Melhores Placas de Vídeo e Custo Benefício de 2022

Para quem trabalha com edição de vídeo ou joga os games mais atuais, a melhor placa de vídeo no equipamento faz a diferença. 

Basicamente, o processamento de vídeo pode interferir na performance e desempenho e aumentar a capacidade de resolução. Ou seja, mesmo com uma placa de vídeo mais básica você vai conseguir resultados superiores àqueles equipamentos que não possuem placas de vídeo. 

A alta qualidade gráfica é um ponto que também faz a diferença para aqueles que trabalham com design e projetos gráficos, como engenheiros e arquitetos. Assim, conhecer os requisitos mínimos de placa de uma placa de vídeo intermediária pode fazer a diferença na hora da compra. 

Diante disso, aqui você conhecerá uma lista com a melhor placa de vídeo do mercado e algumas outras opções interessantes. A ideia é que você possa entender as características de cada equipamento e, assim, ter uma ideia de como conseguir um excelente desempenho. 

Ao longo do texto, ainda, para que você consiga uma bela performance, você vai receber algumas dicas que podem ajudar na hora da compra. Conhecendo a configuração de cada placa de vídeo você poderá saber o que esperar e qual equipamento pode oferecer desempenho superior. 

Invista nos periféricos

Se você gosta de jogar no computador e por isso precisa de uma boa placa, uma boa dica é investir em periféricos, como um mouse gamer. Então, conheça a lista com os melhores mouses gamers de 2022 e tenha muito mais qualidade nos seus jogos. 

Melhores Placas de Vídeo de 2022

Abaixo você confere uma lista com as melhores placas de vídeo que pode encontrar no mercado nacional. Cada uma delas oferece uma capacidade, de modo que há placas de vídeo para jogos e placas que proporcionam o melhor processamento gráfico para o trabalho no dia a dia. 

Além disso, ao lado de cada um dos melhores modelos, você confere também uma frase que resume um pouco do funcionamento dos equipamentos. Assim é possível saber qual configuração se destaca e quais elementos merecem atenção superior na hora de selar a compra definitiva.

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com a melhor placa de vídeo de 2022 e outras alternativas. 

Imagem Placas de Vídeo Detalhes
MSI NVIDIA GeForce RTX 3090 Gaming X TRIO Placa Gráfica GDDR6X
NVIDIA GeForce RTX 3090 Melhor placa de vídeo
Placa de Vídeo Gainward - GeForce GTX 3060 Ti, 8GB GDDR6, GHOST Series
NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti Melhor placa de vídeo custo benefício
Placa de Vídeo ASUS - GeForce KO-RTX 3070, V2 Gaming, LHR, 8GB GDDR6, Ray Tracing, DLSS, RGB
NVIDIA GeForce RTX 3070 O melhor modelo intermediário
Placa de Vídeo ASUS Cerberus - GeForce GTX 1050 Ti, 4GB GDDR5, OC Edition
NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti O melhor modelo barato
Placa de Vídeo AFOX AMD Radeon RX560D, 4GB, GDDR5 - AFRX560D-4096D5H4-V3
AFOX AMD Radeon RX 560D O melhor modelo para o trabalho
Gpu Amd Rx 580 8Gb Red Dragon, Power Color, Axrx 580 8Gbd5-3Dhdv2/Oc, Placas de Vídeo
‎AMD Radeon RX 480 O melhor modelo para jogos leves
PLACA DE VIDEO NVIDIA GEFORCE G 210 1GB DDR3 64 BITS COM KIT LOW PROFILE INCLUSO - PA210G6401D3LP, PCYES, 30675
NVIDIA GEFORCE G 210 O melhor modelo básico para o dia a dia

Como você viu, o mercado oferece diversos modelos de placas que podem ser úteis no dia a dia para profissionais e para diversão. Então, abaixo você confere uma análise completa de cada um e pode fazer a sua escolha com base na capacidade e desempenho de cada um dos modelos. 

1º – NVIDIA GeForce RTX 3090

Melhor Escolha

Confira o preço →

A melhor placa de vídeo que você encontra no mercado atualmente é o modelo NVIDIA GeForce RTX 3090, com excelentes características. Para quem busca vídeos com resolução máxima, essa é uma opção interessante, com 24Gb de memória GDDR6X, oferecendo ótimos benefícios.

Além disso, destaque para a velocidade de clock de 3000 Mhz, a maior que você vai encontrar nos produtos daqui. Assim você vai conseguir altas taxas de quadros por segundo, o que melhora a qualidade das imagens e pode ser ótimo para edição de vídeos e outros trabalhos do tipo.

Ainda, é bom lembrar que o modelo conta com saídas displayport e HDMI, o que permite que você use o equipamento nas mais diversas situações. Assim, você consegue excelente processamento gráfico em um dos melhores modelos do mercado, tanto para jogos quanto para o trabalho. 

Características da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3090 

  • Memória: GDDR6X de 24GB
  • Velocidade de clock: ‎ 3000MHz
  • Fonte de energia: 370 watts
  • Saídas de vídeo: DisplayPort x 3, HDMI x 1

2º – NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca placas de vídeo custo benefício, a NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti é uma das alternativas mais interessantes. Com altíssimo desempenho, o modelo pode oferecer imagens em alta resolução e conta com uma interface de memória que pode ser bastante útil no dia a dia. 

O modelo vem com memória do tipo GDDR6, com 8GB, podendo ajudar bastante em qualquer situação. Além disso, a velocidade de clock de 7000 Mhz torna esse um dos melhores modelos para processamento gráfico, além de oferecer alta performance em jogos de todo tipo. 

Além de possuir o melhor custo benefício, o equipamento conta com coolers para resfriamento, bastante eficientes, bem como com portas HDMI e DisplayPort. Tudo isso contribui para que o equipamento ofereça ótimo desempenho extra e seja um dos mais procurados do mercado. 

Características da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti

  • Memória: 8Gb GDDR6
  • Velocidade de clock: ‎7000 MHz
  • Fonte de energia: não especificado
  • Saídas de vídeo: DisplayPort, HDMI

3º – NVIDIA GeForce RTX 3070

Para quem busca placas de vídeo intermediárias, a NVIDIA GeForce RTX 3070 é uma das melhores alternativas atuais. O modelo conta com altíssimo desempenho, oferece imagens em alta resolução e conta com uma interface de memória adequada para o uso no dia a dia com qualidade. 

Assim, a memória GDDR6 de 8GB ajuda bastante nos jogos e você ainda tem uma faixa de preço acessível. Se não bastasse, você conta com dois coolers para proporcionar o melhor resfriamento silencioso, além de saídas do tipo USB e HDMI, que auxiliam a ter uma melhor conexão. 

Ainda, é importante lembrar que a velocidade de clock pode chegar a 1815 MHz no modo gaming e você conta com altas taxas de quadros que podem ser úteis. Assim, seja para o trabalho de edição de vídeos ou programas gráficos, bem como para jogos, você tem aqui uma excelente opção. 

Características da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3070

  • Memória: GDDR6 8GB
  • Velocidade de clock: Boost Clock 1845 MHz (modo OC) / 1815 MHz (modo Gaming
  • Fonte de energia: Não especificado
  • Saídas de vídeo: USB, HDMI

4º – NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

Para quem procura um equipamento de linha inferior e com faixa de preço acessível, a placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti é excelente opção. O modelo, além do preço baixo, conta com maior resistência e 4Gb de memória GDDR5 que podem fazer a diferença no seu cotidiano.

Essa linha de placas de vídeo da Nvidia ainda oferece 1455 Mhz de velocidade de clock, o que permite ter altas taxas de quadros com eficiência. Além disso, você pode utilizar telas simultâneas e a resposta ao mouse gamer pode ser muito mais interessante e te trazer diversos benefícios. 

Ainda, é bom lembrar que o modelo tem dois coolers grandes para promover o resfriamento, o que impede o superaquecimento tão ruim para o desempenho. Tudo isso permite que uma placa de vídeo de baixo preço possa entregar ótimos resultados e um desempenho superior. 

Características da placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti 

  • Memória: 4Gb GDDR5
  • Velocidade de clock: ‎1455 MHz
  • Fonte de energia: ‎75 watts
  • Saídas de vídeo: VGA

5º – AFOX AMD Radeon RX 560D

Quem trabalha com processamento gráfico sabe que uma placa de vídeo faz toda a diferença, por isso o modelo AFOX AMD Radeon RX560D merece atenção. Com ótimo benefício para a categoria, o modelo vem com 4Gb de memória DDR 5 e é capaz de entregar imagens com ótima resolução.

Além da interface de memória e da faixa de preço acessível, o modelo ainda conta com velocidade de clock de 1176 MHz, que pode ser bastante útil. Para quem busca uma placa de vídeo barata para usar no trabalho, a AMD Radeon RX faz parte de uma linha que merece atenção e é muito útil. 

Assim, você tem acesso a uma linha de placas de sucesso, com ótimo resfriamento, preço padrão acessível e ótimos resultados. Entre as melhores placas disponíveis atualmente, certamente essa se destaca como uma das que oferecem melhores benefícios para os trabalhadores. 

Características da placa de vídeo AFOX AMD Radeon RX 560D

  • Memória: 4GB DDR5
  • Velocidade de clock: ‎1176 MHz
  • Fonte de energia: Não especificado
  • Saídas de vídeo: Não especificado

6º – AMD Radeon RX 480

Para quem busca uma placa de vídeo com ótima interface de memória e preço acessível para lidar com jogos leves, a linha AMD Radeon RX é uma das melhores. Por isso, o modelo RX 480 se destaca, oferecendo 8GB de memória do tipo GDDR5, que pode ajudar bastante nos games. 

A Radeon RX 480 conta ainda com baixo consumo de energia, exigindo fonte de apenas 500 Watts, além de contar com diversas saídas de vídeo. Assim, com portas HDMI, DVi e DisplayPort você pode conseguir resultados muito melhores do que com essa placa antiga que você ainda usa. 

Dessa forma e com velocidade de clock de 1350 Mhz, você terá uma ótima performance gráfica e imagens em alta qualidade nos seus jogos. Assim, as taxas de quadro se tornam excelentes e você pode até mesmo usar seu equipamento para edição de fotos com essa ótima placa. 

Características da placa de vídeo AMD Radeon RX 480

  • Memória: 8GB GDDR5
  • Velocidade de clock: ‎1350 MHz
  • Fonte de energia: 500W
  • Saídas de vídeo: DisplayPort, DVI, HDMI

7º – NVIDIA GEFORCE G 210

 Agora chegou o momento de conhecer um modelo básico, mas que pode ser utilizado em qualquer situação do dia a dia. A NVIDIA GEFORCE G 210 é uma categoria de placa de vídeo consegue fazer o mínimo, em diversas situações, e que pode ajudar bastante nas tarefas mais corriqueiras. 

Então, se você busca uma placa de vídeo para um computador usado pela família, por exemplo, essa pode ser uma ótima opção. O modelo vem com 1 GB de memória, do tipo DDR3, além de contar com 1000 Mhz de velocidade de clock, algo que pode ser bastante útil. 

Além disso, é bom destacar o cooler para resfriamento e o fato de ela se encontrar entre as faixas de preço mais baixas entre todas. Tudo isso faz deste um dos modelos de placa de vídeo boa com mais qualidade e capaz de atender as demandas de um público mais comum e sem tantas exigências. 

Características da placa de vídeo NVIDIA GEFORCE G 210

  • Memória: DDR3 SDRAM 1GB
  • Velocidade de clock: 1000MHz
  • Fonte de energia: não especificado
  • Saídas de vídeo: 1xHDMI; 1 DVI-I E 1 VGA

Como escolher a melhor placa de vídeo?

Escolher a melhor placa de vídeo entre tantas opções não é uma tarefa fácil de nenhuma maneira. Isso acontece porque a tecnologia está sempre evoluindo, de modo que o desempenho em jogos atuais ou em programas novos depende de acompanhar todas as novas mudanças de hardware. 

Então, diante disso, abaixo você confere algumas dicas para alcançar um ótimo desempenho no uso do seu equipamento. Não se esqueça que o custo com performance pode fazer a diferença e trazer os melhores resultados gráficos para você, o que pode sempre melhorar o desempenho.

Então, continue lendo e não perca nenhuma informação importante. 

Memória 

A quantidade de memória de uma placa de vídeo influencia diretamente no melhor desempenho e alta performance. Assim, placas com ao menos 4Gb de memória tendem a ser suficientes para jogos leves, enquanto que games mais novos podem precisar de modelos com cerca de 8GB.

Ainda, é bom lembrar que a memória influencia na quantidade de dados que você recebe e envia para o monitor. Se não bastasse, é bom lembrar que os modelos de memória do tipo DDR6 são mais modernos e eficientes, podendo entregar resultados mais interessantes para os usuários. 

Velocidade de clock

A velocidade de clock pode ser entendida como a frequência de trabalho ou capacidade de realizar um determinado número de ações por segundo. Assim, quanto maior o número de clock, o desempenho satisfatório deve surgir, diante da maior capacidade de funcionamento. 

Assim, modelos com cerca de 1200MHz de clock tendem a oferecer uma ótima capacidade e entregar resultados satisfatórios. Fique atento, no entanto, pois clock não é overclock e, esse último diz respeito apenas a uma capacidade turbo, que não dura o tempo todo no seu equipamento. 

Fonte de energia

A velocidade de clock e a interface de memória podem ajudar a ter melhores resultados, mas tudo depende da potência da fonte de energia. Alguns modelos mais antigos podem funcionar com 300W, como a GeForce GTX 1050Ti, mas nem todos os modelos entregam a mesma capacidade. 

Assim, fique atento, pois a RTX 2080, por exemplo, já é um modelo de placa de vídeo que precisa de cerca de 750W para funcionar completamente. Ou seja, para conseguir um processamento gráfico eficiente é preciso ficar de olho e ter consciência de que todos os pontos importam. 

Saídas de vídeo

Usar a saída de vídeo adequada pode fazer com que você tenha mais qualidade gráfica e não perca nada de informação. Por outro lado, ao utilizar adaptadores, você vai ter uma perda grande de qualidade e isso pode prejudicar seu desempenho, motivo pelo qual é preciso atenção na compra. 

Assim, é possível encontrar modelos com conexão HDMI e outros com displayPort e USB, todos podendo oferecer boa qualidade. Fique atento, no entanto, para não fazer compras equivocadas, focando sempre nos modelos topo de linha e capazes de entregar melhor desempenho. 

Fique esperto

A quantidade de memória da sua placa de vídeo é importante porque permite que o seu equipamento não trave durante o uso. Porém, uma boa alternativa também é conferir a lista com as melhores memórias RAM do mercado, que oferecem os melhores benefícios. 

Perguntas Frequentes

Uma placa de vídeo intermediária da Nvidia é capaz de entregar boa performance por um preço razoável?

Sim. A Nvidia é uma das empresas mais conhecidas do mercado e pode entregar ótimos resultados, mesmo com modelos mais modestos. 

Uma ótima placa de vídeo boa e barata pode entregar Ray Tracing de qualidade?

Sim, mas é preciso ficar de olho, pois muitas vezes os modelos baratos precisam compensar os pontos positivos, então isso pode ser sinal de que outro ponto estará mais abaixo que o esperado. 

A linha de placas de vídeo intermediárias do mercado oferece interface de memória adequada?

É possível que você encontre modelos com uma quantidade maior, mas o mais comum é que as placas tenham cerca de 4Gb de memória. 

Na compra de uma placa de vídeo para jogos, qual deve ser a preocupação com o processamento gráfico?

Lembre-se sempre que os jogos mais modernos têm exigências de processamento maiores. Assim, tenha em mente se lidará com jogos leves ou pesados para, assim, poder saber qual o nível de processamento necessário.

Placas de vídeo baratas são indicadas para profissionais que necessitam de alta qualidade gráfica?

A questão do preço deve ser vista com muita cautela, mas é sempre bom ficar atento, pois modelos muito baratos podem não dar conta do recado. 

Qual a melhor placa de vídeo?

Escolher a melhor placa de vídeo entre tantas opções de qualidade é uma tarefa das mais difíceis. Assim, o ranking a seguir se baseou em informações de desempenho e alta performance, levando em consideração aqueles equipamentos capazes de entregar os melhores resultados aos usuários.

Assim, em primeiro lugar ficou a placa NVIDIA GeForce RTX 3090, aquela que reúne as melhores características técnicas. O modelo vem com saídas displayPort e HDMI, conta com 24Gb de memória GDDR6X, velocidade de clock de 3000 Mhz e funciona com 370W. 

Na segunda posição, a melhor placa de vídeo custo benefício é a NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti, oferecendo bom preço e alta qualidade. O equipamento vem, então, com memória de 8GB, GDDR6, conta com 7000 Mhz de velocidade de clock, portas HDMI e DisplayPort e muito mais. 

Completando o pódio, a placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 3070 é um modelo intermediário que pode ser bastante útil. O equipamento vem com 1815 Mhz de velocidade de clock no modo gaming, conta com ótima taxa de quadros, saídas USB e HDMI, além de um desempenho interessante. 

Na quarta posição, o destaque vai para a NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti, a placa de vídeo mais barata que você encontra por aqui. O equipamento tem 1455 Mhz de velocidade de clock, conta com 4Gb de memória, do tipo GDDR5 e ainda vem com saída VGA, para melhor funcionamento.

No quinto lugar, a placa gráfica AFOX AMD Radeon RX560D é ideal para trabalhadores que atuam com edição de vídeo ou programas gráficos. O modelo tem velocidade de clock de 1176 MHz, conta com 4Gb de memória, do tipo DDR5, podendo ser bastante útil em diversas situações. 

Na sexta posição, a AMD Radeon RX 480 é um modelo bastante útil para quem gosta de jogos mais leves. Assim, a placa vem com portas HDMI, DVi e DisplayPort, conta com 8Gb de memória, do tipo GDDR5, tem velocidade de clock de 1350 Mhz e pode ser bastante útil nos seus games. 

Fechando a lista, a NVIDIA GEFORCE G 210 é uma placa de vídeo básica que pode entregar ótimos resultados em um computador familiar, por exemplo. O modelo tem ótimo resfriamento, 1 GB de memória DDR3, conta com 1000Mhz de velocidade de clock e tende a ajudar bastante. 

Como você viu, diversas marcas de placas de vídeo entregam modelos de alta performance e com resultados arrasadores. Além disso, seja para os jogos atuais ou para os melhores trabalhos profissionais, a verdade é que os melhores modelos entregam ótimos resultados. 

Solte o som

A qualidade dos gráficos é sempre importante para a jogabilidade, mas contar com som de qualidade também é muito importante. Então, confira a lista com os melhores headsets gamers e tenha uma experiência muito mais agradável. 

Conclusão

Você conheceu aqui a melhor placa de vídeo do mercado brasileiro e algumas opções que podem melhorar o processamento gráfico do seu equipamento. Então, agora que se tem as melhores informações, fica muito mais fácil fazer uma compra com base em dados reais.

É muito importante ter consciência de que a melhor opção para o seu dia a dia é aquela capaz de lhe trazer benefícios. Ou seja, procure placas de vídeo que possam solucionar os seus problemas e surjam realmente como opções que podem melhorar o seu desempenho e performance. 

Mas para isso é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Memória;
  • Velocidade de Clock;
  • Fonte de energia;
  • Saídas de vídeo. 

Todos esses pontos são extremamente importantes para alcançar um desempenho satisfatório no uso do seu equipamento. Por isso, cada linha de placas conta com configuração gráfica diferente, motivo pelo qual você precisa ficar atento para, somente então, encontrar os resultados. 

Assim, agora que você já conhece a melhor placa de vídeo do mercado e tem algumas outras opções, está na hora de tomar uma decisão. Escolha um dos modelos acima e passe a ter momentos muito mais agradáveis diante do seu equipamento, com uma qualidade gráfica superior.

Sobre o Autor

Vagner Neubert
Vagner Neubert
Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário