Melhores Notebooks Para Arquiteto e Custo Benefício de 2024

Encontrar o melhor notebook para arquiteto pode ser uma forma de melhorar a sua performance e desempenho no meio profissional.

Notebooks de qualidade são ideais para quem busca atenção aos detalhes e trabalha com programas de engenharia para projetos ou arquitetura. As características dos modelos precisam ser diferentes, por isso o dispositivo deve ter configurações ideais para lidar com aplicativos com gráficos pesados. 

Os principais programas de arquitetura exigem bastante do dispositivo, pois precisam ter um alto grau de acerto e de detalhes. Por isso mesmo, as melhores opções vão apresentar processador potente, placas de vídeo de qualidade e outras configurações robustas que permitem ter melhores resultados.

Por isso, agora você vai conhecer uma lista com o melhor notebook para arquiteto do mercado e algumas outras opções interessantes. Notebooks para arquitetura podem ser usados tanto por profissionais quanto por estudantes, mas é bom saber que a faixa de preço padrão é um pouco mais alta.

Assim, ao longo desse texto você vai conferir, ainda, algumas dicas que podem te ajudar a conhecer a melhor opção para o seu dia a dia. O guia de compra irá te permitir conhecer um pouco mais sobre as configurações dos modelos e encontrar o altíssimo desempenho em programas que você espera. 

Invista na RAM

A memória RAM do seu equipamento é um dos elementos mais importantes para garantir bom desempenho e impedir travamentos. Então, confira a lista com as melhores memória RAM do mercado e veja opções para melhorar o seu equipamento. 

Melhores Notebook para Arquitetos de 2024

Abaixo você confere uma lista com os melhores notebooks para arquitetos que o mercado tem a oferecer no momento. Cada modelo conta com configuração de sistema ideal para lidar com programas de engenharia profissional e arquitetura, de modo que você sabe que terá alta performance. 

Além disso, na tabela abaixo, ao lado de cada uma das opções você confere uma dica que pode te ajudar a entender melhor o equipamento. A ideia é levantar alguma característica que possa ser mais útil na produção de projetos arquitetônicos ou possa dizer um pouco mais sobre as ótimas opções. 

Então, agora que você já sabe o que o espera, confira abaixo a lista com o melhor notebook para arquiteto de 2024 e algumas outras ótimas opções. 

Imagem Notebooks Para Arquiteto Detalhes
Notebook Dell Inspiron i15-3501-WA70S 15.6' HD 11ª Geração Intel Core i7 8GB 256GB SSD NVIDIA GeForce Windows 11 Prata
Dell Inspiron WA70S Melhor notebook para arquiteto
Notebook Gamer Acer Nitro 5 AN517-54-56Q0 Ci5 Windows 11 Home 8GB 1TB HDD 256GB SSD GTX 1650 17.3'
Acer Gamer Nitro 5 56Q0 Melhor notebook para arquiteto custo benefício
Notebook Avell B.On Intel Iris Xe Graphics 96 - i7 1165G7, 16GB, 500GB SSD NVME, Windows 10 HSL - Prata
Avell B-ON 1165G7 Modelo ultrafino
Notebook ASUS VivoBook X513EA-EJ3010 Intel Core i7 1165G7 8GB 256GB SSD Endless OS 15,6' Full HD LED Backlit Preto
Asus Vivobook EJ3010 Com placa dedicada
ACER Notebook Gamer Nitro 5 AN515-57-52LC, CI5 11400H, 8GB, 512GB SDD, (NVIDIA GTX 1650) Windows11. 15,6” LED FHD IPS Preto e vermelho
Acer Nitro 5 52LC Teclado retro iluminado
Notebook Avell A52 MOB - Geforce RTX 3050, i5 11400H, 8GB, SSD NVME 250GB, Windows 10 HSL - 15', preto
Avell A52 MOB 11400H Bom e barato
Apple notebook MacBook Air (de 13 polegadas, Processador M1 da Apple com CPU 8‑core e GPU 7‑core, 8 GB RAM, 256 GB) - Prateado
Apple Macbook Air Com sistema macOS

Como você viu acima, há diversas opções de notebooks para arquitetura no mercado e escolher um deles pode não ser tão difícil. Abaixo, então, você confere um review completo de cada modelo e pode ter uma ideia dos requisitos mínimos para elaboração de projetos arquitetônicos e apresentações gráficas. 

1º – Dell Inspiron WA70S

Melhor Escolha

4160o68Hy6L
Confira o preço →

O notebook Dell Inspiron WA70S é ideal para os arquitetos devido as suas configurações mais robustas. De tal forma que ele foi muito bem testado por nossos especialistas em tecnologia.

E notou-se que o modelo é superior a grande maioria dos concorrentes. Já que consegue entregar uma grande versatilidade e serve para trabalhar com eficiência seja com apps ou softwares exigentes.

Dessa forma, compreenda que todo o projeto do design foi elaborado visando nas tarefas rotineiras. Sendo que o ângulo da digitação permite um conforto maior e o design é bem construído.

No hardware temos uma tela bastante ampla com 15.6 polegadas em Full HD. Para gerar imagens e cores bonitas e realistas, agregando ainda mais valor ao produto.

Enquanto que nas configurações estão o processador Intel Core i7 e a placa gráfica Intel Iris Xe. Onde o usuário terá excelentes resultados gráficos no monitor e durante a criação de seus projetos.

Por certo, saiba que os 8 Gigabytes de memória RAM pode ser expandidos numa faixa de 16 GB. Já o armazenamento é feito com um moderno SSD que tem 256 GB de capacidade no total.

Ademais, saiba que há a tecnologia ExpressCharge para recargas mais rápidas na bateria. E as conexões incluem o USB 3.2, USB-C, HDMI e o leitor de cartões SD. Tendo também 53 Watts de bateria para horas de uso do aparelho e sistema operacional Windows 11 no conjunto.

Prós:

  • A tela é bem ampla e traz formato Full HD;
  • Processador veloz e efetivo (i7);
  • Grande quantidade de conectividades;
  • Recarga rápida na bateria (ExpressCharge);
  • Sistema operacional Windows 11.

Contras:

  • Poderia ter um armazenamento acima dos 256 GB (SSD).

2º – Acer Gamer Nitro 5 56Q0

Custo Benefício

41w9RdOAzPL
Confira o preço →

No caso do Acer Gamer Nitro 5 56Q0 ele se destaca pelo equilíbrio no custo-benefício. De tal maneira que testamos o modelo e o mesmo mostrou ser potente e completo.

Além de contar com um armazenamento muito bom, sendo 512 Gigabytes num moderno SSD. Que permite guardar uma vasta quantidade de informações com total segurança.

Vale dizer que na internet, as avaliações são muito positivas para este notebook. Ao passo que ele detém um ótimo custo-benefício e foi muito bem nos testes realizados pela nossa equipe.

Sendo uma versão adequada para quem pretende utilizar o equipamento para arquitetura. E são 16 Gigabytes de memória RAM disponíveis em formato DDR4, o que também é excelente.

Já o processador consiste no Intel Core i7 (9570H) que agiliza as tarefas e evita com que ocorram travamentos. A placa gráfica é a GTX 1650 da NVIDIA e é dedicada para exibir imagens e cores de alto nível.

Decerto, saiba que a tela com 15.6 polegadas em Full HD é outro ótimo destaque do conjunto. Que tem ainda um armazenamento poderoso no seu ótimo SSD.

Prós:

  • Tela com 15.6 polegadas e sistema Full HD;
  • Bateria durável;
  • 16 GB de RAM e processador Intel Core i7;
  • Placa de vídeo dedicada para melhores resultados;
  • Armazenamento poderoso com 512 GB em SSD.

Contras:

  • Pode esquentar um pouco dependendo das atividades realizadas.

3º – Avell B.On 1165G7

O Avell B.On 1165G7 é um aparelho que tem reconhecimento facial e que traz um design mais afinado. Com isso, ele foi analisado pelos experts para que fosse possível definir os prós e os contras do modelo.

Desse modo, compreenda que o mesmo é robusto, traz versatilidade aos usuários e tem tela touchscreen. Além de trazer uma grande quantidade de tecnologias modernas que o colocam a frente dos concorrentes.

Nisso, você consegue ter um nível mais elevado na produtividade e na segurança para trabalhar. A função Intel Evo que é exclusiva da marca é voltada para a otimização do desempenho.

Além de garantir com que haja uma maior conectividade no produto. Na estrutura dele temos o alumínio que garante com que a resistência seja um dos pontos favoráveis dele.

No conjunto do hardware estão o processador i7 da Intel que tem 2.8 Ghz de velocidade. E também os 16 Gigabytes da memória RAM e no SSD temos armazenamento com 500 Gigabytes.

A bateria tem duração de ao menos 11 horas, ou seja, não irá faltar autonomia no aparelho. Que ainda traz 15.6 polegadas no monitor que é Full screen, trazendo ótimas imagens e cores realistas.

Prós:

  • Modelo bastante fino;
  • Variedade de conexões e portas inclusas;
  • Processador e RAM competentes;
  • Armazenamento amplo com seus 500 Gigabytes em SSD;
  • Vem com reconhecimento facial para maior segurança.

Contras:

  • Preço elevado por causa das configurações dele.

4º – Asus Vivobook EJ3010

No ranking temos o Asus Vivobook EJ3010 que recebeu diversas análises e testes por parte dos nossos especialistas. A fim de que fosse possível indicar aos usuários os diversos aspectos do modelo.

Que traz uma placa de vídeo dedicada para que o usuário tenha melhores resultados. Dessa forma, saiba que temos a NVIDIA GeForce MX330 que é competente para lidar com os gráficos da máquina.

Ajudando inclusive a tela que tem 15.6 polegadas em Full HD. Além disso, saiba que o hardware contém armazenamento com 512 GB via SSD para não faltar espaço para instalar apps, software e guardar dados.

Enquanto que a velocidade é garantida com a presença do processador Intel Core i7. Que trabalha em conjunto com os 8 Gigabytes presentes na memória RAM do equipamento.

De fato, compreenda que o produto é indicado pela nossa equipe para quem está começando a trabalhar com arquitetura. De tal forma que os componentes e as configurações são intermediários.

O ambiente (plataforma) principal consiste no Linux que tem ótimas funcionalidades e recursos. As conexões incluem o USB 2.0, o USB 3.2, HDMI, headset e a entrada do micro SD.

Prós:

  • A placa de vídeo é dedicada;
  • Tem boa autonomia na bateria;
  • São 512 GB de armazenamento no SSD;
  • Variedade ampla de conectividades;
  • Desempenho excelente para trabalhar com arquitetura.

Contras:

  • Poderia ter um armazenamento maior do que 256 GB (SSD).

5º – Acer Nitro 5 52LC

Aqui temos o Acer Nitro 5 52LC que é um notebook incrível e que traz teclado retro iluminado. Desse modo, saiba que o mesmo pode ser utilizado para tarefas de arquitetura e até jogos.

Já que traz configurações que permitem tais tarefas, sendo que o sistema operacional é o Windows 11 Home. Na tela temos 15.6 polegadas com painel em LED Full HD.

Ou seja, você terá imagens da mais alta qualidade no monitor que realmente é de grande destaque. E os nossos experts ficaram impressionados com esse e com os outros detalhes apresentados.

Visto que temos 8 Gigabytes de RAM, processador i5 da Intel e autonomia de pelo menos 7 horas na bateria. Um detalhe essencial é que o modelo tem duas versões para armazenamento disponível.

Que no caso pode ser com 512 GB ou com 1 Terabyte, fazendo com que o usuário tenha espaço de sobra no produto. O sistema operacional pode ser atualizado para o Windows 11, o que agrega valor ao equipamento.

Vale destacar que a placa de vídeo é a NVIDIA GeForce GTX 1650. Sendo uma das mais atuais e que consegue gerar gráficos excelente na tela. No geral, este é um dispositivo portátil de alto nível.

Prós:

  • A tela tem resolução em Full HD;
  • O teclado é retro iluminado;
  • Nesta versão temos placa gráfica dedicada;
  • Ótimo armazenamento com 512 GB no SSD;
  • O sistema operacional está habilitado para receber upgrade.

Contras:

  • Tem autonomia baixa dependendo do tipo de uso;
  • Preço elevado.

6º – Avell A52 MOB 11400H

O Avell A52 MOB é o equipamento que melhor alia preço acessível com qualidade de configuração. O modelo de ótimo custo benefício oferece design atraente, bateria dura e processador i5, de 11ª geração, que permite que você tenha resultados mais interessantes nos seus projetos.

E nos testes feitos pelos nossos especialistas no assunto foi possível detectar os pontos favoráveis dele. Ao passo que além do ótimo preço há também uma configuração interessante e muito bem escolhida.

Ainda, a placa gráfica NVIDIA – GeForce® RTX 3050 é dedicada e pode dar conta dos programas mais pesados de arquitetura. Com excelente memória, 8GB, o modelo também não irá sofrer com travamentos e mesmo um arquiteto sênior poderá utilizar ao máximo todas as possibilidades. 

Por fim, o acesso aos arquivos armazenados fica muito mais rápido com a tecnologia SSD aplicada e os 250GB disponíveis. Se não bastasse, a tela de 15.6 polegadas oferece cores realistas, borda infinita e 120hz, permitindo que você tenha uma ótima experiência gráfica enquanto trabalha.

Prós:

  • Preço acessível;
  • A bateria dele é durável;
  • O SSD incluso é muito veloz;
  • Tem placa de vídeo dedicada com 4 GB;
  • Bordas finas na tela e 120 Hertz de taxa.

Contras:

  • Poderia ter mais do que 250 GB de armazenamento.

7º – Apple Macbook Air

Entre os modelos de notebook para renderização e arquitetura não poderia faltar um modelo com sistema operacional MacOS. O MacBook Air é opção para os fãs da Apple, oferecendo tela de 13 polegadas com resolução alta e um processador Apple 8, de 4266 Mhz, ultrarrápido.

E sem dúvida nas análises o foco foi realmente voltado ao sistema operacional que é exclusivo da marca. Dessa maneira, saiba que o objetivo foi verificar em quais pontos ele supera os seus antecessores. 

Além disso, você pode contar com 512 GB de espaço de armazenamento, ainda com tecnologia SSD, o que ajuda bastante. Já o processador é um modelo M1, enquanto os 8GB de memória RAM dão a estabilidade que você precisa para não sofrer com travamentos enquanto faz uso do modelo.

Tudo isso traz um desempenho melhor ao notebook para arquitetura, que pode oferecer excelente qualidade e resultados inesperados. Uma ótima opção para os fãs de MacOs, o modelo tem excelente ângulo de visão e é muito superior aos modelos anteriores produzidos pela empresa.

Prós:

  • Armazenamento amplo com 512 Gigabytes no SSD;
  • Processador veloz (M1);
  • Ângulo de visão extremamente competente;
  • Sistema operacional competente e com compatibilidade com dispositivos da marca.

Contras:

  • Tem preço muito alto devido ao que oferece aos clientes.

Tenha um escritório em casa

Com um notebook de qualidade você já vai conseguir deixar o seu ambiente de casa muito mais profissional. Então, confira a lista com as melhores impressoras do mercado, pois elas podem ser muito úteis no seu dia a dia. 

Como escolher o melhor notebook para arquiteto?

Escolher o melhor notebook para arquiteto não é uma tarefa fácil, principalmente porque a profissão exige sempre alta qualidade. Além disso, a tecnologia está sempre em evolução e as configurações dos notebooks tendem a ser alteradas com frequência, sendo difícil de acompanhar as novidades.

Por isso mesmo, abaixo você confere algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor como funcionam os notebooks para arquitetura. Assim, com informações sobre o funcionamento dos equipamentos fica mais fácil entender quais pontos merecem mais atenção.

Então, fique esperto e confira todas as informações.  

Armazenamento

Uma das coisas mais importantes de um notebook para arquitetos é a capacidade de armazenamento interno. Os projetos arquitetônicos e os programas da área costumam ser bastante pesados e ocupar bastante espaço, de modo que é preciso ter opções de armazenamento eficientes. 

Então, opte por modelos com ao menos 240GB de capacidade de armazenamento. Ainda, se for possível, utilize armazenamento híbrido, seja com a utilização de um SSD, que pode deixar o equipamento mais rápido, ou com armazenamento em nuvem, que facilita o uso em qualquer situação. 

Placa de vídeo

Notebooks com placas de vídeos mais potentes tendem a trazer melhores resultados de imagem e qualidade para os projetos. Além disso, programas de renderização 3D e desenhos técnicos exigem uma capacidade de processamento gráfico que um equipamento sem placas pode não dar conta. 

Assim, modelos com placa de vídeo Intel, Nvidia e AMD tendem a ser os mais interessantes, buscando sempre aquelas de última geração. A melhor performance em gráficos pode ser o que você precisa para dar um upgrade na forma como vê os projetos arquitetônicos de engenharia no geral. 

Memória RAM

Dentre os requisitos mínimos de um dispositivo para arquitetura, contar com uma memória RAM em quantidade ideal é um ponto importante. Assim, modelos com cerca de 4GB podem ser suficientes, mas se for possível encontrar outros com 8, 16 e até 32GB, isso pode trazer facilidades no dia a dia. 

As configurações são importantes para permitir que você tenha melhores resultados e desempenho superior com os notebooks. A memória RAM, então, funciona muito bem para evitar travamentos e impedir que você trabalhe de forma tranquila e sem maiores dificuldades com o equipamento. 

Processador

O processador é o coração do notebook e uma configuração adequada precisa ter a potência necessária para lidar com programas mais pesados. Assim, invista em modelos de 9ª geração, 10ª geração ou 11ª, pois eles tendem a trazer o que há de melhor em qualidade e tecnologia. 

Ainda, modelos Intel ou AMD são as marcas mais conhecidas do mercado e, por isso, podem oferecer resultados mais interessantes. Assim, a capacidade de processamento contribui para um melhor desempenho e pode ser um diferencial para estudantes de arquitetura, por exemplo. 

Perguntas Frequentes

Os melhores notebooks para arquitetos precisam ter placa de vídeo dedicada?

Não necessariamente. Porém, as placas de vídeo dedicadas possuem memória própria e não usam a memória RAM do equipamento para processamento gráfico, o que pode ajudar a melhorar o desempenho.

Por que os notebooks para arquitetura, notebook gamer ou notebook para renderização 3D precisam de maior capacidade de armazenamento?

Quanto maior a qualidade gráfica de uma imagem, apresentação, vídeo ou jogo, mais espaço ela ocupa no equipamento. Por isso é de suma importância contar com bom espaço de armazenamento. 

Estudantes de arquitetura podem usar modelos com placa de vídeo não dedicada?

Como o nível de exigência ainda não é profissional, uma placa de vídeo integrada pode dar conta do recado.

O preço e o design de uma marca de notebook para arquitetura é maior que outros?

Os notebooks para arquitetura podem ser um pouco mais caros que outros modelos, isso porque suas características técnicas precisam ser mais elevadas. Já o design, acompanha a qualidade técnica e também tende a ser mais bem trabalhado. 

Um processador potente está entre os requisitos mínimos dos notebooks ideais para arquitetura?

Sim. Um potente processador é o coração do equipamento e, por isso, sempre é bem-vindo. 

Qual o melhor notebook para arquitetos?

O aparelho Dell Inspiron WA70S é o melhor da categoria e tem configurações muito bem escolhidas. Ao passo que ele traz versatilidade, são 15.6 polegadas em Full HD, tem processador i7 e 8 GB de RAM expansível até 16 GB.

O segundo da lista é o Acer Gamer Nitro 5 56Q0 que tem o custo-benefício mais adequado. E conta com 512 GB de SSD, processador i7, 16 GB de RAM e sua bateria é durável.

Na terceira posição ficou o Avell B.On 1165G7 que é ultrafino e possui várias tecnologias de ponta. Desse modo, compreenda que temos o Intel Evo para otimizações no desempenho, reconhecimento facial e 11 horas de bateria.

Por sua vez, o quarto do ranking é o Asus Vivobook EJ3010, sendo que ele tem placa gráfica dedicada. Enquanto que ela é uma versão GeForce MX330 e que ajuda a tela com 15.6 polegadas em Full HD.

Além de trazer 512 GB no SSD, ter 8 GB de RAM e vir com o processador Intel Core i7. Já o Acer Nitro 5 52LC é um notebook com retro iluminação no teclado. Tendo ainda Windows 11 Home, CPU i5, 7 horas de autonomia na bateria e duas versões de armazenamento (512 GB e 1 Terabyte).

O Avell A52 MOB 11400H é um modelo bom e barato da nossa lista. Dessa maneira, saiba que ele tem preço acessível, é ideal para programas , apps e jogos robustos e apresenta taxa de atualização em 120 Hertz.

Por fim, temos o Apple Macbook Pro que vem com o sistema macOS. Sendo que contém 13 polegadas de tela, 512 GB no SSD, processador M1, 8 GB de memória RAM e vem com ótimo ângulo de visão.

Faça um backup

Com tantos arquivos importantes no seu notebook, você não vai querer correr o risco de perder tudo. Então, confira a lista com os melhores HDs externos do mercado e faça um backup para manter em segurança tudo o que você precisa. 

Conclusão

Você conheceu aqui o melhor notebook para arquitetos do mercado e algumas outras ótimas opções. Então, diante disso, fica mais fácil avaliar qual a melhor opção para seus desenhos, bem como avaliar a combinação de performance e preço acessível para fazer a melhor aquisição.

Lembre-se sempre que a melhor opção é aquela capaz de trazer soluções para as dificuldades que se apresentam. Então, avaliar design, cores e detalhes é importante, mas a ficha técnica e a forma com que cada dispositivo lida com os arquivos e programas é muito mais importante. 

Então, para que você faça a escolha certa, é muito importante que você analise os critérios que mostramos acima, tais como:

  • Armazenamento;
  • Placa de vídeo;
  • Memória RAM;
  • Processador. 

Com esses pontos bem definidos fica muito mais fácil fazer a melhor opção e encontrar a performance ideal para o seu trabalho. O desempenho dos programas de arquitetura depende muito da qualidade técnica do equipamento, então é preciso ter atenção ao hardware. Agora que você já conhece o melhor notebook para arquiteto, com o melhor desempenho, e algumas opções, está na hora de fazer sua escolha. Avalie os detalhes de cada um dos modelos e escolha aquele que passará a te acompanhar no trabalho daqui para frente. 

Sobre o Autor

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário