Melhores Placas Mãe e Custo Benefício de 2022

Contar com a melhor placa mãe à disposição pode ser importante para quem deseja desempenho sólido no seu PC ou notebook, com qualidade. 

As placas mães são um dos hardwares mais importantes de um equipamento, pois todos os componentes se conectam a ela. Assim, cada modelo de placa mãe pode oferecer características diferentes em suporte para processadores, dissipadores de calor e outros pontos importantes. 

Assim, para os computadores de mesa fica muito mais fácil fazer uma alteração e alterar os componentes internos do PC. A troca precisa ser realizada com cuidado, para evitar danos aos circuitos internos, mas com as melhores placas mãe instaladas você vai alcançar o melhor desempenho. 

Então, aqui você vai conhecer a melhor placa mãe de 2022 disponível no mercado e outras das melhores opções de excelente qualidade para quem busca ficha técnica eficiente. Assim, cada modelo de placa lida de uma maneira com dispositivos externos e conta com principais recursos diferentes.

Por isso é importante não focar apenas no preço e analisar as características principais dos modelos, tamanhos de placa mãe e outros pontos que entreguem uma construção sólida. A placa mãe é a base do equipamento, então todos os componentes secundários precisam ter uma variedade de conexões. 

Conheça computadores portáteis

Fazer um upgrade no seu computador de mesa pode ser uma alternativa, mas conhecer os computadores portáteis também pode ser útil. Então, confira a lista com os melhores notebooks HP do mercado e veja como eles podem ser úteis de várias maneiras. 

Melhores Placas Mãe de 2022

Abaixo você confere um quadro com as melhores placas mãe disponíveis e pode encontrar construções fáceis para receber placas e hardwares diversos. Assim, os computadores de mesa podem aproveitar todos os recursos de produtos com alta performance e qualidade superior. 

Verifique a capacidade para overclock, solução térmica adotada e, assim, encontrar a melhor opção para deixar o seu equipamento ainda mais forte. Lembre-se sempre que os computadores são como o corpo humano, então, quanto melhor o funcionamento geral, melhores os resultados. 

Então, agora que você já sabe o que o aguarda adiante, confira a lista com a melhor placa mãe de 2022 e algumas opções interessantes. 

Imagem Placas Mãe Detalhes
ASUS Placa mãe Pro WS WRX80E-SAGE SE WIFI AMD Threadripper Pro EATX (PCIe 4.0, ASMB9-iKVM, 2x10Gb LAN, 7xPCIe 4.0 X16, 3xM.2, 2xU.2, 11 portas USB 3.2 Geração 2, 8 canais DDR4 ECC)
ASUS Pro WS WRX80E-SAGE Melhor placa mãe
Placa Mãe Gigabyte B360M Aorus Gaming 3 - LGA 1151
Gigabyte B360M ‎LGA 1151 Melhor placa mãe custo benefício
MSI Placa mãe para jogos MEG Z590 GODLIKE (E-ATX, Intel Core de 11ª/10ª geração, soquete LGA 1200, DDR4, PCIe 4, SLI/CFX, M.2, Thunderbolt, Wi-Fi 6E, Mystic Light RGB)
MSI MEG Z590 GODLIKE O melhor modelo para jogos
Placa-Mãe ASUS Prime - B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
ASUS Prime – B450M O modelo mais vendido
Placa Mãe Gigabyte B550M AORUS ELITE (AM4/DDR4/HDMI/M.2(PCIe,NVMe,SATA3)/VRM Solution/USB3.2) - B550M AORUS ELITE
Gigabyte B550M O melhor modelo intermediário
Gigabyte PLACA MAE (INTEL) B560M AORUS ELITE DDR4 LGA 1200 10° e 11º GERAÇÃO
Gigabyte B560M O melhor modelo para PC empresariais
Placa Mãe Lga 1155 H61 Ddr3 C/Hdmi Até 16gb
Lga 1155 H61 O modelo mais barato

Como você viu, encontrar placas mãe capazes de oferecer excelente desempenho de overclock não é tão difícil quanto se esperava. Abaixo, então, com o melhor desempenho em mente, você confere um review completo, com as principais características de cada um dos modelos disponíveis. 

1º – ASUS Pro WS WRX80E-SAGE

Melhor Escolha

Confira o preço →

A melhor placa mãe que você pode encontrar no mercado atualmente é o modelo da ASUS Pro WS WRX80E-SAGE. Isso ocorre porque a opção pode entregar desempenho ótimo, com os melhores processadores AMD Ryzen Theadripper Pro Series, permitindo ótimos resultados ao usuário.

Além disso, você tem resfriamento inteligente e dissipação de calor, além de conectores com 6 pinos e DRAM dissipador de calor. Tudo isso e você ainda tem uma grande diversidade de conexões, ressaltando a qualidade de áudio sem ruídos, com tecnologia de última geração. 

Nesse sentido, entre as excelentes características se destaca a excelente construção robusta, podendo oferecer ótima base para os computadores. Você ainda tem controle de iluminação e conta com ótimo preço, em um dos melhores produtos disponíveis no mercado atualmente. 

Características da Placa mãe ASUS Pro WS WRX80E-SAGE

  • Dimensões: ‎31 x 33 x 5 cm EATX
  • Chipset: não especificado
  • Slots para memória RAM: 4
  • Conexões: USB tipo C, USB tipo A, LAN, microfone, Bios

2º – Gigabyte B360M ‎LGA 1151

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem busca ótimo preço e qualidade técnica, o modelo da Gigabyte B360M ‎LGA 1151 surge com excelente custo benefício. O modelo oferece chipsets para overclock Intel B380, bem como resiste a altas frequências e tem sensores de temperatura para buscar dissipação de calor. 

Além disso, os slots de expansão de memória são 4 no total, de modo que os dispositivos externos podem ser colocados facilmente. Ainda, no painel traseiro você encontra diversas conexões, enquanto a alta qualidade de áudio sem ruídos é um dos pontos fortes e traz bom desempenho. 

Por fim, é importante ressaltar que o modelo conta com suporte a processadores de núcleos variados, intel core. Ou seja, você pode ter desempenho superior, com vários slots de memória, ótima qualidade de áudio cristalina e dissipadores de calor estendidos de última geração. 

Características da Placa mãe Gigabyte B360M ‎LGA 1151

  • Dimensões: 24.4 x 23 x 3 cm
  • Chipset: Intel B380
  • Slots para memória RAM: 4
  • Conexões: USB 3.1 Gen2 USB Tipo-A, microfone, LAN, HDMI

3º – MSI MEG Z590 GODLIKE

Para quem busca uma boa placa mãe para equipamentos de jogos e pensou logo na ASUS ROG Strix B550-E Gaming, é bom saber que há opções. Assim, a MSI MEG Z590 GODLIKE surge com construção fáceis e componentes eletrônicos que facilitam o suporte a overclock de qualidade. 

Assim, o modelo é compatível com processadores Intel Core/Pentium/Celeron de 11ª geração e 10ª geração. Além disso, tem suporte para pentes de memória DDR4, com frequência até 5333 MHz, o que traz um desempenho ótimo, com baixo consumo de energia para os computadores no geral.

Por fim, você ainda conta com controle de Bios, tem dissipador de calor ampliado, o que ajuda a evitar danos aos circuitos internos. Por fim, você ainda tem qualidade de áudio sem ruídos e, como destaque, um painel traseiro cheio de portas que oferece conexões em altas frequências. 

Características da Placa mãe MSI MEG Z590 GODLIKE

  • Dimensões: ‎30.48 x 27.69 x 6.35 cm ATX estendido
  • Chipset: não especificado
  • Slots para memória RAM: 4
  • Conexões: PCIe 4.0, Lightning Gen 4 x4 M.2, USB 3.2 Geração 2×2

4º – ASUS Prime – B450M

Dentre as placas mãe disponíveis atualmente, a ASUS Prime – B450M surge como um dos modelos mais vendidos, preferido entre os usuários. O equipamento está entre os dispositivos de ponta, oferece ótimo desempenho com dissipadores e qualidade de áudio cristalina e muito mais. 

Com capacidade para processadores de núcleos variados AMD Athlon, AMD 1s generation Ryzen e outros, o modelo oferece desempenho ótimo. Assim, com excelente construção e características de última geração, o modelo pode ser uma solução de energia e funcionar em baixa temperatura. 

Por fim, no painel traseiro você encontra diversas conexões e ainda tem capacidade para Ryzen 2ª geração com RAdeo Vega. Assim, a conexão de dispositivos externos fica muito mais fácil, principalmente com carga de porta otimizada para que você possa aproveitar o máximo do dispositivo. 

Características da Placa mãe ASUS Prime – B450M 

  • Dimensões: 27 x 28 x 6 cm
  • Chipset: AMD B450
  • Slots para memória RAM: 4x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3466(O.C)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz, Un-buffered, Dual Channel 
  • Conexões: 1 x ps/2 teclado (roxo) 1 x ps/2 mouse (verde) 1 x saída(s) dvi-d 1 x thunderbolt port(s) 1 x HDMI 1 x porta(s) lan (rj45) 3 x conector(es) de áudio

5º – Gigabyte B550M

A Gigabyte B550M é um modelo intermediário que pode entregar ótimos resultados, com desempenho ótimo, qualidade de áudio sem ruídos e muito mais. Além disso, o modelo tem suporte para processadores AMD, conta com excelente construção e baixo consumo de energia. 

Ainda, para evitar danos aos circuitos eletrônicos, você conta com dissipadores para manter a baixa temperatura e ótima qualidade. Além disso, o chipset intermediário traz diversos benefícios, enquanto o painel traseiro conta com diversas conexões e porta para melhores condições. 

Tudo isso com band com frequências diferentes e possibilidade de uso intenso no novo intel core CPU. Por fim, você ainda tem software de controle de Bios e o modelo de última geração pode ser  a melhor opção para quem busca alta qualidade de construção e temperatura sob controle. 

Características da Placa mãe Gigabyte B550M

  • Dimensões: ‎24.4 x 24.4 x 4 cm
  • Chipset: não especificado
  • Slots para memória RAM: 4 ‎DDR4 SDRAM
  • Conexões: AM4/DDR4/HDMI/M.2(PCIe,NVMe,SATA3)

6º – Gigabyte B560M

Para quem busca uma placa mãe para uso empresarial, o modelo da Gigabyte B560M surge como alternativa interessante. O modelo tem dissipador de calor para evitar danos aos circuitos eletrônicos, conta com software de controle de iluminação e embalagens pequenas. 

Além disso, compatibilidade com processadores intel core, painel traseiro com excelentes conexões e excelente construção robusta. Assim, o modelo da nova geração ainda tem ótima qualidade de áudio e circuitos internos com 4 slots para expansão de memória do tipo DDR4, muito eficiente. 

Assim, com a qualidade intel, controle de bios, proteção aos circuitos internos, bem como altíssima qualidade e chipsets para overclock, o equipamento pode ser muito útil. Ou seja, para quem procura um produto para melhorar o desempenho profissional, essa certamente é uma boa aposta. 

Características da Placa mãe Gigabyte B560M 

  • Dimensões: 24.4 x 24.4 x 4 cm
  • Chipset: B560M
  • Slots para memória RAM: 4 ‎DDR4 SDRAM
  • Conexões: USB, USB tipo C, HDMI, microfone

7º – Lga 1155 H61

Dentre as diversas opções do mercado, a Lga 1155 H61 é a placa mãe mais barata que você pode encontrar entre todas. Com ótima ficha técnica, o modelo tem suporte para processadores intel core, bem como está preparado para toda a nova geração de equipamentos do mercado. 

Além disso, os coolers para processadores podem ser instalados com tranquilidade e você conta com toda a qualidade intel. O suporte para memórias que vão até 1066 Mhz também é importante, assim como o armazenamento, feito com 4 portas SATA II, que podem ser muito úteis. 

Assim, você tem altíssima qualidade, conta com suporte a dual-channel, lida bem com processadores de última geração e tem muita qualidade. Tudo isso faz com que a placa mãe, apesar de barata, seja uma das mais procuradas entre os usuários no mercado atual.

Características da Placa mãe Lga 1155 H61

  • Dimensões: ‎29 x 24 x 16 cm
  • Chipset: não especificado
  • Slots para memória RAM: 2 DDR3
  • Conexões: 4x Portas SATA II, Rede, USB, LAN, HDMI

Invista na sua empresa

Com uma placa mãe realmente de qualidade você já vai começar a pensar na melhor forma de ter um ambiente profissional de qualidade. Por isso, confira a lista com os melhores plotters de recorte do mercado e veja como eles podem ser úteis para o dia a dia profissional. 

Como escolher a melhor placa mãe?

Escolher a melhor placa para usar nos computadores depende de um pouco de conhecido, para alcançar alta qualidade. Isso porque a tecnologia está em constante evolução e a ficha técnica de cada um dos produtos traz recursos que impactam a performance de maneira diferente. 

Por isso mesmo, a seguir você confere algumas dicas de compra que podem ser úteis para escolher os componentes certos para os seus computadores. Cada opção de placa mãe conta com características diferentes, então conhecer os modelos é um bom passo para fazer a melhor escolha.

Dito isso, continue lendo e não perca nenhuma informação importante. 

Dimensões

Na hora de escolher é importante ficar atento aos tamanhos de placa mãe, pois é preciso ter ideia se ela poderá ser bem instalada no gabinete. Além disso, o tamanho dos equipamentos está intimamente ligado à capacidade de realização de upgrades, sendo que, quanto maior, melhor.

Nesse sentido, os tamanhos disponíveis costumam ser definidos também em Mini ITX, Micro ATX, ATX e EATX, do menor para o maior. Assim, quanto mais a placa cresce, mais opções ela tem de conexões, de modo que uma excelente contrução oferece mais opções de entrada de equipamentos. 

Chipset

O chipset é a informação do equipamento que diz respeito a capacidade de lidar com determinados hardwares, bem como realização de overclock ou melhora da performance da memória RAM. Assim, é essa informação que vai definir, por exemplo, a frequência máxima de armazenamento. 

Dessa maneira, atualmente é comum encontrar placas mães com os seguintes chipsets:

  • Intel Z490;
  • Intel Z390;
  • intel HM370;
  • AMD WRX80;
  • AMD TRX40;
  • AMD X399.

Todos os modelos citados têm suporte para overclock, o que tende a melhorar a performance dos computadores e ajudar os circuitos internos a funcionarem melhor. 

Slots para memória RAM

A RAM é um dos hardwares que mais influencia na excelente qualidade do desempenho de um equipamento, por isso é preciso contar com uma boa quantidade. Então, fique de olha na quantidade de slots disponíveis para colocação de memória, visando um possível upgrade. 

Além disso, é importante verificar qual o máximo de memória suportada e, também, o tipo de hardware que a placa mãe suporta. Assim, no momento, os modelos com excelente qualidade trazem memórias do tipo DDR5, sendo que os modelos DDR4 ainda são bastante utilizados. 

Conexões

Algo que demonstra a excelente construção de uma placa é a quantidade de opções de conexões disponíveis. Essa é uma das principais características dos computadores de mesa de qualidade, por isso é preciso ficar atento para saber como os componentes podem ser conectados facilmente. 

Assim, opções de entrada USB e HDMI são as mais conhecidas, mas 1x entrada óptica também pode vir a calhar. Você ainda pode ter conectores de áudio e outros recursos, dependendo dos produtos que escolher, sendo que cada porta pode ajudar a melhorar os dispositivos como um todo. 

Perguntas Frequentes

As melhores placa mãe precisam contar com slots de memória e slots de expansão para ter ótimo desempenho?

Não se trata necessariamente de uma exigência para que se tenha um bom desempenho, no entanto, a presença desses recursos pode sempre ser muito positiva para os usuários. 

É preciso escolher os tipos de processadores antes dos modelos de melhor placa mãe do mercado?

Sim, caso você queira optar por modelos de processador AMD Ryzen, o ideal é adquirir um equipamento com soquete AM4. Por outro lado, os modelos com soquete FCLGA1200 é voltado para versões anteriores de processadores Intel e o FCLGA1700 para os mais modernos. 

Processadores Intel core de 12ª geração podem ser usados nas melhores placas mãe indiscriminadamente?

Apesar da excelente qualidade dos processadores, é preciso, antes de tudo, conferir se existe compatibilidade de conexão entre processador e placa. 

Opções de entrada de placa de vídeo nas melhores placas mãe para jogos podem oferecer bom preço?

Sim, existem diversas opções no mercado, capazes de entregar preço acessível, mesmo se tratando de equipamentos com mais recursos. 

Entre os recursos da melhor placa mãe, a dissipação de calor pode ser uma das melhores opções?

A dissipação de calor é sempre uma ótima alternativa e, por isso, é preciso manter atenção nesse tipo de detalhe. 

Qual a melhor placa mãe?

Escolher a melhor placa depende de vários fatores técnicos, por isso é preciso atenção. Assim, o ranking a seguir levou em consideração suporte a overclock, fornecimento de energia, circuitos internos, controle de BIOS, preço, slots de expansão, cabo de rede e outras características. 

Assim, em primeiro lugar ficou a placa ASUS Pro WS WRX80E-SAGE, um modelo de alta qualidade que supera até mesmo a Asus Rog Strix, uma das preferidas do mercado. Além disso, o equipamento tem suporte a processadores de última geração e entrega ótima qualidade. 

Na segunda colocação, com o melhor custo benefício, vem a Gigabyte B360M ‎LGA 1151, excelente para placas de vídeo. O modelo conta com diversas entradas, suporte para 4 pentes de memória, proteção aos componentes eletrônicos e ainda tem placa de rede integrada muito eficiente. 

Na terceira colocação, o destaque fica para a MSI MEG Z590 GODLIKE, um modelo gamer que é tão procurado quanto a ASUS ROG Strix B550-E Gaming. A placa de qualidade tem desempenho ardente, oferece ótimo preço, tem variedade de conexões e entrega máxima performance.

No quarto lugar, o modelo de placa da ASUS Prime – B450M é um dos mais vendidos do mercado, com uma grande variedade de conexões. Além disso, essa é uma das melhores placas mãe, oferecendo ótimo desempenho térmico e com capacidade de memória das mais interessantes. 

Na quinta posição, o modelo de placa mãe da Gigabyte B550M oferece bons resultados com placa de vídeo e tem carga de porta otimizada. Assim, você ainda aproveita software de controle de Bios e pode ter computadores de mesa eficientes, com as melhores características similares do mercado.

No sexto lugar, o modelo de placa mãe da Gigabyte B560M tem compatibilidade com processadores intel core e 1x entrada óptica. Ainda, entre as excelentes características destacam-se os 4 slots para expansão de memória do tipo DDR4, além do controle de iluminação eficiente. 

Encerrando a lista, o modelo LGA 1155 H61 é a opção de placa mãe com excelentes características térmicas e que custa menos entre tantas opções. O modelo tem ótima capacidade de memória, bom desempenho térmico e qualidade de áudio sem ruídos, muito eficiente. 

Como você viu, encontrar uma excelente opção de altíssima qualidade entre as melhores placas é mais fácil do que se imagina. Assim, para computadores gamers ou computadores de mesa comuns, encontrar os componentes certos fica mais fácil e o desempenho sólido é uma certeza. 

Traga mais tecnologia para o dia a dia

Contar com o máximo de tecnologia no dia a dia é uma maneira de, também, ter mais facilidades e praticidade. Então, confira os melhores aparelhos para transformar TV em Smart TV e passe a ter momentos de muita diversão no seu cotidiano. 

Conclusão

Você conheceu aqui a melhor placa mãe do mercado e algumas opções que oferece desempenho ótimo para a atual geração de computadores. Assim, com excelente construção, as placas oferecem aquilo que você precisa, com características técnicas modernas e cheias de recursos extras. 

É sempre bom lembrar, então, que escolher a melhor opção de produtos tem a ver com entender como os dispositivos podem ser utilizados. Ou seja, o melhor equipamento para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra, que conta com diversidade de necessidades e problemas diferentes. 

Então, para não errar na hora da compra, o ideal é ficar atento aos critérios que citamos acima, tais como: 

  • Dimensões;
  •  Chipset;
  • Slots para memória RAM;
  • Conexões.

Todos esses pontos são extremamente úteis para quem busca excelente qualidade em produtos e capacidade para lidar bem com as tarefas do dia a dia ou configuração de jogos. Além disso, cada equipamento surge em uma faixa de preço e você tem circuitos internos muito eficientes. 

Então, agora que você já conhece a melhor placa mãe disponível no mercado, está na hora de encontrar uma alternativa de qualidade. Com isso, você pode melhorar os seus computadores de mesa e passar a ter um desempenho sólido, aproveitando toda a qualidade de novos componentes. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert
Vagner Neubert
Autor & Editor - Especialista em Tecnologia | vagner.neubert@melhordotech.com.br

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário