Melhores Notebooks Para Trabalho e Custo Benefício de 2022

Com o melhor notebook para trabalho disponível você pode ganhar dinamismo e praticidade em todas as suas tarefas diárias. 

O profissional moderno precisa estar sempre antenado e programas específicos sempre chamam a atenção. Programas como AutoCAD e programas de edição costumam ser mais pesados e, por isso, exigem que o equipamento conte com configurações um pouco superiores às comuns. 

Isso é importante para manter a alta qualidade do equipamento, mas também para que o usuário aproveite o que há de melhor nos produtos de tecnologia. Com elementos mais novos e sempre atualizados, conseguir um excelente desempenho em tarefas diárias fica mais fácil.

Então, aqui você vai conhecer o melhor notebook para o trabalho e algumas alternativas que podem ser bastante interessantes. A ideia é que você possa conhecer melhor o funcionamento dos equipamentos e, assim, entender como a faixa de preço acompanha a tecnologia. 

Ao longo desse texto, ainda, você confere uma análise de produtos detalhada e algumas dicas de compra para encontrar a melhor opção. Com isso, sabendo como cada modelo pode ou não oferecer pontos positivos, é possível prever alta performance e desempenho superior. 

Faça um upgrade

Cada elemento que compõem um notebook eficiente tem uma função e isso acaba refletindo no preço final cobrado. Então, uma dica é conhecer a lista com as melhores memórias RAMs do mercado e avaliar a possibilidade de fazer um upgrade no futuro. 

Melhores Notebooks para o Trabalho de 2022

Abaixo você confere uma lista completa com os melhores notebooks para quem busca melhorar a vida profissional. As melhores opções estão presentes em diversas marcas, oferecendo o que há de melhor em desempenho para tarefas simples e podendo ser usadas até em jogos leves. 

Ainda, ao lado do nome de cada um dos produtos você confere uma pequena frase que resume um pouco do equipamento. Assim, fazer a opção perfeita fica mais fácil e você vai poder entender quais características entregam mais qualidade e oferecem melhor desempenho aos equipamentos.

Então, agora que você já sabe o que vem pela frente, confira abaixo a lista com o melhor notebook para trabalho de 2022 e algumas opções disponíveis. 

Imagem Notebooks Para Trabalho Detalhes
Notebook Avell C62 MOB - Geforce RTX 3060, i7 11800H, 16GB, SSD NVME 500GB, Windows 10 HSL - 17', preto
Avell C62 MOB Melhor notebook para trabalho
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7, 8GB 256GB SSD Placa de Vídeo Intel® Iris Plus Windows 10 15.6' Full HD, Prata
Lenovo Ultrafino ideapad S145 Melhor notebook para trabalho custo benefício
Notebook Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i, Intel Core i5-1035G, 8GB RAM, 256GB SSD, Windows 10, 14' Full HD WVA, Grafite
Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i O melhor modelo 2 em 1
Notebook Acer Aspire 3 AMD Ryzen 5-3500U, 8GB, 1TB, Windows 10 Home, 15.6' - A315-23G-R24V
Acer Aspire 3 O melhor modelo intermediário
Notebook Dell Inspiron i15-3501-A10P 15.6' HD 11ª Geração Intel Pentium Gold 4GB 128GB SSD Windows 10 Preto
Dell Inspiron i15-3501-A10P O modelo mais barato
Notebook ASUS M515DA-EJ533T AMD RYZEN 7 3700U / Radeon RX Vega 10 / 8 GB / 256 GB SSD / Windows 10 Home / Cinza Escuro
ASUS M515DA-EJ533T O melhor modelo para designers
Notebook Avell A52 MOB - Geforce RTX 3050, i5 11400H, 8GB, SSD NVME 250GB, Windows 10 HSL - 15', preto
Avell A52 MOB O melhor modelo para engenheiros

Como você viu, as melhores opções de notebook para tarefas diárias podem agradar a um grande número de usuários. Então, para entender melhor, abaixo você confere um review completo de cada uma das opções e pode verificar quais as características de notebook mais interessantes. 

1º – Avell C62 MOB

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor notebook para trabalho que você pode encontrar no mercado atualmente é o Avell C62 MOB, pertencente a uma linha de notebks profissionais eficientes. O modelo vem com processador i7, de 11ª geração, oferecendo o que você precisa para programas gráficos profissionais.

Além disso, a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3060 é um ponto importante para quem trabalha com design, arquitetura ou engenharia, por exemplo. Ainda, a bateria de longa duração e o teclado numérico são outros pontos eficientes que a tecnologia traz neste modelo interessante. 

Se não bastasse, os usuários podem utilizar softwares de edição sem medo, pois os 16Gb de memória RAM dão a estabilidade que você precisa. Por fim, o tamanho de tela com resolução QHD é um ponto importante e a tela antirreflexiva é capaz de entregar alta resolução de imagem. 

Características do notebook Avell C62 MOB 

  • Armazenamento:  SSD M.2 NVME 500GB [ 2.000 MB/s ] A
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3060 (6GB GDDR6)
  • Memória RAM: 16GB [2x 8GB Dual Channel] Memória DDR4 (2666 MHZ)
  • Tela: (LCD) 17.3″ QHD LCD (2560x1440p) 16:9 / 165Hz / Matte / sRGB: 100%

2º – Lenovo Ultrafino ideapad S145

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca equilibrar o custo benefício, o Lenovo Ultrafino ideapad S145 é uma excelente opção que o mercado oferece. Com 256Gb de memória interna, com tecnologia SSD, o modelo tem baixo consumo de energia e pode entregar imagens em alta definição, o que torna tudo mais fácil.

Ainda, a linha ideapad oferece um design simples e um processador intel core i7 de 10ª geração que pode ser muito útil. Para ajudar a dar mais velocidade e estabilidade, você ainda conta com memória RAM de 8GB, ideal para quem realiza diversas tarefas ao mesmo tempo no trabalho.

Por fim, o modelo conta com conexão wi-fi, conexão USB e HDMI, que ajudam a usar o equipamento com mais tranquilidade. Ainda, a autonomia de bateria de longa duração oferece ótimos resultados, assim como o teclado numérico ideal para atividades relacionadas a finanças e contabilidade. 

Características do notebook  Lenovo Ultrafino ideapad S145

  • Armazenamento: 256GB SSD
  • Placa de vídeo: intel íris plus
  • Memória RAM: ‎8 GB ‎DDR4
  • Tela: ‎15.6 Polegadas

3º – Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i

Com tecnologia de última geração, o Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i é uma das opções mais interessantes do mercado. A qualidade Lenovo vem expressa no preço acessível, design simples e capacidade para lidar com aplicativos de produtividade e atividades diárias básicas do trabalho.

O modelo 2 em 1 conta com processador i5 de última geração, vem com ótima autonomia de bateria e pode ser usado por editores de foto. Além disso, tem uma placa de vídeo integrada e 8GB de memória RAM que dão a estabilidade necessária para as aplicações profissionais do modelo.

O tamanho de tela de 14 polegadas ajuda na hora do transporte e você ainda pode aproveitar as bordas finas e abertura de tela completa. Assim, essa é a melhor opção para quem busca qualidade e eficiência, além de contar com conexão USB 3.0 e Wi-fi para ter os melhores resultados. 

Características do notebook Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i

  • Armazenamento: 256GB SSD
  • Placa de vídeo: Intel integrada
  • Memória RAM: 8GB ‎DDR4
  • Tela: 14 polegadas

4º – Acer Aspire 3

O Acer Aspire 3 é o modelo de notebook intermediário mais interessante para o trabalho, com processador AMD – Ryzen R5 3500U de última geração e muito mais. O notebook ainda oferece 8GB de memória RAM, que podem ser ótimos até mesmo para jogos simples no dia a dia. 

Ainda, é bom lembrar que o modelo vem com tamanho de tela de 15.6 polegadas, o que pode ser bastante interessante. Se não bastasse, a capacidade de armazenamento de 1 TB é ideal para editores de foto e aplicativos de produtividade, sendo a melhor opção intermediária atual.

Por fim, é bom lembrar que a autonomia de bateria e o teclado numérico são outros pontos que merecem atenção. Ainda, a possibilidade de conexão bluetooth, Wi-fi, USB e ethernet são pontos positivos que, aliados ao belo design, tornam esse um dos modelos de preço baixo mais procurados.

Características do notebook Acer Aspire 3 

  • Armazenamento: 1TB HDD
  • Placa de vídeo: Radeon 625 com memória dedicada VRAM de 2GB GDDR5
  • Memória RAM: 8GB
  • Tela: 15.6 Polegadas ‎1366 x 768 Pixels

5º – Dell Inspiron i15-3501-A10P

Se o que você busca é uma faixa de preço acessível, o Dell Inspiron i15-3501-A10P é o notebook barato mais interessante que você encontrará. O modelo vem com processador Intel Pentium Gold 7505  que pode ser bastante útil no dia a dia, assim como os 4Gb de memória RAM para tarefas. 

A longa duração de bateria, o teclado numérico e a conexão USB, Wi-fi e HDMI são outros pontos que merecem destaque. Ainda, o tamanho de tela de 15.6 polegadas, de alta definição, é um ponto importante, dando ótima qualidade de foto e vídeo, além de oferecer resolução de ponta. 

Com tanta qualidade, programas de editores de foto não terão problemas para funcionar e realizar tarefas simples ficará cada vez mais fácil. Por fim, os 128GB SSD são o que você precisa de espaço de armazenamento para guardar todos os seus arquivos e pastas de trabalho, com velocidade. 

Características do notebook Dell Inspiron i15-3501-A10P

  • Armazenamento: SSD de 128GB PCIe NVMe M.2
  • Placa de vídeo: Intel® UHD Graphics 
  • Memória RAM: 4GB (1x4GB), DDR4, 2666MHz; expansível até 16GB (2 slots soDIMM, 1 slot livre)
  • Tela:  HD de 15.6″ (1366 x 768), retroiluminada por LED, borda fina e com antirreflexo

6º – ASUS M515DA-EJ533T

Para quem trabalha com programas gráficos, designers e profissionais do tipo, a opção perfeita é o notebook ASUS M515DA-EJ533T. O modelo entrega um processador AMD Ryzen 7, de última geração, que pode aumentar o desempenho de editores de foto que precisam trabalhar. 

Ainda, é bom lembrar que a placa de vídeo Radeon RX Vega 10 é uma das mais interessantes do mercado atual. Por outro lado, os 8Gb de memória RAM são ótimos para lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo e o tamanho de tela antirreflexo de 15.6 polegadas é sempre muito bom. 

Por fim, é importante ressaltar que o modelo conta com longa duração de bateria, conexão USB, Wi-fi e HDMI, além de teclado numérico. Assim, todas essas características fazem desse equipamento um dos mais interessantes do mercado atual e entregam resultados excelentes para profissionais. 

Características do notebook ASUS M515DA-EJ533T 

  • Armazenamento: 256 GB SSD
  • Placa de vídeo: Radeon RX Vega 10
  • Memória RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6 ‎1920 x 1080 Pixels

7º – Avell A52 MOB

Engenheiros costumam ter dificuldades para encontrar os melhores resultados com notebooks, por isso o Avell A52 MOB é a melhor opção. O modelo vem equipado com processador i5, de 11ª geração, entrega 8Gb de memória RAM e tem ótimo desempenho para editores de foto e outros profissionais.

Se não bastasse, a bateria de longa duração e o preço acessível fazem deste um dos modelos mais interessantes. Ainda, é importante ressaltar a placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3050, com 4Gb de memória que ajudam a oferecer o melhor desempenho aos usuários em qualquer situação.

Por fim, é bom lembrar que o tamanho de tela de 15.6 polegadas é sempre importante e a tela com resolução Full HD pode entregar o que há de melhor em imagem. Tudo isso faz deste um dos melhores notebooks do mercado nacional para o trabalho de engenheiros no dia a dia. 

Características do notebook Avell A52 MOB

  • Armazenamento: SSD M.2 NVME 250GB 
  • Placa de vídeo: GeForce® RTX 3050 (4GB GDDR6) 
  • Memória RAM: 8GB DDR4 (2666MHZ)
  • Tela: (LCD):15.6″ WVA Full HD 120Hz

Aumente a capacidade de armazenamento

Quando você trabalha é comum que a quantidade de arquivos utilizados comece a se multiplicar de forma interessante. Então, uma boa alternativa é contar com os melhores HDs externos, pois eles são uma forma de aumentar a capacidade de armazenamento. 

Como escolher o melhor notebook para trabalho?

Escolher o melhor notebook para trabalho depende de vários pontos técnicos que merecem atenção. Acompanhar todas as novidades é muito difícil, principalmente porque a tecnologia está sempre em evolução para fornecer aplicações específicas aos usuários profissionais.

Por isso mesmo, aqui você confere algumas dicas que podem ser importantes e funcionam como guia de compra para fazer a melhor escolha. Para ter um feedback positivo é necessário conhecer o hardware do equipamento e, assim, alcançar uma performance superior no dia a dia. 

Então, confira abaixo as informações e não perca nenhum dado importante. 

Armazenamento

Quem trabalha com programas de edição de vídeo, design, engenharia, arquitetura e outros, sabe que os arquivos costumam ocupar bastante espaço. Assim, contar com boa capacidade de armazenamento é importante para que não se tenha dificuldades em um longo período.

Dessa forma, modelos com cerca de 240GB de espaço de armazenamento interno já são boa opção, mas há possibilidade de encontrar modelos com até 2TB. Em qualquer situação, utilizar a tecnologia de armazenamento SSD faz com que o notebook ganhe mais velocidade de processamento. 

Placa de vídeo

Para quem trabalha com edição de textos, tabelas e afins pode procurar um notebook sem placa de vídeo específica, mas outras profissões não têm essa possibilidade. Assim, o hardware é específico para quem trabalha com edição de vídeo e processamento gráfico de alto padrão, por exemplo.

Assim, modelos de marcas como Nvidia, AMD e Intel podem entregar resultados específicos para atividades diárias. Ainda, esse hardware é fundamental para que ferramentas em softwares de edição funcionem perfeitamente e tragam mais resultados positivos para os profissionais. 

Memória RAM

Todo profissional sabe que fazer diversas coisas ao mesmo tempo é algo corriqueiro, por isso a memória RAM é um dos pontos mais importantes. Assim, uma ótima opção é buscar um equipamento com ao menos 4GB de RAM, o que pode ajudar a dar mais estabilidade. 

Além disso, outra opção que pode ser bastante interessante é avaliar o custo benefício do modelo e a possibilidade de fazer uma expansão futura. Em muitos casos, você pode aproveitar elementos mais potentes em outras áreas e deixar para fazer um upgrade de RAM mais para frente. 

Tela

O tamanho de tela do seu equipamento é um ponto importante, pois diz respeito ao seu campo de visão e ao transporte. Assim, verificar a possibilidade de uma tela antirreflexiva, tela touch, bordas finas, taxa de atualização e diversos outros pontos sempre é algo muito importante. 

Assim, há modelos com cerca de 11 polegadas com resolução alta, bem como outros modelos que podem chegar a 17 polegadas, Full HD. Todos esses pontos devem ser observados para que você tenha acesso a bons resultados e possa aproveitar ao máximo a experiência visual do trabalho. 

Perguntas Frequentes

Programas de edição de vídeo e design exigem melhor processamento gráfico?

Sim, para esses usuários, o ideal é optar por notebooks com uma boa placa de vídeo, que pode oferecer melhor desempenho. 

Um processador pode oferecer melhor performance para um notebook intermediário?

Sim, muita gente considera o processador o coração do notebook, portanto, com a potência certa ele pode oferecer ótimos resultados. 

Com placa de vídeo eficiente e boa capacidade de armazenamento, os usuários podem usar os aparelhos para jogos?

Alguns modelos profissionais contam com uma ficha técnica mais potente e, por isso mesmo, podem ser utilizados em jogos mais leves. 

Escolher uma opção de entrada pode ser prejudicial para o desempenho do trabalho?

Não necessariamente, pois você precisa analisar o que precisa do seu notebook. Assim, para edição de textos, por exemplo, uma opção de entrada pode dar conta do recado.

Quais os pontos fundamentais de um notebook para o trabalho?

Um notebook com boa capacidade de armazenamento, processador i5, boa capacidade de memória e placa de vídeo mediana tende a ser útil na maioria dos casos. Então, tenha isso como base e pense nas melhorias necessárias, de acordo com a atividade que você desempenha. 

Qual o melhor notebook para trabalho?

Apontar o melhor notebook para trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente porque a lista de melhores notebooks é extensa. Assim, avaliar a qualidade dos modelos de última geração da maneira que possam atender ao maior número de usuários foi a base desse ranking.

Assim, em primeiro lugar ficou o Avell C62 MOB, aquele com as melhores características técnicas. O modelo tem processador i7, de 11ª geração, conta com tamanho de tela de 17.3 polegadas, placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce RTX 3060 e capacidade de armazenamento de 500GB.

Na segunda posição, com o melhor custo benefício, o Lenovo Ultrafino ideapad S145 é a opção mais interessante. Além de preço baixo, o Lenovo tem processador i7, de 10ª geração, conta com tamanho de tela de 15.6 polegadas, 8Gb de RAM e tem 256Gb de capacidade de armazenamento. 

Completando o pódio, o Lenovo 2 em 1 IdeaPad Flex 5i vem com processador i5 de última geração e muito mais. O modelo da Lenovo ainda é 2 em 1, conta com tela de 14 polegadas, tem 256Gb, SSD, de capacidade de armazenamento, bem como uma placa de vídeo integrada muito útil. 

No quarto lugar, o Acer Aspire 3 é um modelo de notebook intermediário ideal para programas leves e com bons resultados. O modelo tem 1TB de armazenamento, conta com processador AMD – Ryzen R5 3500U, conta com tela de 15.6 polegadas e conexão USB, Wi-fi e bluetooth. 

Na quinta posição, o Dell Inspiron i15-3501-A10P se destaca por ser o mais barato dessa lista. Ele conta com processador Intel Pentium Gold 7505 de última geração, conta com tela de 15.6 polegadas, vem com 128 Gb de capacidade de armazenamento e 4Gb de memória RAM.

Logo depois, em sexto lugar, o ASUS M515DA-EJ533T é o modelo ideal para designers de todos os tipos. O modelo vem com processador AMD Ryzen 7 de última geração, conta com placa de vídeo Radeon RX Vega 10, 15.6 polegadas em uma tela com ótima resolução e 8GB de RAM.

Completando a lista, o Avell A52 MOB é um notebook potente para engenheiros e outros trabalhadores do mesmo ramo. O modelo tem tela de 15.6 polegadas, tela infinita, ótimo desempenho gráfico e capacidade de processamento superior ao de outros modelos. 

Como você viu, lidar com aplicativos e aplicações específicas dos notebooks exige bastante dos usuários. Por isso, nada melhor que analisar cada um dos equipamentos de forma eficiente e buscar a opção perfeita para o seu estilo de trabalho e as necessidades do cotidiano. 

Aposte na versatilidade

Um dos pontos positivos dos notebooks mais novos são as várias opções de conexão e a forma com que podem ser usadas. Por isso, confira a lista com os melhores cartões de memória Micro SD do mercado, pois eles podem ser muito úteis no seu dia a dia. 

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor notebook para trabalho do mercado e algumas opções que podem ser bastante interessantes. Seja uma opção intermediária ou topo de linha, o que você precisa é ser capaz de realizar tarefas simples e tornar o seu dia a dia de trabalho um pouco mais fácil. 

Assim, sabendo o que um especialista de análise diz, você pode ter acesso a equipamentos de mais qualidade de agora em diante. Para quem busca a melhor qualidade, avaliar as opções de notebooks vai muito além do design, mas depende também de conhecer cada produto. 

Então, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Armazenamento;
  • Placa de vídeo;
  • Memória RAM;
  • Tela.

Cada um desses pontos pode ser crucial para avaliar essa linha de notebooks e todas as suas características. Assim, quem deseja lidar com a execução de programas gráficos e outros mais exigentes, sabe, desde logo, que ter um equipamento de qualidade faz toda a diferença.

Então, agora que você já conhece o melhor notebook para trabalho, chegou o momento de avaliar todas as possibilidades. Depois disso, ficará muito mais fácil organizar a sua vida profissional e deixá-la muito mais dinâmica, o que pode fazer com que você melhore o seu desempenho. 

Sobre o Autor

Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário