Melhores Microfones de Lapela e Custo Benefício de 2022

Os melhores microfones de lapela podem fazer a diferença para quem gosta de som de qualidade e quer captação de áudio eficiente. 

Se no passado era possível ver modelos de microfone de lapela apenas na televisão, agora eles estão mais comuns do que se imagina. Muito disso se deve ao fato de a gravação de áudio ser feita com qualidade, além de a busca por um microfone para podcast ser algo cada vez mais comum. 

Com muitas avaliações relevantes, esse tipo de equipamento pode ser utilizado para gravações em ambientes externos, com melhor qualidade de construção. Assim, um modelo de microfone de lapela com fio ou sem fio pode trazer mais qualidade de gravação em uma situação específica.

Por isso, aqui você vai conhecer quais são os melhores microfones de lapela e quais são as melhores opções do mercado. Assim é possível jogar jogos online, fazer gravações de vídeo com ótima qualidade sonora e produzir conteúdo relevante para as redes sociais com gravações externas.

Tudo isso é possível apenas se você observar as melhores ofertas e fizer uma compra embasada em informações básicas relevantes dos equipamentos. Por isso, ao longo desse artigo você confere agumas dicas de compra que podem ser úteis para encontrar o equipamento ideal e com bom preço.

Invista em fones de ouvido

Os microfones são muito úteis para realizar gravações e ter sempre a melhor qualidade de áudio. Mas, para ouvir as gravações com qualidade e ter sempre um áudio de alto nível é importante conhecer a lista com os melhores fones de ouvido disponíveis no mercado atualmente. 

Melhores Microfones de Lapela de 2022

No quadro abaixo é possível conferir como cada opção de microfone de lapela pode ser útil em ambientes externos e internos. Além disso, os melhores microfones de lapela de 2022 contam com centenas de avaliações dos usuários, de modo que a análise do equipamento de gravação é feita em conteúdo. 

Além disso, com todas as informações necessárias é possível analisar as melhores ofertas e fazer uma excelente opção de modelo sem fio de altíssima qualidade. Os modelos com fio também são interessantes, de modo que a qualidade de construção e características dos microfones variam. 

Então, considerando tudo o que você já tem em mente, confira abaixo quais são os melhores microfones de lapela de 2022 e as outras opções de microfones de qualidade. 

Imagem Microfones de Lapela Detalhes
Microfone de Mão Sem Fio Shure BLX24/B58, Cápsula BETA58
Shure Melhor microfone sem fio
Microfone Sem Fio Duplo UHF - Dylan UDX-02 Multi
Dylan Melhor microfone sem fio custo benefício
Mini Microfone De Lapela Tomate Mp-018
Tomate O modelo mais barato
Microfone de Lapela Audio-Technica ATR4650-USB Omnidirecional Condensador
Audio-Technica ATR4650 O melhor modelo intermediário
BOYA Microfone de lapela sem fio duplo by-WM4 Pro para dispositivos iPhone iPad iOS YouTube Facebook Transmissão ao vivo Entrevista Poadst com 2 transmissores e receptor de conector de iluminação
BOYA O melhor modelo para podcasts
Conjunto de microfone de lapela Movo LV-6 XLR - microfone omnidirecional e microfone cardioide (alimentação fantasma de 48v)
Movo LV-6 XLR O melhor conjunto de microfones
IK Multimedia Lavalier Compacto para Smartphones e Tablets iRig Mic Lav (pacote com dois)
IK Multimedia O melhor modelo para smartphones

.Como você pôde perceber, existem microfones para podcast, microfones para youtubers, para celular e diversas outras opções. Então, abaixo você confere uma análise completa de cada modelo e pode entender como as avaliações relevantes de usuários se baseiam em critérios técnicos. 

1º – Sennheiser

Melhor Escolha

Confira o preço →

Entre os melhores microfones de lapela disponíveis no mercado atual, o modelo da Sennheiser é uma das alternativas mais interessantes do mercado. Com conectividade wireless, o modelo tem visor de LCD intuitivo, conta com preço acessível e bateria com duração alta e autonomia. 

Ainda, com a presença de 12 canais compatíveis, o modelo funciona bem a uma boa distância e conta com clip discreto para uso. Se não bastasse, o design compacto e conta com uma banda UHF estável, suportando boa frequência e contanto com receptor estacionário de fácil configuração.

Por fim, é importante lembrar que o transmissor Bodypack ajuda a ter mais qualidade e a caixa do receptor é feita em metal resistente. Por fim, a resposta de frequência de até 937.5 Mhz entrega excelentes resultados, assim como o padrão omnidirecional que é um dos melhores atualmente. 

Características do microfone lapela Sennheiser

  • Cabo: Não
  • Padrão polar: Omnidirecional
  • Condensador: não especificado
  • Alcance: não especificado

2º – Vivitar

Custo Benefício

Confira o preço →

Para aqueles que buscam equilibrar preço acessível com qualidade de áudio, o modelo da Vivitar conta com o melhor custo benefício. Além disso, entrega ótima frequência de estabilidade e condensador de eletreto padrão, oferecendo padrão omnidirecional de captação de som. 

Além disso, o design moderno é um ponto positivo, assim como a impedância de saída de 2.2 K Ohms, com baixo consumo de energia. Nesse sentido, ainda, a gravação de vídeos com smartphones e câmeras digitais tende a ser muito melhor, aproveitando a qualidade sonora. 

Se não bastasse, destaque para o fato de a esponja eletrônica ser a prova de vento, podendo ser preso à roupa com clip discreto e muito interessante. Por fim, destaque para a bateria interna com duração alta, do tipo LR44, que pode entregar excelentes resultados para uso contínuo. 

Características do microfone lapela Vivitar

  • Cabo: 6 metros
  • Padrão polar: Omnidirecional 
  • Condensador: Sim
  • Alcance: não espefificado

3º – Tomate Mp-018

O microfone de lapela mais barato que você pode encontrar no mercado é o modelo da Tomate, com bateria com duração alta e excelentes características técnicas. O equipamento vem com cabo de 1,5 metros, com plug P2, capaz de entregar alta sensibilidade e ampla resposta de frequência. 

Nesse sentido, com dois canais livres você pode gravar algum vídeo ou apenas áudio de maneira bastante eficiente. Além disso, o equipamento é indicado para alto-falantes com entrada de até 3,5mm, bem como conta com faixa de frequência de até 16 kHz e sensibilidade de 3V.

Ainda, o fato de contar com um cabo de aproximadamente 1,5 metro garante qualidade de uso, bem como o design compacto facilita a instalação. Por fim, o modelo conta com bateria com duração longa, que permite que o usuário utilize o microfone de lapela com tranquilidade por mais tempo. 

Características do microfone lapela Tomate Mp-018

  • Cabo: Sim 1,5 metros
  • Padrão polar: não especificado
  • Condensador: Sim
  • Alcance: não especificado

4º – Audio-Technica ATR4650

Para quem busca modelos intermediários, que se afastem dos modelos mais básicos, mas, mesmo assim, entreguem boa qualidade, o modelo da Audio-Technica ATR4650 é a melhor opção. Ideal para uso em aplicativos de computador, o modelo se conecta via USB e tem fácil interface. 

Além disso, conta com bateria com duração longa e possui cobertura de 360º, além de oferecer cabo com 1,8 metros. Sem a necessidade de conexão de fone de ouvido, mas com design compacto bastante eficiente, o modelo conta com 2 canais livres e pode ser muito útil para uso no dia a dia. 

Ainda, é importante lembrar que o design moderno permite que o uso ocorra de maneira muito mais fácil, principalmente em situações gravadas. Por fim, o modelo se destaca pela alta conectividade, via USB, bem como pela bateria de boa durabilidade, que pode entregar bons resultados práticos. 

Características do microfone lapela Audio-Technica ATR4650

  • Cabo: Sim 1,8 metros
  • Padrão polar: omnidirecional
  • Condensador: Sim
  • Alcance: não especificado

5º – BOYA

O microfone sem fio de lapela Boya é extremamente útil e ideal para podcasts, nessa versão superior a versão de lapela Boya M1. Além disso, você cona com monitoramento de fone de ouvido e dois transmissores ideais para conexão sem fio com dispositivos com tecnologia iOS padrão. 

Nesse sentido, destaque também para a banda de frequência, com 2.4 Ghz, bem como com o canal duplo do receptor e a bateria interna com boa duração. Se não bastasse, é possível gravar duas pessoas de modo simultâneo, sem contar que você conta com características mono e estéreo. 

Nesse sentido, o modelo de lapela Boya ainda oferece entrada para fone simples e conta com distorção de apenas 0,05%. Se não bastasse, a sensibilidade de recepção de -90 DB ajuda a ter mais qualidade nos detalhes e permite ao usuário aproveitar o máximo, sempre com muita eficiência. 

Características do microfone de lapela BOYA 

  • Cabo: Não
  • Padrão polar: omnidirecional
  • Condensador: não especificado
  • Alcance: até 60 m (60 m) (sem obstáculo)

6º – Movo LV-6 XLR

Uma boa opção de investimento é optar por conjuntos de microfone que sejam capazes de atender a todas as necessidades. Assim, você tem a opção de contar com um equipamento duplo, sendo um microfone omnidirecional e outro cardioide, o que ajuda a estar preparado para várias situações.

Além disso, você conta com entrada para fone de ouvido e ótima transmissão de áudio, com um conector de 3 pinos XLR. Nesse sentido, ainda, é preciso destacar a alimentação fantasma de +48V, que permite um bom funcionamento, tornando essa uma excelente opção de microfone pequeno.

Para quem busca microfone para podcast, também, essa alternativa traz excelentes alternativa para entrada de áudio digital. nesse sentido, inclusive, é bom lembrar a sensibilidade de -38db, bem como a resposta de frequência que vai até 18kHz, ideais para gravador de áudio eficiente. 

Características do microfone de lapela Movo LV-6 XLR

  • Cabo: Sim
  • Padrão polar: omnidirecional e cardioide
  • Condensador: não especificado
  • Alcance: não especificado

7º – IK Multimedia

Para aqueles que buscam um microfone de lapela profissional para uso em celulares, o modelo da IK Multimedia é a melhor alternativa. O equipamento vem com conector do tipo TRRS, bem como é compatível com diversos aplicativos de áudio e tem entrada para fone de ouvido muito útil.

Além disso, destaque para o ótimo alcance de distância e as avaliações dos usuários que dão conta dos bons resultados em ambientes externos. Assim, se você quer gravar algum vídeo a um alcance de distância justa, essa pode ser uma alternativa das mais interessantes, com bom funcionamento.

Inclusive, o padrão polar omnidirecional permite uma captação de som de qualidade e o modelo oferece preço médio acessível. Por fim, a bateria com duração grande é um dos pontos desse modelo que pode ser preso a roupa com clip e é capaz de entregar excelentes resultados. 

Características do microfone de lapela IK Multimedia 

  • Cabo: Sim
  • Padrão polar: omnidirecional
  • Condensador: Sim
  • Alcance: não especificado

Solte o som

Versatilidade e facilidade de uso são alguns dos pontos que mais chamam a atenção em equipamentos como os microfones de lapela. Por isso, confira também a lista com as melhores caixas de som bluetooth do mercado e veja como elas podem ser úteis. 

Como escolher o melhor microfone de lapela?

Para escolher os melhores microfones de lapela não basta ficar de olho nas avaliações dos usuários, mas é importante, também, ter informações sobre o equipamento. Isso porque as melhores ofertas contam com qualidade de construção diferente, então é preciso atenção. 

Nesse cenário, a alta qualidade de gravação dos microfones está ligada às principais características de cada um deles. Por isso, a seguir é possível conhecer algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha do melhor microfone, entendendo exatamente como ele funciona. 

Então, fique de olho e não perca nenhuma informação importante. 

Cabo

Uma das primeiras características que se deve ter atenção na aquisição do equipamento é se vai se optar por um modelo de microfone sem fio ou microfone com fio. Isso porque um cabo longo pode afetar a mobilidade, enquanto um modelo com cabo curto pode trazer outras dificuldades.

Nesse cenário, os modelos de microfone lapela sem fio são ideais para quem irá se movimentar muito e deseja mais tranquilidade. Nesse caso, no entanto, é importante ficar atento a conexão e sua estabilidade, pois a ausência de cabo pode resultar em equipamentos um pouco mais fracos. 

Padrão Polar

O padrão de captação de áudio é um dos pontos mais importantes em um microfone, pois a qualidade de áudio depende disso. Assim, basicamente, entre os modelos de microfone lapela disponíveis existem 3 tipos de entrada de áudio:

  • Padrão cardióide;
  • padrão Omnidirecional;
  • Padrão Bidirecional.

Dentre eles, o padrão cardióide é aquele que pode afastar mais ruídos e oferecer uma entrada de úadio mais limpa. Já no caso do padrão de áudio omnidirecional, o equipamento capta sons de todas as direções, enquanto no padrão de áudio bidirecional a captação ocorre de lados opostos. 

Condensador

A presença de um microfone condensador pode ser extremamente útil para gravadores de áudio que buscam mais qualidade. Isso porque esse tipo de equipamento oferece maior sensibilidade, o que permite que a captação de áudio ocorra com maior definição, o que resulta em mais qualidade.

Apesar disso, os modelos com condensadores não são tão comuns e costumam surgir mais em ambientes controlados e estúdios. De qualquer maneira, as avaliações dos usuários indicam que aparelhos com esse tipo de equipamento podem oferecer uma qualidade de áudio superior. 

Alcance

Seja um modelo ideal de microfone lapela com fio ou cabo longo, ou um equipamento sem fio, é muito importante ficar de olho nos metros de distância. No caso dos cabos com alcance de distância alta não há qualquer perda de qualidade, mas os modelos com conexão são mais sensíveis. 

É comum que os modelos com fio tenham entre 1,5 e 5 metros de alcance de distância, enquanto os modelos de lapela sem fio podem chegar até 40 metros de distância justa. Ou seja, um modelo de excelente qualidade pode oferecer diversas opções para um gravador de áudio, com qualidade. 

Perguntas Frequentes

Microfones para youtubers ou microfones para podcast precisam de alta qualidade de gravação?

Sim, pois esse tipo de conteúdo produzido para internet conta com muita concorrência e todos os detalhes podem ser importantes. Assim, quem quer elaborar conteúdo de qualidade precisa investir em equipamentos eficientes. 

Modelos de microfone condensador podem oferecer ótima qualidade de vídeos e áudio a uma boa distância em ambientes grandes?

Para conseguir a melhor captação de som é preciso avaliar diversos pontos, como o padrão polar, local e mais. Nesse caso, com a presença de um condensador, as chances de conseguir som de qualidade e com clareza são muito grandes. 

Um microfone omnidirecional é um equipamento microfone para podcast ou é melhor um lapela sem fio bidirecional?

Para realização do podcast, caso haja silêncio no ambiente, o modelo omnidirecional pode ser positivo, ainda que o bidirecional seja mais interessante. De qualquer forma, tudo depende do tipo de programa que se pretende realizar. 

A altíssima qualidade de microfones para celular pode resultar em conteúdo com vídeo de qualidade para as redes sociais?

A qualidade sonora pode ser garantida com um bom microfone para celular, mas a qualidad de vídeo depende do aparelho que faz a gravação.

O preço de um microfone lapela sem fio e as melhores ofertas acompanham a qualidade das avaliações relevantes dos clientes?

É possível encontrar produtos de qualidade nas mais diversas situações, por isso não se pode ter um apego grande a determinados pontos. De qualquer maneira, então, as avaliações servem como termômetro dos produtos que se pode apostar. 

Qual o melhor microfone de lapela?

Apontar quais são os melhores microfones de lapela entre tantos modelos de qualidade é difícil. Então, pensando nisso, o ranking a seguir leva em consideração entrada de áudio, conexão de fone de ouvido, bateria em linha, clip discreto, redução de ruídos, alcance de distância e muito mais. 

Assim, em primeiro lugar ficou o modelo da Sennheiser, um equipamento com excelentes características técnicas. Assim, o equipamento se destaca com conectividade wireless, conta com 12 canais compatíveis, banda UHF estável, além de oferecer frequência de resposta de muita qualidade.

Na segunda posição, o modelo da Vivitar merece destaque por ser aquele que oferece o melhor custo benefício entre todos. Com bom preço médio, o modelo tem bateria com duração alta, conta com impedância de saída de 2.2 K ohms, bem como tem uma esponja eletrônica resistente ao vento.

Na terceira colocação, o destaque fica para o equipamento da Vivitar, aquele com preço médio inferior ao de todos os outros. Assim, o equipamento tem bateria com duração aceitável, conta com sensibilidade de 3V, bem como cabo de cerca de 1,5 metros e construção de qualidade e resistência.

Na quarta posição, destaque para a opção intermediária da Audio-Technica ATR4650, com bateria interna potente. Além disso, o modelo tem conexão com fone de ouvido, design compacto, bom alcance de distância justa e avaliações relevantes indicam que não capta ruídos externos. 

No quinto lugar, o modelo de lapela Boya ganha destaque por ser uma ótima opção para a gravação de podcasts. O equipamento da Boya vem com frequência de 2.4 Ghz, conta com distorção de som mínima e se destaca com alcance de até 60 metros, bem como com padrão omnidirecional.

Na sexta posição, o modelo da Movo LV-6 XLR é alternativa para quem busca um conjunto de microfones capaz de entregar bons resultados. O modelo tem design compacto e canais selecionáveis, além de alimentação fantasma de +48V muito potente.

Por fim, encerrando a lista, a opção da IK Multimédia é a melhor para quem busca um equipamento de design compacto para celulares. Assim, para gravador de áudio o microfone pode oferecer ótimas opções na lapela com padrão omnidirecional. 

Como você vê, existem diversos gravadores de áudio que podem entregar muita qualidade aos usuários, com preço acessível. Assim, basta contar com uma roupa com clip ou com um cabo P2 ou cabo P3 para ter em mãos um microfone de lapela realmente que entrega qualidade alta. 

Invista em qualidade

De nada irá adiantar investir em um equipamento de qualidade, como um microfone de lapela de alto padrão, se o som não puder ser bem desenvolvido. Então, confira a lista com as melhores caixas de som amplificadas do mercado e entenda como elas podem ser úteis. 

Conclusão

Você conheceu aqui os melhores microfones de lapela, podendo avaliar preço, qualidade de áudio e avaliações relevantes que podem ajudar bastante na hora da compra. Assim, a gravação e edição de vídeos tende a ser muito mais fácil, com produtos que permitem uma transmissão de áudio melhor.

É sempre bom lembrar que o alcance de distância desse tipo de equipamento traz diversas possibilidades, assim como a eliminação de ruídos externos. Então, para criadores de conteúdo que buscam áudio profissional, o ideal é ficar atento às principais características dos microfones.

Para isso, então, é muito importante ter atenção com os critérios que citamos acima, tais como:

  • Cabo;
  • Padrão polar;
  • Condensador;
  • Alcance.

Todos esses pontos presentes em microfones dinâmicos podem ajudar a fazer uma ótima opção, com excelente qualidade, entre os modelos disponíveis. Assim, para a produção de conteúdo relevante você pode aproveitar modelos de preço médio, mas que são capazes de trazer excelente qualidade. 

Então, sabendo quais são os melhores microfones de lapela, então, fica muito mais fácil tomar uma decisão sobre o que fazer. Por isso, para ter um padrão de áudio superior você pode contar com um gravador de áudio eficiente, com ou sem cabo, que pode ajudar bastante no seu cotidiano. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário