Melhores Monitores de Áudio e Custo Benefício de 2022

Escolher o melhor monitor de áudio pode ser um diferencial para o seu estúdio de gravação e sua atuação profissional com música. 

Os monitores de áudio, ao contrário das caixas comuns, reproduzem um som mais limpo, buscando maior exatidão nos sons gravados. Com suas frequências todas equalizadas, o monitor é ideal para estúdios de gravação, correta afinação de instrumentos e demais usos de cunho profissional padrão. 

O custo de um monitor de áudio tende a ser bem superior ao de caixas de som simples, por isso não se recomenda o uso residencial, por exemplo. Assim, para produção musical, produção de podcasts com qualidade, essa é uma opção de referência sonora ideal para conseguir os melhores resultados. 

Então, aqui você vai conhecer uma lista com o melhor monitor de áudio do mercado e algumas outras opções. A qualidade sonora faz toda a diferença em um estúdio profissional, então, conhecer as melhores opções pode ser bastante útil para produtores musicais, músicos e outros. 

Ainda, durante a leitura desse texto você vai conhecer um pequeno guia de compra, que pode te ajudar na hora de escolher o melhor aparelho. Conhecer as características técnicas de cada produto pode ajudar a conseguir a melhor performance e entender como os equipamentos funcionam faz diferença. 

Monitor de áudio não é caixa de som

Os monitores de áudio são muito indicados para uso profissional, principalmente em gravações de músicos, podcasts e afins. Então, se você busca um som de qualidade para uma festa, por exemplo, a dica é contar com as melhores caixas de som amplificadas do mercado, que você confere nessa lista. 

Melhores Monitores de Áudio de 2022

Na tabela abaixo você confere alguns dos melhores monitores de áudio para conseguir uma alta performance sonora nas suas gravações. A qualidade profissional pode elevar os seus produtos a um outro nível e uma única caixa pode mudar completamente os resultados que você está tendo. 

Ainda, na tabela abaixo você confere uma característica que se destaca no equipamento e que merece a sua total atenção. A ideia é que você possa conhecer melhor as opções e, dessa forma, o seu processo de escolha fica bem encaminhado para adquirir o equipamento com maior utilidade. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a nossa lista com o melhor monitor de áudio de 2022 e algumas outras opções.

Imagem Monitores de Áudio Detalhes
Monoprice Alto-falante de monitor de estúdio com alimentação Stage Right Series SV28 de 8 polegadas (625881)
Monoprice Melhor monitor de áudio
Monitor Audio Studio - Par de Caixas Bookshelf 120w Rms Cinza Acetinado
Monitor Audio Studio Bookshelf Melhor monitor de áudio custo benefício
Monitor Audio Platinum In-wall Ii - Caixa Acústica de Embutir 200w Unidade
Monitor Audio Platinum O melhor modelo de embutir
Monitor de Audio Bluetooth R1700BT BLK
Edifier ‎R1700BT BK O melhor modelo bluetooth
Monitor de Áudio, Edifier, R1000T4 preta
Edifier R1000T4 O melhor modelo intermediário
PreSonus Eris E3.5 BT-8,89 cm Monitor de Estúdio Near Field com Bluetooth
PreSonus Eris O melhor modelo para profissionais
Monitor De Referência Para Estúdio 70W Rms Hs5 Yamaha, Yamaha, Hs5
Yamaha HS 5 O melhor modelo barato

Na tabela acima você viu que escolher um monitor de áudio com potência e bom desempenho ficou muito mais fácil. Para que você possa conhecer melhor cada um dos modelos, abaixo é possível conferir um review completo das opções, levando em consideração preço e qualidade técnica dos produtos. 

1º – Monoprice

Melhor Escolha

Confira o preço →

O modelo da Monoprice é o melhor monitor de áudio que você pode encontrar no mercado, com as melhores características técnicas. O equipamento vem com design inovador, entrada com opção de conexão XLR, TRS de 1/4″ e RCA e pode ser uma escolha com ótimos resultados. 

Os monitores Monoprice são preparados para criar um ponto de referência de som único e facilmente identificável. Cada caixa de som vem com um alto-falante de 8 polegadas que pode ser bastante útil, oferecendo potência e qualidade sonora mesmo estando a uma distância considerável.

Os produtores musicais entendem que um modelo com resposta de frequência alta, bom controle de volume e com distorção harmônica perfeita consegue entregar ótimos resultados. Para quem busca um som neutro e uma referência principal de qualidade, essa é a melhor escolha. 

Características do monitor Monoprice 

  • Potência: Não especificado
  • Ativo ou passivo: Ativo
  • Campo sonoro: Não especificado
  • Vias: 3

2º – Monitor Audio Studio Bookshelf

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca um equipamento de alto padrão, o Monitor Áudio Studio Bookshelf entrega ótimos resultados com um bom custo benefício. O preço está um pouco salgado, mas a verdade é que ele consegue entregar tantas características positivas que faz valer o investimento. 

Assim, os 120 watts de potência máxima do modelo de áudio passivo podem ajudar a melhorar a produção musical. Ainda são 4 alto-falantes, com 4 polegadas cada um, em um design elegante, oferecendo drivers de 2x 4″, bem como alta frequência de transmissão, sem qualquer distorção. 

Com tamanho ideal, você pode usar cada caixa para dar mais equilíbrio ao controle de som, com impedância nominal de 4 ohms e SPL máximo de 110 Dba. O sistema de porta HiVe II é outro ponto importante é a frequência do crossover é de 2.7 kHz, oferecendo um ótimo desempenho. 

Características do monitor Monitor Audio Studio Bookshelf  

  • Potência: 120 watts rms
  • Ativo ou passivo: Passivo
  • Campo sonoro: não especificado
  • Vias: 2

3º – Monitor Audio Platinum

Entre os monitores existentes no mercado, o Monitor Audio Platinum é um equipamento capaz de oferecer ótimos resultados, além de poder ser embutido. Com 200 watts de potência, o aparelho com entrada para cabos oferece controlador de sons graves de qualidade e muito mais. 

A resposta de frequência é de 52 Hz a 100 kHz e você pode aproveitar a impedância nominal de 90 DB. Outro ponto importante está no fato de a única caixa pequena ser construída com material mineral e ter preenchimento em plástico, o que ajuda a dar mais durabilidade.

O modelo de áudio inativo funciona bem com amplificadores de até 200 w, contando com terminais e suportes de colunas bem fortes. O driver RDT II de 4″ é outro ponto que merece atenção e você não precisa se preocupar com o campo sonoro, suficiente para poder trabalhar adequadamente. 

Características do monitor Monitor Audio Platinum

  • Potência: 200 Watts
  • Ativo ou passivo: Passivo
  • Campo sonoro: não especificado
  • Vias: não especificado

4º – Edifier ‎R1700BT BK

Para quem procura um monitor de áudio com conexão bluetooth e sem o uso de cabos, o modelo Edifier ‎R1700BT BK é uma ótima opção. O modelo vem com cabo de alimentação de energia, entrada para cabo RCA, cabo RCAp2 e conta ainda com 66 Watts de potência e entrada para cabo auxiliar. 

Se não bastasse, você ainda tem controle remoto, alto-falantes de 4 polegadas e reprodução de graves com o máximo de performance e com a menor distorção possível. Ainda com a opção de conexão bluetooth você consegue controlar e ajustar o volume, além de ter entrada para consoles.

O tamanho médio da caixa é pequeno comparado a outros modelos e a uma baixa distância será possível ouvir todos os sons com clareza. A tecnologia de última geração ainda permite o emparelhamento de smartphones e as frequências de resposta são altas e entregam resultados positivos.

Características do monitor Edifier ‎R1700BT BK

  • Potência: 66 watts
  • Ativo ou passivo: Passivo
  • Campo sonoro: Não especificado
  • Vias: Não especificado

5º – Edifier R1000T4

O Edifier R1000T4 é um monitor de áudio intermediário, com custo interessante, preço padrão baixo, mas excelentes características. O tamanho ideal para uso profissional, bem como entrada dupla para cabo RCA são pontos interessantes, assim como a resistência à ressonância. 

Você conta com um alto falante para sons mais graves e tweeter para sons médios que podem dar mais dinâmica ao uso no dia a dia. A potência é de 24 watts RMS e você pode contar com um dispositivo de entrada com alimentação bivolt e com tecnologia de última geração. 

Você tem distorção de 0,5%, conta com frequência de resposta de 75Hz 18KHZ (+/-9dB), em um produto com preço padrão baixo. Por fim, destaque para a impedância de 4 ohm, a proteção magnética de 85Db e qualidades que fazem o modelo se sobressair nas linhas de monitores de estúdio. 

Características do monitor Edifier R1000T4

  • Potência: 24 watts
  • Ativo ou passivo: Ativo
  • Campo sonoro: Não especificado
  • Vias: 2

6º – PreSonus Eris

O PreSonus Eris é um modelo de monitor de áudio com alta potência e ideal para ser utilizado por profissionais da área da música. O equipamento vem com entrada para cabo RCA, conta com conexão bluetooth, transdutor de alta frequência de 25mm e transdutor de baixa frequência.

Com preço padrão intermediário, o modelo tem entrada para fone de ouvido, tamanho compacto e pode lidar com as frequências de som de maneira muito interessante. lidar com sons graves e sons agudos não será um problema e você poderá aproveitar ao máximo os sons médios e altos. 

A conexão em cabo de saída e todas as outras características faz deste um dos tipos de monitores mais procurados do mercado. Além disso, o monitor ativo de alta potência pode ser a sua melhor escolha, com tamanho compatível para qualquer lugar, até mesmo residências. 

Características do monitor PreSonus Eris 

  • Potência: 50 Watts
  • Ativo ou passivo: Ativo
  • Campo sonoro: Não especificado
  • Vias: 3

7º – Yamaha HS 5

O modelo de monitor Yamaha HS 5 é uma das opções mais interessantes, com preço padrão baixo e outros pontos que merecem a sua atenção. Os falantes de 5″ para frequências baixas podem ser bastante interessantes, assim como o tweeter dome, com potência de 70watts, que pode ser muito útil.

O modelo acompanha cabo de força e trata-se de aparelho com entrada para cabo auxiliar XLR e TRS, com alimentação de 110v. O monitor de áudio ativo ainda é capaz de entregar bons resultados de sons agudos,  além de entregar alta precisão sonora que facilita o trabalho de edição. 

A alta potência do tweeter para sons agudos ajuda a dar um melhor custo benefício ao equipamento e permite uma audição em distância adequada para poder ouvir melhor. Assim, o equipamento é um dos monitores acessíveis que podem trazer o máximo de resultados em pouco tempo. 

Características do monitor Yamaha HS 5

  • Potência: 70 watts de potência
  • Ativo ou passivo: Ativo
  • Campo sonoro: Não especificado
  • Vias: 2

Bote o som para tocar no seu PC

Para quem busca uma opção para ouvir música no dia a dia com alta qualidade, existem outras alternativas. Assim, a lista com as melhores caixas de som para PC do mercado pode ser bastante útil e trazer muita diversão. 

Como escolher o melhor monitor de áudio?

Escolher o melhor monitor de áudio não é uma tarefa fácil, principalmente porque a tecnologia nessa área está sempre em constante evolução. Ou seja, as características principais dos produtos estão sempre em evolução e mesmo os mais antenados podem deixar passar alguma informação.

Então, agora você pode conferir algumas dicas que podem servir como critérios de compra na hora de analisar um novo equipamento. Com as informações corretas você vai poder analisar o custo dos equipamentos e verificar quais podem ser úteis para os estúdios profissionais ou uso pessoal.

Então, continue lendo e não perca nenhuma informação.

Potência

A potência de saída de um monitor de áudio é medida em watts, então é preciso ficar atento a essa informação nas especificações do produto. Determinada potência, no entanto, pode ser muito superior ao que você precisa, então é bom ficar atento para escolher aquele que seja o mais adequado. 

Quanto maior for a quantidade de watts apresentada pelo monitor de áudio, melhor será a capacidade de alto volume do equipamento. Para quem busca um som limpo e com bastante clareza em comparação à gravação, investir em potência é sinal de que as coisas podem dar certo. 

Ativo ou passivo

Quando você encontra um monitor de áudio ativo, isso quer dizer que ele conta com potência própria. Grosso modo, isso quer dizer que basta conectar o aparelho na tomada e conectar um cabo oriundo da fonte de som para conseguir que a reprodução aconteça de forma correta. 

Por outro lado, um monitor passivo vai depender do uso de um amplificador para que possa funcionar adequadamente. Os resultados costumam ser os mesmos, mas o modelo passivo costuma ser mais barato, então o preço pode compensar se você já possui um amplificador à disposição. 

Campo sonoro

Como é mais indicado para estúdios musicais, o campo sonoro dos monitores costuma ser inferior ao de caixas de som comuns. Assim, há modelos com até 1 metro de campo e outros que você pode ouvir mesmo estando acerca de 4 metros de distância do equipamento. 

É bom lembrar, no entanto, que o campo de audição mais curto é ideal para conseguir ter acesso ao som real e sem distorções. Isso porque, quando o som se propaga por uma distância inferior, você lida com ele diretamente, e não com o que é refletido em objetos físicos como paredes. 

Vias

A quantidade de vias existentes no equipamento diz respeito aos alto-falantes utilizados para reprodução sonora. Assim, os modelos mais básicos, que contam com apenas 2 vias, contam com 1 alto-falante para os graves e um tweeter para lidar com os sons agudos mais intensos. 

Ainda, há modelos com 3 e até 4 vias, que podem ter um alto-falante para sons graves, outros para sons médios e mais um tweeter para os agudos. O mais importante é que haja uma via separada para os graves e o que vier a mais pode ser considerado como recursos extras. 

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre caixas comuns e monitores de referência na hora da escolha?

As caixas de som comuns, voltadas para ouvir música, contam com especificações para produzir um som já com atualizações. Os modelos de caixa de referência, no entanto, buscam reproduzir o som mais fiel possível ao que foi gravado. 

A caixa do monitor de referência precisa ter um tamanho maior que a de caixas comuns?

Não necessariamente, pois o importante é avaliar a potência e a resposta de frequência. 

Qual quantidade de vias deve ter o melhor monitor de referência?

A quantidade de vias é importante, mas havendo uma delas específica para os sons graves você já tem acesso a um monitor de áudio com qualidade. 

Qual a resposta de frequência ideal para um monitor de referência de qualidade?

O ouvido humano capta sons entre 20 Hz a 20kHz, de modo que o monitor precisa de uma frequência desse tipo para dar melhores resultados. 

A melhor opção de monitores de estúdio de última geração está entre os modelos Yamaha?

A Yamaha conta com ótimos produtos, capazes de atender diversos tipos de usuários. A melhor opção para você, no entanto, é aquela que for capaz de trazer soluções para o seu dia a dia. 

Qual o melhor monitor de áudio?

Escolher o melhor monitor de áudio entre tantos modelos de qualidade não é uma tarefa que possa ser considerada fácil. Cada um dos monitores de estúdio conta com características diferentes, por isso nosso ranking leva em consideração os elementos técnicos que atendem a mais usuários. 

Assim, em primeiro lugar na nossa lista ficou o monitor Monoprice, aquele que reúne as melhores características técnicas entre todos. O equipamento tem entrada para cabo XLR, TRS de 1/4″ e RCA, conta com conexão bluetooth, alto falantes de 8 polegadas e ótima potência sonora. 

Na segunda posição, com o melhor custo benefício, o Monitor Audio Studio Bookshelf merece a sua atenção. o equipamento tem 120 watts de potência, drivers de 2x 4″, impedância nominal de 4 ohms ,  SPL máximo de 110 Dba, sistema de porta HiVe II e frequência de 2.7 kHz.

Completando o pódio, o Monitor Audio Platinum é um modelo de embutir que pode ser bastante interessante. Com resposta de frequência é de 52 Hz a 100 kHz, o modelo tem impedância nominal de 90 DB, driver RDT II de 4″, recebe amplificadores de até 220w e pode ser muito útil.

O Edifier ‎R1700BT BK é um tipo de equipamento que se destaca por sua conexão bluetooth de alta qualidade. O modelo tem entrada para cabo RCA, cabo RCAp2 e conta ainda com 66 Watts de potência, além de alto-falantes com 4 polegadas, baixa distorção e diversos pontos positivos. 

Na quinta posição o destaque vai para o Edifier R1000T4 , um modelo intermediário que pode ser bastante útil. O equipamento tem potência de 24 watts RMS, distorção de 0,5%, conta com frequência de resposta de 75Hz 18KHZ (+/-9dB) e impedância de 4 ohm. 

No sexto lugar, o PreSonus Eris é o tipo de monitor adequado para quem precisa de uma qualidade mais profissional. O equipamento tem conexão bluetooth, transdutor de alta frequência de 25mm e transdutor de baixa frequência, além de oferecer sons médios e altos com mais qualidade.

Fechando a lista, o monitor Yamaha HS 5 surge como o modelo de monitor barato que merece atenção. O equipamento tem alto-falantes de 5″ para frequências baixas, conta com cabo de alimentação para 110v e tem entrada para cabo XLR e também TRS.

Como você viu, há vários modelos de monitores de áudio que podem ser úteis para o seu cotidiano e trazer muito mais qualidade sonora. Então, avalie bem todos os critérios de compra para conseguir o áudio ideal para seu estúdio, sempre pensando em alcançar alta qualidade e bom desempenho. 

Invista na praticidade

Encontrar o equipamento adequado para o seu som não é fácil, mas você pode querer aproveitar a praticidade muito mais que o profissionalismo. Então, conheça a nossa lista com as melhores caixas de som bluetooth do mercado, fáceis de transportar e com excelente qualidade. 

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor monitor de som do mercado e algumas outras opções que podem ser bastante interessantes. Monitores de referência tendem a ser uma excelente opção para dar um upgrade no estúdio de gravação e permitir que a qualidade dos áudios fique cada vez melhor. 

Para a afinação de instrumentos, também, contar com um aparelho como esse pode ser uma forma de ter melhores resultados. Para os profissionais, esse é o tipo de equipamento que faz a diferença e que tende a tornar as coisas um pouco mais fáceis, pois ajuda a entender melhor todas as gravações. 

Mas para que você não erre na hora da compra, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Potência;
  • Ativo ou passivo;
  • Campo sonoro;
  • Vias.

Com esses pontos bem estudados fica muito mais fácil para você conseguir resultados positivos e crescer profissionalmente. A modelos com preço acessível, monitores maiores, monitores menores e diversos outros dispositivos que podem te ajudar a conseguir sons de qualidade e eficiência. 

Assim, agora que você já conhece o melhor monitor de áudio do mercado, não há mais motivos para perder tempo. Escolha um entre os diversos modelos de monitores e passe a agregar muito mais profissionalismo ao seu trabalho, com gravações com muito mais qualidade. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert
Vagner Neubert
Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário