Melhores SSDs e Custo Benefício de 2022

Contar com o melhor SSD pode ser uma forma de conseguir mais velocidade de leitura e melhorar o desempenho do seu equipamento. 

A verdade é que um disco rígido pode ser interessante em determinadas situações, mas a tecnologia SSD pode oferecer tipos de velocidades de leitura diferentes. Ou seja, trata-se de uma forma de conseguir um bom espaço de armazenamento de dados, mas com melhor desempenho. 

Seja em notebooks ou PCs, a escolha certa por um aparelho de qualidade terá impactos em toda a sua forma de trabalhar. Nesse sentido, é muito comum que a troca de um HD por um SSD resulte em uma otimização de performance e, em alguns casos, traz melhores resultados no dia a dia. 

Então, aqui você vai conferir uma lista com o melhor SSD do mercado e algumas outras opções que podem ser interessantes. Assim, o envio de dados fica muito mais fácil, você se protege contra a fragmentação de dados e conta com transferência de dados de alta capacidade, muito mais rápida.

Nesse sentido, para te ajudar a escolher as melhores opções, durante a leitura desse texto você terá algumas dicas, que podem servir como guia de compra. A ideia é que você conheça os modelos com capacidades diferentes e, sabendo quais são as características, faça o melhor investimento.

Invista na qualidade de internet

É óbvio que um SSD pode tornar o seu equipamento mais rápido e entregar ótimos resultados, mas a lentidão do seu PC pode estar ligada também a uma internet ruim. Então, confira a lista com os melhores roteadores Wi-fi do mercado, que podem oferecer ótimos resultados. 

Melhores SSDs de 2022

Na tabela abaixo você confere uma lista com os melhores SSD disponíveis no mercado e pode encontrar uma maneira melhor de fazer a transferência de arquivos importantes. Assim, você pode encontrar o modelo com capacidade ideal e com a ficha técnica que mais agrade no dia a dia. 

Assim, abaixo você confere também, ao lado de cada modelo, alguns dos principais critérios que fazem com que cada um seja especial. Ou seja, você pode conhecer melhor cada opção e, com isso, fazer a melhor escolha, sabendo quais pontos merecem mais destaque em cada dispositivo. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com o melhor SSD de 2022 e algumas outras opções interessantes. 

Imagem SSDs Detalhes
SSD 2 TB Samsung 870 QVO SATA III 2,5 polegadas (MZ-77Q2T0)
Samsung ‎870 QVO Series Melhor SSD
SSD, Kingston, SA400S37/480G
Kingston ‎SA400S37/480G Melhor SSD custo benefício
HD SSD 1TB Sandisk SDSSDA-1T00-G26
SanDisk ‎SDSSDA-1T00-G26 O melhor modelo intermediário
SSD 120GB 2.5 SATA SU650 - ASU650SS-120GT-R, Adata, Armazenamento Interno SSD
Adata SU650 O modelo mais barato
HD SSD Externo Portátil 2TB Samsung T5 usb3.1 - MU-PA2T0B 2765
Samsung T5 O melhor modelo externo
Western Digital 2TB WD azul 3D NAND interno PC SSD - SATA III 6 Gb/s, 2,5'/7 mm, até 560 MB/s - WDS200T2B0A
WD Western Digital O modelo com mais espaço de armazenamento
SSD interno PNY CS900 240 GB 3D NAND 2,5' SATA III (SSD7CS900-240-RB)
PNY CS900 O melhor modelo 3D Nand

Você viu aqui que encontrar uma ótima opção para substituir seu modelo antigo de disco sólido é mais fácil do que parece. Então, abaixo você confere uma análise completa da ficha técnica de cada opção, de modo que pode avaliar os principais critérios que influenciam no desempenho geral. 

1º – Samsung ‎870 QVO Series

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor SSD que você encontra no mercado atualmente é o Samsung ‎870 QVO Series. Isso porque a melhor opção do mercado vem com tecnologia de conexão SATA e velocidade de leitura de 560 megabytes por segundo, além de entregar ótima qualidade para todos os usuários. 

Além disso, o desempenho com os 2 TB de espaço de armazenamento no disco também é algo que não pode ser deixado de lado. Você ainda conta com um software Samsung ideal para cuidar de todos os seus arquivos, bem como com baixo consumo de energia e á possibilidade de ótimos resultados.

Ideal para quem faz trabalhos de edição de vídeos ou edição gráfica, o disco oferece memória interna robusta e ótima velocidade. Por fim, é bom lembrar que o modelo conta com algoritmo ECC que ajuda contra a fragmentação de arquivos, melhorando a performance e a leitura sequencial. 

Características do SSD Samsung ‎870 QVO Series

  • Capacidade de armazenamento: 2 TB
  • Interface: SATA
  • Velocidade: 560 Megabytes Per Second
  • Dimensões: 10 x 7 x 0.69 cm

2º – Kingston SA400S37 / 480G

Custo Benefício

Confira o preço →

O Kingston SA400S37 / 480G é o modelo ideal para quem busca qualidade e preço, oferecendo o melhor custo benefício. Ainda, você conta com uma interface de dados SATA 6.0 GB/s que ajuda a ter melhores resultados, bem como resistência a impactos e outros itens para maior segurança. 

Ainda, é bom lembrar que a memória interna, com 480 GB no disco, permite que você guarde todos os seus arquivos com facilidade. Se não bastasse, a velocidade de leitura de 500 MB/s é um dos pontos altos, assim como o baixo consumo de energia e a resistência a impactos e vibrações. 

Além disso, esse é um dos modelos disponíveis com preço acessível mais interessantes do mercado, oferecendo garantia de 3 anos. Por fim, o modelo da Kingston ainda se destaca por ser um dos melhores investimentos para quem não quer mais saber dos modelos convencionais. 

Características do SSD Kingston ‎SA400S37/480G

  • Capacidade de armazenamento: ‎480 GB
  • Interface: ‎SATA 6.0 GB/s
  • Velocidade: 450 Megabits Per Second
  • Dimensões: 10.01 x 0.71 x 6.99 cm

3º – SanDisk ‎SDSSDA-1T00-G26

Se você não quer saber dos modelos mais caros, mas também quer se afastar dos básicos, o modelo Sandisk G26 Plus certamente é uma das melhores alternativas. O equipamento vem com 1 TB de espaço de armazenamento e uma ficha técnica que certamente vai fazer inveja a muitos. 

Assim, o modelo é resistente à impactos, conta com ótima qualidade e pode entregar velocidade de leitura de 535 Megabytes Per Second. Ainda, outro detalhe está no fato de o modelo ser bastante silencioso, ter maior velocidade na gravação de blocos de dados maiores e muito mais. 

Nesse sentido, o modelo da Sandisk também conta com ótimas dimensões, o que facilita a sua instalação. Por fim, cumpre ressaltar que o modelo é uma das melhores opções disponíveis atualmente, sendo mais frio que os modelos convencionais e permitindo ótima gravação sequencial. 

Características do SSD SanDisk ‎SDSSDA-1T00-G26

  • Capacidade de armazenamento: ‎1 TB
  • Interface: SATA
  • Velocidade: 535 Megabytes Per Second
  • Dimensões: 0.71 x 10.06 x 6.99 cm

4º – Adata SU650

O SSD Adata SU650 é uma ótima alternativa para quem procura preço acessível e uma ficha técnica de qualidade. O modelo tem capacidade de armazenamento de 120 GB, conta com interface SATA e resistência a cargas elétricas e mais, o que o torna um dos melhores investimentos atualmente. 

Além disso, destaque para a velocidade de leitura, que pode chegar a 500 MB por segundo, enquanto a velocidade de gravação gira em torno de 320 MB/s. Assim, ideal para notebooks, o equipamento pode oferecer ótimos resultados e é uma memória flash confiável do mercado. 

Assim, para armazenamento de dados com tranquilidade e acesso rápido com alta velocidade, esse é um dos principais modelos. Inclusive, como você pôde ver, as velocidades de leitura e gravação são algumas das principais características e que fazem tão bem ao dispositivo de armazenamento. 

Características do SSD Adata SU650

  • Capacidade de armazenamento: ‎120 GB
  • Interface: SATA
  • Velocidade:  até 500 MB/ s Velocidade de Gravação ATTO: até 320 MB/ s
  • Dimensões: 13.3 x 12.8 x 0.7 centímetros

5º – Samsung T5

Para quem procura um HD externo com tecnologia de armazenamento SSD, o Samsung T5 é a melhor opção. O equipamento tem 2TB de espaço de armazenamento e ainda conta com velocidade máxima de 540 MB/s para leitura e gravação, oferecendo ótimo desempenho.

Além disso, a alta qualidade se destaca pela inclusão de cabos USB tipo C, que ajudam a dar ainda mais velocidade, bem como na resistência a impactos. Ainda, a interface  802.11a é uma ótima escolha e você vai perceber que a leitura sequencial fica mais fácil desse dispositivo de armazenamento.

Se não bastasse, unidades de armazenamento como esta ainda oferecem ótima proteção, com a possibilidade de encriptação de hardware por senha. Tudo isso deixa o armazenamento de arquivos ainda mais interessante e permite que você tenha um ótimo desempenho com seu equipamento. 

Características do SSD Samsung T5

  • Capacidade de armazenamento: ‎2 TB
  • Interface: ‎802.11a
  • Velocidade:  até 540 MB/s
  • Dimensões: ‎5.84 x 1.02 x 7.62 cm

6º – WD Western Digital

O modelo da WD Western Digital se destaca por oferecer o melhor em espaço de armazenamento, com 2TB no hardware de armazenamento. Além disso, destaque para a velocidade sequencial de leitura de 530 megabytes por segundo, que ajuda a ter um ótimo desempenho no seu dia a dia. 

Além disso, o modelo conta com tecnologia 3D NAND Sata, de modo que conta com capacidade para até 4GB de armazenamento. Assim, com tamanha velocidade de transferência e tantos outros pontos positivos, o modelo se torna uma opção incrível, com excelente desempenho nas tarefas. 

Assim, você nunca mais vai precisar de cartões de memória, pois o padrão de qualidade do seu equipamento terá um upgrade. Por fim, essas características importantes fazem com que o equipamento tenha uma explosão em vendas  e seja uma unidade de armazenamento muito buscada. 

Características do SSD WD Western Digital 

  • Capacidade de armazenamento: 2 TB 
  • Interface: SATA de 2,5 polegadas
  • Velocidade: 530 Megabytes Per Second
  • Dimensões: ‎10.03 x 6.99 x 0.71 cm

7º – PNY CS900

Para quem busca alta qualidade de espaço para armazenamento, a tecnologia 3D NAND pode fazer a diferença. Assim, o PNY CS900 se destaca como o modelo de SSD que oferece ainda mais velocidade de transmissão e permite altíssima velocidade de processamento de dados. 

Ainda que as altas velocidades máximas de gravação e leitura possam chegar a 535 MB/s, a tecnologia ajuda a dar mais desempenho e estabilidade. Ou seja, essa é uma opção de investimento que se sobressai no mercado brasileiro, principalmente na comparação modelo por modelo.

Por fim, com espaço de armazenamento de 240 GB e interface de conexão SATA, você tem muitos motivos para substituir seu antigo disco. Ou seja, você pode investir em altíssimas velocidades e ter exatamente o que precisa em um ambiente de armazenamento potente e de alta qualidade.  

Características do SSD PNY CS900

  • Capacidade de armazenamento: 240 Gb
  • Interface: SATA
  • Velocidade: até 535 MB/s seg. Leitura e 500 MB/s seg. Velocidades de gravação
  • Dimensões: ‎7.01 x 10.01 x 0.71 cm

Pense em trocar seu notebook

Fazer um upgrade, trocando o seu disco rígido por um SSD certamente é uma opção bastante interessante. Porém, confira a nossa lista com os melhores notebooks para o trabalho do mercado e veja algumas opções que podem te ajudar a ter um melhor desempenho profissional. 

Como escolher o melhor SSD?

Escolher o melhor SSD entre tantas opções diferentes não é uma tarefa fácil, principalmente porque a tecnologia está sempre evoluindo. Assim, a escolha pelo melhor modelo não é uma questão apenas de melhor velocidade de transmissão, motivo pelo qual é preciso conhecer as opções. 

Diante disso, a seguir você confere algumas dicas para não focar apenas no preço de mercado do produto. Assim, conhecendo um pouco mais sobre o desempenho e a ficha técnica dos equipamentos, você pode entender as excelentes opções e fazer a melhor escolha.

Então, continue lendo e não perca nenhuma informação importante. 

Capacidade de armazenamento

Quando se fala em HD ou SSD, a primeira pergunta que se faz é quanto à capacidade de armazenamento do equipamento. Porém, vivemos em um momento em que a utilização da nuvem, por exemplo, faz com que não seja necessário que se tenha tanto espaço como antigamente.

De qualquer forma, há SSDs com 64gb, mas também há modelos com 2TB ou mais, de modo que você precisa verificar quais são as suas necessidades. Assim, o espaço para armazenamento é um dos pontos mais importantes na escolha e deve ser analisado com cuidado para gerar surpresas. 

Interface

A interface ou conexão do seu SSD é importante porque diz respeito à capacidade de conexão com a placa mãe. Assim, os modelos mais antigos de placa mãe costumavam utilizar um padrão SATA III, de modo que, se o seu equipamento for mais antigo, essa pode ser a melhor opção para você. 

Ainda, existe a opção de conexão M.2, ou PCIe NVMe, é para aqueles que contam com equipamentos mais novos. Nesse caso, você tem melhor velocidade de leitura e transmissão de dados no disco, havendo modelos no mercado que contam com os dois tipos de interface. 

Velocidade

A velocidade de gravação e a velocidade de transferência influenciam diretamente no desempenho do equipamento. Em muitos casos, os modelos com maior capacidade de armazenamento contam também com maiores velocidades de leitura, mas isso não é uma regra, então fique atento.

Assim, a velocidade de acesso costuma vir definida com um número seguido da sigla MBs, que significa megabytes por segundo. Assim, você encontra modelos no mercado tanto mais básicos, com cerca de 500 Mbs, quanto mais potentes, com cerca de 3000 Mbs de velocidade de escrita. 

Dimensões

Em um PC você pode contar com mais espaço na hora de fazer a instalação do seu equipamento, mas em um notebook, por exemplo, o espaço para instalar o disco pode ser limitado. Assim, analisar o tamanho do modelo é a melhor opção para conseguir fazer uma instalação eficiente. 

A substituição do disco convencional pode ser facilitada ao encontrar um equipamento com o tamanho certo. Assim, o melhor a fazer é ficar de olho nas dimensões do equipamento para não ter problemas, pois a instalação pode ser feita de forma adequada nas mais diversas situações. 

Perguntas Frequentes

A velocidade de leitura e a velocidade de gravação de dados podem influenciar no desempenho?

Sim, com o acesso mais rápido aos dados, as chances de você conseguir uma melhora de performance são muito grandes. 

Os SSDs com velocidades de leitura superiores podem ser uma ótima opção de escolha com preço baixo?

Na verdade, os modelos com maiores velocidades de leitura tendem a ser um pouco mais caros que outros. De qualquer forma, no entanto, você deve avaliar as possibilidades e o que pode ser útil ou não para você. 

Em um guia de compra, avaliar o espaço disponível, interface com placa mãe e velocidade de transferência é importante?

Para fazer a melhor escolha é muito importante que você conheça a ficha técnica do produto e sua capacidade. Então, fique de olho em todas essas informações para não errar na hora da compra. 

Em um guia de compras, analisar a quantidade de memória de armazenamento é uma excelente opção?

Sim, apesar de atualmente existirem diversas opções, como o armazenamento em nuvem, você precisa saber qual o espaço disponível para uso no seu SSD. 

Marcas como Kingston, Adata, Sandisk e Western Digital estão entre as principais marcas de SSD?

Sim, essas são algumas das marcas mais procuradas do mercado e que podem entregar excelentes resultados aos usuários. 

Qual o melhor SSD?

Apontar qual é o melhor SSD do mercado nacional não é assim uma tarefa tão fácil. Assim, no ranking a seguir você confere cada modelo com ótimo desempenho e funcionalidades, capaz de agradar ao máximo de usuários ao mesmo tempo, em razão de suas características ímpares.

Assim, em primeiro lugar ficou o SSD Samsung ‎870 QVO, com excelentes características técnicas. Assim, você pode aproveitar a interface SATA, contar com velocidade de leitura de 560 megabytes por segundo, espaço de armazenamento de 2TB, bem como baixo consumo de energia. 

Na segunda posição, com o melhor custo benefício do mercado brasileiro e altíssimo desempenho, vem o Kingston SA400S37 / 480G. O modelo oferece espaço interno de 480 Gb, conta com velocidade de leitura de 500 MB/s, tem resistência contra impactos e também vibrações. 

No terceiro lugar, completando o pódio, destaque para o Sandisk G26 Plus, um modelo intermediário capaz de entregar ótimos resultados. O equipamento vem com 1 Tb de espaço de armazenamento, conta com velocidade de leitura de 535 Megabytes Per Second e tem ótimas dimensões. 

Na quarta posição, destaque para o SSD Adata SU650, um modelo barato e que pode entregar ótimos resultados. Assim, o SSD Adata oferece velocidade de leitura de 500 megabytes por segundo, conta com velocidade de gravação de 320 mb/s, bem como muita resistência.

Na quinta colocação, o Samsung T5 é uma opção de HD externo com tecnologia de armazenamento SSD. Assim, você aproveita a velocidade de 540 megabytes por segundo para leitura e gravação, bem como tem 2 TB de espaço para guardar todos os seus arquivos. 

No sexto lugar, destaque para o modelo da WD Western Digital, com seu gigantesco espaço de armazenamento. O modelo vem com tecnologia 3D Nand, bem como tem 2TB de armazenamento, podendo chegar a 4TB, e oferece excelente velocidade de leitura e de gravação de dados. 

Fechando a nossa lista, o PNY CS900 é um dos melhores modelos quando se fala em tecnologia 3D Nand, que aumenta a velocidade do equipamento. O modelo vem com 240 GB de armazenamento interno e certamente faz a diferença com sua interface de conexão do tipo SATA. 

Como você viu, com grande variedade de preço padrão, você pode ter acesso a equipamentos dos mais diversos. Assim, conhecendo os melhores modelos é possível aproveitar a quantidade generosa de espaço que os produtos oferecem e alta capacidade de acesso aos dados rapidamente. 

Memória RAM

A utilização de um SSD certamente vai permitir que você abra diversos tipos de arquivos com mais velocidade. No entanto, conhecer a lista com as melhores memória RAM do mercado pode te ajudar a ter resultados ainda melhores. 

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor SSD do mercado e algumas outras opções que podem ser bastante interessantes. Então, fazer os melhores investimentos em busca de alto desempenho fica mais fácil e você pode contar com produtos confiáveis, sem precisar se preocupar com eventual perda de dados. 

Antes de qualquer coisa, então, é preciso pensar em quais são as suas necessidades e como um modelo de SSD pode ajudar no seu desempenho. Ou seja, o melhor equipamento será sempre aquele capaz de trazer novidades e soluções para os seus problemas, atendendo às suas necessidades.

Para isso é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Capacidade de armazenamento;
  • Interface;
  • Velocidade;
  • Dimensões.

 Com esses pontos bem definidos você poderá ter uma melhor capacidade de leitura de dados e aproveitar o amplo espaço disponível nos SSDs. Então, lembre-se sempre que o equipamento mais interessante não é o com maior preço ou com mais tecnologia, mas sim o que pode ser mais útil.

Então, agora que você conhece o melhor SSD do mercado e outros dos melhores modelos, não há mais motivos para perder tempo. Escolha agora mesmo um dos produtos e comece a ter um desempenho superior, melhorando sua performance e ganhando muito em velocidade. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário