Melhores Roteadores Gamers e Custo Benefício de 2022

Para uma velocidade de conexão e boa estabilidade é importante contar com os melhores roteadores gamers. Dessa maneira, compreenda que o aparelho tem grande potência de sinal e conta com antenas externas.

Assim, o jogador terá uma rede de dados com excelente desempenho em jogos. Então vamos saber qual é o ranking da categoria e verificar quais são os critérios de compra para um roteador gamer.

Tudo começa pelo computador gamer

Já que o objetivo é adquirir um roteador gamer, obviamente ele servirá em um computador ou notebook. Pensando nisso, confira quais são os melhores computadores para o público gamer em 2022.

Melhores Roteadores Gamers de 2022

Um roteador gamer serve para agilizar e estabilizar a conexão da internet. De tal modo que a largura de banda e a potência de sinal são superiores aos dos modelos comuns.

Com isso, entenda que os melhores roteadores gamers de 2022 podem ter uma grande qualidade de antenas. Nas opções a seguir temos cada modelo de aparelhos e suas vantagens:

Imagem Roteadores Gamers Detalhes
Roteador Asus Gaming AiMesh AC2900 DBand 3AN MUMIMO Gig Ipv6 - PN # RT-AC86U
Asus Gaming AiMesh AC2900 Melhor Roteador Gamer
Roteador Tenda 1200Mbps 4 Antenas - AC10
Tenda 1200 Mbps 4 Antenas Melhor Roteador Gamer Custo Benefício
TP-Link Archer AX11000 Roteador Tri-Band Wi-Fi 6
TP-Link Archer AX11000 Alta velocidade
TP-Link Roteador AX6600 WiFi 6 Gaming (Archer GX90) - Roteador de Internet sem fio Tri Band Gigabit, roteador de machado de alta velocidade, roteador VPN inteligente para uma casa grande
TP-Link AX66000 Ampla cobertura
Roteador Wireless Intelbras Dual Band RG 1200 Preto
Intelbras Dual Band RG 1200 Conexão estável
Roteador wireless + repetidor 5 portas 300Mbps DIR-615 - D-Link
D-Link DIR-615 Múltiplas portas
Roteador Gigabit AC1300, HUAWEI, WS5200, c/função mesh e controle parental
Huawei AC1300 WS5200 Diversos dispositivos

Para garantir uma ótima experiência gamer é preciso avaliar muito bem as especificações técnicas. Pois, compreenda que para as partidas online é necessário que a qualidade da transmissão de dados seja adequada.

Ao passo que conexões sem fio precisam de estabilidade para os dispositivos. Decerto, para um bom desempenho é preciso ter muitas antenas, frequência correta, protocolos, velocidade, portas e recursos adicionais. É isso que vamos verificar durante as explicações a respeito de cada modelo.

1º – Asus Gaming AiMesh AC2900

Melhor Escolha

Confira o preço →

Uma das marcas de maior prestígio no setor é a Asus. Conta com amplo portfólio de produtos, alguns até com desconto. Desse modo, saiba que o Gaming AiMesh AC2900 é um dos melhores roteadores gamers.

Visto que têm maiores velocidades e mesmo assim traz preço acessível. Além disso, seu design é diferente, principalmente por estar na vertical. Nisso, ele é um dual band e possui longo alcance, o que faz dele uma ótima opção.

Aliás, são 3 antenas na parte externa e 1 antena interna no aparelho. Sendo alimentado através de um processador (dual-core) com 1.8 Ghz. Decerto, as faixas de frequência do roteador gamer são combinadas por ser um dual band.

Como resultado, as velocidades podem alcançar até mesmo 2167 Mbps. Nos extras (recursos), o equipamento tem tecnologia Beamforming e a MU-MIMO. Onde as mesmas ajudam no desempenho na rede Wi-Fi do seu roteador gamer.

Assim, temos um dos melhores roteadores gamers com 3 antenas que são removíveis. Tendo um padrão de rede que pode ser controlado através de um aplicativo.

Ou seja, as configurações dele são utilizadas pelo app, o que facilita e garante uma ótima experiência. Já o acelerador de jogos WTFast evita tanto lagging quanto atrasos na conexão.

Mantendo a qualidade de sinal e sendo o modelo ideal para a criação de redes de alta performance. As portas LAN e WAN estão presentes, sendo que a primeira é uma Gigabit.

De fato, saiba que as portas são fundamentais para as conexões e por isso precisam ser bem avaliadas. No caso deste produto, cada antena externa cumpre seu papel e gera o acesso necessário para os dispositivos.

Dessa forma, o aparelho é um dos melhores roteadores gamers para as partidas multiplayer. Sendo um equipamento responsável por transmissão de dados e formato 4K nos vídeos.

Vale ressaltar que o controle parental está presente, bem como as redes de convidados. E a latência baixa faz dele uma compra interessante. Portanto, essa opção de roteador gamer é a solução para quem busca modernidade. Tendo banda dupla e sendo a escolha correta em sua residência.

Características do Asus Gaming AiMesh AC2900

  • Marca: Asus;
  • Fabricante: Asus;
  • Antenas: 3 que são removíveis;
  • Frequência: Dual Band;
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e uma de 802.11 com 5 Ghz;
  • Velocidade: 750 Mbps com 2.4 Ghz, uma de 2167 com 5 Ghz e outra de 2917 Mbps;
  • Ethernet (portas): WAN e 4 que são LAN;
  • USB (portas): USB 2.0 e USB 3.0;
  • Recursos adicionais: Controle parental, Beamforming, MU-MIMO, QoS, Rede de convidados, IPV6;
  • Dimensões: 15.75 x 8.38 x 22 centímetros;
  • Peso: 907.18 gramas.

2º – Tenda 1200 Mbps 4 Antenas

Custo Benefício

Confira o preço →

Com ótimo custo benefício temos o modelo de roteador gamer Tenda 1200 Mbps 4 Antenas. Afinal, saiba que ele tem performance excelente e serve para jogos e até para stream.

De tal modo que é útil para uma rede wireless para diversos usuários em conjunto. Além de ser um dos melhores roteadores gamers em largura de banda e na estabilidade de sinal.

Sua velocidade de conexão é ampla e sendo ajudada justamente pelo seu processador com 1 Ghz. Deixando o desempenho em alto nível e gerando economia na energia.

O modelo básico de roteador gamer é capaz de trazer uma boa experiência de consumo. Uma vez que é um acelerador de jogos e tem ótimo alcance. E tudo isso pode ser conferido nas especificações dos seus dados técnicos.

As faixas de frequência atendem ao critério de Dual Band e são 4 as antenas disponíveis. Vale mencionar que mesmo as barreiras físicas não serão problemas.

Devido a presença da tecnologia Beamforming Plus que otimiza toda a transmissão mesmo com presença de paredes. Outro fator decisivo é que ele serve como um repetidor de sinal e não somente como um roteador gamer.

Fazendo inclusive a migração dos usuários e das senhas deles na rede. O app chamado Tenda WiFi realiza diversas das funções dele, atendendo ao desempenho em jogos que o usuário está buscando. Contudo, mesmo sendo um dos melhores roteadores gamers não tem controle parental.

Características do Tenda 1200 Mbps 4 Antenas

  • Marca: Tenda;
  • Fabricante: Tenda;
  • Antenas: 4;
  • Frequência: Dual Band;
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e uma de 802.+11 com 5 Ghz;
  • Velocidade: 300 Mbps com 2.4 Ghz, 867 Mbps com 5Ghz e outra com 1167 Mbps;
  • Ethernet (portas): WAN e 3 LAN;
  • USB (portas): Não possui;
  • Recursos adicionais: MU-MIMO, Beamforming e rede de convidados;
  • Dimensões: 22 x 14.1 x 4.9 centímetros;
  • Peso: 350 gramas.

3º – TP-Link Archer AX11000

O Melhor roteador gamer em velocidade de transmissão é o modelo TP-Link Archer AX11000. Sendo que ele é moderno e amplamente avançado, sendo uma ótima opção de escolha.

Dessa maneira, esteja ciente de que o mesmo tem design bonito e são 8 as antenas disponíveis (removíveis). O aplicativo é quem realiza todas as configurações da banda larga presente na rede de dados.

Ao todo são 8 as portas LAN, superando diversos outros dispositivos presentes na mesma categoria. O cabo inclusive permite a conexão de vários aparelhos eletrônicos mantendo sempre as maiores velocidades possíveis.

Além disso, o Link Aggregation (LAG) consegue trazer um desempenho nos jogos ao somar 2 conexões. Por certo, as faixas de frequência combinadas geram valores superiores aos 10 Gbps.

Tudo isso demonstra as vantagens do produto e o porquê ele está no ranking dos melhores roteadores gamers. Tendo baixa latência e garantindo boa estabilidade, a experiência de jogos será ótima.

Principalmente para partidas multiplayer, onde a banda de frequência e o sinal precisam estar alinhados. Com configuração de rede fácil de utilizar e velocidade de conexão temos bastante praticidade neste roteador gamer.

Características do TP-Link Archer AX11000

  • Marca: TP-Link;
  • Fabricante: TP-Link;
  • Antenas: 8;
  • Frequência: Tri Band;
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e 802.11 com 5 Ghz;
  • Velocidade: 1148 Mbps com 2.4 Ghz, 4804 Mbps com 5 Ghz e 10756 Mbps;
  • Ethernet (portas): WAN e 8 LAN;
  • USB (portas): USB-A 3.0 e o USB-C 3.0;
  • Recursos adicionais: Controle Parental, MU-MIMO, Beamforming, LAG, IPV6, QoS e a rede para convidados;
  • Dimensões: 36.5 x 29.01 x 11.99 centímetros;
  • Peso: 1.18 kg.

4º – TP-Link AX66000

O TP-Link AX66000 é um modelo com ampla cobertura e que possui design muito moderno. Desse modo, se enquadra na lista de dispositivos que trazem um excelente desempenho em jogos.

De tal maneira que as especificações técnicas indicam que ele tem faixas de frequência Tri Band. Sendo que uma delas chega até 4804 Mbps devido a uma exclusiva tecnologia nomeada de HE160.

De fato, este é um dos melhores roteadores gamers com antena. Tanto que temos 8 delas incluídas na parte externa do aparelho. Podendo ser removidas caso o usuário ache necessário e isso causa latência baixa.

Com toda a certeza, das marcas de tecnologias gamer essa é uma que tem muito destaque. Já que todas as faixas de frequência do produto conseguem incríveis 6579 Mbps em conjunto.

Para uma melhor imersão, o roteador gamer ainda conta com o Game Accelerator. Que serve para detectar e otimizar os streams presentes nos jogos. Além de trazer o Gamer Protector para proteger dados e informações. Sem dúvida, temos a escolha correta para a criação de redes.

Características do TP-Link AX66000

  • Marca: TP-Link;
  • Fabricante: TP-Link;
  • Antenas: 8;
  • Frequência: Tri Band;
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e uma de 802.11 com 5 Ghz;
  • Velocidade: 574 Mbps com 2.4 Ghz, 4804 Mbps com 5 Ghz e 6579 Mbps;
  • Ethernet (portas): WAN e 3 LAN;
  • USB (portas): USB 2.0 e USB 3.0;
  • Recursos adicionais: Controle parental, Beamforming, MU-MIMO, redes de convidados, QoS e o IPV6;
  • Dimensões: 21.21 x 21.21 x 5.18 centímetros;
  • Peso: 1.1 kg.

5º – Intelbras Dual Band RG 1200

O Intelbras Dual Band RG 1200 também aparece no ranking com os melhores roteadores gamers. Uma vez que ele mantém a conexão estável e sua banda de frequência do roteador é uma dual band.

Decerto, ele tem um ótimo custo benefício e com cupom de desconto fica ainda mais barato. Além de ter uma excelente velocidade de conexão, ele tem alcance de sinal e alta potência.

Sendo um dos roteadores gamers para quem busca o melhor desempenho. Vale destacar que a instalação é bem fácil e pode ser feita pelo seu app chamado WiFi Control Home.

No caso, essa excelente opção tem alta velocidade e não fica presa às barreiras físicas do ambiente. Podendo atuar até mesmo como um acelerador de jogos gerando performance elevada nas partidas online.

Um ponto de destaque é que a experiência gamer é otimizada e temos o controle parental para aumentar a segurança. De tal forma que ele é um dos melhores roteadores gamers superando diversos aparelhos do ramo.

Cada antena cumpre sua função e o acesso a conteúdos poderá ser feito sem dificuldades. A conexão aceita por ele na rede é de pelo menos 40 dispositivos. Mantendo a largura de banda e a frequência de sinal de modo correto. Para criar uma rede de visitantes esta é a escolha mais acertada.

Características do Intelbras Dual Band RG 1200

  • Marca: Intelbras;
  • Fabricante: Intelbras;
  • Antenas: 4;
  • Frequência: Dual Band;
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e 802.11 com 5 Ghz;
  • Velocidade: 300 Mbps com 2.4 Ghz, 867 Mbps com 5 Ghz e 1167 Mbps;
  • Ethernet (portas): 3 LAN e WAN;
  • USB (portas): Não foi informado;
  • Recursos adicionais: Controle parental, IPV6, Beamforming, MU-MIMO e rede de convidados;
  • Dimensões: 7.4 x 37.6 x 31.2 centímetros;
  • Peso: 860 gramas.

6º – Vinik PS51 PCIE

Por sua vez o D-Link Dir-615 é outra das excelentes opções que a categoria oferece ao consumidor de tecnologia. Pois, compreenda que o modelo tem 5 portas WAN e LAN.

Além disso, possui duas antenas que dão acesso à conexão, sendo um dos truques de tecnologia. Em termos de custo, temos um valor adequado para o que é oferecido no aparelho.

De tal modo que por ser um dos melhores roteadores gamers a latência baixa não atrapalha nos games. Aliás, o D-Link DIR-615 é uma escolha de roteador gamer que mantém a potência de sinal.

Além de ter uma velocidade situada em 300 Mbps, o que possibilita criar uma rede Wi-Fi de qualidade. Embora tenha um design mais simples, ele é um modelo que consegue garantir uma experiência favorável.

Enquanto que é de uma das marcas mais conhecidas, pois a D-Link tem ótimos aparelhos eletrônicos no mercado. Assim, a alta velocidade aliada às faixas de frequência permitem com que os jogadores sejam beneficiados.

Características do D-Link DIR-615

  • Marca: D-Link;
  • Fabricante: D-Link;
  • Antenas: 2;
  • Frequência: Simples;
  • Rede (Padrão): Não informado;
  • Velocidade: 300 Mbps;
  • Ethernet (portas): LAN e WAN;
  • USB (portas): Não tem;
  • Recursos adicionais: Criação de rede;
  • Dimensões: 5.87 x 0.76 x 12.42 centímetros;
  • Peso: Informação indisponível.

7º – Huawei AC1300 WS5200

Outro dos produtos eficientes para o público gamer é o roteador Huawei AC1300 WS5200. Visto que ele é um dos melhores roteadores gamers e conta com banda dupla.

Sendo que sua velocidade é elevada, deixando a cobertura de rede mais completa. Além de ser o modelo ideal para fazer a conexão de pelo menos 64 aparelhos.

Com isso, você consegue criar uma rede Mesh que tenha 1 ou mais roteadores. Decerto, eles podem ser das mesmas marcas desde que apresentem o botão H.

De fato, a estabilidade da rede e seus ótimos sinais são importantes para evitar baixa latência. E seu processador 1.2 Ghz auxilia na rapidez. Sendo que o controle pode ser feito pelo app para agilizar os processos. 

Consequentemente, temos um dos melhores roteadores gamers, tendo inclusive frequência em 5Ghz (867 Mbps). Dos modelos gamers sem dúvida esse tem 4 antenas e várias entradas de LAN e WAN. Com preço acessível, é um dos produtos que pode receber até mesmo um cupom de desconto.

Características do Huawei AC1300 WS5200

  • Marca: Huawei;
  • Fabricante: Huawei;
  • Antenas: 4;
  • Frequência: Dual Band (Banda dupla);
  • Rede (Padrão): 802.11 com 2.4 Ghz e 802.11 com 5Ghz;
  • Velocidade: 400 Mbps com 2.4 Ghz, 867 Mbps com 5 Ghz e 1267 Mbps;
  • Ethernet (portas): WAN e LAN (3);
  • USB (portas): Não possui;
  • Recursos adicionais: MU-MIMO, Controle parental e IPV6;
  • Dimensões: 12 x 20.5 x 3.68 centímetros;
  • Peso: 243 gramas.

Invista em um celular para controlar o app

Cada modelo de roteador gamer tem suas vantagens e alguns permitem controlar tudo através do app. Com isso, se torna importante conhecer os melhores celulares para ter acesso a essas funções.

Como escolher o melhor roteador gamer?

A fim de escolher o roteador correto para jogos online é fundamental observar todos os produtos da categoria. Dessa forma, saiba que alguns pontos fazem diferença e por isso os modelos gamers devem manter sua alta potência e segurança.

Por certo, compreenda que os melhores roteadores gamers precisam de boas antenas, velocidade máxima, protocolos adequados, estabilidade e controle efetivo.

Antenas

Na hora da escolha priorize os aparelhos tecnológicos que tenham bastante antenas. Já que isso é essencial para que o sinal tenha alcance. Evitando com que as barreiras físicas possam atrapalhar a conexão em outros locais.

Os mais comuns são com 2 até 4 antenas, embora exista o modelo com 8 que possui ampla velocidade. O ideal é conferir as melhores marcas na hora de definir a compra de um dos roteadores gamer.

Frequência

Em questão de frequência os melhores roteadores gamers podem ser dual band ou não. Dessa forma, ele trabalha com 2.4 Ghz ou em 5 Ghz, no caso de contar com as duas temos a banda dupla.

Assim, a que detém 5 Ghz é mais potente e não sofre tanto na latência. Pois, além de ter longo alcance, continua com sua alta potência. Vale destacar que a Tri Band une a de 2.4 Ghz e mais 2 de 5 Ghz. Como resultado, torna o modelo um dos produtos mais velozes e sem que haja trânsito na rede.

Protocolo

Existem pelo menos 6 padrões de trânsito dos dados entre os dispositivos e o roteador. Dessa maneira, entenda que os melhores roteadores gamers podem ter os seguintes protocolos:

  • 802.11a;
  • 802.11b;
  • 802.11g;
  • 802.11n;
  • 802.11c;
  • 802.11ax.

No caso, compreenda que o mais forte de todos é o ax que consegue alcançar 10 Gbps. Os produtos com “b”, “g” ou “n” são da categoria 2.4 Ghz. Enquanto que os outros ficam listados no de 5 Ghz.

Velocidade

Não há a menor dúvida de que os roteadores gamer devem ter alta velocidade. Ao passo que evitar a latência e manter a estabilidade é algo imprescindível para os gamers.

O primeiro ponto é contar com um bom pacote de dados e ter uma frequência adequada. Além do protocolo e dos extras que são fundamentais na hora de buscar velocidade em sua conexão de rede. Por isso, verifique sempre se os melhores roteadores gamers trazem todos esses pontos positivos.

Portas

Na parte de trás do aparelho temos diversas entradas a cabo. Onde o usuário consegue conectar os dispositivos de modo físico e não apenas usando Wi-Fi.

Nas portas com Gigabit a velocidade será muito maior na hora de jogar seus games. Além disso, saiba que existem as entradas de LAN e WAN. Aliás, até mesmo o USB pode estar presente em certos modelos. 

Recursos Extras

Nos extras temos algumas funcionalidades que servem para otimizar ainda mais todos os processos. Conheça quais são os principais recursos através da listagem a seguir:

  • Beamforming: consegue detectar toda a localização dos dispositivos, focando o sinal e direcionando-o a um só ponto;
  • Controle parental: serve para administrar acessos a conteúdos e definir horários;
  • Rede para visitantes: uma rede específica para certos usuários com limite para uso e tempo para se conectar;
  • MU-MIMO: muitas antenas fazendo a transmissão os dados e os sinais;
  • IPV6: conectar na internet sem utilizar o endereço de IP;
  • QoS: define prioridades para certos dispositivos;
  • LAG: combina até 2 portas sendo veloz e estável.

Perguntas Frequentes

O que é um roteador gamer?

Um roteador gamer é um tipo de aparelho que otimiza a velocidade na rede. Ajudando a diminuir a latência e garantindo boa estabilidade. Pois, conta com processadores, tem portas modernas e vários recursos extras.

Qual é o alcance de um roteador gamer com 4 antenas?

Os melhores roteadores gamers com 4 antenas possuem maior amplitude de alcance na conexão. Podendo em muitos casos chegar a uma faixa de 200 metros quadrados.

Como escolher um roteador gamer de longo alcance?

Os pontos que devem ser conferidos incluem as antenas, velocidade em Mbps, a frequência e os protocolos disponíveis. Cada modelo possui suas especificações e isso precisa ser analisado na hora da compra.

Quais são as vantagens de contar com um roteador gamer?

Ele é bem mais veloz, seguro e garante uma grande estabilidade para o público gamer. Evitando lags e outros problemas que possam vir a atrapalhar os resultados das competições online.

Quais são as melhores marcas de roteadores gamers do mercado?

Os modelos das marcas Asus, Tenda, TP-Link, Intelbras, D-Link e Huawei superam os outros concorrentes. Dessa forma, saiba que essas empresas contém aparelhos de alto nível para essa tarefa.

Qual o melhor roteador gamer?

No ranking, temos em primeiro lugar o Asus Gaming AiMesh AC2900. Que é um dos melhores roteadores gamers e que mantém um preço acessível. Além de ser dual band e de ter 3 antenas que são removíveis.

Em segundo ficou o Tenda 1200 Mbps 4 antenas que possui o melhor custo benefício. De tal forma que tem ótimo desempenho e conta com a tecnologia Beamforming (plus) para otimizar a conexão frente às barreiras físicas.

O terceiro colocado é o TP-Link Archer AX11000 que tem uma das mais altas velocidades. Uma vez que são 8 antenas e as frequências combinadas trazem 10 Gbps.

Por sua vez, o quarto da lista é o TP-Link AX66000 que é um modelo com cobertura mais ampla. Com isso, consegue alcançar até mesmo os 6579 Mbps utilizando as 3 bandas.

Em quinto, o Intelbras Dual Band RG 1200 tem como diferencial sua conexão estável. Tendo inclusive uma instalação fácil de ser feita, o que indica que ele é um dos melhores roteadores gamers.

O D-Link DIR-615 aparece na sexta posição e tem múltiplas portas. E mesmo sendo mais básico, ele conta com 2 antenas que trabalham muito bem. Agora o sétimo do ranking é o Huawei AC1300 WS5200 que comporta vários dispositivos.

Sendo moderno e trazendo 4 antenas velozes e potentes em matéria de internet. Assim, tem o app para controle e permite a criação de uma rede do tipo Mesh.

Não se esqueça de um bom notebook gamer

Já que a conexão estará sempre estável, considere adquirir um notebook para jogos. Dessa maneira, é fundamental saber quais são os melhores modelos de notebooks gamers do mercado.

Conclusão

Ao escolher os melhores roteadores gamers é importante verificar o conjunto completo. E tudo começa pela quantidade de antenas que o produto contém. Pois, isso ajudará na velocidade da conexão e otimizará os processos.

Além disso, a rapidez da rede é outro ponto essencial. E que definirá se o aparelho é ideal para a tarefa de permitir jogar sem que haja travamentos. A frequência é um fator que agrega valor, bem como os próprios protocolos.

Por isso, analise tudo cautelosamente para não errar na hora da aquisição. Aqui no ranking listamos os roteadores mais potentes e completos da categoria. Assim, fica mais fácil para você saber qual deles é realmente o mais efetivo.

Sobre o Autor

Deixe um comentário