Melhores Scanners e Custo Benefício de 2024

Para ser considerada a melhor scanner é essencial que o produto seja capaz de fazer a digitalização de documentos com alta qualidade. Desse modo, saiba que esses dispositivos úteis podem agilizar bastante em várias tarefas.

Ao passo que o aparelho trabalha com um software de gerenciamento que permite seu funcionamento. E ainda temos outros recursos extras em alguns equipamentos. Então continue lendo o artigo e conheça um ranking com os melhores modelos disponíveis de scanners do mercado.

Conte com um bom computador

Utilizar uma scanner é uma excelente ideia para digitalizar documentos, sendo a escolha ideal para a atividade. Contudo, é fundamental adquirir também um computador potente. Por isso, confira uma lista com os melhores computadores desktop para 2024.

Melhores Scanners de 2024

A melhor scanner pode ser simples ou multifuncional, o que agrega ainda mais na experiência com o produto. Além disso, o modelo pode fazer a captura de imagens direto no papel com muita qualidade e eficiência.

Enquanto que essa velocidade de escaneamento se dá mediante ao conjunto presente em seu hardware. Aqui nesta tabela temos cada um do melhor scanner de 2024 e o seu principal ponto de destaque:

Imagem Scanners Detalhes
Scanner Brother ADS3000N A4 Duplex Rede 50ppm, Brother, 3000N, Preto
Brother ADS 3000N Melhor Scanner
Scanner Brother ADS1700W A4 Duplex Wireless 25ppm
Brother ADS1700W A4 Melhor Scanner Custo Benefício
Scanner Epson WorkForce ES-50, Epson, ES-50, Preto
Epson Workforce 50 Modelo portátil
Scanner Canon, Canon, 215, Preto
Canon 215 Veloz e produtiva
Scanner Brother ADS1250W A4 Duplex Wireless 25ppm
Brother ADS1250W Boa e barata
Scanner (A4), Canon, Lide 300, Preto
Canon Lide 300 Modelo fotográfico
Scanner Canon (A4) DR-C225 II - 25ppm 600DPI - 3258C010AA
Canon DR-C225II Muitos diferenciais

Nos dispositivos do tipo o grande objetivo é criar um arquivo digital de textos e imagens. Sendo superior aos aparelhos de fax e trazendo um design mais moderno e interessante.

De tal modo que o usuário só precisa utilizar o software de digitalização em seu equipamento veloz. Decerto, compreenda que existem várias características importantes, tais como, as dimensões, sua resolução, velocidade, conexões e até mesmo a função duplex. Iremos verificar tudo isso na sequência.

1º – Brother ADS 3000N

Melhor Escolha

410E6m7fvdL
Confira o preço →

A Brother ADS 3000N é uma scanner de alta qualidade e de uma marca amplamente reconhecida no mercado. Com isso, saiba que em nossos testes ficou evidente que ela merece ser destacada frente aos concorrentes.

Já que a mesma tem configurações incríveis e são muitas as funções e recursos inclusos no aparelho. Que serve para utilização em uma mesa de escritório ou em uma residência.

Enquanto que o equipamento tem tecnologia de ponta, e as imagens e cores geradas são excelentes. Ficando realmente a frente de várias outras scanners que se encontram na mesma categoria.

Além disso, compreenda que entre os comandos e funções, temos alguns que geram praticidade nos escaneamentos. Ao passo que os processo são feitos facilmente, bem como os próprios envios dos documentos e arquivos.

Por certo, saiba que há uma grande promoção nos fluxos de trabalho, mantendo eficiência de trabalho. Agregando bastante nas empresas e também nos grupos de pessoas de quaisquer tamanhos.

Em uma residência, entenda que o produto é ideal para uso diário e vem com USB, Ethernet e com a conexão Wi-Fi. Ou seja, temos um aparelho completo e que se demonstra amplamente versátil nas operações.

Tendo recursos mais avançados, como por exemplo, a função para mostrar a frente e o verso do documento. Ou mesmo a digitalização que é realizada de modo contínuo.

Ademais, compreenda que temos a retirada dos planos de fundos e de páginas em branco. Contando inclusive com o suporte para o alinhamento, além de trazer 48 tipos de atalhos que são programáveis.

Fazendo com que o usuário só precise tocar no comando e ainda há armazenamento em nuvem. Permitindo esta tarefa em quaisquer dispositivos que você ache pertinente.

Prós:

  • Modelo com atalhos que são programáveis;
  • Tem o recurso de digitalização contínua (ilimitada);
  • Possui as edições de documentos PDF e outros tipos;
  • Conexões via USB, Ethernet e Wi-Fi;
  • Traz em sua composição os sistemas de segurança (empresas).

Contras:

  • Não é uma versão compacta;
  • Preço elevado mediante ao que oferece aos consumidores.

2º – Brother ADS1700W A4

Custo Benefício

41OKGzhr4IL
Confira o preço →

Equilibrando o preço cobrado com as configurações, temos também a Brother ADS1700W A4. Que é uma scanner potente e que traz ao usuário um nível de custo-benefício muito bom.

Sendo que a velocidade apresentada nas digitalizações é elevada e as cores ficam muito realistas. Desse modo, compreenda que nossos experts notaram vários pontos favoráveis no equipamento.

Visto que ele mantém sua alta qualidade e tem uma velocidade que é notável durante o uso. E tudo isso com simplicidade e com um modelo intuitivo para que seja possível trabalhar com o aparelho sem dificuldades.

Em sua tela que é touchscreen temos 2.8 polegadas de tamanho para fazer comandos e visualizá-los. Com isso, você só precisa tocar na scanner e terá os resultados que pretende.

Vale destacar que é possível fazer o envio dos arquivos a serem digitalizados. Usando as configurações de seus dispositivos que estão sendo conectados ao produto.

De fato, compreenda que nesta versão temos um item compacto e bastante rápido para digitalizar.  Onde são feitas pelo menos 25 folhas por minuto ao utilizar o formato simplex.

Já o duplex aceita uma faixa de até 50 páginas (minuto), o que mostra que praticidade não irá faltar. Além de tudo isso, entenda que a scanner tem suporte a vários tipos de digitalizações.

Nesse sentido, saiba que temos a OCR, pastas de redes, outros dispositivos móveis, e-mails, entre outros. Dessa maneira, compreenda que você pode realizar o armazenamento em nuvem dos seus arquivos e dados.

Ou mesmo em um computador/notebook, sendo compatível com modelos de vários tamanhos (documentos). Desde páginas A4, até cartões feitos de plástico, fotos, recibos e muitos outros.

Prós:

  • Produto tem suporte de armazenamento em vários modos;
  • Os comandos e função são muito intuitivos;
  • Vem com a função para escanear em um pendrive;
  • Compatibilidade com vários documentos e arquivos;
  • Custo-benefício.

Contras:

  • É considerado um aparelho mediano em demanda de digitalizações diárias.

3º – Epson Workforce 50

Aos usuários que carecem de uma scanner portátil, saiba que a Epson Workforce 50 é a escolha certa. Pois, compreenda que ela além de ser versátil vem com um ótimo nível de custo-benefício.

Ao passo que é ideal para uso em uma mesa e por ser mais compacta serve em vários locais. Desse modo, saiba que o modelo em questão foi muito bem nos testes e análises feitas por nossa equipe de experts no assunto.

Tanto que simplifica todo o processo da gestão dos documentos e serve para os mais diversos cenários. Podendo inclusive ser levado a outros locais (transportado) de forma prática e efetiva.

A digitalização a cores possui uma resolução excelente, sendo bem ágil. No caso, entenda que a página precisa apenas de 5.5 segundos para que o escaneamento seja feito.

Aliás, saiba que a alimentação de modo automático está disponível, tornando tudo em um arquivo só. Vale ressaltar que o dispositivo é bem versátil e aceita documentos diversos, tais como, ingressos e cartões (identificação).

Ademais, entenda que o produto traz ainda várias ferramentas inteligentes que usam o software ScanSmart. Onde se torna possível organizar e fazer o escaneamento dos mais diversos conteúdos.

Bem como os outros modelos, você tem a opção em nuvem para guardar seus documentos e fotos. E a conexão é feita pelo cabo USB, não precisando de pilhas, baterias ou mesmo quaisquer tipos de fontes.

Prós:

  • Modelo leve e compacto;
  • Não precisa de uma fonte (externa) para funcionar;
  • São 5.5 segundos para fazer uma digitalização;
  • Vem com o driver chamado de TWAIN;
  • Cabo USB para facilitar a instalação e uso.

Contras:

  • O alimentador dos papéis é manual e não é muito interessante.

4º – Canon 215

Por sua vez, a Canon 215 aparece na lista e recebe testes dos nossos especialistas. Que notaram um aumento na produtividade usando este aparelho em relação aos concorrentes.

Sendo que nesta versão temos uma velocidade mais elevada nas digitalizações. E a alta tecnologia consegue auxiliar nas correções feitas de modo automático, evitando erros prejudiciais aos resultados.

Dessa forma, compreenda que o modelo é portátil e serve para casas, escritórios e viagens de negócios. Em seu design está uma construção muito mais robusta, resistente e com durabilidade.

A fonte de alimentação desta scanner é pelo USB, fazendo com que tenhamos mais praticidade. Visto que não será preciso contar com uma tomada de energia para que o produto possa ligar.

Além disso, compreenda que o alimentador (automático) consegue dar suporte para 20 páginas. E há detecção dos tamanhos (folhas), além das correções de cores (tridimensionais) e das exclusões.

São vários os recursos encontrados no dispositivo que corrige sombreamentos, tem painel para digitalizar e permite rodar a imagem. Sem dúvida, tudo isso mostra que o aparelho é eficaz em suas atividades viabilizando a compra dele.

Prós:

  • Design e construção mais robustos;
  • Detecta automaticamente as cores;
  • Portas de HI-Speed em USB 2.0 e com Pendrive 3.0;
  • São muitos os recursos extras inclusos no modelo.

Contras:

  • Para vários documentos é preciso fazer a separação das páginas.

5º – Brother ADS1250W

Essa é sem dúvida uma das scanners verticais com alimentação por cabo elétrico de maior destaque no preço. Nesse sentido, temos a Brother Scanner ADS1250W A4 Duplex que conta com um ótimo custo-benefício.

Uma vez que o processo de escaneamento é veloz e muito preciso. Além de gerar qualidade de imagem e de permitir a função duplex. Que resulta no escaneamento das folhas em frente e verso ao mesmo tempo.

E nas análises notou-se que mesmo sendo mais barata, a scanner não deixa nada a desejar frente aos concorrentes. Ao passo que os experts perceberam uma boa velocidade e resolução de qualidade nos conteúdos.

Dessa forma, ela é a melhor scanner e chega com um design bonito e funcional. Mesmo não sendo um scanner portátil, ela é capaz de digitalizar documentos importantes devido a sua boa resolução óptica.

Que no caso é de 600 dpi e a velocidade fica em torno dos 25 ppm. Enquanto que o alimentador automático funciona com até 20 folhas. A conexão Wireless (Wi-Fi) está disponível para otimizar ainda mais a experiência.

Nisso, é possível criar cartões de visita e outros tipos de mídias e importá-las diretamente ao computador. Durante o processo de digitalização são feitos vários documentos por minuto.

Outro ponto importante é que a conexão do tipo USB 3.0 está inclusa visando trazer agilidade. E a melhor scanner consegue fazer o documento digital sem dificuldades, pois o software de digitalização cumpre bem o seu papel.

As imagens ficam bem nítidas e podemos criar diversos arquivos com esse que é um dos modelos de scanner mais potentes. Já que consegue gerar documentos profissionais e trabalha em alta velocidade de processamento.

Prós:

  • O alimentador consegue armazenar até 20 folhas;
  • Tem vários tipos de armazenamentos (nuvem, dispositivos, entre outros);
  • Vem com Wi-Fi e porta USB;
  • Conta com a função duplex;
  • Nitidez e detalhes com os 600 dpi de resolução.

Contras:

  • Pode ser um pouco difícil de configurar no começo;
  • Preço alto.

6º – Canon Lide 300

A scanner de mesa Canon Lide 300 é um aparelho capaz de fazer um correto escaneamento. E o produto conta também com um preço adequado para o bolso do consumidor.

Desse modo, saiba que o equipamento é ideal para quem pretende usar um modelo fotográfico. Afinal, compreenda que nos testes da nossa equipe vimos que os 2.400 dpi deixam os resultados incríveis.

Uma vez que é a melhor scanner e tem qualidade que chega a um nível excelente. Visto que temos uma resolução incrível de 2.400 dpi, servindo até mesmo para a digitalização de fotos.

Por certo, saiba também que o produto conta com uma tampa que é articulável. Nisso, ela permite fazer a digitalização de livros e tudo isso utilizando apenas o excelente software que integra o aparelho.

Com isso, o modelo não fica devendo em nada para os outros dispositivos multifuncionais. E trabalha em 6 ppm de velocidade com alimentação feita através da tecnologia USB.

Sendo a melhor scanner, o processo de digitalização é feito com inteligência e de modo mais básico. Contudo, esteja ciente de que esse produto é para quem faz uso mais esporádico da função de escaneamento.

Não serve para quem pretende criar documentos profissionais, sendo uma escolha ideal na questão do design. Já que não ocupa tanto espaço e fica bonita na mesa ao lado do computador, que é o dispositivo compatível com ela.

Vale mencionar que não temos alimentador automático nessa versão e nem mesmo a função duplex. Ou seja, essa é uma das scanners mais simples e que serve para trabalhar com documentos comuns. O design é moderno e a mesma tem um preço mais acessível.

Prós:

  • Modelo de mesa e com conexão USB;
  • Veloz e com 2.400 dpi de resolução;
  • Permite armazenamento de dados no computador;
  • Produto básico, mas com boas configurações.

Contras:

  • Não possui o alimentador automático e nem a função duplex.

7º – Canon DR-C225II

A melhor scanner em quantidade de recursos e diferenciais é a Canon DR-C225II. Já que o modelo possui especificações interessantes e que atendem as necessidades dos usuários.

E para provar isso foram feitas várias verificações e testes para se chegar a um resultado efetivo. Onde nossa equipe de experts encontrou vários diferenciais nesta versão de scanner.

Ao passo que é uma scanner de alimentação por cabo elétrico e que trabalha na vertical. Na velocidade temos 25 ppm e são 600 dpi de resolução óptica. O que permite digitalizar os documentos de maneira que a eficiência seja elevada.

O modo duplex está disponível visando agilizar o processo e garantir resultados excelentes. Vale dizer que o alimentador automático funciona com pelo menos 30 folhas.

Nisso, essa é realmente a melhor scanner e se torna uma dispositivo multifuncional. Onde temos a conexão Wi-Fi e também a USB. O armazenamento em nuvem é outro ponto chave do componente.

Sem dúvida, isso faz dela uma das scanners de mesa mais potentes e criando um documento digital de modo efetivo.

Com isso, saiba que será possível fazer documentos em sequência e com alimentação em formato de “U” no papel. Só que isso resulta em um aumento de preço.

Prós:

  • Alimentador com até 30 folhas;
  • Permite guardar informações em nuvem e no computador;
  • Tem a conexão Wi-Fi e a USB;
  • Multifuncional e com recurso duplex;
  • Design bem construído e durável.

Contras:

  • Somente o preço mais elevado do que de outros concorrentes.

Invista em uma boa impressora

Além de contar com a melhor scanner você deve prezar pelos outros produtos tecnológicos. No caso, conheça quais são as melhores impressoras multifuncionais e confira as suas vantagens.

Como escolher a melhor scanner?

Temos alguns fatores que consistem na avaliação para scanners, mostrando quais delas são as melhores. Dessa maneira, compreenda que podemos ter um dispositivo multifuncional ou mesmo mais básico.

Podendo ser scanners de mesa, portátil ou de outro tipo. Enquanto que o ideal é que o produto faça um bom gerenciamento de documentos. E para isso é preciso avaliar o tipo, tamanho, a resolução, velocidade e outros pontos. Vamos saber tudo isso a partir dos próximos tópicos.

Tipo

A melhor scanner pode ser de 3 tipos diferentes que são os principais. Nesse sentido, temos o modelo de mesa, o vertical e o portátil. E cada uma destas scanners possui as suas próprias especificidades.

Para uma resolução óptica mais potente na digitalização de documentos importantes, escolha a de mesa. Afinal, entenda que o dispositivo consegue fazer o processo em alta qualidade, o que ajuda bastante.

Já a portátil é uma das scanners que pega o documento em papel e cumpre o que promete. Só que ela é mais compacta e costuma ter um ótimo preço. De tal modo que se torna uma boa escolha.

Agora a melhor scanner também pode ser na vertical, onde o principal objetivo é trabalhar com um grande volume de documentos em sequência. Assim, o alimentador faz o trabalho de forma automática sem a necessidade do usuário colocar as folhas.

Tamanho

O tamanho é outro fator essencial e por isso você deve avaliar as dimensões do aparelho. De tal forma que cada tipo possui seu formato e dimensões. No caso temos o seguinte:

  • Portátil: 4 até 5 centímetros (altura), com 25 até 30 centímetros de largura;
  • Mesa: 3 até 4,5 centímetros (altura) e 25 cm em largura;
  • Vertical: com 15 até 25 cm e de 25 até 30 centímetros na largura.

Isso deve ser bem avaliado na hora da compra, pois influencia diretamente no ajuste dos documentos. Além é claro do fato de que os scanners precisam atender ao que o usuário estiver buscando.

Resolução

Outro ponto fundamental da melhor scanner é a resolução que ela contém. Pois, compreenda que isso é útil para os documentos profissionais e os detalhes devem ficar visíveis.

Assim, a medida é feita através do dpi, e as scanners com 1.200 dpi são excelentes para as imagens. Enquanto que as de 600 dpi trabalham com textos de maneira adequada. Servindo para os documentos comuns e trazendo bons resultados digitais.

Velocidade

Dependendo da demanda necessária é importante adquirir um produto com alta velocidade. Afinal, saiba que muitos documentos em sequência podem exigir mais do aparelho.

Com isso, as scanners de mesa costumam ser mais lentas com 6 ppm. Já os portáteis possuem agilidade e podem chegar aos 25 ppm. Decerto, os modelos verticais superam os 25 ppm e são os mais potentes no quesito.

Duplex

Aqui temos a possibilidade de que a melhor scanner faça o escaneamento de documentos em frente e verso. Dessa maneira, a eficiência será garantida e o processo demora menos tempo para ser realizado.

Conectividade

Esse ponto consiste na conexão entre o aparelho e um computador ou notebook. Assim, entenda que temos o formato USB, o WI-FI e outras tecnologias mais modernas. Evitando a utilização dos cabos convencionais.

Alimentador

Certas scanners possuem alimentador automático para trabalhar com vários documentos em sequência. De tal modo que o usuário não precisará ficar tendo que inserir as folhas de modo manual.

Armazenamento

A melhor scanner pode fazer a digitalização de documentos para serem armazenados no computador. Entretanto, a opção de guardar esses arquivos na nuvem acaba sendo muito mais viável.

Além disso, alguns modelos permitem a inclusão das informações em cartões do tipo microSD. Por isso, avalie esse quesito para não errar na hora de efetuar a compra.

Perguntas Frequentes

O que é uma scanner e para que serve?

O aparelho conhecido como scanner consegue tornar arquivos e imagens físicas em digitais. Com isso, basta fazer a digitalização e terá as informações dentro de seu computador através de um software.

Quais são as melhores marcas de scanner?

As marcas mais conhecidas e de sucesso no mercado das scanners são a Canon, Epson e a Brother. Onde os preços variam bastante diante do que cada modelo tem de tecnologia inclusa.

Como escolher a melhor scanner?

A resolução do aparelho é fundamental tanto nos resultados quanto na quantidade de cópias. Além disso, a velocidade e as conexões são outros pontos que fazem total diferença.

Qual característica melhor descreve um scanner de mesa?

A mesma possui um formato horizontal e costumam apresentar grande potência. Servindo para os mais diversos tipos de trabalhos, como a digitalização de documentos e imagens.

Como usar um scanner portátil?

A scanner portátil tem funcionamento bem simples. Já que o usuário só precisa colocar o documento ou foto e deixar o produto trabalhar. Os resultados serão salvos corretamente no local escolhido, gerando praticidade e rapidez.

Qual a melhor scanner?

A Brother ADS 3000 N aparece em primeiro lugar no nosso ranking de melhor scanner. De tal forma que ela é ideal para escritórios ou residências, tem conexão USB, Ethernet e Wi-Fi e traz 48 atalhos programáveis.

Além de ser bastante segura, de fazer escaneamentos frente e verso e de apresentar um belo design moderno e atualizado. Enquanto que em custo-benefício temos a Brother ADS 1700 W A4, ficando na segunda posição.

Desse modo, saiba que a mesma tem tela touchscreen com 2.8 polegadas, faz 25 páginas por minuto em simplex e 50 folhas em duplex. Sendo que aceita vários tipos e formatos de documentos e possui um preço bem acessível.

A quarta posição pertence a Canon 215, onde o modelo é veloz e altamente produtivo. Ao passo que faz correções automáticas, é portátil, vem com design mais robusto, o alimentador comporta até 20 folhas e tem vários extras.

Em quinto temos a Brother ADS 1250W que é boa e barata, aceitando 20 páginas no alimentador. Por certo, nas configurações estão vários modos de armazenamento, conexão USB, 600 dpi de resolução e Wi-Fi.

Por sua vez, temos na sexta colocação a Canon Lide 300, sendo um modelo fotográfico. Onde são 2.400 dpi de resolução, o aparelho é de mesa, vem com USB, guarda dados em um computador e é bastante básico.

O sétimo lugar é da Canon DR-C225II, pois ela tem muitos diferenciais notados por nossos especialistas em tecnologia. De tal forma que isso engloba 25 ppm de velocidade, 600 dpi de resolução e alimentador automático com 30 folhas. Além de trazer Wi-Fi e USB, armazenamento em nuvem e função duplex.

Um bom notebook faz toda a diferença

Um scanner de qualidade é tão importante quanto um computador. Pois, permite digitalizar os arquivos do papel de modo efetivo. Para quem gosta de outras tecnologias, conheça os melhores notebooks para estudantes.

Conclusão

Não há dúvidas da importância que uma scanner possui e quais são as vantagens dela. Dessa forma, saiba que para escolher a melhor scanner é necessário avaliar vários quesitos.

Que incluem desde as dimensões até o tipo de armazenamento permitido. No caso, a resolução, velocidade, conexões e alimentação precisam ser observadas antes da aquisição.

Enquanto que o modo duplex pode facilitar ainda mais os processos. Vale destacar que são 3 os tipos de scanners (portátil, mesa e vertical). Então, reveja o ranking e decida qual modelo mais se adapta às suas necessidades.

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário