Melhores Notebooks Para Professores e Custo Benefício de 2022

O melhor notebook para professores pode ser um acréscimo importante para quem busca melhorar o desempenho profissional durante as aulas.

Quem trabalha bastante sabe que os melhores notebooks têm a capacidade de melhorar o desempenho em atividades profissionais e em diversas áreas. A verdade é que, com boa autonomia de bateria e suporte para diversos programas, aulas remotas e presenciais tendem a ficar melhores.

Assim, a performance tende a ficar ainda melhor, no desempenho de tarefas simples do dia a dia e que as aulas exigem. Mas para encontrar as melhores condições de equipamentos, professores efetivos precisam encontrar a melhor opção entre tantas alternativas disponíveis no mercado.

Então, aqui você confere uma lista com o melhor notebook para professores disponível no mercado e algumas outras opções. Assim, para encontrar o modelo ideal é preciso conhecer um pouco mais da ficha técnica dos aparelhos e dos softwares que os compõem, entendendo o desempenho.

Por isso mesmo, ao longo desse texto você conta com algumas dicas de compra que podem te ajudar a encontrar os aparelhos ideais no mercado nacional. Assim, com informações completas para a aquisição de notebooks, você poderá entender qual modelo pode ser mais interessante. 

Invista em periféricos

Contando com um ótimo notebook para as atividades simples do dia a dia de aulas você certamente já verá uma melhora no cotidiano. Então, confira a lista com as melhores impressoras multifuncionais do mercado e veja como os periféricos podem fazer a diferença. 

Melhores Notebooks para Professores de 2022

Abaixo você confere uma lista com notebooks com preços variados e capazes de entregar ótimos resultados. Se não bastasse, os notebooks dessa lista contam com diversas alternativas de uso, permitindo que os professores extraiam o máximo do equipamento em diversas tarefas. 

Ainda, ao lado de cada opção de notebook você confere uma frase que resume um pouco do desempenho do equipamento. Com isso é possível encontrar o aparelho certo para as suas atividades, capaz de lidar inclusive com programas de edição e outros em sala de aula.

Então, agora que você já sabe o que o aguarda, confira abaixo a lista com o melhor notebook para professores de 2022 e algumas outras opções do mercado brasileiro. 

Imagem Notebooks Para Professores Detalhes
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7, 8GB 256GB SSD Placa de Vídeo Intel® Iris Plus Windows 10 15.6' Full HD, Prata
Lenovo Ultrafino ideapad S145 Melhor notebook para professores
Notebook Lenovo IdeaPad 3i i5 8GB 256 GB SSD Placa MX330 W11, Prata, 82BS000KBR
Lenovo IdeaPad 3i Melhor notebook para professores custo benefício
NOTEBOOK SAMSUNG BOOK 15,6' FHD/ I5-1135G7/ 8GB/ 1TB/ WIN 10 HOME, Prata
SAMSUNG BOOK O melhor modelo intermediário
Notebook Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i i5-1135G7 8GB 256GB SSD W11 14' FHD Intel Iris Xe, Grafite
Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i O melhor modelo 2 em 1
Notebook Avell C62 MOB - Geforce RTX 3060, i7 11800H, 16GB, SSD NVME 500GB, Windows 10 HSL - 17', preto
Avell C62 MOB O modelo com maior tela
Notebook Dell Inspiron i15-3501-WA10P 15.6' HD 11ª Geração Intel Pentium Gold 4GB 128GB SSD Windows 11 Preto
Dell Inspiron O modelo mais barato
Notebook Gamer Legion 5i i7-10750H 16GB 1TB 128GB SSD RTX2060 6GB W10 15.6' Full HD WVA 82CF0004BR
Lenovo legion A melhor opção para programas gráficos

Como você viu, encontrar o melhor modelo de notebook no mercado não é assim tão difícil, por isso, encontrar uma ótima opção pode ser rápido. Nesse sentido, confira abaixo uma análise completa de cada um dos aparelhos e veja como podem ser úteis para as atividades docentes. 

1º – Lenovo Ultrafino ideapad S145

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor notebook para professores que você vai encontrar no mercado atualmente é o Lenovo Ultrafino ideapad S145, reunindo ótimas características técnicas. O modelo vem com processador i7, de décima geração, capaz de entregar ótimos resultados e oferecendo a potência necessária.

Além disso, conta com 256Gb de armazenamento com tecnologia SSD, o que permite ao usuário contar com mais velocidade e eficiência. Se não bastasse, o aparelho resistente vem com placa de vídeo integrada intel Iris Plus, que permite um processamento gráfico muito mais eficiente. 

Por fim, é bom lembrar que a bateria conta com ótima duração e que o preço padrão não é tão alto, o que facilita a aquisição. Assim, professores podem instalar diversos programas no aparelho e aplicativos, tendo uma ótima experiência visual e aproveitando ao máximo a autonomia de bateria. 

Características do notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145

  • Processador: intel Core i7 10ª geração
  • Tela: Full HD Antirreflexo de 15.6″ 
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 256Gb

2º – Lenovo IdeaPad 3i

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca preço acessível, mas não abre mão da qualidade, o notebook Lenovo IdeaPad 3i é uma ótima alternativa para os professores. O equipamento oferece ótima experiência visual, conta com processador i5 e é capaz de lidar com softwares de edição e outros mais pesados. 

Assim, instalar aplicativos 3D e programas no aparelho fica muito mais fácil, principalmente com a quantidade de armazenamento necessário de 256GB SSD. Além disso, a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce MX330 pode oferecer bons resultados em cálculo de jogos e para editores de vídeo.

Assim, você tem em mãos um aparelho resistente, com ótimo processador e que oferece ótima autonomia de bateria. Tudo isso é extremamente importante para que você tenha um uso regular eficiente, inclusive, com o auxílio dos 8GB de memória RAM que entregam ótimos resultados. 

Características do notebook Lenovo IdeaPad 3i

  • Processador: Intel core i5 ‎Core i5-10210U
  • Tela: antirreflexo de 15.6″ 1366 x 768 Pixels
  • Memória RAM: 8GB DDR4
  • Armazenamento: SSD PCI – 256GB

3º – SAMSUNG BOOK

Uma opção intermediária de qualidade para quem busca bons resultados nas aulas é o aparelho Samsung Book. O equipamento vem com processador i5, de 11ª geração, conta com preço acessível, bem como 8 GB de memória RAM que podem ser úteis para evitar travamentos. 

Nesse sentido, ainda, você conta com placa de vídeo integrada, que pode ajudar em jogos mais leves, bem como a tela de 15.6 polegadas entrega ótimos resultados. Assim, entre os modelos de notebook intermediário, o aparelho se destaca trazendo Windows 10 Home muito eficiente.

Se não bastasse, a capacidade de armazenamento de 1 TB está presente apenas nos melhores modelos de aparelho e pode ajudar bastante. Por fim, o ótimo desempenho do equipamento e seu ótimo custo benefício fazem deste notebook leve uma opção interessante para professores em geral. 

Características do notebook SAMSUNG BOOK 

  • Processador: Intel Core i5 1135G7 11 Geração 2.4
  • Tela: 15,6″ FHD
  • Memória RAM: 8Gb ‎DDR4 SDRAM
  • Armazenamento: 1TB

4º – Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i

Professores estão sempre em movimento e precisando fazer anotações, de modo que a opção de notebook 2 em 1 pode ser uma excelente alternativa. Assim, o notebook Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i surge como notebook melhor para realizar a tarefa de funcionar também como tablet.

Assim, você conta com tela antirreflexo de 14 polegadas, ótimo preço padrão e baterias com autonomia alta para funcionamento em diversas situações. Inclusive, o processador i5 de 11ª geração permite a instalação de atalho para programas leves e oferece ótima qualidade. 

Além disso, o altíssimo desempenho livre permite que você utilize a tela para apresentação em aulas presenciais. Por fim, o armazenamento necessário de 256 GB SSD é uma opção interessante para um notebook de entrada, pois permite uma velocidade maior de leitura e melhor desempenho. 

Características do notebook Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i 

  • Processador: Intel Core i5 1135G7 11ª geração Cache 8MB 
  • Tela:  Tela 14″ Resolução da Tela Full HD WVA (1920 x 1080) 
  • Memória RAM: 8GB ‎DDR4 SDRAM 3200 mhz
  • Armazenamento: 256GB SSD

5º – Avell C62 MOB

Aqueles que buscam o notebook ideal para aulas presenciais, com maior tela, podem ficar de olhos nos modelos de notebooks Avell C62 MOB. Isso porque, além da melhor qualidade de tela, LCD, com ótima resolução, as melhores opções vêm com a potência necessária para todos os programas. 

Assim, você conta com uma placa de vídeo dedicada ‎Nvidia RTX 3060 6GB, bem como um processador i7 de alta potência. Assim, o notebook potente é capaz de rodar diversos programas e ainda tem armazenamento satisfatório, com 500 GB de espaço interno e tecnologia SSD.

Se não bastasse, os 16 GB de memória RAM vão fazer com que você não tenha qualquer tipo de dificuldade com travamentos. Assim, a tela para apresentações entrega um desempenho livre, em um painel com qualidade e que oferece ótimo custo benefício com processador muito potente. 

Características do notebook Avell C62 MOB

  • Processador: Intel Core i7 11800H Tiger Lake 11ª Geração (2.3GHz, Turbo Max 4.6GHz) 24MB cache 
  • Tela:  (LCD) 17.3″ QHD LCD (2560x1440p) 16:9 / 165Hz / Matte / sRGB: 100% / Contraste: 1000:1 
  • Memória RAM: 16GB [2x 8GB Dual Channel] DDR4 (2666 MHZ)
  • Armazenamento: SSD M.2 NVME 500GB [ 2.000 MB/s ] 

6º – Dell Inspiron

Dentre as diversas opções do mercado, o Dell Inspiron pode ser considerado um notebook de entrada, vez que é o mais barato entre todos. Assim, o aparelho secundário oferece ótima qualidade e pode lidar bem com programas leves, além de contar com autonomia superior de bateria. 

Assim, com bom preço padrão e bateria com ótima duração, o modelo vem com processador Intel Pentium Gold 7505, além de contar com 4Gb de memória RAM que podem ser muito eficientes. Tudo isso faz com que o equipamento lide bem com aplicativos de escritórios e outros.

Assim, uma das melhores opções para professores apresenta características dos componentes de alto padrão, ainda que com preço baixo. Por fim, é importante ressaltar que os 128 GB de capacidade de armazenamento com tecnologia SSD podem ajudar a melhorar o desempenho do aparelho. 

Características do notebook Dell Inspiron

  • Processador: Intel Pentium Gold 7505 (2GHz até 3.5GHz, cache de 4MB, dual-core)
  • Tela: Tela HD de 15.6″ (1366 x 768), retroiluminada por LED, borda fina e com antirreflexo
  • Memória RAM: 4GB (1x4GB), DDR4, 2666MHz; Expansível até 16GB (2 slots soDIMM, 1 slot livre)
  • Armazenamento: SSD de 128GB PCIe NVMe M.2

7º – Lenovo legion 5i

O Lenovo Legion 5i é uma das melhores opções para professores que precisam lidar com aplicativos 3D e programas gráficos. O modelo é um dos mais vendidos do mercado nacional e se caracteriza pela adaptação de softwares gráficos com qualidade e oferecendo ótima experiência. 

Além disso, destaque para o processador intel core i7, que oferece ótima potência, bem como para os 16 GB de memória RAM que podem entregar a estabilidade que você precisa. Assim, você conta com um notebook potente e não precisa se preocupar com eventuais travamentos durante o uso. 

Por fim, é importante ressaltar o espaço de armazenamento interno de 512GB, do tipo SSD, que tem feito muito sucesso no mercado nacional. Além disso, o aparelho pode ser utilizado por editores de vídeo e conta com um painel com qualidade, que oferece 15.6 polegadas e tem resolução FHD.

Características do notebook Lenovo legion 5i

  • Processador: Intel Core i7-10750H (2.6GHz; 12MB Cache)
  • Tela: 15.6 Full HD (1920×1080) WVA Antirreflexo
  • Memória RAM: 16GB (2x8GB) DDR4 2
  • Armazenamento: 512GB SSD PCIe

Aumente a memória

Para quem costuma contar com diversos arquivos no computador o espaço, por vezes, pode parecer menor do que realmente é. Por isso, uma dica é conferir a lista com os melhores SSDs do mercado, pois eles podem entregar excelentes resultados. 

Como escolher o melhor notebook para professores?

Ao contrário do que muita gente pensa, encontrar o melhor notebook para professores e para a realização de atividades pedagógicas não é assim tão fácil. Por isso mesmo é preciso investir em conhecimento para entender como o desempenho pode ficar ainda melhor com o passar do tempo.

Assim, a seguir você confere algumas dicas de compra que podem ser muito úteis para quem busca resultados mais interessantes. Cada geração de equipamento conta com um tipo de tecnologia, por isso, conhecer como o notebook funciona é algo de extrema importância.

Assim, continue lendo para não perder nenhum dado importante. 

Processador

Chamado muitas vezes de o coração de um notebook, o processador é extremamente útil para quem precisa lidar com programas de edição ou outros mais pesados. Além disso, dará a potência necessária para que as  atividades letivas não sofram com lentidão ou problemas de desempenho.

Ainda, é bom lembrar que os modelos da decima geração de processadores, ou da 11ª, tendem a ser um pouco mais potentes. Assim, quem busca um equipamento para dar uma aula de qualidade certamente pode observas os modelos intel core i5 e i7, além de modelos AMD Ryzen potentes. 

Tela

O tamanho de tela do seu notebook é apenas o primeiro ponto ao qual você precisa se atentar, mas existem diversos outros. Assim, é preciso avaliar também se é uma tela sensível ao toque, se existe tratamento antirreflexto, a resolução de imagem e diversos outros pontos que são importantes.

Ou seja, avaliar a quantidade de polegadas é só o primeiro ponto, sendo que a qualidade de imagem depende de diversos outros fatores. Assim, avalie bem as opções disponíveis, principalmente se você procura um modelo para edição de vídeo, pois a qualidade da tela pode ser um fator primordial. 

Memória RAM

Quem gosta de trabalhar com programas mais pesados ou realiza diversas tarefas diárias ao mesmo tempo, certamente sabe o valor da memória RAM. Isso porque ela ajuda a oferecer a melhor performance, ao lidar bem com os travamentos e impedir que haja dificuldades.

Assim, o ideal é procurar modelos que contem com ao menos 4Gb de memória RAM, pois eles tendem a oferecer melhores resultados. Os modelos que contam com mais memória tendem a oferecer melhores resultados, mas a faixa de preço também costuma ser um pouco mais alta. 

Armazenamento

Para quem realiza muitas aulas online ou presenciais e precisa de materiais de apoio, a capacidade de armazenamento é extremamente importante. Assim, modelos com 256GB de espaço de armazenamento interno já tendem a ser suficientes para guardar arquivos e pastas com tranquilidade. 

Assim existem também modelos com 512GB ou até mesmo 1TB, para aqueles que contam com uma quantidade maior de arquivos. Por fim, é sempre bom lembrar que a tecnologia SSD pode ajudar a ter melhor velocidade de leitura e de funcionamento do notebook como um todo. 

Perguntas Frequentes

O desempenho dos notebooks de nova geração em aulas online tem características positivas?

Sim, um dos pontos mais interessantes nos equipamentos mais novos é a capacidade de lidar bem com as aulas online, com ótima velocidade, câmeras de qualidade e eficiência na transmissão de dados. 

Modelos intermediários de notebooks para professores podem entregar bons resultados?

A análise sobre o que esperar sobre o equipamento deve ser feita de maneira técnica. Assim, avalie bem aquilo que você busca e o que o equipamento oferece e, desta maneira, será possível entender as melhores opções. 

Uma avaliação para notebooks precisa levar em consideração o design e a aparência do modelo?

Para muita gente essas características são extremamente importantes, então é preciso avaliar bem o que se busca. Porém, é bom lembrar que a aparência não interfere no desempenho e que o design tem uma contribuição muito pequena, mais ligada à ergonomia. 

Uma placa de vídeo pode ser importante para conseguir melhores resultados gráficos?

Se o professor atua na área de design, arquitetura, moda e outros, contar com uma placa de vídeo pode ser algo extremamente importante para um melhor processamento gráfico. Se puder, opte pelos modelos que contam com memória RAM dedicada e não compartilhada. 

Notebooks com processadores i3 podem ser utilizados por professores?

Os processadores i3 são um pouco mais básicos e entregam resultados um pouco menos interessantes. Por isso é importante entender se você está disposto a aguardar mais pelo processamento de dados durante as aulas. 

Qual o melhor notebook para professores?

Apontar qual é o melhor notebook para professores entre tantas opções de qualidade não é fácil. Por isso, o ranking a seguir avalia o melhor modelo com base em experiência visual, softwares, aplicativos, performance, características técnicas e diversos outros pontos que chamam a atenção.

Dessa maneira, em primeiro lugar ficou o notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145, aquele que reúne as melhores características técnicas. O equipamento conta com processador principal intel core i7, bem como tem armazenamento SSD de 256GB, bem como oferece os melhores resultados.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício, vem o Lenovo IdeaPad 3i, ideal para professores que desejam gastar pouco. O modelo tem excelente tela para apresentações, conta com processador i5, placa de vídeo dedicada, bem como 8GB de memória RAM.

Na terceira posição, o Samsung Book é um modelo intermediário que pode entregar ótimos resultados. O modelo tem placa de vídeo integrada, conta com armazenamento necessário de 1TB, bem como vem com Windows 10 Home, além de processador i5 com ótima potência. 

No quarto lugar, o destaque vai para o Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i, um modelo com tela sensível que entrega ótimos resultados. O modelo tem tela antirreflexo, conta com processador i5 e dentre os notebooks dessa lista é o mais versátil, podendo se transformar em tablet se necessário.

Na quinta colocação, o Avell C62 MOB é o tipo de notebook adequado para aulas presenciais, com tela de 17 polegadas bastante grande. Assim, o modelo ainda vem com placa de vídeo dedicada, conta com 500 GB de espaço interno com SSD e ainda tem um processador i7 muito veloz. 

No sexto lugar, a opção pelo Dell Inspiron é a mais barata entre os notebooks de entrada que você pode encontrar. O modelo vem com processador Intel Pentium Gold 7505, conta com 128 GB de capacidade de armazenamento SSD, bem como 4 Gb de memória RAM ideais para o funcionamento. 

Fechando a lista, o Lenovo Legion 5i é ideal para aqueles professores que precisam lidar com programas gráficos. O modelo vem com processador intel core i7, conta com memória RAM de 16 GB, tem placa de vídeo dedicada e entrega ótimos recursos visuais. 

Como você viu, é possível encontrar um aparelho com preço padrão acessível entre as diversas marcas, bem como opções mais potentes ou básicas. Ou seja, existem notebooks com qualidade e desempenho diferente, mas todos os que compõem essa lista podem entregar ótimos resultados.

Fique conectado

Para quem precisa trabalhar com aulas online, estar conectado sempre é uma necessidade para as atividades diárias. Por isso, confira a lista com os melhores roteadores wifi do mercado e veja como eles podem entregar ótimos resultados em diversas situações.  

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor notebook para professores e algumas alternativas que podem ser bastante interessantes. Assim, com o equipamento certo você certamente vai conseguir instalar os programas necessários para que as suas aulas ganhem muito em qualidade e eficiência. 

É importante lembrar, sempre, que modelos de notebooks variados oferecer qualidade diferente, mas isso não chega a ser um problema. O ideal é que você avalie cada uma das opções e escolha o notebook perfeito para suas necessidades, capaz de entregar o melhor desempenho para isso.

Porém, para que tudo dê certo é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Processador;
  • Tela;
  • Armazenamento;
  • Memória RAM.

Com todos esses pontos bem definidos você vai conseguir exatamente o que procura e terá um desempenho melhor em suas aulas. Mesmo com aparelho intermediário é possível conseguir melhores resultados e ótima performance de longa duração de bateria, até mesmo com jogos leves. 

Então, agora que você já conhece o melhor notebook para professores, está na hora de escolher a melhor alternativa para o seu dia a dia. Assim, as opções disponíveis no mercado brasileiro podem encerrar a sua busca por notebook novo para atividades gerais nas suas salas de aula. 

Sobre o Autor

Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário