Melhores HDs Externos e Custo Benefício de 2022

Se você tem dificuldades para guardar seus arquivos de mídia ou precisa de um backup seguro, o melhor HD externo pode ser opção.

A capacidade de armazenamento de dados de um notebook, computadores ou celulares é cada vez mais exigida. Discos internos não são mais suficientes para garantir a segurança de todos os dados e, por isso mesmo, um HD externo para guardar arquivos pode ser uma forma de conseguir mais espaço.

A melhor opção para cada pessoa pode ser diferente, por isso conhecer as características específicas de cada equipamento ajuda a ter melhores resultados. Alta velocidade de transferência e de leitura, bem como portas de entrada, prelo e design são alguns pontos que merecem atenção na compra. 

Então, agora você confere uma lista com o melhor HD externo de 2022 disponível no mercado e algumas alternativas que merecem a sua atenção. A ideia é permitir que você conheça as maiores capacidades de armazenamento, mas também entenda que há muita tecnologia aplicada a esse tipo de periférico.

Ao longo desse texto você vai encontrar algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a melhor opção de alta qualidade. O investimento compensa, pois HDs externos oferecem ótimo custo benefício, contam com conexão via porta USB e são compatíveis com todos os sistemas operacionais. 

Busque aparelhos com mais memória

Muita gente usa os HD externos para guardar arquivos de vídeos e fotos que faz com os celulares. Porém, se você quer um aparelho que tenha mais capacidade de armazenamento, confira a nossa lista com os melhores celulares do mercado e encontre opções bastante interessantes.

Melhores HDs Externos de 2022

Abaixo você confere uma tabela com discos de marcas variadas, mas capazes de atender a todas as suas necessidades. Muitos dos modelos contam com características excelentes e bom espaço interno, além disso a conexão direta com os computadores é muito fácil e rápida com o equipamento.

Para guardar fotos, documentos e vídeos com alta qualidade, não há nada melhor que contar com um espaço garantido e seguro. Abaixo, ao lado dos modelos disponíveis você pode verificar também uma pequena informação sobre os elementos que merecem mais destaque em cada um dos produtos. 

Agora que você já sabe o que vem a seguir, confira abaixo a nossa lista com o melhor HD externo de 2022 e algumas outras opções.

Imagem HDs Externos Detalhes
Lacie 2Big Dock Raid Thunderbolt, Raid Pro Thunderbolt 3/Usb-C 3.0, 8Tb
Lacie 2Big Dock Raid Melhor HD externo
HD Externo Portátil Toshiba Canvio Basics 1TB Preto USB 3.0 - HDTB410XK3AA
Toshiba Canvio Basics Melhor HD externo custo benefício
HD externo Seagate Expansion 2TB portátil Preto USB 3.0
Seagate Expansion O melhor modelo intermediário
10TB LaCie D2 Professional, 1 x USB3.1 Tipo C, 240MB/s, HD Seagate Barracuda 7200RPM, Cabo USB 3.1 Tipo-C, Adaptador USB 3.0 Tipo-C para Tipo-A, Preto
LaCie D2 Professional O melhor para empresas
HD Externo Adata Anti-Queda, à Prova D´água, IPX68 Durable HD710 Pro USB 3.2, 1TB, 2.5´, Preto
Adata HD710 Pro O modelo com melhor proteção
SEBKO HD EXTERNO 1TB SEAGATE BASIC P - STJL1000400, Cinza
SEAGATE BASIC P – STJL1000400 O modelo mais barato
HD Seagate Externo Portátil Game Drive para XBOX USB 3.0 4TB- STEA4000402
Seagate Game Drive para XBOX O melhor game drive

Como você viu, cada marca de disco externo oferece características diferentes, então é preciso estudar cada modelo. Assim, a seguir você confere um review completo de cada um dos modelos e pode encontrar os discos portáteis ideais para proteção de dados e armazenamento de arquivos de mídia. 

1º – Lacie 2Big Dock Raid

Melhor Escolha

Confira o preço →

O melhor HD externo que você pode encontrar no mercado atualmente é o modelo Lacie 2Big Dock Raid, um equipamento de mesa com muita qualidade. Você não precisa se preocupar com espaço de armazenagem de dados, pois os 8 TB são suficientes para guardar todos os arquivos.

Além disso, o modelo conta com fonte de alimentação via cabo de alimentação conectado à energia elétrica e tem conexões USB 3.0 e C, bem como Tubnderbolt 3. Com software de backup eficiente, o dispositivo é ideal para fotógrafos, youtubers e todos que precisam guardar documentos e arquivos. 

A sua melhor escolha ainda conta com taxa de transferência de 440 MBps, bem como possui uma estrutura forte. Todos os detalhes e recursos apresentados pelos dispositivos fazem dele uma das melhores alternativas do momento, oferecendo tudo que os computadores atuais precisam. 

Características do HD Lacie 2Big Dock Raid 

  • Tipo: De mesa
  • Capacidade de armazenamento: 8 TB
  • Conexões: Thunderbolt 3, ‎USB 2.0, Usb-C 3.0 e USB-C
  • Dimensões: 21.69 x 11.81 x 9.32 cm

2º – Toshiba Canvio Basics

Custo Benefício

Confira o preço →

Para quem deseja aliar uma faixa de preço baixo com um dispositivo eficiente, o modelo da Toshiba Canvio Basics é o que oferece o melhor custo benefício. Além do preço padrão baixo, você conta com espaço amplo de armazenamento, com 1 TB, design elegante e compatibilidade universal.

O modelo ainda vem com conexões USB 2.0 e 3.0, o que vai te permitir fazer gravação de disco de forma rápida. Assim, os documentos pessoais e a transferência de dados podem ocorrer de forma segura, ganhando tempo, pois os tipos de conexão permitem que tudo ocorra com mais velocidade. 

Ainda, é bom lembrar que o modelo possui compatibilidade com Windows 10 e versões anteriores, mas precisa ser reformatado para ser usado com Mac OS. Outro ponto diz respeito a facilidade de transporte e desnecessidade de uma fonte de alimentação, funcionando apenas com a conexão. 

Características do HD Toshiba Canvio Basics

  • Tipo: Portátil
  • Capacidade de armazenamento: 1 TB
  • Conexões: USB 2.0 ou USB 3.0
  • Dimensões: 10.92 x 7.87 x 1.4 cm

3º – Seagate Expansion

O Seagate Expansion é um dispositivo intermediário para armazenagem de dados que pode entregar bons resultados. O disco oferece design compacto e é bastante leve, o que ajuda no transporte, além de não precisar de uma fonte de alimentação externa além da conexão direta com computadores. 

Outro ponto importante está na capacidade de armazenamento de dados rápida, por meio da compatibilidade com porta USB 3.0. Tudo isso permite que esse se torne um dos discos portáteis mais procurados atualmente, principalmente porque a Seagate é uma marca bastante conhecida e respeitada. 

O modelo conta com detalhes em sua estrutura para tornar a pegada mais firme e impedir que o dispositivo escorregue das mãos. Assim, essa é uma alternativa com ótimos recursos que pode ser uma escolha interessante para quem precisa guardar documentos e buscar um preço acessível. 

Características do HD Seagate Expansion

  • Tipo: portátil
  • Capacidade de armazenamento: 2 TB
  • Conexões: USB 3.0
  • Dimensões: ‎9.7 x 13.6 x 2.7 cm

4º – LaCie D2 Professional

Uma empresa sempre conta com muitos documentos e arquivos e, por isso, fazer um backup desses dados é extremamente importante. Assim, o HD externo LaCie D2 Professional surge como alternativa, oferecendo tudo o que você precisa para um armazenamento de dados com segurança. 

O modelo tem taxas de transferência de 240MBps, conta com criptografía de hardware, oferece excelente durabilidade e software próprio. Ainda, tem fonte de alimentação com energia elétrica, compatibilidade com entradas USB 3.0, 3.1 e USB Tipo-C, um belo design e muito mais.

Ainda, é importante destacar que o modelo vem com unidade de classe empresarial Seagate BarraCuda Pro. Além disso, você não precisa se preocupar com disco cheio, pois mesmo que fosse usado para um console de videogame, o equipamento ainda teria espaço de sobra. 

Características do HD LaCie D2 Professional

  • Tipo: De mesa
  • Capacidade de armazenamento: 10 TB
  • Conexões: USB 3.0
  • Dimensões: ‎18.85 x 5.99 x 13 cm

5º – Adata HD710 Pro

Para quem procura proteção contra quedas e maior durabilidade, o modelo HD Adata ‎HD710 Pro oferece tudo o que é necessário. Além da tolerância contra quedas, o modelo oferece proteção contra água IPX68, características que conferem alta durabilidade com proteção para os dados.

Com uma faixa de preço padrão razoável, o Adata ‎HD710 entrega ótima qualidade e você vai poder aproveitar ao máximo, sem medo de sofrer com acidentes. O design arrojado e emborrachado ajuda na proteção e o Adata ‎HD710 não precisa de fonte de alimentação externa. 

O espaço de armazenamento do modelo Adata HD710 é de 1 TB e você ainda conta com uma velocidade de leitura de 90 MBps. O modelo ainda tem compatibilidade com portas USB, o que permite mais tranquilidade, bem como alta taxa de transferência de dados, o que dá mais versatilidade.

Características do HD Adata HD710 Pro

  • Tipo: Portátil
  • Capacidade de armazenamento: 1 TB
  • Conexões: USB
  • Dimensões: 9.65 x 2.03 x 13.21 cm

6º – SEAGATE BASIC P – STJL1000400

O Seagate Basic, como o próprio nome diz, é um modelo básico que, se não se aproxima dos modelos Adata ou Lacie mais novos, pode oferecer ótima qualidade. O equipamento é uma ótima opção para quem tem pouco dinheiro e pode ser bastante útil para guardar milhares de arquivos com facilidade.

O modelo pode guardar 1 TB de dados, o que é ótimo para a proteção de arquivos, além de contar com conectividade USB 3.0, o que deixa a transferência de arquivos mais rápida. O disco é uma excelente opção para guardar os principais arquivos e ainda conta com facilidade de transporte. 

Outro ponto interessante está nas dimensões e peso do equipamento, que são algumas de suas principais características. Com excelente velocidade de leitura de 120 MBps, o modelo também tem boa velocidade de transmissão e se torna o modelo ideal para quem busca fazer um bom investimento. 

Características do HD SEAGATE BASIC P – STJL1000400

  • Tipo: Portátil
  • Capacidade de armazenamento: 1 TB
  • Conexões: Usb 3.0
  • Dimensões: 11.7 x 8 x 1.48 cm

7º – Seagate Game Drive para XBOX

Para quem busca um HD externo para ser usado como game drive em um console de videogame, o modelo da Seagate é uma excelente opção. Ideal para Xbox, o modelo conta com excelente taxa de transferência, criptografia de software e tudo que você precisa para fazer download de conteúdo. 

O modelo tem capacidade para armazenamento de 4 Tb de dados e a funcionalidade plug-and-play torna tudo mais fácil. Além disso, destaque para a portabilidade do equipamento e a facilidade para transferências de arquivos de modo rápido, o que torna esse um dos melhores modelos atuais. 

O game drive pode ser utilizado com Xbox One e você vai poder baixar diversos games liberando espaço no seu HD principal. Trata-se de um modelo compacto, com opções de cores e da marca Seagate, uma das melhores opções existentes no mercado quando se fala em HD externos.

Características do HD Seagate Game Drive para XBOX 

  • Tipo: Portátil
  • Capacidade de armazenamento: 4 TB
  • Conexões: USB 3.0
  • Dimensões: ‎11.71 x 8 x 2.08 cm

Uma boa opção para ganhar espaço

Para quem está com dificuldades para guardar todos os arquivos, uma boa opção é aumentar a capacidade dos dispositivos. Uma alternativa barata são os melhores cartões de memória Micro SD do mercado, que ajudam bastante e custam pouco.

Como escolher o melhor HD externo?

Escolher o melhor HD externo para manter um backup dos arquivos necessários para o seu dia a dia pode não ser fácil, A tecnologia está sempre em constante evolução e isso se aplica também ao mercado de discos rígidos portáteis, de modo que é preciso ficar atento as detalhes de cada produto.

Por isso mesmo, agora você pode conferir algumas dicas em um guia de compra completo, que pode te ajudar a escolher o melhor equipamento. A ideia é que você saiba equilibrar a faixa de preço com a tecnologia oferecida, entendendo o porquê da importância de cada um dos elementos de hardware. 

Então, continue lendo para entender como os melhores modelos podem lhe ser úteis. 

Tipo

Muita gente, quando pensa em um disco rígido para armazenamento de arquivos, imagina o HD externo em sua forma portátil. O que algumas pessoas não sabem é que existe também a possibilidade de fazer uso de um HD externo de mesa, que tem as mesmas funcionalidades.

Assim, os discos externos de mesa são ideais para usar em consoles para games, gravação de programas para internet e outras situações que não exijam mobilidade. Já os discos externos portáteis podem ser levados para qualquer lugar, contam com tamanho menor e entregam mais versatilidade. 

Capacidade de armazenamento

O HD externo tem como uma de suas principais funções a de ser um local para armazenar uma grande quantidade de arquivos sem preocupação com espaço. Então, caso você queira acesso aos dados mais leves, como arquivos de texto e afins, um modelo com até 500GB de capacidade pode ser util.

Porém, par quem precisa guardar milhares de arquivos digitais em um único lugar, há modelos capazes de guardar 1, 2 e até mais TB de arquivos com facilidade. Assim, você tem acesso aos arquivos como filmes e outros que ocupam mais espaço com facilidade, em um lugar bastante seguro. 

Conexões

Para escolher o melhor HD é bom ficar atento às conexões, pois elas influenciam na velocidade de transferência de arquivos e também no acesso a arquivos. Ou seja, avaliar a taxa de transferência possível em cada um dos modelos é importante, para ter uma transmissão de dados eficiente.

Assim, modelos que usam conexão USB 3.0 costumam ser mais rápidos, com taxa de transferência de até 5 GBps. Fique atento aos modelos que usam entradas USB tipo C, pois a conexão só se dá com esse tipo de entrada, assim como os modelos com conexão Thunderbolt e eSATA.

Dimensões

Mesmo que você opte por um HD de mesa, é importante verificar o tamanho, pois não é incomum precisar levar o dispositivo de um lado para outro. Dessa maneira, para aproveitar ao máximo a tecnologia, fique de olho em aparelhos que tenham até 15 centímetros de comprimento.

Além disso avalie também a altura e peso dos discos externos, pois tudo isso pode fazer a diferença e dar mais comodidade. Um modelo portátil é mais fácil de transportar, mas um modelo de mesa, mesmo mais robusto, também pode ser movido, por isso fique atento para não ter dificuldade no uso. 

Perguntas Frequentes

Um HD com capacidade de armazenamento maior pode oferecer mais segurança?

O tamanho do espaço interno não está relacionado à segurança, então você deve procurar modelos que possuam criptografia de dados, para manter os dados mais bem protegidos.

Como a velocidade de transferência e velocidade de leitura podem te ajudar no dia a dia?

Para quem tem um dia a dia corrido, a maior velocidade nesses processos garante mais dinamismo, sem precisar esperar para copiar um arquivo ou abrir vídeos, por exemplo. 

Quais tipos de conexão um modelo com bom preço e espaço deve oferecer?

A melhor opção é contar com um cabo USB tipo C, que permite uma transferência de dados muito mais rápida.

Modelos como da marca ADATA e Western Digital possuem boa capacidade de memória?

Sim, mas é preciso verificar todos os modelos, pois cada um traz características próprias. 

Qual a tecnologia aplicada aos HDs externos?

O HD externo funciona com a gravação de dados em um disco rígido, então, ao contrário do que muita gente acredita, não se trata de tecnologia SSD. 

Qual o melhor HD externo?

Escolher o melhor HD externo em uma linha de discos com tanta qualidade não é uma tarefa fácil. Avaliar capacidade, velocidade e outras características é apenas o primeiro ponto, por isso a melhor opção encontrada é aquela capaz de agradar a um número maior de usuários sem maiores dificuldades.

Assim, em primeiro lugar na nossa lista ficou o HD Lacie 2Big Dock Raid, um modelo de mesa com excelentes características técnicas. O equipamento vem com 8 TB de espaço interno, conta com conexões USB 3.0 e USB-C, além de entrada Thunderbolt, bem como taxa de transferência alta. 

Na segunda posição, com o melhor custo benefício do mercado, o Toshiba Canvio Basics é um modelo eficiente e barato. O equipamento tem conexões USB 2.0 e 3.0, espaço de armazenamento de 1 TB, design elegante, compatibilidade com Windows 10 e versões anteriores e ótimos resultados.

Completando o pódio, o Seagate Expansion é um modelo barato, mas capaz de entregar ótimos resultados. O modelo tem compatibilidade com porta USB 3.0, capacidade de armazenamento de 2 TB, conta com uma estrutura forte e permite uma pegada segura sem risco de quedas. 

No quarto lugar, o modelo LaCie D2 Professional é uma opção interessante para quem procura um HD para empresas. O modelo tem compatibilidade com entradas USB 3.0, 3.1 e USB Tipo-C, conta com taxas de transferência de 240MBps e capacidade para armazenar até 10 TB de dados. 

Na quinta posição, o HD Adata ‎HD710 é um dos mais interessantes para quem busca proteção contra quedas. O modelo vem com criptografia de hardware, proteção conta com espaço de armazenamento de 1 TB e diversos outros pontos que tornam o Adata ‎HD710 uma das melhore opções do mercado.

No sexto lugar, o SEAGATE BASIC P – STJL1000400 é um modelo básico capaz de agradar muitos usuários atualmente. O modelo tem capacidade para 1 TB de dados, conta com conectividade via portas USB 3.0, excelente velocidade de leitura de 120 MBps e muito mais.

Em sétimo lugar, fechando a nossa lista, vem o Seagate Game Drive para XBOX, um modelo para uso em console de videogame. O equipamento tem 4 TB de espaço interno, pode ser utilizado com Xbox Onde, conta com cores variadas, facilidade de transporte e diversas outras boas características. 

Como você viu, entre os melhores modelos disponíveis não é difícil encontrar um para usar com o seu notebook ou outros aparelhos. Uma estrutura robusta, compatibilidade com vários sistemas operacionais e diversos outros recursos devem ser avaliados na hora de escolher a melhor alternativa. 

A segurança em primeiro lugar

Uma boa opção de uso para os HDs externos é no armazenamento de imagens de segurança de sua casa ou negócio. Então, confira a lista com as melhores câmeras de segurança para uso externo e encontre opções interessantes para integrar com o seu equipamento.

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor HD externo do mercado e certamente tem agora muito mais qualidade na forma com que pode armazenar os seus arquivos. Proteger seus dados importantes agora ficou muito mais fácil e todos os seus arquivos, fotos e vídeos tem um lugar para ficarem seguros. 

Como você percebeu, existem diversas marcas investindo em produtos com design moderno e bonito, o que facilita na hora de escolher. Dispositivos como discos externos tem a facilidade de poderem ser transportados, por isso, uma análise criteriosa dos recursos é sempre muito importante. 

No entanto, para que você escolha a alternativa certa, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Tipo;
  • Capacidade de armazenamento;
  • Conexões;
  • Dimensões.

Todos esses pontos são bastante interessantes e você pode encontrar um dispositivo com capacidade adequada para lidar com as suas necessidades. Muito mais que espaço de armazenamento, um dispositivo como esse precisa ter velocidade e oferecer segurança para funcionar adequadamente. 

Então, agora que você já sabe qual é o melhor HD externo do mercado, pode fazer a melhor escolha e levar para casa um produto realmente eficiente. Pense bem na quantidade de arquivos que precisa guardar e passe a ter muito mais tranquilidade, com seus arquivos bem protegidos. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário