Melhores Plotters de Recorte e Custo Benefício de 2022

Contar com a melhor plotter de recorte do mercado pode ser positivo para todos aqueles que precisam de um trabalho bem feito.

As plotters de recorte são equipamentos que, no passado, estavam presentes apenas nas grandes gráficas. No entanto, agora eles estão presentes nas casas e podem ser uma ótima opção para artesãos e outros profissionais, pois o plotter de recorte pode funcionar de várias maneiras.

Assim, conseguir um recorte profissional em tecidos, papeis e até mesmo madeira pode ficar muito mais fácil. Ao contrário de uma impressora, a plotter de impressão faz um recorte no material e, assim, permite que uma biblioteca de desenhos inteira passe a se tornar realidade.

Então, aqui você vai conhecer uma lista com a melhor plotter de recorte do mercado brasileiro e algumas opções de marca e preço diferentes. Assim é possível contar com um ótimo equipamento para conseguir efeitos decorativos, instalar em indústrias têxteis e ter precisão milimétrica. 

Além disso, ao longo desse texto você confere algumas dicas de compra para escolher as melhores plotters sem errar. A ideia é que você possa avaliar cada máquina parecida a sua maneira, de modo que entenda qual dispositivo pode ser mais adequado para automação para produção do seu negócio.

Invista na praticidade

Modelos de equipamentos voltados para recortes que contam com diversas conexões tendem a dar mais opções aos usuários. Por isso, confira a lista com os melhores cartões de memória Micro SD e entenda como eles podem ser úteis no dia a dia. 

Melhores Plotters de Recorte de 2022

Na tabela abaixo é possível conhecer as melhores plotters de recorte do mercado, podendo desenhar, gravar e cortar da maneira que quiser. Assim é preciso ter uma maior qualidade de impressão e uma precisão de corte de materiais mais eficiente, aumentando os resultados.

Ainda, ao lado de cada um dos modelos é possível ver uma pequena frase que resume um pouco do equipamento. Para quem busca o corte perfeito, conhecer a tecnologia de ponta aplicada pode ser ótimo para a produção, pois cada modelo pode oferecer resultados muito interessantes. 

Assim, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com a melhor plotter de recorte de 2022 e algumas excelentes opções. 

Imagem Plotters de Recorte Detalhes
Impressora plotter Hp 36' Designjet T730 F9a29d
Hp 36″ Designjet T730 Melhor plotter de recorte
Equipamento de Recorte Maker, Cricut, 2007003, Champagne
Cricut Melhor plotter de recorte custo benefício
Equipamento para Recorte de Papeis Silhouette Cameo 4 Branca
Silhouette Cameo 4 O melhor modelo intermediário
Mini Plotter de Recorte Cricut Joy
Cricut Joy O melhor mini plotter
Plotter de Recorte Silhouette Cameo 4 PRO
Silhouette Cameo 4 PRO O modelo mais completo
Plotter de Recorte Profissional Gs-721l 72cm com Sensor Laser Automático
Pelegrin GS-721L O melhor modelo profissional
Plotter Recorte Digital 720 Profissional Adesivo Win
Astro Mix O melhor modelo para adesivos

Como você viu, encontrar uma máquina para recorte capaz de entregar recorte de papéis e de outros materiais com ótima velocidade de impressão é mais fácil do que se imagina. Então, abaixo é possível ver uma análise completa de cada um dos modelos e todas as melhores opções. 

1º – Hp 36" Designjet T730

Melhor Escolha

Confira o preço →

A melhor plotter de recorte que você pode encontrar no mercado atualmente é a Hp 36″ Designjet T730. O modelo oferece ótimos resultados, com resolução de 2400 x 1200 dpi, além de contar com uma base de corte longa, de 22 polegadas, sendo um dos modelos mais procurados do mercado.

Além disso, a velocidade de impressão de desenhos lineares é de 25 segundos para cada página e o equipamento ainda utiliza jato de tinta térmico. Outro ponto importante está na largura mínima de 0,7mm, garantida, além de a HP ser a melhor marca de plotter que o mercado oferece atualmente.

Assim, o equipamento é ótimo para quem precisa imprimir em larga escala, para empresas de comunicação e outros profissionais. Desse modo, a alta qualidade do equipamento pode ser utilizada também com profissional adesivo e ainda oferecer preços justos de compra. 

Características do Plotter de recorte Hp 36″ Designjet T730

  • Tipo: doméstico
  • Base: ‎22 polegadas
  • Capacidade de corte: 82 impressões A1 por hora
  • Conexão: Wi-fi, bluetooth, wireless

2º – Cricut

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca aliar boa qualidade com preço acessível, a Plotter de recorte Cricut surge com o melhor custo benefício. O equipamento pode ser utilizado com materiais finos, materiais flexíveis, scrap, tecidos e cartonagem, de modo que o dispositivo é bastante versátil e entrega boa qualidade.

Além disso, o equipamento também tem boa impressão em filme de vinil autoadesivo, bem como faz cortes e desenhos bem delineados. Além disso, o equipamento tem força de corte de até 4kg, enquanto sua base mede 17.8cm, podendo ser utilizado em ambientes domésticos com calma.

Outro ponto interessante está na faixa de preço intermediário, que pode ser acessível para muitas pessoas. Assim, no Brasil é possível encontrar um equipamento como esse, com belos padrões de costura, além de vir com manual de instruções bem detalhado e ser uma das melhores plotters. 

Características do Plotter de recorte Cricut

  • Tipo: doméstica
  • Base:  17.8 cm
  • Capacidade de corte: até 4 kg de força
  • Conexão: não especificado

3º – Silhouette Cameo 4

Para quem busca um modelo intermediário, a Plotter de recorte Silhouette Cameo 4 surge como ótima alternativa. O modelo vem com lâmina de corte profundo, bem como lâmina de corte para tecidos e lâmina Kraft, além de os modelos contarem com ajuste automático e alta velocidade. 

Ainda, é importante dizer que você vai poder fazer cortes complexos em papel fotográfico e papel de desenho. Além disso, os cortes precisos e recortes em materiais diversos dão mais possibilidades para o uso e fazem dessa uma das melhores impressoras do mercado atual. 

O modelo ainda conta com função de detecção e tem compatibilidade com diversos sistemas operacionais. Assim, trabalhar em materiais de scrapbook, bem como materiais impressos diversos fica muito mais fácil e você vai poder ter resultados muito melhores no uso na sua residência. 

Características da Plotter de recorte Silhouette Cameo 4

  • Tipo: doméstico
  • Base: 12×12 e 30×30
  • Capacidade de corte:
  • Conexão: USB

4º – Cricut Joy

O uso de um plotter de recorte em casa é sempre interessante, por isso o mini Plotter de recorte Cricut Joy costuma ganhar tanta atenção. O modelo pode fazer recortes em filme de vinil adesivo, bem como cartolina, papel de construção e papel comum, com função de detecção automática.

Ainda, é importante lembrar que o modelo tem funções superiores às de muitas impressoras a laser do Brasil. O modelo ainda vem com compatibilidade com diversos sistemas operacionais, pode ser utilizado em materiais rígidos e materiais macios, bem como é uma das principais marcas atuais.

Outro ponto importante está na força de corte bem definida e na base de corte de 11.5cm, ideal para pequenos lugares. Assim, trabalhar como filmes de recorte nessa máquina de corte fica muito mais fácil, utilizando uma cabeça de impressão comum nos modelos menores, mas eficiente. 

Características do Plotter de recorte Cricut Joy

  • Tipo: doméstica
  • Base:  11,5 cm de largura e aproximadamente 1,2 metros de comprimento 
  • Capacidade de corte: não especificado
  • Conexão: Wi-fi, wireless

5º – Silhouette Cameo 4 PRO

Para aqueles que buscam modelos de plotters completos, a Plotter de recorte Silhouette Brasil Cameo 4 PRO é a melhor escolha. O equipamento é ideal para utilização em larga escala, conta com base de corte de 61cm e pode ser utilizado em materiais espessos, materiais lisos e muito mais. 

Na verdade, o equipamento pode ser utilizado em mídias de vinil adesivo, couro sintético, couro comum, madeira de balsa e cerca de outros 100 materiais. Assim, no Brasil dificilmente podem ser encontradas impressoras de recorte de mesa com tanta qualidade e com ótimos resultados. 

Ainda, é bom lembrar que essa é uma das melhores marcas de plotters do mercado, bem como que a Silhouette Brasil entrega materiais muito eficientes. Por fim, o modelo conta com detecção automática e espessura máxima bem definida, para oferecer os melhores resultados no serviço. 

Características do Plotter de recorte Silhouette Cameo 4 PRO

  • Tipo: profissional
  • Base: 61 cm
  • Capacidade de corte: não especificado
  • Conexão:  USB ou Bluetooth

6º – Pelegrin GS-721L

Para aqueles que buscam um equipamento profissional, o Plotter de recorte Pelegrin GS-721L certamente é uma das melhores opções. O modelo pode ser utilizado em madeira e couro, conta com laser para alinhamento automático e base de corte de 72cm que pode ser muito útil.

Além disso, destaca-se que o equipamento supera impressoras comuns, com lâminas de corte eficientes e alta tecnologia. Além disso, o modelo ideal para produção de embalagens, para fazer recortes precisos e outros trabalhos, de maneira rápida e com ótima qualidade nos resultados. 

Ainda, é importante lembrar que o modelo tem um dos menores custos de manutenção do mercado no Brasil, bem como pode ser usado de maneira simples. Por fim, a lâmina autoajustável conta com espessura máxima interessante e você ainda pode fazer recorte de papéis e diversas outras coisas. 

Características do Plotter de recorte Pelegrin GS-721L

  • Tipo: Profissional
  • Base: 72cm
  • Capacidade de corte: 20 a 500g/f (ajustável em passos de 1mm/s)
  • Conexão: USB 2.0

7º – Astro Mix

Máquinas de recorte para adesivos são sempre interessantes e, por isso mesmo, a Plotter de recorte Astro Mix merece atenção. O modelo é completo e serve tanto para fazer o recorte perfeito em adesivos quanto em papéis, além de conter display digital para um funcionamento mais eficiente.

Além disso, as lâminas de corte profundo são características interessantes e o recorte de materiais tende a ser bem delineado. Ainda, a base para corte conta com 42.5cm, de modo que pode ser utilizado de forma profissional, com corte profissional em papel fotográfico, cartões e outros. 

O modelo ainda conta com entrada USB, bem como conta com modelo de corte e contorno, além de ferramentas de corte diferenciadas. Assim, você tem uma das melhores marcas do mercado oferecendo cabeças de impressão muito interessantes e ótimos resultados no seu dia a dia. 

Características do Plotter de recorte Astro Mix

  • Tipo: Profissional
  • Base: 42,5 cm
  • Capacidade de corte: 500g
  • Conexão: USB

A força dos celulares

Com a presença de conectividade Wi-fi e bluetooth não é incomum que muitas pessoas utilizem os smartphones como meio para o trabalho. Assim, conferir a lista com os melhores celulares intermediários do mercado pode trazer diversas opções para os usuários. 

Como escolher a melhor plotter de recorte?

Escolher o melhor plotter de recorte não é uma tarefa que possa ser considerada fácil em nenhuma situação. A verdade é que um plotter de recorte digital e o recorte de materiais como um todo é uma tecnologia bastante nova e até mesmo as principais marcas de plotters ainda estão engatinhando.

Assim, para quem atua no mercado de comunicação ou precisa de um modelo específico para a produção de estampas ou embalagens, algumas dicas podem ser interessantes. Então, a seguir você confere informações que podem ser muito importantes para conseguir cortes precisos.

Agora que você já sabe o que vem pela frente, continue lendo para não perder nenhuma informação importante. 

Tipo

A primeira avaliação na hora de escolher equipamento para recorte é saber a destinação que se pretende dar a ele. Assim, um plotter de recorte digital profissional é preciso contar com um equipamento mais moderno e que tenha uma velocidade de impressão mais alta. 

Por outro lado, para quem atua produzindo alguns itens de papelaria e pensa no assunto como hobby, modelos de uso doméstico podem ser mais interessantes. Isso porque é possível conseguir o recorte ideal, mas com um aparelho que ocupa menos espaço e oferece bons resultados. 

Base

A base de corte do equipamento é o que define o tamanho da área que você terá disponível para a produção do seu negócio. Assim, a depender dos modelos escolhidos você pode ter o recorte perfeito ou passar vontade, pois a ferramenta de corte pode não oferecer tudo o que se espera. 

Então, para os profissionais, modelos com cerca de 30cm já são mais interessantes, sendo que eles podem chegar a 90cm. Da mesma forma, para os artesãos que vão trabalhar em casa, a modelos mínimos que chegam a 13cm de área de corte, de modo que entre 13cm e 60cm pode ser ideal. 

Capacidade de corte

Um dos pontos interessantes na plotter de recorte é a sua capacidade de contar com uma lâmina de corte profundo, por exemplo. Assim, os modelos que tem força de corte entre 210g e 500g tendem a lidar bem com materiais que variam de 1 a 2 mm, de maneira bastante fácil.

No mesmo sentido, modelos com cerca de 5kg de capacidade de corte podem lidar com produtos com até 5mm. Assim, tecidos, vinil, feltro, couro, insulfilme, papéis, madeira e acetato são alguns dos materiais que um plotter de impressão digital pode trabalhar de forma efetiva. 

Conexão

Como todo equipamento eletrônico atual, uma máquina para recorte precisa ter, também, uma variedade de conexões. isso porque a conectividade abre um leque de opções e permite o uso da melhor tecnologia para que essa linha de impressoras tenha resultados muito mais úteis. 

Assim, conexões USB, Wi-fi, bluetooth e outras podem oferecer excelentes resultados para os usuários. Da mesma forma, também é preciso ficar atento aos recursos extras e a todas as possibilidades que os equipamentos podem oferecer, melhorando o desempenho no dia a dia. 

Perguntas Frequentes

Equipamentos para recorte ideal contam com força de corte suficiente para impressão em alta velocidade?

Nesse caso, o ideal é sempre buscar um modelo profissional, que tende a ter resultados mais positivos nesse sentido. Como eles são produzidos e pensados para uma alta demanda, tendem a ser mais rápidos. 

Para quem atua com comunicação visual, a tecnologia de uma impressora de corte em vinil adesivo, recorte de papéis e outros faz a diferença?

Sim, esse tipo de equipamento tende a facilitar bastante o trabalho, além de permitir a impressão de diversos tipos de materiais. 

Qual marca ou principais marcas de equipamento para recorte podem oferecer cortes compatíveis com desenhos e recorte profissional?

Marcas como Brother, Silhouette, Explore Air, Roland e Maker tendem a oferecer ótimos resultados, nas mais diversas situações. 

Um modelo de máquina para recorte com velocidade de corte superior pode ser ideal para empresas?

Sim. Para produção em massa é mais interessante contar com um equipamento de recorte capaz de entregar mais velocidade. 

A espessura de corte de um plotter de impressão influencia no preço final da ferramenta de corte?

Sim, modelos mais potentes tendem a ser mais caros, mas é possível que haja modelos um pouco mais baratos, que sacrifiquem uma ou outra característica.

Qual a melhor plotter de recorte?

Apontar qual é o melhor plotter de recorte entre tantas opções de qualidade não é tão fácil quanto parece. Assim, o ranking a seguir leva em consideração marca, recortes complexos, preço, utilização em larga escala, capacidade de ajuste e diversas outras características importantes.

Assim, em primeiro lugar ficou o plotter Hp 36″ Designjet T730, aquele que reúne as melhores características técnicas. O modelo conta com base para corte de 22 polegadas, tem velocidade para imprimir uma página a cada 25 segundos e é ótimo para automação para produção. 

Na segunda posição, com o melhor custo benefício do Brasil, a Plotter de recorte Cricut  é uma das melhores alternativas. O modelo correto conta com base para corte de 17.8cm, conta com força de corte de até 4kg e está presente no mercado mundial podendo ser utilizada com vários materiais. 

No terceiro lugar, destaque para a Plotter de recorte Silhouette Cameo 4, um modelo intermediário que entrega ótimos resultados. para quem atua no mercado de comunicação, o modelo tem lâmina de corte para tecidos e lâmina Kraft, além de poder ser utilizada em pequena escala facilmente. 

Na quarta posição, a mini Plotter de recorte Cricut Joy se destaca pelo tamanho pequeno e faixa de preço intermediário. o modelo tem base de corte de 11.5cm para você aproveitar sua biblioteca de desenhos, bem como compatibilidade com diversos sistemas operacionais disponíveis. 

No quinto lugar, a Plotter de recorte Silhouette Brasil Cameo 4 PRO é um modelo completo, eficiente e cheio de qualidade. O modelo pode ser utilizado com couro falso, papéis, vinil e mais de 100 materiais, além de contar com uma base de corte de 61cm que pode ser extremamente útil. 

Na sexta posição, o destaque fica para a Plotter de recorte Pelegrin GS-721L, um modelo correto para uso profissional. O equipamento tem base de corte de 72cm, pode ser usado com couro falso, no mercado de comunicação e tem cortes compatíveis com a qualidade de impressão alta. 

Fechando alista, o destaque fica para a Plotter de recorte Astro Mix, um modelo ideal para quem trabalha com adesivos. Os modelos manuais como esse tendem a lidar bem com todos os modelos de películas e mídias de vinil, podendo ser utilizados tranquilamente no mercado de comunicação. 

 Como você viu, um plotter de recorte consegue entregar ótimos resultados com materiais maleáveis, espessos e rígidos. Assim, conseguir montar uma gráfica rápida fica muito mais fácil e tanto empresas de comunicação quanto pequenos artesãos têm opções muito interessantes. 

Tenha uma estrutura completa

É óbvio que a plotter de recorte consegue entregar ótimos resultados, mas contar com uma estrutura completa faz a diferença. Então, confira a lista com os melhores computadores desktop do mercado e entenda como todo um trabalho pode ser bem feito. 

Conclusão

Você conheceu aqui a melhor plotter de recorte que o mercado brasileiro pode oferecer. Então, analisar os principais fatores que influenciam no funcionamento desse equipamento e escolher entre uma plotter pequena ou grande é algo que deve ser muito bem pensado pelo usuário.

É sempre bom lembrar que o melhor equipamento não é uma única máquina, mas sim pode ser diferente para cada pessoa. Isso porque a alta qualidade pode ajudar a todos, mas certamente alguém que utiliza o equipamento por hobby não precisa de um produto de alta precisão. 

Então, para não errar na hora da compra é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Tipo;
  • Base;
  • Capacidade de corte;
  • Conexão. 

Com esses pontos bem definidos, investir na comunicação visual fica muito mais fácil e a mesa digitalizadora tem tudo para dar muitos frutos. Assim, criar brindes promocionais e uma ampla gama de padrões de costuma com durabilidade superior fica muito mais fácil e rápido.

Agora que você já conhece a melhor plotter de recorte do mercado e algumas opções, então, é hora de tomar uma decisão. Escolha aquele modelo mais eficiente e passe a aproveitar o máximo com um equipamento eficiente, que imprimem em papel e em diversos materiais de forma eficiente. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert
Vagner Neubert
Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário