Melhores Microfones Dinâmicos e Custo Benefício de 2024

Os melhores microfones dinâmicos estão presentes em shows e estúdios, podendo trazer muito mais clareza e qualidade de áudio.

Os microfones são parte importante de shows, eventos de música, palestras e outros eventos em que se exige boa captação de áudio para gravação de vozes. Nesse cenário, os modelos dinâmicos são ideais para ambiente de gravação onde haja barulho, pois captam apenas os sons mais próximos.

Assim, encontrar os modelos de microfone sem fio ou microfone de estúdio capazes de entregar os melhores resultados é sempre positivo. isso porque cada pequeno detalhe pode melhorar a alta qualidade de captação e fazer com que os melhores modelos de microfone se tornem únicos.

Pensando nisso, aqui você vai conhecer uma lista com os melhores microfones dinâmicos do mercado atual. A ideia é que você possa conhecer as opções de microfones vocais e conseguir sucesso em ambiente de gravação de vozes, sempre eliminando ruídos indesejados e tendo mais clareza. 

Para tanto, ao longo desse texto você verá as melhores opções sobre o que analisar na compra do modelo ideal de microfone. Assim, com um guia de compra bem definido fica mais fácil encontrar produtos com ótima qualidade superior, bem como realizar apresentações musicais de sucesso.

Encontre o que precisa

A tecnologia está sempre presente para que as pessoas tenham a vida cada vez mais facilitada, nos momentos de diversão e trabalho. Então, confira a lista com os melhores GPS do mercado e encontre o seu caminho de maneira muito mais fácil, em qualquer tipo de situação. 

Melhores Microfones Dinâmicos de 2024

No quadro abaixo é possível conferir modelos de microfones dinâmicos ideais para gravação de apresentações musicais e eventos em ambientes externos. Além disso, os modelos são essenciais e muitos contam com filtro de ruídos de manuseio, eliminando sons indesejados, melhorando tudo.

Ainda, é importante lembrar que a ótima sensibilidade do equipamento permite uma captação de vários tipos de vocais de modo interessante. Além disso, o isolamento acústico de excelente qualidade profissional pode permitir que os usuários tenham um padrão de captação de áudio superior. 

Então, considerando tudo isso, agora chegou o momento de conhecer os melhores microfones dinâmicos de 2022 e outras opções disponíveis. 

Imagem Microfones Dinâmicos Detalhes
Shure SM7B Microfone Dinâmico Cardióide para Estúdio
Shure SM7B Melhor microfone dinâmico
Microfone Audio Technica ATR2100x USB Cardioide Dinâmico XLR
Audio-Technica ATR2100X Melhor microfone dinâmico custo-benefício
Sennheiser Microfone Pro Audio E906, preto
Sennheiser Pro Audio E906 Captação de instrumentos musicais
Shure Microfone dinâmico com suporte giratório cardioide PGA52-XLR com cabo XLR-XLR de 38 cm
Shure PGA52-XLR Ótimas configurações
Shure BETA 52A Microfone Dinâmico Supercardióide para Bateria
Shure Beta 52A Ideal para podcasts
Sennheiser Professional E 835 microfone vocal cardioide dinâmico, com fio, sem fio
Sennheiser E835 Modelo intermediário
FIFINE Microfone USB para jogos, microfone dinâmico RGB para PC, com botão de toque para mudo, microfone cardioide Plug & Play com conector de fone de ouvido para transmissão, podcast,
Fifine K658 Modelo doméstico

Como você viu, existem ótimas opções disponíveis de microfones profissionais e também para amadores com qualidade. Assim, abaixo você confere um review completo de diversos tipos de microfones, podendo conectá-los a aparelhos de áudio e aproveitar o melhor preço acessível disponível. 

1º – Shure SM7B

Melhor Escolha

41DyRFZY7QL
Confira o preço →

O modelo de microfone dinâmico Shure SM7B é o mais completo e moderno que temos no mercado. Dessa forma, compreenda que testamos o produto e foi possível detectar todos os pontos favoráveis dele.

Com isso, entenda que ele é a opção ideal para a realização de podcasts e é de uma marca muito conhecida no setor. Nisso, saiba que o acessório é um dos mais interessantes para quem precisa fazer esta tarefa.

Enquanto que o mesmo gera vozes perfeitas para os profissionais que atuam como locutores, apresentadores e até mesmo cantores. Ao passo que tem indicação dos experts justamente para tais atividades.

Além disso, compreenda que ele é do tipo cardióide e com isso reduz a quantidade de ruídos externos. Fazendo com que haja uma sonoridade excelente e que apresenta clareza.

Como resultado disso, saiba que os ouvintes vão ter uma experiência positiva no ambiente. E a frequência possui uma resposta que fica entre os 50 Hz e os 20 Khz, sendo um ótimo patamar.

Já que se torna possível fazer a captação dos sons tanto agudos quanto os mais graves. Dessa maneira, compreenda que o modelo traz em sua composição os extras windscreen e o suporte.

Que otimizam os processos e reduzem problemas que prejudicam as gravações de áudio. Sendo que há ainda o filtro anti-pop que deixa a experiência mais imersiva.

Prós:

  • Ideal para a realização de podcasts;
  • São vários os extras (windscreen, suporte, entre outros);
  • Design muito bonito e bem estruturado;
  • Frequência adequada para sons graves e agudos.

Contras:

  • Tem preço bem elevado, obviamente pela qualidade apresentada.

2º – Audio-Technica ATR2100X

Custo Benefício

41ZyhNl6zML
Confira o preço →

Aos usuários que precisam de um microfone dinâmico e equilibrado temos o Audio-Technica ATR2100X. Já que o mesmo tem um custo-benefício muito bom e recebeu testes por parte de nossa equipe de especialistas.

Onde ficou mais que provado que as configurações dele foram escolhidas de modo assertivo. De tal forma que o mesmo é versátil, prático e de fácil instalação e uso.

Servindo para as apresentações que são feitas ao vivo e também nas gravações feitas pelos usuários. Por certo, compreenda que o modelo ainda é multifuncional, mantendo seus resultados acima dos concorrentes.

A entrada dele é a XLR que costuma ser a mais utilizada em produtos do tipo. Porém, entenda que nesta versão temos o USB-C que é uma saída moderna e bastante funcional.

Assim, compreenda que você consegue fazer a conexão direta num computador ou notebook. Já a parte do diafragma do microfone dinâmico possui ótimas respostas.

Tendo como vantagem o fato de que a estrutura em modo cardióide consiga diminuir os ruídos externos. Mantendo sempre o som claro, limpo e conforme o esperado pelos usuários.

Ademais, saiba que o produto tem alguns extras que incluem o tripé (mesa) e o suporte. Além de trazer no pacote o acessório jack que é utilizado nos fones de ouvido.

Prós:

  • São muitos os extras inclusos;
  • Vem com jack para os fones de ouvido;
  • Custo-benefício;
  • Modelo versátil e ideal para apresentações ao vivo;
  • Tem remoção dos ruídos externos.

Contras:

  • A base é feita de plástico, sendo um pouco frágil;
  • Ao manusear pode apresentar ruídos.

3º – Sennheiser Pro Audio E906

Para quem precisa gravar instrumentos musicais, o Sennheiser Pro Audio E906 é a melhor escolha. E nos testes e nas análises ficou evidente que o produto é competente para tais tarefas.

Enquanto que ele é de uma marca amplamente conhecida no mercado e que tem um grande portfólio de produtos. Dessa forma, compreenda que ele faz captações de áudio e sons no mais alto nível de resolução.

Trazendo resultados que são claros, nítidos e limpos, gerando uma experiência favorável ao usuário. Por certo, entenda que não irá importar quais são os ritmos e nem os instrumentos utilizados.

Visto que o modelo é eficiente para lidar com vários tipos de cenários e de situações. Ao passo que até mesmo as distorções das guitarras vão ficar conforme deveriam nos áudios obtidos.

A frequência tem um nível de resposta excelente situado entre 40 Hz e os 18 Khz. O que garante com que a qualidade seja evidente e ainda temos o filtro (presença).

Onde é permitido fazer 3 modos de ajustes, que incluem o aumento, normal e também a diminuição. Ou seja, você tem um equipamento completo e que traz funções e recursos práticos.

Sendo altamente versátil e com um formato que deixa a experiência mais interessante. Há ainda o amortecedor para impactos e o suporte que auxiliam para deixar tudo padronizado.

Prós:

  • Padrão cardioide;
  • São vários extras que incluem filtro de presença, suporte e amortecedor para impactos;
  • Frequência com resposta elevada;
  • 3 modos de ajustes no filtro (presença);
  • Sons limpos, claros e nítidos.

Contras:

  • Somente o preço alto.

4º – Shure PGA52-XLR

Para quem busca um bom custo / benefício, o modelo de microfone Shure ‎PGA52-XLR é uma das melhores alternativas. O modelo tem design de cartucho e trata-se de um microfone cardióide que pode ser utilizado como microfones para podcast, entregando excelente captação de sons.

E os especialistas de nossa equipe notaram vários pontos positivos nele durante as análises. Ao passo que as configurações permitem resultados concretos e gravações adequadas

Além disso, o design industrial o torna ótimo para uso em estúdio profissional e você ainda conta com suporte de microfone efetivo. Ainda, é importante dizer que você pode contar com uma opção com cabo do tipo XLR-XLR ou  escolher um equipamento sem fio.

Por fim, é importante dizer que o padrão polar adotado ajuda a eliminar ruídos de fundo, bem como o modelo da Shure tem alta tolerância com vozes masculinas e femininas. Assim, seja para realizar gravação doméstica ou profissional, um equipamento com melhor preço é sempre bem-vindo.

Prós:

  • É uma versão cardioide;
  • Custo-benefício;
  • Design profissional;
  • Tem a entrada XLR.

Contras:

  • É um pouco mais robusto que outros modelos.

5º – Shure Beta 52A

Para quem procura, no segmento de áudio, um microfone para PodCasts realmente efetivo, o modelo da Shure Beta 52A é uma alternativa importante. O modelo conta com ótimo alcance dinâmico e, ainda tem ótima sensibilidade, permitindo ótimos resultados na gravação de vozes femininas.

A fim de chegar a uma conclusão, foram feitas análises por parte dos nossos experts. Que notaram que nesta versão temos um microfone dinâmico que é altamente competente para os podcasts. 

Além disso, o modelo se encontra em uma faixa de preço acessível, além de ser um produto com padrão polar supercardióide, que permite gravação de podcasts e gravação doméstica mais efetiva. Assim, você pode usar um tripé de mesa ajustável e posicionar o equipamento para uso.

Se não bastasse, é importante lembrar que o modelo Shure SM entrega ótima qualidade, com uma resposta de frequência de 20Hz-10kHz. Por fim, ressalte-se que a impedância de saída de 150 ohms ajuda bastante os vocais e torna o modelo da Shure uma opção com excelentes características.

Prós:

  • Modelo com Supercardioide;
  • Alta sensibilidade para vozes e sons;
  • Ideal para quem pretende fazer podcasts;
  • Pode ser usado com tripé de mesa.

Contras:

  • É um pouco pesado e robusto.

6º – Sennheiser E835

Para quem está em busca do melhor preço, mas também não tem interesse em equipamentos básicos, o notebook intermediário da Sennheiser E835 pode trazer diversos benefícios. Isso porque o modelo é ideal para gravação doméstica, conta com adaptador de áudio e se destaca no segmento de áudio. 

Além disso, é importante lembrar que o equipamento oferece ótimos resultados em apresentações musicais, bem como pode ser utilizado como microfones para stream e podcasts. Ou seja, com baixo consumo de energia, você tem um equipamento de alta qualidade e que pode trazer bons resultados.

E para provar que realmente este microfone dinâmico é adequado fizemos vários testes e análises. Onde foi possível detectar que ele é uma versão intermediária e o equipamento é efetivo nas tarefas propostas.

Assim, ouvir as gravações no fone de ouvido fica muito mais fácil e você aproveita o efeito de proximidade mínima para ter desempenho mais consistente. Ainda, o padrão polar cardióide é uma das melhores coisas que você tem nessa situação, além de ter boa resposta de frequência e impedância.

Prós:

  • É uma versão de microfone cardioide;
  • Custo-benefício;
  • Ideal para fazer gravações em ambientes domésticos;
  • Padrão de entrada XLR;
  • Consome pouca energia.

Contras:

  • Não foram encontrados pontos negativos nele.

7º – Fifine K658

Os usuários que buscam um bom equipamento gamer vão se surpreender com o modelo da Fifine K658. Além disso, é importante destacar que o produto tem baixo consumo de energia e pode ser um ótimo microfone para podcast, além de ser considerado um microfone barato ante outros.

Por certo, saiba que os experts da nossa equipe de tecnologia perceberam que existem evoluções no produto. Visto que o mesmo tem ótima captação de sons e áudios, além de ter um preço acessível. 

Nesse sentido, ainda, você tem a possibilidade de uso de fones de ouvido e pode usar um suporte de microfone para ter mais comodidade. Assim é possível fazer transmissões sem ruídos de fundo, graças ao padrão cardioide, bem como captar sons altos de maneira adequada e com boa qualidade.

Assim, entre os microfones para stream esse é um dos melhores modelos do segmento de áudio e com melhor preço. Por fim, ressalte-se a possibilidade de utilizar o equipamento em tripé de mesa, bem como a desnecessidade de adaptador de áudio, o que facilita bastante o uso no dia a dia pelo usuário.

Prós:

  • Ideal para ambientes domésticos e podcasts;
  • Preço acessível;
  • Padrão cardioide que evita os ruídos externos;
  • Áudio de qualidade;
  • Pode ser utilizado num tripé de mesa.

Contras:

  • Preço elevado, por causa das configurações robustas.

Para quem gosta de música

Conta com som de qualidade é algo que muita gente busca, principalmente os amantes da música, que preferem ter mais qualidade técnica. Nesse sentido, uma alternativa interessante é conhecer as melhores centrais multimídia do mercado, para poder aproveitar ao máximo o dia a dia. 

Como escolher o melhor microfone dinâmico?

Escolher um entre os melhores microfones dinâmicos do mercado não é uma tarefa que possa ser considerada fácil. Isso porque analisar o melhor custo benefício fica um pouco mais difícil caso não se tenha informações suficientes para conseguir entender qual a melhor opção.

Por isso, a seguir você confere algumas dicas de compra que podem auxiliar na hora da aquisição do produto de melhor qualidade. Assim, escolher o melhor modelo para ter altos níveis de resultados positivos fica mais fácil, bem como é possível encontrar uma faixa de preço mais acessível.

Diante de tudo isso, continue lendo para não perder nenhuma informação importante.

Padrão Polar

Dentre os requisitos para encontrar um equipamento de qualidade, verificar o padrão polar do microfone é um dos pontos importantes. Isso porque é ele que define como ocorre a captação de som e, consequentemente, o tipo de filtro de ruídos externos, o que influencia diretamente no áudio captado.

Assim, o mais comum nos microfones dinâmicos é o uso de padrão cardioide ou supercardioide, que capta os sons mais próximos. Todavia, é possível encontrar microfones com padrão omnidirecional e bidirecional, que captam sons vindos de mais de uma direção e também podem oferecer benefícios. 

Resposta de frequência

Para conseguir bons resultados de áudio, entender a resposta de frequência faz toda a diferença, vez que diz respeito aos limites de sons graves e agudos suportados pelo aparelho. Assim, a faixa de resposta de frequência é feita com base em hertz (hz), ponto que deve ser bem observado na aquisição.

Dessa forma, modelos que tenham uma resposta máxima de cerca de 15.000 hz já são uma excelente opção e oferecem ótima resposta. Por outro lado, esse aumento da qualidade pode influenciar no preço pago pelo equipamento, então cabe verificar se você realmente precisa de um produto tão potente. 

Sensibilidade

Um ponto relevante na aquisição dos melhores microfones é a questão da sensibilidade, ou seja, a capacidade de captar o máximo de detalhes dos sons emitidos. Nesse caso, na hora da compra é necessário observar as informações sobre decibéis (db) ou minivolts (mV) constantes. 

Assim, no caso dos decibéis, a numeração é negativa, sendo que quanto mais perto estiver de 0 melhor. Já no caso dos minivolts, a numeração é crescente. Dessa maneira, modelos com -55Db e +2,8 mV podem entregar excelentes resultados e ajudar a melhorar o desempenho vocal e de instrumentos. 

SLP

Para que o microfone funcione bem é importante que ele seja capaz de resistir bem a pressão sonora dos instrumentos. Nesse caso, a sigla SLP, abreviação de Sound Pressure Leve, é o que define como o equipamento pode lidar com equipamentos musicais como baterias e percussão de modo correto.

Assim, os modelos dinâmicos contam com boa resistência, sendo que modelos que girem em torno de 150 DB podem ser úteis para a maioria dos sons mais intensos. Fique de olho, no entanto, na real necessidade disso, já que os modelos com maior SLP podem ser um pouco mais caros. 

Perguntas Frequentes

Qual a diferença de microfones condensadores e modelos de microfone para podcast dinâmico, com relação a excelente sensibilidade?

A grande diferença entre os modelos está na captação de som com uma riqueza de detalhes maior. Os modelos dinâmicos captam apenas os sons mais próximos, enquanto os com condensadores permitem a captação de mais detalhes e, inclusive, ruídos externos. 

Entre os vários tipos de microfones para podcast, qual melhor opção para gravação de vocais, sem ruídos no áudio?

Como a gravação de podcasts ocorre em um ambiente controlado, quase sempre sem interferências externas, existem várias opções. No entanto, os modelos dinâmicos, com padrão polar cardioide tendem a ser os que entregam mais clareza. 

Entre os tipos de microfone ideal para apresentações ao vivo, os melhores modelos com interface de áudio cardioide são opção?

Os modelos com padrão polar cardioide são muito interessantes, mas se você quiser uma captação de áudio ainda melhor, existem equipamentos com padrão supercardioide ou até mesmo hipercardioide. 

Microfones para stream com melhor custo benefício podem oferecer ótima sensibilidade e melhor qualidade?

Os modelos de nova tecnologia estão cada vez mais evoluídos e, por isso mesmo, é possível encontrar mais qualidade, mesmo nos equipamentos com preço inferior. 

Encontrar um microfone vocal com alimentação ativa e bom alcance pode fazer a diferença?

Principalmente para aqueles que buscam qualidade por mais tempo, a presença de equipamentos com esse tipo de alimentação pode ser positivo. 

Qual o melhor microfone dinâmico?

O Shure SM7B aparece em primeiro no ranking dos microfones dinâmicos. Pois, entenda que ele é ideal para podcasts, faz vozes e sons profissionais, é uma versão cardióide que reduz ruídos e tem ótima frequência.

A segunda colocação pertence ao Audio-Technica ATR2100X que detém custo-benefício adequado. Desse modo, compreenda que o mesmo tem versatilidade, demonstra praticidade, tem instalação simples, vem com conexão XLR, traz USB-C como entrada padrão e é cardioide.

Já o Sennheiser aparece na terceira colocação devido ao fato de que é uma opção para gravar instrumentos musicais. Assim, saiba que o modelo faz som e áudio competentes, vem com filtro de presença e são 3 modos de ajustes.

Por sua vez, o Shure PGA52-XLR traz ótimas configurações e por isso está em quarto lugar. Ao passo que o mesmo tem padrão cardioide, se torna essencial para podcasts, vem com design industrial e apresenta entrada XLR.

No caso do Shure Beta 52A, o destaque fica em torno dele ser ótimo para os podcasts. Uma vez que traz alta sensibilidade, preço acessível, conta com tripé de mesa e é supercardioide.

Já na sexta posição temos o Sennheiser E835, onde ele é um modelo intermediário. Sendo voltado para as tarefas mais básicas e para as gravações domésticas. Além de economizar energia e de ser cardióide.

E fecha o ranking o modelo Fifine K658 que tem indicação para ambientes domésticos. Dessa forma, compreenda que ele é gamer, gasta pouca energia é voltado para podcasts, não tem ruídos externos e pode ser utilizado com tripé de mesa.

Música e esporte

Agora que você já conhece os melhores equipamentos dinâmicos para gravação de som, é importante saber como ouvir as gravações com mais qualidade. Nesse cenário, uma excelente alternativa é conferir a lista com os melhores fones de ouvido disponíveis no mercado atualmente. 

Conclusão

Você conheceu aqui os melhores microfones dinâmicos disponíveis no mercado, com fonte de energia diferenciada e ficha técnica invejável. Então, seja em um estúdio profissional ou em um espaço de gravação mais moderno é possível que as opções de microfone entreguem ótima qualidade.

Além disso, é de extrema importância que o usuário tenha em mente que o melhor equipamento nem sempre é aquele mais caro ou que tenha características mais modernas. Isso porque as exigências de cada atuação são diferentes, motivo pelo qual é preciso ter atenção para conseguir ampla resposta.

Para isso, então, é muito importante que se analisem os critérios citados acima, tais como:

  • Padrão polar;
  • Resposta de frequência;
  • Sensibilidade;
  • SLP.

Todos esses pontos são importantes e dizem respeito a qualidade de produtos para conseguir apresentações de voz com mais qualidade. Assim o alcance vocal de vozes masculinas e vozes femininas tendem a ficar muito mais adequado, permitindo gravações com máxima qualidade. 

Assim, agora que já se conhece quais são os melhores microfones dinâmicos disponíveis atualmente, fica mais fácil fazer qualquer escolha. Por isso, fique atento a todas as opções, releia esse artigo e analise qual tipo de microfone é ideal para os seus aparelhos de áudio ou gravação doméstica. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário