador de Voz Digital é outro dos modelos que tem alta qualidade de áudio. De tal maneira que permite o aparelho permite com que projetos casuais possam ser realizados.

Por certo, compreenda que em nossos testes ficou evidente o potencial do equipamento e suas vantagens. O que viabiliza a compra dele e mostra que este é um modelo compacto muito interessante.

Aliás, o produto também merece destaque no ranking dos melhores gravadores de áudio. Já que traz um design mais simples e bem elaborado. E pode ser transportado sem dificuldades para vários lugares.

O preço é muito acessível entre os outros modelos de gravadores disponíveis atualmente. Vale destacar que um ponto favorável é que ele deixa transferir seus arquivos de áudio para um computador.

O que facilita ainda mais o uso de um software de edição caso seja necessário. Dessa forma, o produto conta com um controle de velocidade de reprodução e de gravação.

Enquanto que tem um corte (ruído), microfone interno e modo de espera. Suas entradas são a P2 e o padrão USB. No caso, é possível conectar um microfone externo e temos compatibilidade com sistemas MAC OS e Windows.

Consequentemente, o equipamento é um dos melhores gravadores de áudio em matéria de reprodução. Visto que os resultados são nítidos e com ótima taxa de amostragem.

Nos formatos de arquivos temos apenas o modo MP3 e não há recursos adicionais. A gravação contínua pode chegar até 65 horas sem interrupção. Então, esta é uma das opções de gravação mais interessantes para trabalhar com aplicativos e softwares. 

Prós:

  • Gravador de som estéreo;
  • Modelo compacto;
  • Vem com entrada USB e P2;
  • Aceita formato MP3 de som;
  • Peso baixo, facilitando o transporte.

Contras:

  • Não possui recursos extras;
  • O áudio é considerado mediano, mas é bom.

Invista em um cartão de memória

Alguns modelos de gravadores de áudio permitem a entrada de uma cartão de memória SD. Com isso, conheça quais são as melhores opções de cartões de memória para seu aparelho.

Como escolher o melhor gravador de áudio?

São muitos os quesitos a serem avaliados para encontrar os melhores gravadores de áudio. Isso inclui desde o tipo de som apresentados até o s melhores aplicativos de captação, ferramenta online e programas.

Na parte física do produto as opções disponíveis precisam ter formato adequado, bom material, armazenamento efetivo, entre outros elementos. Vamos entender isso melhor na sequência, onde trazemos mais detalhes.

Mono ou estéreo

São pelo menos 2 os tipos de sons que você pode ter em um aparelho para gravar áudio. No som mono temos apenas um tipo de canal, não deixando diferenciar os outros itens captados.

Ou seja, instrumentos, locais, vozes, tudo fica em um só conjunto. Enquanto que o estéreo serve para músicas, apresentações e até mesmo entrevistas. Sendo mais interessante para os programas de gravação ou aplicativos.

Qualidade

Já a qualidade das melhores gravadores de áudio precisa ser de alto nível. Pois, compreenda que não adianta ter um bom aplicativo de gravação se o produto não for adequado.

Assim, saiba que nas músicas não é necessário tanta limpeza no áudio. Entretanto, para narrações e podcasts será preciso que alguns ruídos sejam removidos. Vale lembrar que os formatos de MP3 costumam ser os mais comuns, mesmo que detenham alguns certos ruídos. 

Formatos

Falando em formatos citamos que o MP3 é o mais comum do mercado. E a qualidade da extensão também influencia nos resultados finais. Ao passo que o WAV é demais conhecido e traz grande potência ao captar os sons.

Embora seja muito pesado e precisará de mais memória de armazenamento. Decerto, saiba que outros formatos dos melhores gravadores de áudio são os seguintes:

  • WMA;
  • BWF;
  • ACT;
  • AAC.

Armazenamento

Vimos que contar com um aplicativo de gravação é fundamental. Além é claro de programas que consigam trazer ótimos resultados. Contudo, o armazenamento interno do equipamento é outro fator essencial.

Tanto que eles podem ter dos 4 Gigabytes até 128 GB de espaço interno. Enquanto que certos modelos trazem a opção de incluir um cartão de memória para expandir a capacidade. Posteriormente, os arquivos digitais são usados em programas, softwares ou mesmo em algum aplicativo com recursos.

Tempo da gravação contínua

Aqui temos quanto tempo os melhores gravadores de áudio consegue gravar o áudio sem interrupções. Os mais comuns ficam na faixa de 8 horas até 270 horas.

Agora os modelos profissionais trazem de 500 horas até 900 horas. Porém, os preços acabam ficando mais elevados devido a essa exigência. Por isso, saiba avaliar muito bem qual modelo está de acordo com o seu bolso.

Conexões

As conexões de entrada e saída também devem ser observadas. Visto que permitem a entrada de outros equipamentos eletrônicos. Assim, esteja ciente de que a P2 deixa incluir uma caixa de som ou fones de ouvido.

Enquanto que a RJ-11 serve para captar áudio de telefones e celulares. Já o USB é ideal para transferir os dados para outros equipamentos. Com isso, você pode utilizar um aplicativo com recursos para aprimorar o áudio.

Material

Na questão do material, observe se o produto é resistente e durável. Pois, temos o plástico e o metal como os mais comuns da categoria. De tal forma que isso pode variar nos melhores gravadores de áudio.

Por certo, em tamanho busque modelos mais compactos com 16 centímetros (altura) e 29 gramas de peso. E não se esqueça de avaliar todo o conjunto e isso inclui os efeitos sonoros e a edição de áudio em um aplicativo.

Funções adicionais

Um outro quesito fundamental são os recursos extras. Que servem para otimizar ainda mais o processo e podem ajudar na valorização do produto. Assim, eles podem ser:

  • Redutores (ruídos);
  • Filtros de corte;
  • Equalizadores;
  • Modificadores para a voz;
  • Entre outros.

Perguntas Frequentes

O que é um gravador de áudio?

Um gravador de áudio é capaz de captar os sons do ambiente e gerar arquivos digitais. Para posteriormente serem colocados em softwares, programas ou aplicativos específicos.

Como escolher um bom gravador de voz?

Um bom gravador de voz precisa ter tempo de gravação adequado e alta qualidade nos áudio captados. Além de contar com funções adicionais, ter ótimos formatos e ter um material resistente.

Quanto tempo um gravador de voz pode trabalhar ininterruptamente?

A grande maioria dos aparelhos de gravação costumam ser de até 270 horas. Entretanto, os mais potentes podem chegar em 1.000 horas sem que haja interrupções no procedimento.

Um gravador de áudio pode utilizar cartão de memória SD?

Sim, um cartão de memória SD pode ser incluído em alguns modelos do tipo. Só é necessário avaliar se o produto escolhido permite tal funcionalidade.

Quais são as marcas de gravadores de áudio mais interessantes?

São muitos os aparelhos de qualidade que compõem essa categoria. Em destaque temos a Zoom, Sony e a Tascam que costumam ser muito bem avaliadas no mercado.

Qual o melhor gravador de áudio?

Em nosso ranking temos em primeiro lugar o Tascam DR-40X USB que é o melhor da categoria. Dessa forma, compreenda que nas configurações estão botões de operações, microfone condensador unidirecionais e ele faz 900 horas de gravações.

Além de ser ótimo em custo-benefício, vir com design moderno e de ser um equipamento multifuncional. Em segundo temos o Zoom H5 4 faixas que apresenta bom custo-benefício, sendo uma característica importante dele.

Além de ser ideal para locais externos, demonstrar potência, vir com microfones duplos e de ter 4 fontes de áudio. Enquanto que o produto consegue gravar até 15 horas de áudio com competência.

Já a terceira posição pertence ao Zoom H1N que vem com diversos extras na composição. Ao passo que ele é profissional, serve para fazer podcasts, videomakers e atividades similares.

Sendo que contém duas faixas de áudio, possui bateria durável e traz 32 GB de armazenamento no cartão SD. A quarta posição é do Zoom H4N Pro, onde as configurações dele são excelentes.

Uma vez que temos som estéreo, vários recursos inclusos, entrada P2 e USB, além de ser interface intuitiva. Por certo, compreenda que há grande potência no aparelho e isso encarece um preço na questão do preço.

Em quinto está o Sony LCD-PX470, sendo uma versão boa e barata. Dessa maneira, entenda que ele vem com som estéreo, apresenta ótimo custo-benefício e detém peso de apenas 74 gramas.

Sendo que aceita uma grande variedade de formatos de áudio, o que acaba sendo excelente. Enquanto que tem USB para conectar e vem com configurações de ponta.

Já a sexta posição é do Zoom H5 Intercambiável que é ideal para os ambientes externos. Ao passo que traz a conexão USB e a XLR/TRS, aceita modos MP3 e WAV e tem dois microfones condensadores e unidirecionais.

Fechando o ranking temos o gravador Sony LCD-PX240 que se destaca por ser um modelo compacto. Onde ele é estéreo, pesa apenas 72 gramas e aceita sistemas Windows e MAC.

Não se esqueça de um bom notebook

A fim de otimizar a experiência com seu gravador de voz adquira um bom computador. Dessa maneira, é importante conhecer quais são os melhores notebooks para 2024.

Conclusão

Um gravador de áudio precisa trazer todos os componentes que um usuário necessita. Por isso, os quesitos vão muito além de simplesmente a captação dos sons.

Afinal, compreenda os melhores gravadores de áudio são aqueles que cumprem o que prometem. E que podem criar arquivos digitais de alta qualidade para seus usuários.

Portanto, observe sempre o tipo de som oferecido, sua qualidade, formato, armazenamento, tempo de gravação e o material. No ranking temos cada modelo efetivo e a sua funcionalidade principal. Então escolha o que mais lhe agradar e que traga os recursos que está buscando.

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário