Melhores Celulares Intermediários e Custo Benefício de 2024

O melhor celular intermediário pode entregar ótima qualidade e ser bastante útil no dia a dia, trazendo excelentes funcionalidades. 

Não é porque se trata de um celular acessível, com preço médio, que se pode pensar que ele não é capaz de atingir o melhor desempenho. A verdade é que muitos desses aparelhos tem excelente desempenho multitarefas, entregando bons resultados e se tornando ótima opção de compra.

Além disso, o mercado nacional conta com uma vasta quantidade de opções nessa categoria de intermediários. Isso quer dizer que você não precisa gastar muito e que não tem uma única opção, podendo escolher os melhores aparelhos com base em suas características técnicas. 

Pensando nisso, você confere aqui uma lista com o melhor celular intermediário de 2024 e algumas alternativas bastante interessantes. A ideia é que você possa encontrar um aparelho completo, com design elegante e desempenho compatível com o investimento que você fará na compra. 

Ao longo desse texto, ainda, você vai conferir algumas dicas que podem funcionar como critérios de escolha para a sua compra. A ideia é que você possa entender o funcionamento dos melhores smartphones intermediários e, assim, comparar as funções básicas que eles possuem. 

Para quem gosta de fotos

Para quem gosta de tirar fotos de alta qualidade ou contar com vídeos de alta resolução, temos uma dica. Confira a nossa lista com os celulares com melhor câmera do mercado e tenha resultados muito melhores nas suas imagens.

Melhores Celulares Intermediários de 2024

Na tabela abaixo você confere cada uma das alternativas entre os melhores celulares intermediários que o mercado nacional oferece. As empresas estão investindo pesado em celulares de entrada e, por isso mesmo, você vai perceber que existem muitas opções em uma faixa de preço intermediário.

Ao lado de cada um dos modelos você confere também uma informação que serve como destaque da ficha técnica do equipamento. Não é uma análise completa, ainda, mas um pequeno lembrete de que há determinados pontos que devem ser considerados positivamente na hora da sua avaliação. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira a nossa lista com o melhor celular intermediário de 2024 e algumas outras opções. 

Imagem Celulares Intermediários Detalhes
Smartphone Samsung Galaxy S21 Fe 5g 128gb Sm-g990ezwrzto Branco
Samsung Galaxy S21 5G Melhor celular intermediário
Celular Smartphone Xiaomi Poco X4 Pro 5G 256GB 8GB 6,67' 120 Hz 108mp Laser Blue - Azul
Xiaomi Poco X4 Pro Melhor celular intermediário custo benefício
Motorola Moto G22 - Smartphone, 128GB, 4GB RAM, Verde
Motorola Moto G22 Ótimo desempenho
Samsung Galaxy A23 128GB 4G Wi-Fi Tela 6.6'' Dual Chip 4GB RAM Câmera Quádrupla + Selfie 8MP Bateria de 5000mAh - Preto
Samsung Galaxy A23 Tela de qualidade
Smartphone Motorola Edge 30 Neo 5G 256GB 8GB RAM Black Onyx
Motorola Edge 30 Neo Conexão 5G
Xiaomi Black Shark 4 12GB 256GB Mirror Black
Xiaomi Gamer Black Shark 4 Modelo gamer
Xiaomi Redmi Note 10S 128gb 6gb RAM
Xiaomi Redmi Note 10S Mais vendido

Como você viu, encontrar alta qualidade entre os melhores celulares intermediários não é uma tarefa difícil. Abaixo você pode conferir uma análise completa de cada um dos modelos e entender como a tecnologia pode ser aplicada a seu favor, em aparelhos completos e com ótimas características. 

1º – Samsung Galaxy S21 5G

Melhor Escolha

41r9njXpfnL
Confira o preço →

O celular intermediário Samsung Galaxy S21 5G é o mais completo que temos na categoria. Pois, compreenda que ele consiste num Smartphone que apresenta configurações de ponta.

Além disso, saiba que o modelo foi muito bem testado pelos nossos especialistas. De tal modo que foi possível identificar que o mesmo tem câmeras que fazem ótimas fotos a nível profissional.

Sendo lentes traseiras com 12 MP + 12 MP + 8 MP e a frontal que tem 32 Megapixels de resolução. Nisso, você consegue obter fotos que possuem muita nitidez e vários detalhes.

Outro ponto importante é que o mesmo conta com a proteção contra água. Já a tela com 6.4 polegadas tem a vantagem de ser muito bem construída e traz ainda 120 Hertz de taxa de atualização.

Enquanto que é interessante para os jogos e aplicativos instalados no aparelho. Vale ressaltar que há o modo game, sendo uma função de geração de resposta aumentada.

Completam este belo conjunto, os 6 Gigabytes de RAM e o processador octa-core. A bateria possui 4.500 mAh, garantindo várias horas de uso ininterrupto e o armazenamento conta com 128 GB. Tendo também o sistema operacional Android 11 como o software principal dele.

Prós:

  • Tela ampla e com 120 Hertz de taxa;
  • Proteção contra água;
  • Modo Game;
  • Bateria durável;
  • Processamento rápido e sem travar.

Contras:

  • Poderia ter um armazenamento maior;
  • Seria interessante ter mais RAM.

2º – Xiaomi Poco X4 Pro

Custo Benefício

41thqVKteML
Confira o preço →

Com um excelente equilíbrio entre o custo e o preço temos na lista o Xiaomi Poco X4 Pro. Desse modo, compreenda que ele tem tonalidades diferentes e bonitas em seu design.

Com isso, saiba que o ponto forte do produto é realmente o preço que ele traz ao mercado. De tal maneira que é considerado o melhor na questão do custo-benefício.

Nas análises feitas pelos nossos experts ficou provado que a tela é um dos maiores destaques. Visto que o aparelho tem tecnologia Amoled e seu tamanho fica em 6.67 polegadas.

E isso permite com que seja possível assistir filmes, vídeos e séries com muita definição. Tendo a nitidez e o brilho que são essenciais nos produtos da categoria.

Um detalhe fundamental é que o modelo conta com compatibilidade com a Amazon Alexa. Que é uma das assistentes virtuais mais completas e que funciona através dos comandos de voz.

Em comparação as versões anteriores, ele chega com várias novidades. Sendo que os recursos básicos estão mais otimizados. Trabalhando melhor com o sistema Android e com o hardware.

Que no caso consiste no processador Snapdragon 695 que é potente e bastante veloz. O armazenamento tem 256 Gigabytes e a Memória RAM vem com seus 3 GB. Tendo ainda uma bateria com boa autonomia, já que são 5.000 mAh.

Prós:

  • Custo-benefício;
  • Permite o uso da Amazon Alexa;
  • Otimização dos recursos (básicos);
  • Diversidade de cores.

Contras:

  • O painel das câmeras não demonstra ser discreto;
  • Pouca RAM, poderia ser maior.

3º – Motorola Moto G22

Por sua vez, temos o Motorola Moto G22 que apresenta um excelente desempenho. Enquanto que o mesmo ainda é um dos melhores no quesito custo-benefício.

Aliás, compreenda que o processador Helio G37 da MediaTek é muito rápido e demonstra grande eficiência. Nisso, entenda que este modelo intermediário é um dos melhores que testamos.

Visto que a Inteligência Artificial contida nele garante até 20% de aceleração nos toques. Fazendo com que não ocorram borrões, perda de nitidez e que as capturas (telas) sejam instantâneas.

Por certo, saiba que o conjunto das câmeras é um dos mais efetivos. Já que temos 16 megapixels para as selfies e lentes quádruplas na parte traseira (50 MP + 8 MP + 2 MP + 2 MP).

A tela com 6.5 polegadas é feita em LCD com formato de Full HD Plus. De tal forma que tem taxa (atualização) na faixa dos 90 Hertz. O áudio é imersivo e sem uso de fios, o que ajuda na experiência.

Ao todo são 128 Gigabytes de armazenamento, 4 GB de RAM e mais 5.000 mAh de bateria. Tudo isso trabalhando na plataforma Android 12 que vem com muitos recursos e funções.

Prós:

  • Fotos bonitas e feitas com rapidez;
  • Carregamento turbo (33);
  • Áudio (sem fio);
  • Bloqueio através da impressão digital;
  • Bateria durável.

Contras:

  • O armazenamento poderia ser maior;
  • Memória poderia ter mais Gigabytes (4 GB);
  • Hardware não possui muita versatilidade.

4º – Samsung Galaxy A23

Com uma tela apresentável, o Samsung Galaxy A23 tem 6.6 polegadas e sistema Full HD Plus. Dessa forma, compreenda que ele garante muita suavidade e nitidez nos resultados.

Com isso, entenda que nossos experts conseguiram analisar todos os detalhes do equipamento. Ao passo que foi possível identificar todos os pontos fortes e fracos presentes nele.

A começar pelo processador octa-core que é o Snapdragon 680. Sendo bastante rápido e com potência superior aos modelos de entrada. Em comparação aos concorrentes ele realmente se destaca neste ponto.

O armazenamento com 128 GB possibilita guardar muitas informações e dados, mesmo sendo mais enxuto. Em sua tela LCD temos 6.6 polegadas com formato em Full HD Plus, gerando belas imagens e cores.

Deixando com que o usuário posso assistir seus filmes e séries prediletas sem dificuldades. Vale destacar que a segurança é garantida mediante a inclusão do reconhecimento facial e do leitor de digitais.

Outro ponto importante é que a bateria dura ao menos 2 dias devido aos 5.000 mAh do componente. E o sistema escolhido de fábrica é o Android 12, mantendo fluidez em relação aos antecessores.

As fotos são feitas com as lentes traseiras (quádruplas) que tem 50 MP + 5 MP + 2 MP + 2 MP. Para as selfies está disponível uma lente com 8 Megapixels que é competente e gera bons resultados. Fecham o pacote os 128 GB de capacidade interna e os 4 GB de RAM.

Prós:

  • Até 2 tipos de métodos para realizar desbloqueios;
  • Tela de qualidade com 6.6 polegadas (LCD) e sistema Full HD Plus;
  • Bateria de 5.000 mAh que dura 2 dias.

Contras:

  • A Memória RAM tem apenas 4 GB;
  • Não traz tecnologia para evitar aquecimentos.

5º – Motorola Edge 30 Neo

Para os usuários que buscam a conexão 5G temos o Motorola Edge 30 Neo. Que tem bastante espaço para incluir arquivos, dados e fotos. Sendo que o mesmo conta com 256 Gigabytes de capacidade.

Enquanto que faz fotos incrível e nítidas com suas câmeras de 60 MP na principal e de 13 MP na ultra-wide e macro. Além de ter uma lente exclusiva para selfies com seus 32 Megapixels.

Assim, compreenda que nossos especialistas fizeram vários testes e análises no produto. Que demonstrou ser muito potente, tendo bateria para ao menos um dia completo.

Visto que são 4.020 mAh e há carregamento turbo com 68 Watts de potência. Na tela encontramos 6.3 polegadas OLED e sonoridade Dolby Atmos e também Ready For (estéreo).

O design é bem enxuto e compacto, mantendo a câmera de selfies na parte frontal superior. O hardware tem ainda a Memória RAM com 8 Gigabytes e o processador é o Snapdragon 695 da Qualcomm.

Certamente, o mesmo não irá sofrer com travamentos ou irá congelar durante o uso dos apps. E o produto conta com a GPU Adreno 619 para rodar os jogos, sendo que ela é competente nesta tarefa.

Um detalhe é que o bloco de câmeras traseira é bem saltado, e é importante estar ciente disso. Já as bordas são bem fininhas para garantir com que haja maior espaço na tela.

Prós:

  • Conexão 5G;
  • Boas câmeras;
  • Tela e som de qualidade;
  • Bateria durável;
  • Design enxuto.

Contras:

  • Poderia ter mais armazenamento;
  • Fotos noturnas apenas em nível mediano dependendo da lente.

6º – Xiaomi Gamer Black Shark 4

No ranking dos melhores celulares intermediários encontramos também o Xiaomi Gamer Black Shark 4. Que é sem dúvida um dos que tem melhor conjunto.

Uma vez que o hardware e o software escolhidos são ideais para o público gamer. De tal forma que temos 12 GB de RAM, processador Snapdragon 870 e 256 Gigabytes de armazenamento.

Além de rodar os games com efetividade na GPU Andreno 650 que garante ótimos resultados. Por certo, saiba que o design é bastante moderno e atualizado, tendo bordas bem finas.

E as câmeras traseiras ficam alinhadas no centro superior bem rentes ao produto. Já o sistema incluso é o Android 11 que flui adequadamente e supera muitos dos concorrentes diretos.

Os 5.000 mAh de bateria são suficientes para muitas horas realizando as atividades necessárias. Aliás, entenda que nos testes feitos por nossa equipe ficou evidente que este é um dos intermediários mais completos.

Pois, compreenda que o mesmo traz além da conexão 5G o sistema de pagamentos NFC. E as cores disponíveis são o preto e o azul, o que acaba agregando valor ao produto.

Prós:

  • Hardware de qualidade e bastante potente;
  • Ideal para jogos;
  • Bateria durável;
  • Variedade de conexões (5G e NFC);
  • 144 Hertz de taxa de atualização;
  • Design bem estruturado e bonito.

Contras:

  • O armazenamento poderia ser maior (256 GB).

7º – Xiaomi Redmi Note 10S

O Xiaomi Redmi Note 10S é o celular mais vendido atualmente e muito disso se deve a sua alta qualidade. Entre as principais características é possível destacar a bateria de 5000 mAh de capacidade e o armazenamento interno de 128 GB,  todos elementos que deixam o equipamento ainda melhor.

Por isso, o produto foi incluso em nosso ranking e também recebeu análises por parte de nossa equipe. Onde foi possível identificar as vantagens que o aparelho é capaz de trazer aos seus usuários.

Ainda, as câmeras com sensor de profundidade entregam bons resultados. Você tem um sensor principal de 64 MP, uma lente macro de 8 MP em uma câmera tripla com outras opções e ainda pode aproveitar estabilização óptica e uma câmera poderosa na parte frontal, bastante eficiente. 

O processador Media Tek Helio G95O Octa-core tende a ser suficiente para entregar o desempenho que você precisa mesmo lidando com vários aplicativos. Além de câmeras competentes, o aparelho tem tudo para entregar exatamente o que você precisa, com muita qualidade e eficiência.

Prós:

  • Boas avaliações e um dos mais vendidos;
  • Bateria durável;
  • Custo-benefício;
  • Tela de qualidade.

Contras:

  • Pouco tamanho de armazenamento;
  • Câmeras básicas.

Tenha mais som no seu ambiente

Contar com um som agradável no lugar onde você está, seja em casa outro lugar, é sempre muito bacana. Então, confira a nossa lista com os melhores amplificadores de som ambiente do mercado e tenha resultados muito mais interessantes.  

Como escolher o melhor celular intermediário?

Escolher o melhor celular intermediário para usar no cotidiano não é uma tarefa fácil, principalmente considerando as recorrentes inovações da tecnologia. Como tudo muda com frequência, o desempenho para apps pode ser diferente entre um e outro produto, por isso é preciso muita atenção.

Assim, agora você confere algumas dicas que podem servir como critérios de compra para sua aquisição. Entender o funcionamento do hardware para tarefas mais simples vai permitir que você compreenda o funcionamento dos aparelhos e, assim, faça a melhor escolha após uma análise completa.

Então, fique atento e não perca nenhuma informação importante. 

Bateria

Modelos de smartphones intermediários costumam ter maior autonomia de bateria, sem precisar de uma bateria gigantesca. Isso ocorre porque costuma-se fazer uso de um número menor de aplicativos, de modo que até mesmo o carregamento se torna mais fácil com uma bateria com boa potência. 

Contar com ao menos 3000 mAh de bateria pode garantir que você tenha um desempenho fluido, sem precisar se preocupar com cargas recorrentes. Modelos de geração mais nova, inclusive, conta com carregamento turbo ou carregamento por indução, o que ajuda e dá mais praticidade no uso. 

Câmeras

Muita gente conta com o celular para conseguir qualidade de imagem em fotos e vídeos e, por isso, precisa de câmeras completas. Mas avaliar câmeras de qualidade leva em consideração muitos pontos, de modo que é importante ficar atento na qualidade das câmeras ultrawide e sensor de profundidade. 

Assim, uma câmera principal com ao menos 13 MP de resolução pode lhe entregar cores vibrantes e brilho intenso nas imagens. Além disso, uma câmera de selfie faz bonito quando conta com resolução superior a 10 MP, podendo entregar uma imagem muito mais realista na hora da foto. 

Tela

Uma tela com tamanho razoável e alta taxa de atualização pode garantir imagens de alta qualidade par ao seu equipamento. Por isso mesmo, opte por modelos que contem com ao menos 6 polegadas de tamanho, o que pode te ajudar a ter melhores resultados com um aparelho intermediário.

Da mesma forma, a taxa de atualização é medida em Hz, de modo que, quanto maior for o número, melhor tende a ser o resultado. Principalmente para quem busca um aparelho para jogos, esse item pode garantir mais velocidade e competitividade durante a realização das partidas em geral. 

Armazenamento

Guardar seus arquivos pessoais, fotos e vídeos é algo que faz com que se lembre da necessidade de uma boa capacidade de armazenamento. Então, escolha aparelhos com espaço de armazenamento grande para que você possa guardar tudo o que precisa e instalar todos os apps necessários.

Assim, modelos com cerca de 32 GB de espaço para armazenamento já costumam ser bastante úteis. Caso você encontre modelos menores ou ache que isso é insuficiente, verifique se o modelo conta com espaço para cartão de memória, pois isso pode te ajudar a ter muito mais tranquilidade. 

Perguntas frequentes

A tecnologia aplicada à câmera dos aparelhos intermediários influencia na faixa de preço?

Sim. Os produtos que contam com melhores câmeras costumam ser mais caros, mas pode ocorrer de o fabricante fazer uma compensação e o aparelho ter outro elemento de hardware mais básico. 

Celulares intermediários premium com câmera traseira de qualidade podem ter preço acessível?

Sim, mas lembre-se sempre que os fabricantes costumam fazer uma compensação, então outra funcionalidade pode estar com hardware inferior.

O Huawei Nova 5T pode ser considerado entre os celulares intermediários?

Sim, mas, nesse caso, diante do preço, pode ser considerado um intermediário premium. 

Os melhores aparelhos celulares de última geração são sempre mais caros?

Não. As empresas costumam oferecer produtos em diversas faixas de preço, então é possível encontrar modelos intermediários até mesmo em lançamentos. 

Celulares com câmera quádrupla podem oferecer melhor imagem?

Sim, todo o conjunto de uma câmera quádrupla, com sensor principal, sensor de profundidade, câmera auxiliar e câmera macro é direcionado para que as imagens fiquem melhores.

Proteção extra

Um dos grandes medos que muita gente tem é o de investir em um equipamento eletrônico e, de repente, um acidente colocar tudo a perder. Então, confira a nossa lista com os melhores celulares à prova d’água do mercado e fique muito mais tranquilo.  

Qual o melhor celular intermediário?

O melhor celular intermediário é o Samsung Galaxy S21 5G que tem tela com 6.4 polegadas. Dessa forma, nos testes dos especialistas ele foi muito bem, tendo 120 Hertz de tela e bateria durável.

Em segundo lugar temos o Xiaomi Poco X4 Pro que pode ser utilizado com a Amazon Alexa. Além de ter ótimo custo-benefício e de contar com recursos otimizados.

A terceira posição é do Motorola Moto G22, sendo o mais competente em desempenho. De tal modo que o mesmo faz belas fotos, tem áudio sem fio e usa carregador turbo.

Em quarto temos o modelo Samsung Galaxy A23, que tem a melhor tela. Visto que a mesma chega com 6.6 polegadas em Full HD Plus. Já o quinto da lista é o Motorola Edge 30 Neo, onde a conexão 5G é o diferencial dele.

Entretanto, compreenda que o produto ainda tem bateria durável com 4.020 mAh e conta com tela e som de qualidade. Por sua vez, o sexto lugar pertence ao aparelho celular Xiaomi Gamer Black Shark 4.

Onde o mesmo é um modelo gamer completo, com bateria de 5.000 mAh, 144 Hertz de tela, conexão 5G e NFC. Agora o sétimo do ranking é o modelo Xiaomi Redmi Note 10S. Devido ao fato de ser um dos mais vendidos da categoria.

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor celular intermediário de 2024 e algumas outras opções que podem ser interessantes. Assim, é possível ver que a categoria dos smartphones intermediários é capaz de entregar muita qualidade e produtos eficientes para serem utilizados nas mais diversas situações. 

A sua melhor opção, como você deve saber, não é exatamente aquela que custe mais caro ou que seja utilizada por um maior número de pessoas. A melhor opção é aquela que entrega os melhores resultados, de modo que você pode optar por um aparelho capaz de lhe entregar ótimas soluções.

Mas para não errar na hora da compra não se pode ter atenção apenas ao design. É muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Bateria;
  • Câmeras;
  • Tela;
  • Armazenamento.

Cada um desses pontos é crucial para que você tenha, desde um carregamento mais rápido, até uma maior qualidade de imagem. Por isso mesmo, o ideal é avaliar cada um dos pontos, para não cometer nenhum tipo de equívoco enquanto escolhe aquele aparelho que te acompanha daqui para frente. 

Agora que você já conhece o melhor celular intermediário de 2024 e algumas outras opções interessantes, não há mais motivos para perder tempo. Escolha agora mesmo uma alternativa que vai tornar o seu dia a dia mais dinâmico e tenha em mãos um intermediário de alta qualidade. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário