Para quem trabalha com edição de vídeo ou joga os games mais atuais, a melhor placa de vídeo no equipamento faz a diferença.
Basicamente, o processamento de vídeo pode interferir na performance e desempenho e aumentar a capacidade de resolução. Ou seja, mesmo com uma placa de vídeo mais básica você vai conseguir resultados superiores àqueles equipamentos que não possuem placas de vídeo.
A alta qualidade gráfica é um ponto que também faz a diferença para aqueles que trabalham com design e projetos gráficos, como engenheiros e arquitetos. Assim, conhecer os requisitos mínimos de placa de uma placa de vídeo intermediária pode fazer a diferença na hora da compra.
Diante disso, aqui você conhecerá uma lista com a melhor placa de vídeo do mercado e algumas outras opções interessantes. A ideia é que você possa entender as características de cada equipamento e, assim, ter uma ideia de como conseguir um excelente desempenho.
Ao longo do texto, ainda, para que você consiga uma bela performance, você vai receber algumas dicas que podem ajudar na hora da compra. Conhecendo a configuração de cada placa de vídeo você poderá saber o que esperar e qual equipamento pode oferecer desempenho superior.
Invista nos periféricos
Se você gosta de jogar no computador e por isso precisa de uma boa placa, uma boa dica é investir em periféricos, como um mouse gamer. Então, conheça a lista com os melhores mouses gamers de 2024 e tenha muito mais qualidade nos seus jogos.
Tabela de Conteúdos
Melhores Placas de Vídeo de 2024
Abaixo você confere uma lista com as melhores placas de vídeo que pode encontrar no mercado nacional. Cada uma delas oferece uma capacidade, de modo que há placas de vídeo para jogos e placas que proporcionam o melhor processamento gráfico para o trabalho no dia a dia.
Além disso, ao lado de cada um dos melhores modelos, você confere também uma frase que resume um pouco do funcionamento dos equipamentos. Assim é possível saber qual configuração se destaca e quais elementos merecem atenção superior na hora de selar a compra definitiva.
Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com a melhor placa de vídeo de 2024 e outras alternativas.
Como você viu, o mercado oferece diversos modelos de placas que podem ser úteis no dia a dia para profissionais e para diversão. Então, abaixo você confere uma análise completa de cada um e pode fazer a sua escolha com base na capacidade e desempenho de cada um dos modelos.
1º – Asus TUF Gaming AMD Radeon RX 6900XT
A placa de vídeo Asus TUF Gaming AMD Radeon RX 6900XT é considerada a mais moderna da categoria. Pois, entenda que nos testes e análises dos nossos experts ficou evidente o potencial do componente.
Já que ele é de uma marca reconhecida e traz um belo design. Além de contar com uma estrutura com ventiladores que usam a tecnologia axial. Onde em comparação ao antecessor foi realizada uma ótima evolução.
Visto que a quantidade de lâminas são maiores e a rotação apresenta um novo tipo de formato. Os rolamentos são duplos neste ventilador e conseguem o dobro de outros modelos.
Enquanto que é superior a aquelas placas que possuem rolamentos de manga. Na cobertura do dispositivo temos o alumínio e toda uma estruturação mais reforçada.
Na parte traseira o metal incluso também serve para gerar mais durabilidade. E a dissipação do calor (MaxContact) tem uma superfície que é bastante plana e que otimiza na transferência térmica.
Ademais, saiba que há uma validação com 144 horas no programa que traz testes mais rigorosos. A fim de que haja uma garantia na compatibilidade da placa gráfica com diversos jogos modernos.
E a GPU (Tweak II) faz com que o ajuste seja intuitivo para um melhor desempenho. Além de trazer controles térmicos e um monitoramento através do sistema. Sem dúvida, esta é uma das placas de vídeo mais completas e velozes do mercado.
Prós:
- Memória com ótima capacidade (16 GB GDDR6);
- Refrigeração altamente competente;
- Consegue rodar os games sem travamentos.
Contras:
- É uma placa com tamanho grande em sua estrutura;
- Preço bem alto, devido as tecnologias inclusas no modelo.
2º – Galax GTX 1650EX
O modelo Galax GTX 1650EX é outra placa que testamos e que demonstrou grande competência nos resultados. Dessa forma, compreenda que ela garante tanto uma otimização quanto um nível de desempenho excelente.
Ao passo que é uma placa de entrada que oferece bom custo-benefício aos seus usuários. E rende gráficos de qualidade, além de ser bem rápida e dinâmica durante a utilização.
A transferência dos dados é feita com dinamismo e funciona bem até mesmo com games robustos. Por certo, saiba que destaca-se nas análise o fato do produto contar com o VRS que é um modo de otimização.
Onde o desempenho fica mais elevado devido a identificação que acontece nos posicionamentos de objetivos (cenários). No caso da GPU da placa temos uma arquitetura moderna que é nomeada de Turing.
Assim, compreenda que são 896 os núcleos usados para o processamento. Seguindo um padrão específico que traz um aproveitamento muito melhor em termos computacionais.
O clock fica em torno de 1.410 MHz, a interface é a PCI-E 3.0 X16 e alcança consumo (máximo) em 185 Watts. Na parte da Memória temos a tecnologia atualizada GDDR5 que conta com 4 GB (capacidade). E ainda tem 2 coolers que servem para a dissipação do calor.
Prós:
- Arquitetura atualizada e com ótima funcionalidade;
- Design bem construído e durável;
- Permite a captura e compartilhamento de vídeos e fotos;
- Ideal para acelerar os apps usados na criação.
Contras:
- Tem memória inferior a alguns outros modelos.
3º – Asus Dual RTX2060
Seguindo o ranking temos Asus Dual RTX2060 que tem tecnologia de ponta. Desse modo, compreenda que ela é realmente projetada para games e softwares considerados mais exigentes.
Realizando um processamento eficiente e continua desde sua chegada ao mercado como sendo uma ótima opção. Visto que o componente traz 12 GB de memória em formato de GDDR6.
Ou seja, você terá um produto extremamente rápido e com uma potência superior de 3.600 Watts. Nisso, entenda que nossos especialistas fizeram testes no modelo e gostaram dos resultados.
Uma vez que ele tem uma interface com várias entradas e portas, incluindo a HDMI. E alcança a velocidade do clock em sua GPU em 1.710 MHz. Sendo que o padrão é o ônibus (PCI Express 3.0).
Além do OpenGL 4.6 e de uma resolução incrível que fica no patamar dos 7.680 x 4.320 pixels. Outro detalhe é que os conectores (energia) são no padrão 1 x 8 pinos.
Vale destacar que a placa gráfica traz um LED com luzes que é bastante discreto. Enquanto que preza por um design mais básico e muito bem construído para garantir a segurança necessária.
Prós:
- Preço acessível e ótimo custo-benefício;
- 12 GB de Memória GDDR6;
- Desempenho excelente para formatos Full HD e 4K;
- Bastante estável e versátil.
Contras:
- Pode apresentar alguns barulhos em uma das ventoinhas;
- Tem estrutura feita em plástico.
4º – Gainward GTX 1660
Por sua vez, a Gainward GTX 1660 é outra placa gráfica de qualidade que está presente no mercado atual. Dessa maneira, entenda que ela recebeu análises e testes da nossa equipe.
A fim de identificar realmente quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis presentes nesta versão. Com isso, compreenda que o modelo é considerado intermediário e atende com maestria o público gamer.
Sendo uma das alternativas viáveis para rodar com competência os games que tenham Full HD na resolução. Mantendo sempre um nível na taxa dos quadros para ajudar nas competições.
Além disso, saiba que o produto roda jogos que sejam mais simples com uma resolução em 2.560 x 1.440p. O que acaba sendo muito interessante e agrega ainda mais valor ao componente.
Que traz arquitetura Turing e conserva a sua frequência em 1.530 MHz. Aliás, entenda que o Boost (modo) chega a um patamar de 1.785 MHz, onde há 1.408 núcleos voltados ao processamento.
Já a interface é a PCI- E 3.0 X16, sendo atualizada e com um consumo de pelo menos 125 Watts. Decerto, compreenda que nesta versão há ainda a memória com 6 GB (GDDR6).
Podendo alcançar 192 bits em sua largura e com 14.000 MHz na frequência. Tendo uma largura (banda) na faixa de ao menos 336 GB/s. Ou seja, não faltará qualidade e a compatibilidade também é bastante ampla.
Prós:
- Ideal para a resolução em formato Full HD;
- Modelo para ser utilizado pelo público gamer;
- Design bonito e moderno;
- Grande variedade de saídas (vídeo).
Contras:
- Preço alto por ser um produto muito competente.
5º – Gainward GTX 3060
Para quem busca placas de vídeo custo benefício, a NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti é uma das alternativas mais interessantes. Com altíssimo desempenho, o modelo pode oferecer imagens em alta resolução e conta com uma interface de memória que pode ser bastante útil no dia a dia.
Nisso, compreenda que nossos experts realizaram verificações completas no componente. Para definir quais são as vantagens e as evoluções dele frente aos seus concorrentes.
O modelo vem com memória do tipo GDDR6, com 8GB, podendo ajudar bastante em qualquer situação. Além disso, a velocidade de clock de 7000 Mhz torna esse um dos melhores modelos para processamento gráfico, além de oferecer alta performance em jogos de todo tipo.
Além de possuir o melhor custo benefício, o equipamento conta com coolers para resfriamento, bastante eficientes, bem como com portas HDMI e DisplayPort. Tudo isso contribui para que o equipamento ofereça ótimo desempenho extra e seja um dos mais procurados do mercado.
Prós:
- Boa quantidade de memória com 8 GB;
- Tecnologia GDDR6;
- Preço acessível;
- Desempenho e alta resolução.
Contras:
- Pode esquentar um pouco em certas atividades.
6º – AFOX AMD Radeon RX560D
Quem trabalha com processamento gráfico sabe que uma placa de vídeo faz toda a diferença, por isso o modelo AFOX AMD Radeon RX560D merece atenção. Com ótimo benefício para a categoria, o modelo vem com 4GB de memória DDR 5 e é capaz de entregar imagens com ótima resolução.
Por isso, é importante saber que a nossa equipe fez vários testes e análises detalhadas no modelo. Que demonstrou ser um produto competente para as tarefas relacionadas ao trabalho.
Além da interface de memória e da faixa de preço acessível, o modelo ainda conta com velocidade de clock de 1176 MHz, que pode ser bastante útil. Para quem busca uma placa de vídeo barata para usar no trabalho, a AMD Radeon RX faz parte de uma linha que merece atenção e é muito útil.
Assim, você tem acesso a uma linha de placas de sucesso, com ótimo resfriamento, preço padrão acessível e ótimos resultados. Entre as melhores placas disponíveis atualmente, certamente essa se destaca como uma das que oferecem melhores benefícios para os trabalhadores.
Prós:
- Preço acessível;
- Ideal para quem precisa dela para trabalhar;
- Sistema de resfriamento efetivo;
- Ótimo desempenho.
Contras:
- Os games podem não rodar muito bem no sistema macOS.
7º – Powercolor AXRX580
Para quem busca uma placa de vídeo com ótima interface de memória e preço acessível para lidar com jogos leves, a linha AMD Radeon RX é uma das melhores. Por isso, o modelo RX 480 se destaca, oferecendo 8GB de memória do tipo GDDR5, que pode ajudar bastante nos games.
Assim, nas análises ficou evidente que o modelo mesmo sendo mais básico consegue ótimos resultados. Já que consegue rodar os games mais leves e mantém um desempenho efetivo.
A Radeon RX 480 conta ainda com baixo consumo de energia, exigindo fonte de apenas 500 Watts, além de contar com diversas saídas de vídeo. Assim, com portas HDMI, DVi e DisplayPort você pode conseguir resultados muito melhores do que com essa placa antiga que você ainda usa.
Dessa forma e com velocidade de clock de 1350 Mhz, você terá uma ótima performance gráfica e imagens em alta qualidade nos seus jogos. Assim, as taxas de quadro se tornam excelentes e você pode até mesmo usar seu equipamento para edição de fotos com essa ótima placa.
Prós:
- Memória com 8 GB;
- Grande variedade de saídas (vídeo) disponíveis;
- Custo-benefício;
- Ideal para os jogos mais leves e básicos.
Contras:
- O preço é um pouco menos competitivo que internacionalmente.
Como escolher a melhor placa de vídeo?
Escolher a melhor placa de vídeo entre tantas opções não é uma tarefa fácil de nenhuma maneira. Isso acontece porque a tecnologia está sempre evoluindo, de modo que o desempenho em jogos atuais ou em programas novos depende de acompanhar todas as novas mudanças de hardware.
Então, diante disso, abaixo você confere algumas dicas para alcançar um ótimo desempenho no uso do seu equipamento. Não se esqueça que o custo com performance pode fazer a diferença e trazer os melhores resultados gráficos para você, o que pode sempre melhorar o desempenho.
Então, continue lendo e não perca nenhuma informação importante.
Memória
A quantidade de memória de uma placa de vídeo influencia diretamente no melhor desempenho e alta performance. Assim, placas com ao menos 4Gb de memória tendem a ser suficientes para jogos leves, enquanto que games mais novos podem precisar de modelos com cerca de 8GB.
Ainda, é bom lembrar que a memória influencia na quantidade de dados que você recebe e envia para o monitor. Se não bastasse, é bom lembrar que os modelos de memória do tipo DDR6 são mais modernos e eficientes, podendo entregar resultados mais interessantes para os usuários.
Velocidade de clock
A velocidade de clock pode ser entendida como a frequência de trabalho ou capacidade de realizar um determinado número de ações por segundo. Assim, quanto maior o número de clock, o desempenho satisfatório deve surgir, diante da maior capacidade de funcionamento.
Assim, modelos com cerca de 1200MHz de clock tendem a oferecer uma ótima capacidade e entregar resultados satisfatórios. Fique atento, no entanto, pois clock não é overclock e, esse último diz respeito apenas a uma capacidade turbo, que não dura o tempo todo no seu equipamento.
Fonte de energia
A velocidade de clock e a interface de memória podem ajudar a ter melhores resultados, mas tudo depende da potência da fonte de energia. Alguns modelos mais antigos podem funcionar com 300W, como a GeForce GTX 1050Ti, mas nem todos os modelos entregam a mesma capacidade.
Assim, fique atento, pois a RTX 2080, por exemplo, já é um modelo de placa de vídeo que precisa de cerca de 750W para funcionar completamente. Ou seja, para conseguir um processamento gráfico eficiente é preciso ficar de olho e ter consciência de que todos os pontos importam.
Saídas de vídeo
Usar a saída de vídeo adequada pode fazer com que você tenha mais qualidade gráfica e não perca nada de informação. Por outro lado, ao utilizar adaptadores, você vai ter uma perda grande de qualidade e isso pode prejudicar seu desempenho, motivo pelo qual é preciso atenção na compra.
Assim, é possível encontrar modelos com conexão HDMI e outros com displayPort e USB, todos podendo oferecer boa qualidade. Fique atento, no entanto, para não fazer compras equivocadas, focando sempre nos modelos topo de linha e capazes de entregar melhor desempenho.
Fique esperto
A quantidade de memória da sua placa de vídeo é importante porque permite que o seu equipamento não trave durante o uso. Porém, uma boa alternativa também é conferir a lista com as melhores memórias RAM do mercado, que oferecem os melhores benefícios.
Perguntas Frequentes
Sim. A Nvidia é uma das empresas mais conhecidas do mercado e pode entregar ótimos resultados, mesmo com modelos mais modestos.
Sim, mas é preciso ficar de olho, pois muitas vezes os modelos baratos precisam compensar os pontos positivos, então isso pode ser sinal de que outro ponto estará mais abaixo que o esperado.
É possível que você encontre modelos com uma quantidade maior, mas o mais comum é que as placas tenham cerca de 4Gb de memória.
Lembre-se sempre que os jogos mais modernos têm exigências de processamento maiores. Assim, tenha em mente se lidará com jogos leves ou pesados para, assim, poder saber qual o nível de processamento necessário.
A questão do preço deve ser vista com muita cautela, mas é sempre bom ficar atento, pois modelos muito baratos podem não dar conta do recado.
Qual a melhor placa de vídeo?
No ranking temos em primeiro lugar a Asus TUF Gaming AMD Radeon RX 6900XT. Dessa forma, compreenda que ela tem ventilação axial, rolamentos duplos, é feita em metal e alumínio e conta com ótima refrigeração.
Em segundo está a Galax GTX 1650EX, sendo a melhor em custo-benefício. De tal forma que é ideal para games robustos, transferência de dados, tem tecnologia VRS de otimização e GPU Turing para resultados efetivos.
A terceira placa gráfica da lista é a Asus Dual RTX 2060, já que a mesma tem tecnologia de ponta. Além de ser ótima para jogos robustos, contar com 12 GB de memória GDDR6 e de trazer Led com iluminação.
Por sua vez, a quarta posição é da Gainward GTX 1660 que é intermediária. Sendo voltada para os games em Full HD e que sejam mais simples e básicos. Enquanto que traz 6 Gigabytes de RAM em tecnologia GDDR6.
Em quinto no ranking temos a Gainward GTX 3060, onde ela é boa e barata. No caso, esta placa é excelente para uso diário, tem boa resolução, vem com 8 GB de RAM e apresenta clock com 7.000 MHz.
Já a sexta colocação AFOX AMD Radeon RX560D, tendo como foco o trabalho. De tal forma que a mesma vem com configurações simples, sendo 4 GB de RAM, DDR5 na tecnologia, tem preço acessível e traz bom resfriamento.
E na sétima colocação ficou a Powercolor AXRX580, se destacando nos games mais leves. Pois, compreenda que são 8 GB de RAM com GDDR5, ela tem baixo consumo e permite fazer até mesmo edição de fotos.
Solte o som
A qualidade dos gráficos é sempre importante para a jogabilidade, mas contar com som de qualidade também é muito importante. Então, confira a lista com os melhores headsets gamers e tenha uma experiência muito mais agradável.
Conclusão
Você conheceu aqui a melhor placa de vídeo do mercado brasileiro e algumas opções que podem melhorar o processamento gráfico do seu equipamento. Então, agora que se tem as melhores informações, fica muito mais fácil fazer uma compra com base em dados reais.
É muito importante ter consciência de que a melhor opção para o seu dia a dia é aquela capaz de lhe trazer benefícios. Ou seja, procure placas de vídeo que possam solucionar os seus problemas e surjam realmente como opções que podem melhorar o seu desempenho e performance.
Mas para isso é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:
- Memória;
- Velocidade de Clock;
- Fonte de energia;
- Saídas de vídeo.
Todos esses pontos são extremamente importantes para alcançar um desempenho satisfatório no uso do seu equipamento. Por isso, cada linha de placas conta com configuração gráfica diferente, motivo pelo qual você precisa ficar atento para, somente então, encontrar os resultados.
Assim, agora que você já conhece a melhor placa de vídeo do mercado e tem algumas outras opções, está na hora de tomar uma decisão. Escolha um dos modelos acima e passe a ter momentos muito mais agradáveis diante do seu equipamento, com uma qualidade gráfica superior.
Sobre o Autor
Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.
Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.
Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.