Melhores Roteadores Wifi e Custo Benefício de 2022

Para quem deseja melhorar a qualidade de sinal da internet, contar com o melhor roteador wifi pode fazer uma grande diferença. 

Isso porque a velocidade de transmissão de dados impacta diretamente na experiência que você tem e no aproveitamento de sinal. Assim, conseguir o melhor desempenho, superando zonas mortas e conectando todos os aparelhos sem ter um sinal fraco é o que todo mundo busca. 

Mas para isso é preciso contar com os melhores modelos de roteadores, pois somente eles podem fornecer a melhor conexão estável. Assim, você que possui diversos dispositivos eletrônicos pode aproveitar as melhores opções de roteadores para atender exatamente o que você busca.

Diante disso, aqui você vai conhecer uma lista com o melhor roteador wifi de 2022 e algumas outras boas opções. Assim, de acordo com as suas necessidades é possível avaliar as características técnicas dos equipamentos e escolher um aparelho de qualidade para o dia a dia.

Então, durante a leitura desse texto você verá algumas dicas de compra que podem te ajudar a escolher a melhor opção. Dessa maneira, ao conhecer exatamente como cada produto se comporta, fica mais fácil escolher um modelo de roteador de qualidade para qualquer ambiente. 

Torne seus jogos mais intensos

Com um bom roteador wifi você terá mais estabilidade para lidar com todos os seus games online. Então, uma boa dica é conferir a lista com os melhores PC Gamers do mercado, pois assim fica muito mais fácil ter uma boa experiência de jogo.

Melhores Roteadores Wifi de 2022

Abaixo você confere alguns modelos de roteador que podem ser úteis para que você faça um gerenciamento de rede via wifi. Então, confira bem quais são as opções, pois os roteadores podem ser utilizados tanto em uma rede privada quanto em uma rede pública, de maneira eficiente. 

Na lista, ainda, você confere também uma frase que resume um pouco das melhores qualidades de cada equipamento. Assim, uma avaliação dos usuários pode ser feita de forma mais eficiente, de modo a entender como cada aparelho pode ser útil e quais os mais indicados para conexão sem fio. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com o melhor roteador wifi de 2022 e algumas outras opções. 

Imagem Roteadores Wifi Detalhes
ASUS ROG Rapture GT-AX11000 Roteador Tri-Band 10 Gigabit WiFi
ASUS ROG Rapture GT-AX11000 Melhor roteador wifi
Roteador TP-Link Archer AX73 Wi-Fi 6 Gigabit Dual Band AX5400
TP-Link Archer AX73 Melhor roteador wifi custo benefício
Roteador D-Link 300Mbps, Dual Antena 5dBi, IPv6, Modo Repetidor, Bivolt, Preto - DIR-615
D-Link DIR-615 O modelo mais barato
Roteador Wireless Intelbras Dual Band RG 1200 Preto
Intelbras ‎RG1200 O melhor modelo intermediário
D-Link Roteador Mesh Wi-Fi AC1200 Gigabit COVR-1102 D-LINK, Branco
D-link Mesh Wi-Fi AC1200 O melhor modelo mesh de baixo custo
Roteador D-LINK AC 1900Mbps DIR-878
D-LINK ‎DIR-878 O melhor modelo para ambientes comerciais
Roteador Fast Wi-Fi TP-Link Archer C60, Wireless Dual Band 2.4/5 GHz AC1350, MU-MIMO, Beamforming, Controle dos Pais, Rede de Convidados, App Tether, Branco
TP-Link ‎AC 1350 O melhor modelo para residências

Como você viu, para conseguir melhor estabilidade de sinal você pode contar com roteadores de diversas marcas. Então, para que você possa encontrar o modelo ideal para você, abaixo você pode conferir uma análise completa de cada um dos modelos e as peculiaridades apresentadas. 

1º – ASUS ROG Rapture GT-AX11000

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor roteador wifi do mercado é o ASUS ROG Rapture GT-AX11000, com uma transmissão de rede eficiente e ótima velocidade. Além disso, o equipamento conta com 8 antenas e tem recursos como controle parental e outros que podem tornar o uso mais interessante no dia a dia do usuário.

Além disso, o ótimo desempenho está presente na velocidade de transmissão de 11000 megabits por segundo,  o que torna esse um dos repetidores mais rápidos atualmente. Ainda, é preciso destacar que cada função de controle tem sua utilidade e você aproveita um design moderno. 

Ainda, é preciso lembrar que o sistema de bloqueio de sites e a camada de segurança bloqueada fazem a diferença nas redes de convidados. Por fim, com sinal de longo alcance, o aparelho certamente supera modelos anteriores e pode ser bastante útil para jogos online dos mais diversos. 

Características do roteador ASUS ROG Rapture GT-AX11000 

  • Antenas: 8
  • Frequência: não especificado
  • Velocidade de transmissão: 11000 Megabits Per Second
  • Ethernet: Sim

2º – TP-Link Archer AX73

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem gosta de aliar preço acessível com qualidade técnica, o TP-Link Archer AX73 surge como uma excelente alternativa, com ótimo custo benefício. Entre os principais recursos como controle parental para sites indesejados, você terá também maior segurança com o Homeshield, muito útil. 

Além disso, é preciso ficar atento à ficha técnica do equipamento, que permite a conexão de até 200 dispositivos de forma eficiente. Além disso, as duas bandas, com altas velocidades de transmissão, permitem que os usuários conectem cada aparelho, com prioridade de conexão e muita eficiência. 

Ainda, é bom lembrar que o modelo conta com protocolo de conexão 802.11n, 802.11ax, 802.11b, 802.11a e 802.11ac. Tudo isso com 6 antenas muito importantes que ajudam a manter a velocidade de transmissão alta, bem como usa Wi-fi 6, compatível com todos os novos consoles do mercado. 

Características do roteador TP-Link Archer AX73

  • Antenas: 6
  • Frequência: 5 GHz q
  • Velocidade de transmissão: 4.8 Gbps
  • Ethernet: Sim

3º – D-Link DIR-615

Para quem tem no preço acessível o ponto principal ao analisar uma ficha técnica, o D-Link DIR-615 é um dos roteadores atuais mais interessantes. O modelo conta com controle de banda dupla, além de ter duas antenas que ajudam bastante na hora de aproveitar todos os principais recursos extras.

Ainda, é importante lembrar que, além do preço padrão baixo, o equipamento conta com proteção antichoque e ótimo aproveitamento de sinal de qualidade. Se não bastasse, a conexão ethernet é bastante eficiente, assim como as portas HDMI e conexão WI-fi, que fazem deste um excelente roteador. 

Nesse sentido, a velocidade máxima de conexão de 300mbps pode ser bastante útil em redes para convidados. Por fim, o protocolo de segurança WEP, WPA-PSK, WPS é o ideal para que você tenha ótimos resultados, podendo usar controle parental e mantendo a segurança da rede interna sempre.  

Características do roteador D-Link DIR-615

  • Antenas: 2
  • Frequência: não especificado
  • Velocidade de transmissão: 300Mbps
  • Ethernet: Sim

4º – Intelbras ‎RG1200

Para aqueles que querem se afastar do preço médio baixo, mas também não querem os modelos mais caros, o roteador Intelbras ‎RG1200 é opção. Esse modelo intermediário é um dos melhores roteadores do mercado, oferecendo 4 antenas e alcançando 867mbps de velocidade de conexão. 

Ainda, para os usuários, o controle parental ajuda a evitar o acesso a sites indesejados, o que é um ponto alto da ficha técnica. Se não bastasse, a presença da entrada ethernet ajuda a aproveitar o máximo dos recursos, inclusive a função repetidor, em um equipamento com design discreto e bonito.

Então, você pode ter em mãos um aparelho de qualidade, que lhe fornecerá vários tipos de conexões simultâneas, que podem ser muito úteis. Por fim, a banda dupla ajuda a ter velocidades maiores, podendo usar o cabo de rede quando necessário e conseguir mais força de sinal. 

Características do roteador Intelbras ‎RG1200

  • Antenas: 4
  • Frequência: 2,4 GHz (até 300 Mbps) e 5 GHz (até 867 Mbps)
  • Velocidade de transmissão: 2,4 GHz (até 300 Mbps) e 5 GHz (até 867 Mbps)
  • Ethernet: Sim

5º – D-Link Mesh Wi-Fi AC1200

Para quem busca mais alcance de sinal, com estabilidade, os roteadores do tipo Mesh podem ser úteis e o D-link Mesh Wi-Fi AC1200 pode ser a solução. O modelo oferece ótima cobertura de sinal, com banda dupla e utilizando protocolo de segurança WPA2-PSK que pode ser bastante útil. 

Outro ponto interessante está na entrada ethernet Gigabit, que pode ser bastante útil para o gerenciamento de rede via cabo. Ainda, os diversos recursos presentes nesse kit de roteadores podem fazer a diferença e alcançar transferência máxima, que pode ser de grande utilidade. 

Se não bastasse, o aparelho de qualidade pode entregar mais estabilidade que o roteador comum, o que é sempre muito interessante. Por fim, verifica-se que o D-link Mesh Wi-Fi AC1200 é uma opção bastante interessante e que, certamente, vai mudar a forma com que você tem acesso a redes e sites. 

Características do roteador D-link Mesh Wi-Fi AC1200 

  • Antenas: internas
  • Frequência: não especificado
  • Velocidade de transmissão: não especificado
  • Ethernet: Sim

6º – D-LINK ‎DIR-878

Para quem busca um equipamento de qualidade para acesso a redes em ambientes comerciais, o D-LINK ‎DIR-878 é um dos melhores roteadores. O modelo oferece ótima transmissão de rede e aproveitamento de sinal, de modo que sua ficha técnica demonstra como o aparelho é eficiente. 

Ainda, com bom preço padrão, o modelo se destaca com a banda dupla e as 4 antenas que podem entregar ótimos resultados. Ainda, a porta gigabit ethernet é um dos principais recursos, tornando esse um roteador para empresa com transferência máxima de até 1900 megabits por segundo.

Por fim, destaque para o fato de a D-link ser uma das melhores marcas do mercado, o que torna o aparelho roteador bastante confiável. Ou seja, para quem precisa de boa transmissão de rede, acesso a site facilitado e opções para roteador para empresa, essa é a melhor alternativa. 

Características do roteador D-LINK ‎DIR-878

  • Antenas: 4
  • Frequência: 2,4 & 5ghz
  • Velocidade de transmissão: 1900Mbps
  • Ethernet: Sim

7º – TP-Link ‎AC 1350

Para aqueles que precisam de uma boa opção de roteador para residência, o TP-Link AC 1350 Archer C60 é a melhor alternativa. Com banda dupla, o equipamento oferece preço médio acessível e conta com uma ótima ficha técnica, incluindo protocolo de segurança do tipo WPS, sempre muito útil.

Além disso, o modelo tem compatibilidade com os mais diversos sistemas operacionais e funciona com ótimas 4 antenas. Além disso, o aparelho conta com 5 antenas externas que podem ser bastante úteis e ajudar a alcançar alta velocidade de transferências, com até 100 mbps bastante interessantes.

Além disso, a conexão fast ethernet é bastante útil, pois permite que a rede de convidados alcance ótimos resultados. Ou seja, trata-se de uma das opções de roteador dual com banda larga mais competitivas do mercado, que irá te proteger da perda de sinal para dispositivos e manter a velocidade. 

Características do roteador TP-Link ‎AC 1350

  • Antenas: 5
  • Frequência: três para 2.4GHz e duas para 5GHz
  • Velocidade de transmissão: 100 mbps
  • Ethernet: Sim

Utilize dispositivos mais potentes

Agora que você vai ter uma qualidade de sinal ainda maior, nada melhor que contar com dispositivos potentes para o seu dia a dia. Nesse sentido, conhecer a lista com os melhores notebooks touch screen do mercado pode ser um grande diferencial.

Como escolher o melhor roteador wifi?

Escolher o melhor roteador wifi do mercado atual depende muito mais de conhecer a tecnologia do que ter uma ideia sobre qual é a melhor marca. Isso porque os dispositivos eletrônicos estão sempre evoluindo, de modo que fica muito difícil acompanhar todas as novidades que surgem. 

Assim, a seguir você confere algumas dicas para aproveitar toda a potência de sinal do seu roteador e entender quais opções são mais interessantes. Um roteador conta com recursos de sobra, por isso entender como eles funcionam pode ajudar a conseguir o desempenho adequado posteriormente.

Assim, continue lendo e não perca nenhuma informação importante. 

Antenas

A quantidade de antenas existente em um roteador influencia diretamente na cobertura de sinal que ele é capaz de abranger. Basicamente, grande parte dos equipamentos conta com até 3 antenas, uma quantidade que pode ser eficiente para ambientes sem muitos obstáculos para sinal.

Por outro lado, se você precisa de um sinal forte em ambientes com barreiras físicas e muitos metros quadrados a atender, o melhor são os modelos com mais antenas. Ainda, é sempre bom lembrar que existem modelos com antenas internas, que não aparecem no design, mas estão lá. 

Frequência

A frequência em que ocorre a conexão é um ponto importante, principalmente porque existem duas específicas, a de 2,4GHz e a de 5Ghz. Nesse caso, a primeira oferece taxa de transmissão de até 600mbs e maior alcance, mas pode sofrer interferência, pois muitos usam a mesma frequência.

Já no caso dos aparelhos com maior frequência, a transmissão é mais limpa e estável, mas o alcance não é muito grande. Nesse caso, uma opção é optar pelos modelos de roteador com banda dupla, que atuam com duas frequências e permitem a conexão de cada aparelho da forma necessária. 

Velocidade de transmissão

No mesmo sentido das bandas de frequência, a velocidade de transmissão é outro ponto importante para quem deseja qualidade de sinal. Assim, há modelos na frequência 2.4GHz que variam em velocidade máxima, podendo ir de 150 até 600 mbps de velocidade de conexão. 

Além disso, os roteadores que atuam com frequência 5 Ghz contam com velocidade inicial de 867 mbps, podendo chegar à velocidade extrema de 1300 mbps, por exemplo. Assim, esses pontos são extremamente importantes para você ter uma experiência de acesso adequada à internet. 

Ethernet

Em alguns momentos você pode se deparar com o fato de o seu dispositivo não ter suporte para rede sem fio. Nesse caso, a melhor opção é utilizar uma rede ethernet, conectada diretamente no roteador, mas para isso ele precisa contar com uma entrada Gigabite Ethernet para funcionar. 

Assim, você pode conseguir transferências de dados extremamente rápidas, chegando 1000mbps de velocidade de transmissão. Assim, é possível utilizar esse tipo de conexão, principalmente, para jogos online, onde há uma exigência superior aos modelos convencionais, em razão da competição. 

Perguntas Frequentes

Para conseguir melhor desempenho de sinal em uma rede ethernet, qual a melhor opção?

A melhor opção, nesses casos, é que os roteadores contam com entradas Gigabite Ethernet, que são muito mais velozes. 

As características técnicas de um roteador para jogos são diferentes em recursos de um roteador comum?

Sim, para ter mais estabilidade de conexão, o uso de roteadores com frequência de 5 Ghz, por exemplo, é o mais indicado. 

As velocidades de um roteador dual variam de banda para banda?

Sim, os modelos dual band existem exatamente para dar mais versatilidade e propiciar a conexão de cada aparelho de acordo com suas velocidades. 

Um modelo de roteador para empresa com design sem antenas para transmissão foto aparentes pode ser um problema?

A questão de as antenas serem aparentes ou não é algo que não faz diferença, vez que muitos modelos contam com antenas internas.

Toda marca de roteador permite controle de acesso a conteúdo e outros recursos extras?

Não. O importante é analisar bem antes da compra, para não correr o risco de fazer uma escolha errada. Assim, recursos como restrição a acesso de terceiros e acesso a sites específicos é algo que cada dispositivo pode ou não oferecer. 

Qual o melhor roteador wifi?

Escolher o melhor roteador wifi do mercado não é uma tarefa que possa ser considerada fácil. Assim, o ranking a seguir leva em consideração o aproveitamento de sinal de qualidade de cada equipamento e sua capacidade de agradar um número maior de usuários em várias circunstâncias. 

Assim, em primeiro lugar ficou o ASUS ROG Rapture GT-AX11000, um aparelho com velocidade ideal para acesso a arquivos. Além disso, o equipamento conta com 8 antenas externas, largura de banda dupla, 11000mbps de velocidade e recursos extras como o controle parental.

No segundo lugar da lista de melhores, o modelo TP-Link Archer AX73 surge como uma das opções mais interessantes, com duas larguras de banda. Ainda, é importante lembrar que o modelo vem com 6 antenas removíveis e protocolo de conexão 802.11n, 802.11ax, 802.11b, 802.11a e 802.11ac.

Completando o pódio, o modelo D-Link DIR-615 oferece ótimos resultados e é aquele mais barato do mercado brasileiro. Com 2 antenas, o modelo é uma excelente opção, oferecendo 300mbps de velocidade, conexão ethernet, protocolo de segurança WEP, WPA-PSK e WPS, e muito mais. 

Em quarto lugar, destaque para o roteador Intelbras ‎RG1200, que permite múltiplos usuários simultâneos. Além disso, entre as principais características estão o design moderno, a porta ethernet, o uso de maneira intuitiva, a banda dupla e o sinal de qualidade que pode ser muito útil. 

No quinto lugar, o modelo D-link Mesh Wi-Fi AC1200 é o melhor roteador do mercado brasileiro do tipo mesh. Além disso, o equipamento tem ótima velocidade externa contra obstáculos para sinal, com entrada Ethernet Gigabit, antenas internas e controle de banda superior ao dos roteadores atuais. 

Na sexta posição, o D-LINK ‎DIR-878 surge como ótima opção de roteador para empresas, com ótimo controle de banda dupla. Além disso, destaque para as 4 antenas de transmissão foto, os 1900mbps de velocidade de transmissão e o altíssimo desempenho adequado no dia a dia. 

Por fim, fechando a lista, o modelo TP-Link AC 1350 Archer C60 é a melhor opção para ambientes residenciais. O modelo oferece altíssimo desempenho com velocidades maiores, chegando a 100mbps, conta com 5 antenas, tem banda dupla e oferece ótima qualidade de sinal de internet. 

Como você viu, existem diversos aparelhos que podem ser úteis de acordo com demanda específica de cada tipo de usuário. Assim, a melhor maneira de escolher é avaliar quais são suas reais necessidades e como o equipamento pode surgir como um solucionador de problemas. 

Tenha toda a rede na palma da mão

Com a alta qualidade de conexão, nada melhor do que investir em equipamentos que possam aproveitar ao máximo tudo isso. Então, fique de olho na lista com os melhores celulares para jogos do mercado, pois eles podem fazer a diferença em diversos sentidos.

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor roteador wifi do mercado e algumas outras opções que podem ser bastante interessantes. Assim, lidar com a verdadeira corrida com obstáculos que é a transmissão de sinal por uma casa ou ambiente profissional é algo que pode ficar muito mais fácil. 

Diante disso, para quem precisa realizar múltiplas conexões simultâneas, ter o equipamento certo faz toda a diferença. Lembre-se sempre que todos os usuários são diferentes, então não pense em qual o produto com mais recursos, mas sim qual é a melhor opção para as suas necessidades. 

Mas, para que tudo dê certo, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Antenas;
  • Frequência;
  • Velocidade de transmissão;
  • Ethernet.

Assim, como você viu, existem diversas opções para conseguir levar conexão aos seus aparelhos, com a melhor transferência de dados. Com preço padrão variável, os modelos podem ser bastante úteis e, atualmente, são indispensáveis, podendo entregar o que há de melhor em qualidade. 

Então, agora que você já conhece o melhor roteador wifi do mercado e algumas outras alternativas, é hora de fazer uma escolha. Assim, com qualquer um dos modelos dessa lista você pode começar a ter um melhor desempenho e aproveitar muito mais os recursos disponíveis na internet. 

Sobre o Autor

Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário