Melhores Placas de Captura e Custo Benefício de 2022

Saber escolher as melhores placas de captura é fundamental para uma transmissão de qualidade. Desse modo, saiba que é importante que os serviços de captura sejam adequados.

Assim, são vários os aparelhos digitais que podemos encontrar no mercado. Sendo uma alternativa aos players e funcionando no computador. Então vamos conhecer os modelos que mais obtém destaque em 2022.

Conte com um computador gamer de qualidade

Contar com uma placa de captura é fundamental para a transmissão de imagens e vídeos. Contudo, saiba que é importante adquirir outros itens tecnológicos para uma experiência adequada. Com isso, confira quais são os melhores PCs Gamers para o ano de 2022.

Melhores Placas de Captura de 2022

A placa de captura precisa apresentar todos os requisitos necessários para desempenhar sua função. De tal modo que no mercado nacional é possível encontrar várias marcas diferentes.Ao passo que as opções disponíveis possuem alta definição e entradas diversificadas. Aqui nessa tabela temos as melhores placas de captura atualmente no mercado:

Imagem Placas de Captura Detalhes
Avermedia Placa Captura Bu110 Placa Captura Vídeo Usb Avermedia Extremecap Uvc – Bu110, Cinza/branco - Android
Avermedia Bu 110 Extremecap Melhor Placa de Captura
PLACA de CAPTURA PORTÁTIL LYNX UHD-01S - PCYES
PCYES Portátil Lynx UHD-01S Melhor Placa de Captura Custo Benefício
Placa de Captura Elgato HD60 S 1080p USB - 1GC109901004
Corsair Elgato HD60 S 1080p Modelo para Streaming
Placa de Captura Averme GC311, avermedia, 31688, Outros Componentes
Avermedia GC311 31688 Dimensões menores
Placa De Captura Ezcap Usb 3.0 261 M Live 1080p 60fps 3.0
Ezcap USB 3.0 261 M Live Loop para Gamers
Easycap Placa De Captura e Conversor Usb Windows
Easycap e Conversor USB Windows Nostalgia
PLACA DE CAPTURA PORTÁTIL MOTION USB FULL HD - PCP100, Vinik, Preto
Vinik Portátil Motion USB Alta resolução

O primeiro ponto a se considerar é a tarefa que será desempenhada pelo usuário. Dessa maneira, para edições profissionais a potência de processamento é um fator decisivo.

Além disso, saiba que as conexões (entradas), a resolução máxima e o formato das portas também devem ser consideradas. Bem como as dimensões e os outros itens que chegam inclusos no pacote. Vamos analisar cada modelo na sequência para entender os detalhes que os compõem.

1º – Avermedia Bu 110 Extremecap

Melhor Escolha

Confira o preço →

O ranking das melhores placas de captura começa com um dos modelos mais potentes. Afinal, compreenda que sua elaboração foi justamente para a transmissão de imagens nas lives.

De tal forma que os resultados se parecem com os das câmeras semiprofissionais ou mesmo profissionais. Enquanto que você não vai nem mesmo necessitar de um computador desktop ou gamer.

Um dos principais detalhes da placa de captura em questão é a ausência de um computador. Já que ela não requer um desses aparelhos para funcionar. Se tornando uma excelente opção e garantindo imagens de alta definição.

Sendo que a renderização delas poderá ser feita em formato de 1080p60. Onde a sincronização perfeita faz com que não hajam perdas. Assim, o usuário pode fazer gravação direto do seu próprio celular.

Com isso, ela merece destaque, sendo considerada uma das melhores placas de captura. Vale destacar que ela é no estilo Plug and Play, facilitando as transmissões em plataformas.

A porta de entradaHDMI pode inclusive garantir momentos épicos em seus jogos. Nisso, temos um aparelho com conexões padrões que facilitam sua utilização.

A qualidade gráfica permitirá uma captura para streaming de alto nível. Pois, basta apenas fazer a conexão na entrada da DLSR e do seu Smartphone. Decerto, você ainda terá a opção de escolha de um app para fazer o processo.

Embora a compatibilidade com sistemas operacionais, fique limitada ao Android apenas. Mesmo assim, saiba que as taxas de quadros podem ser otimizadas com essa placa de vídeo otimizada.

Essa é realmente uma alternativa sólida, sendo uma das melhores placas de captura. Tanto que é um dos destaques da Amazon e do mercado atual. Devido as suas características que demonstram a potência do produto para a experiência de jogos.

Características da Avermedia Bu 110 Extremecap

  • Marca: Avermedia;
  • Fabricante: Avermedia;
  • Interface: USB-C 3.0;
  • Porta (Entrada): HDMI;
  • Porta (Saída): USB-C 3.0;
  • Resolução Máxima (Entrada): 1080p;
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p60;
  • Dimensões: 85 x 43 x 17 milímetros;
  • Itens inclusos: Cabo do tipo USB-C;
  • Peso: 82 gramas.

2º – PCYES Portátil Lynx UHD-01S

Custo Benefício

Confira o preço →

O PCYES Portátil Lynx UHD-01S tem um ótimo custo-benefício e se destaca nesse quesito. Dessa forma, saiba que ela é uma ótima opção e tem entrada HDMI.

A resolução do aparelho é em 4K, mantendo a alta definição. Inclusive contendo o pass-through que tem 1080p60 (saída). Por certo, compreenda que esse é um dos modelos de placas que possuem entradas para fones de ouvido.

Já o tamanho é pequeno, trazendo dimensões menores e mantendo a taxa de quadros corretamente. Em termos de comentários, saiba que os consumidores tem elogiado bastante o acessório.

Por isso, ela é tida como uma das melhores placas de captura. Visto que as imagens não sofrem com delay e a qualidade de imagem fica em um nível favorável.

O produto é também uma placa de captura portátil com entrada USB-C 3.0. Além de ser considerado um dos aparelhos modernos da categoria. Com isso, os apaixonados por jogos terão uma experiência excelente. E isso ajuda até mesmo em uma melhor taxa de atualização.

Características da PCYES Portátil Lynx UHD-01S

  • Marca: PCYES;
  • Fabricante: PCYES;
  • Interface: USB-C 3.0;
  • Porta (Entrada): HDMI e uma entrada estéreo 3,5 milímetros;
  • Porta (Saída): HDMI;
  • Resolução Máxima (Entrada): 2160p (4K);
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p60;
  • Dimensões: 67 x 67 x 20 milímetros; 
  • Itens inclusos: HDMI (2 cabos) e um USB-C 3.0;
  • Peso: 1 kg.

3º – Corsair Elgato HD60 S 1080p

Por sua vez, um outro aparelho de destaque é a Corsair Elgato HD60 S 1080p. Uma vez que essa placa de captura externa tem uma alta qualidade. Além disso, saiba que a mesma apresenta uma latência ultrabaixa.

De fato, compreenda que esse é um dos modelos de placas para as plataformas de streaming. Já que apresenta uma gravação adequada e com excelente qualidade.

Ao passo que é uma das melhores placas de captura com entrada HDMI. Enquanto que a saída possui esse mesmo padrão de conexão. Com o uso do componente a experiência de jogos será incrível.

Vale ressaltar que ela realiza transmissões em plataformas como Youtube e Twitch. Onde a captura será de 1080p60 e com uma baixa latência. Decerto, a alta definição chega a esse nível devido ao 4K.

E a opção de gravação flashback está disponível facilitando o salvamento das imagens de modo retroativo. Com uma placa de qualidade gráfica superior é possível fazer uso dos principais softwares.

Felizmente, saiba que é o caso do modelo que é uma das melhores placas de captura. Realizando com sucesso e praticidade a transmissão de vídeos e permitindo acesso aos aplicativos.

Outro ponto interessante é que temos um dos modelos que conta com comentários de voz. De tal maneira que você pode ajustar os áudios. Já o software de fábrica serve para fazer a captura necessária.

Que inclui as partidas de jogos e até mesmo as edições profissionais. Por certo, saiba também que o produto é ideal para imagens de consoles e tem boa taxa de atualização. Embora não seja uma alternativa barata, tem melhor qualidade para as redes sociais.

Características da Corsair Elgato HD60 S 1080p

  • Marca: Corsair;
  • Fabricante: Corsair;
  • Interface: USB-C 3.0;
  • Porta (Entrada): HDMI;
  • Porta (Saída): HDMI;
  • Resolução Máxima (Entrada): 4K;
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p60;
  • Dimensões: 112 x 75 x 19 milímetros;
  • Itens inclusos: Cabos HDMI e USB-C 3.0;
  • Peso: 69 gramas.

4º – Avermedia GC311 31688

Com dimensões menores o Avermedia GC311 31688 consiste em um aparelho externo. Desse modo, tem várias opções de conectividade e serve para jogos. A resolução é em Full HD e a taxa de quadros fica estável.

Devido a seu modo de funcionamento em loop e apresentação de zero em latência. Sendo uma das melhores placas de captura ela ainda tem entradas micro USB e HDMI, tanto para computadores quanto para Macs.

No pacote temos o cabo do tipo USB 2.0 e a porta de saídaHDMI é igual a de entrada. Vale mencionar que o produto consegue fazer a gravação de backups de jogos, o que otimiza a experiência.

A ferramenta ReCentral é um dos softwares que a marca inclui no acessório. Para que ele faça a transmissão de vídeo e possa trabalhar no acesso as plataformas necessárias. São muitos os recursos no componente que tem boa aceitação no mercado nacional.

Características da Avermedia GC311 31688

  • Marca: Avermedia;
  • Fabricante: Avermedia;
  • Interface: USB 2.0;
  • Porta (Entrada): HDMI;
  • Porta (Saída): HDMI;
  • Resolução Máxima (Entrada): 1080p;
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p60;
  • Dimensões: 188 x 100 x 57 milímetros;
  • Itens inclusos: Cabo (USB 2.0);
  • Peso: 35 gramas.

5º – Ezcap USB 3.0 261 M Live

Uma das melhores placas de captura em loop é a Ezcap USB 3.0 261 M Live. Pois, compreenda que o produto é um dos destaques na Amazon e permite transmissões de qualidade devido a suas taxas de atualização.

Assim, na experiência de jogos (gameplays) ela possibilita a criação de lives. Enquanto que o recurso de gravação comporta a transmissão de vídeos. Além de ser um dos aparelhos em estilo Plug and Play.

Sendo fácil de instalar e com porta HDMI tanto de entrada quanto de saída. O aparelho externo se parece com um Disco rígido portátil. Ao passo que basta conectar e pronto, o usuário já pode mostrar seus jogos para o seu público.

Há também uma entrada de microfone para facilitar a comunicação. E a compatibilidade é grande com vários softwares e streamings do mercado. Aliás, o funcionamento do componente se parece com de uma câmera de vídeo.

Características da Ezcap USB 3.0 261 M Live

  • Marca: Ezcap;
  • Fabricante: Ezcap;
  • Interface: USB 3.0;
  • Porta (Entrada): HDMI e entrada estéreo (3.5 milímetros);
  • Porta (Saída): HDMI;
  • Resolução Máxima (Entrada): 4K com 2160p30;
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p60;
  • Dimensões: 57 x 955 x 16 milímetros;
  • Itens inclusos: Cabos USB-C e 3.0;
  • Peso: 222 gramas.

6º – Easycap e Conversor USB Windows

O Easycap e Conversor USB Windows também está incluso na lista das melhores placas de captura. Uma vez que é um produto do tipo nostálgico e que pode ser encontrado na Amazon.

Os tipos de entradas dela são do modo antigo, incluindo o RCA (composto) e o S-Video. Além disso, entenda que o USB está disponível e o aparelho externo consegue digitalizar tanto os CDs quanto os DVDs.

E realiza essa operação inclusive para as fitas do tipo VHS. Mesmo sendo um dos aparelhos modernos, ele traz conexões nostálgicas. O que é interessante e permite gravar até jogos de videogames como PS3, Wii e Xbox 360.

Como resultado disso, você pode fazer a captura interna em vários formatos. Nesse sentido, temos o DVD, Mp3, Mp4 e o VCD. Então, fique ciente de que não há porta de entradaHDMI. E os itens adicionais incluem um CD convencional para a instalação usando o software de captura.

Características da Easycap e Conversor USB Windows

  • Marca: Easycap;
  • Fabricante: Easycap;
  • Interface: USB 2.0;
  • Porta (Entrada): RCA (Composto) e o S-Video;
  • Porta (Saída): USB 2.0;
  • Resolução Máxima (Entrada): 480p30 em NTSC e 576p25 em PAL;
  • Resolução Máxima (Saída): 480p30 em NTSC e 576p25 em PAL;
  • Dimensões: 175 x 185 x 40 milímetros;
  • Itens inclusos: CD (instalação);
  • Peso: Não informado.

7º – Vinik Portátil Motion USB

Um dos aparelhos externos com resolução máxima em 4K é o Vinik Portátil Motion USB. Dessa maneira, saiba que o modelo é uma das melhores placas de captura.

Afinal, compreenda que é pequena em tamanho e conta com entrada em HDMI. Enquanto que a saída é no formato USB 2.0. Nisso, ela consegue fazer a captura de vídeo com qualidade e serve para as seguintes atividades:

  • Palestras;
  • Aulas;
  • Cursos;
  • Cultos e Missas;
  • Entre outros.

Decerto, saiba que a resolução em 4K lembra a da câmera de vídeo. No caso, uma que seja um aparelho moderno. Aliás, tanto o áudio quanto o vídeo pode ser transmitido sem problemas para seu PC ou um notebook.

Até mesmo um Smartphone pode ser usado através de um cabo do tipo OTG. Na saída os formatos costumam ser do tipo YUV e em JPEG. Vale destacar que essa é uma das melhores placas de captura em taxa de quadros.

Com boas taxas de atualização e de quadros esse é o produto ideal. Visto que é um dos aparelhos pequenos que temos na categoria. Servindo até mesmo para assistir ao Amazon Prime com qualidade. 

Características da Vinik Portátil Motion USB

  • Marca: Vinik;
  • Fabricante: Vinik;
  • Interface: USB 2.0;
  • Porta (Entrada): HDMI;
  • Porta (Saída): USB 2.0;
  • Resolução Máxima (Entrada): 4K (2160p);
  • Resolução Máxima (Saída): 1080p;
  • Dimensões: 68 x 26 x 10 milímetros;
  • Itens inclusos: Não possui;
  • Peso: 40 gramas.

Invista em um headphone potente

Além de adquirir uma placa de captura é importante ter um bom headphone. Dessa forma, saiba que ele faz diferença durante os streamings. Por isso veja quais são os melhores headphones do mercado

Como escolher a melhor placa de captura?

A fim de escolher as melhores placas de captura é preciso que elas sejam potentes. E que sirvam para a tarefa proposta que pode ser funções mais simples ou gamers.

Com isso, entenda que é necessário avaliar as conexões, as entradas e a resolução máxima delas. Enquanto que suas dimensões e os itens adicionais ajudam a reforçar sua valorização. Então, vamos verificar os pontos principais antes de fazer a compra.

Utilidade

O primeiro ponto a ser analisado é justamente a utilidade que essa placa de captura deve ter. nesse sentido, saiba que ela pode ser útil para captura de vídeo, sendo uma opção mais barata.

Além disso, compreenda que a mesma costuma ter a entrada do tipo USB. O que não é tão bom para quem pretende ter um aparelho para jogos. Contudo, se o objetivo for transmitir sons e imagens ela é muito boa.

Agora quando o objetivo é ter um acessório para games é diferente. Pois, as melhores placas de captura podem ter até mesmo softwares próprios. E apresentar codificadores para diminuir a carga sobre a CPU.

Decerto, as taxas de atualização ficam melhores com placas que sejam de alto nível. Sendo que para transmitir jogos ou fazer lives é importante contar com o equipamento mais adequado.

Entradas e Conexões

As entradas e as conexões também são pontos que influenciam bastante. Visto que uma interface com USB 3.0 costuma ser mais ágil. Para melhores transferências de dados o USB-C é o mais aconselhável. Por isso, analise esse ponto que é fundamental para o usuário.

Formato das portas

Nas portas de entrada temos um compartimento que conecta o dispositivo aos arquivos. De tal modo que as melhores placas de captura costumam ter o HDMI.

Servindo para câmera de vídeo, equipamentos eletrônicos e videogames. Enquanto que existem modelos que trazem o S-Video ou mesmo o RCA A/V. Que são mais antigos e permitem trabalhar com outros formatos.

Uma placa de captura precisa ter boa taxa de quadros e trabalhar em loop é muito bom. Afinal, saiba que a porta de saída é quem influencia diretamente nisso.

Ao passo que os padrões podem ser USB ou mesmo o próprio HDMI. Já as placas de captura gamers possuem o loop que tem várias entradas e saídas. Assim, quanto mais potente, maiores são as taxas de atualização e geração de resultados favoráveis.

Resolução máxima

A resolução máxima é outro ponto essencial nas melhores placas de captura. Desse modo, compreenda que esse valor padrão tem que ser igual no aparelho e no dispositivo que terá a transmissão.

Com isso, verifique se a placa não tem um valor de entrada diferente do de saída. Ou seja, 4K precisa de um dispositivo compatível para manter a resolução idêntica. Para 2160 pixels uma placa de captura com 1080p não vai servir.

Dimensões

Vimos que são muitos os pontos a serem analisados. Um deles é que as taxas de atualização precisam ser de alto nível. Agora as dimensões são o tamanho que o produto possui.

No caso, o componente pode ser interno ou externo (portátil). Aliás, as melhores placas de captura podem ser bem pequenas. Tudo depende do tipo de acessório que você está buscando.

Itens adicionais

Os itens adicionais costumam ser os cabos USB, HDMI, entre outros. Para a transmissão de dados com rapidez é importante que eles sejam modernos. Pois, isso ajuda até mesmo na alta atualização nos processamentos.

Perguntas Frequentes

O que é uma placa de captura?

Esse componente é um tipo de hardware que realiza transferências de áudio e vídeo. Ou mesmo de câmeras, videogames e televisores de forma direta para seu computador ou notebook.

Qual a vantagem da placa de captura?

O produto consegue captar vídeos e realizar transmissões online em lives. Além de garantir boas taxas de quadros e resoluções elevadas. Existem modelos portáteis ou de captura interna.

Preciso de placa de captura para fazer Live?

É necessário ter uma placa de captura para fazer esses tipos de transmissões (lives). Já que depende dela essa transferência dos dados em sons e imagens.

Qual a diferença entre placa de vídeo e placa de captura?

Nas placas de captura o sinal é recebido externamente, convertendo ele para dados de computador. Já a placa de vídeo recebe as tarefas e consegue colocar os resultados em sua TV ou monitor.

Quais são as melhores marcas de placas de captura?

No mercado temos a Avermedia, PCYES, Corsair, Ezcap e a Vinik. Dessa maneira, saiba que elas possuem produtos de qualidade para tal tarefa.

Qual a melhor placa de captura?

No nosso ranking das melhores placas de captura temos a Avermedia Bu 110 Extremecap. Que é considerada a mais completa e funcional da categoria. Servindo para fazer lives e podendo ser transportada a qualquer local.

Já na segunda posição temos a PCYES Portátil Lynx UHD-01S. Pois, a mesma tem excelente custo-benefício e traz resolução em 4K. Além de ter ótimas imagens sem apresentar delay.

A terceira da lista é a Corsair Elgato HD60 S 1080p. No caso, seu destaque é justamente por ser voltada para streaming. De tal maneira que permite transmissão em lives diretas do Twitch ou do Youtube.

Agora a quarta colocação das melhores placas de captura ficou com a Avermedia GC311 31688 que apresenta tamanho mais compacto. Aliás, mesmo sendo pequena ela é bastante potente.

Já que sua latência é zero e isso ajuda muito na experiência com os games. Em quinto está a Ezcap USB 3.0 261 M Live que possui loop para os jogos. De fácil instalação o preço cobrado é acessível ao consumidor.

Por certo, a sexta colocada é a Easycap e Conversor USB Windows. Dessa forma, saiba que ela é nostálgica. Uma vez que traz conexões antigas, tais como S-Video e o RCA Composto.

Fechando o ranking das melhores placas de captura temos a Vinik Portátil Motion USB. Onde sua alta resolução em 4K é seu grande diferencial frente as concorrentes. Sendo ótima para as transmissões em palestras, aulas ou eventos religiosos. 

Não se esqueça de um microfone adequado

Não há dúvidas de que para um streaming de qualidade é necessário adquirir um bom microfone. Assim, conheça quais são os melhores microfones do mercado em 2022.

Conclusão

Como vimos no artigo são muitos os pontos que definem que uma placa de captura é potente. De tal forma que os principais pontos são:

  • A tarefa que ela vai desempenhar;
  • Conexões e entradas;
  • Formatos das portas tanto de entrada quanto de saída;
  • Resolução (Entrada/Saída);
  • Tamanho (dimensões);
  • Itens inclusos no pacote.

Desse modo, compreenda que as melhores placas de captura podem ser de captura externa ou interna. Além de termos modelos portáteis que facilitam seu transporte.

Sendo que as mais baratas costumam ser de captura de vídeo. Enquanto que outras podem desempenhar funções mais eficientes. Portanto, o ranking tem os modelos de maior qualidade, basta apenas escolher o mais adequado para as suas necessidades.

Sobre o Autor

Deixe um comentário